ABL recebe o 2º Magistrado em seus quadros!
Fundada pelo magistrado ANTONIO GABRIEL MARÃO, no dia 9 de Julho de 1972 – portanto há 44 Anos! – a ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS tem a honra de receber entre seus novos membros o magistrado JOÃO FRANCISCO GABRIEL. Ambos, o fundador e o novel membro, ocuparam com destaque e competência o Cargo de JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE BOTUCATU. E, ambos, construíram positivas relações de amizade com a comunidade botucatuense.
Jurista, escritor e poeta, o taquaritubense João Francisco Gabriel tomou posse na última sexta-feira, 13 de maio, como membro efetivo da Academia Botucatuense de Letras (ABL), na cadeira 19, cujo titular é o célebre poeta Paulo Setúbal. A cerimônia foi realizada no Espaço Carbonari, em Botucatu.
Casado com a avareense Eunice Faria, com quem teve os filhos Dráusio e Júnior, João Gabriel atuou como juiz de Direito da Comarca de Botucatu, no início dos anos 1990, período em que também assinava artigos na imprensa local e se dedicava à pesquisa histórica.
Autor de “Formiguinhas do Taquary” e de “Pró-Versos: Prosas & Versos”, o novo acadêmico autografou na ocasião o livro “Três Vultos e Uma Cadeira”, cujo prefácio foi escrito, a seu convite, pelo pesquisador Gesiel Júnior, que faz parte da ABL.
Foi recepcionado em sua posse pela acadêmica Maria Amélia Blasi de Toledo Piza.
Foi recepcionado em sua posse pela acadêmica Maria Amélia Blasi de Toledo Piza.
Integrante das famílias Quintino de Almeida e Gabriel, o advogado João Francisco, de 73 anos, é especializado em Direito Tributário pela USP e, no exercício da magistratura, trabalhou como titular nas Comarcas de Bauru, Itaporanga, Ibiúna, Mauá, Botucatu e São Paulo.
Incentivado pelo amigo escritor Gesiel Júnior, João Gabriel candidatou-se a uma vaga na ABL e teve seu nome aprovado por unanimidade por aquela instituição cultural que reúne nomes proeminentes da cultura regional.
Com uma das teses acadêmicas mais profundas e cultas, o Dr. João Francisco Gabriel, ingressou como Membro Efetivo na Academia Botucatuense de Letras.
foto de Fabiana Martin Guimarães
A solenidade, teve como Mestre de Cerimonias, o Acadêmico OLAVO PINHEIRO GODOY, e foi presidida pelo Acadêmico NEWTON COLENCI, reunindo expressivo número de pessoas no Espaço Carbonari, onde ocorreu o evento, seguido de sessão de autógrafos do homenageado pelo lançamento de seu livro “Três Vultos e Uma Cadeira”, relacionado a sua tese e, em sequência, foi servido um coquetel ao presentes.
A noite cultural foi abrilhantada pela apresentação do MAESTRO BRUNO BARREIRA e da ACADÊMICA MARIA HELENA BLASI TREVISANI que apresentaram o Hino Nacional e Saudades de Botucatu (música oficial), completando pela apresentação inédita de “Aparição de Lara”, de Marcelo Tupinambá e “Longe dos Olhos”, de Zequinha de Abreu. Coroando a solenidade, apresentou-se a L’ORCHESTRA DE GUILHERME CORREA, interpretando Bach, A,Piazzola e Mozart.
A Acadêmica Maria Amélia Blasi de Toledo Piza fez a apresentação do novo acadêmico, destacando sua produção literária e sua carreira profissional. Em sua substanciosa tese, João Francisco Gabriel discorreu com detalhes preciosos sobre a vida e obra do escritor PAULO SETUBAL – patrono da Cadeira nº 19 – desde sua iniciação na poesia até seu destaque como romancista histórico, destacando o bandeirantismo e exaltando a fibra e o idealismo dos paulistas pioneiros. Em seguida, João Francisco Gabriel falou sobre seus antecessores, Vieira Novelli e Evanil Pires de Campos, compondo um perfeito perfil desses seus antecessores na ABL.
No encerramento, o presidente NEWTON COLENCI, mais uma vez, destacou a importância da ABL e sua influência positiva na comunidade botucatuense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário