maio 14, 2016

ABL recebe o 2º Magistrado em seus quadros!

ABL recebe o 2º Magistrado em seus quadros!
Fundada pelo magistrado ANTONIO GABRIEL MARÃO, no dia 9 de Julho de 1972 – portanto há 44 Anos! – a ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS tem a honra de receber entre seus novos membros o magistrado JOÃO FRANCISCO GABRIEL. Ambos, o fundador e o novel membro, ocuparam com destaque e competência o Cargo de JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE BOTUCATU. E, ambos, construíram positivas relações de amizade com a comunidade botucatuense.
Jurista, escritor e poeta, o taquaritubense João Francisco Gabriel  tomou posse na última sexta-feira, 13 de maio, como membro efetivo da Academia Botucatuense de Letras (ABL), na cadeira 19, cujo titular é o célebre poeta Paulo Setúbal. A cerimônia foi realizada no Espaço Carbonari, em Botucatu.

Casado com a avareense Eunice Faria, com quem teve os filhos Dráusio e Júnior, João Gabriel atuou como juiz de Direito da Comarca de Botucatu, no início dos anos 1990, período em que também assinava artigos na imprensa local e se dedicava à pesquisa histórica.
Autor de “Formiguinhas do Taquary” e de “Pró-Versos: Prosas & Versos”, o novo acadêmico  autografou na ocasião o livro “Três Vultos e Uma Cadeira”, cujo prefácio foi escrito, a seu convite, pelo pesquisador Gesiel Júnior, que faz parte da ABL.



 Foi recepcionado em sua posse pela acadêmica Maria Amélia Blasi de Toledo Piza.
Integrante das famílias Quintino de Almeida e Gabriel, o advogado João Francisco, de 73 anos, é especializado em Direito Tributário pela USP e, no exercício da magistratura, trabalhou como titular nas Comarcas de Bauru, Itaporanga, Ibiúna, Mauá, Botucatu e São Paulo. 
Incentivado pelo amigo escritor Gesiel Júnior, João Gabriel candidatou-se a uma vaga na ABL e teve seu nome aprovado por unanimidade por aquela instituição cultural que reúne nomes proeminentes da cultura regional.

A SOLENIDADE DE POSSE


Foto Marlene Caminhoto/Rodrigo Scalla

Com uma das teses acadêmicas mais profundas e cultas, o Dr. João Francisco Gabriel, ingressou como Membro Efetivo na Academia Botucatuense de Letras.

foto de Fabiana Martin Guimarães

A solenidade, teve como Mestre de Cerimonias, o Acadêmico OLAVO PINHEIRO GODOY, e foi presidida pelo Acadêmico NEWTON COLENCI, reunindo expressivo número de pessoas no Espaço Carbonari, onde ocorreu o evento, seguido de sessão de autógrafos do homenageado pelo lançamento de seu livro “Três Vultos e Uma Cadeira”, relacionado a sua tese e, em sequência, foi servido um coquetel ao presentes.
A noite cultural foi abrilhantada pela apresentação do MAESTRO BRUNO BARREIRA e da ACADÊMICA MARIA HELENA BLASI TREVISANI que apresentaram o Hino Nacional e Saudades de Botucatu (música oficial), completando pela apresentação inédita de “Aparição de Lara”, de Marcelo Tupinambá e “Longe dos Olhos”, de Zequinha de Abreu. Coroando a solenidade, apresentou-se a L’ORCHESTRA DE GUILHERME CORREA, interpretando Bach, A,Piazzola e Mozart.
A Acadêmica Maria Amélia Blasi de Toledo Piza fez a apresentação do novo acadêmico, destacando sua produção literária e sua carreira profissional. Em sua substanciosa tese, João Francisco Gabriel discorreu com detalhes preciosos sobre a vida e obra do escritor PAULO SETUBAL – patrono da Cadeira nº 19 – desde sua iniciação na poesia até seu destaque como romancista histórico, destacando o bandeirantismo e exaltando a fibra e o idealismo dos paulistas pioneiros. Em seguida, João Francisco Gabriel falou sobre seus antecessores, Vieira Novelli e Evanil Pires de Campos, compondo um perfeito perfil desses seus antecessores na ABL.

No encerramento, o presidente NEWTON COLENCI, mais uma vez, destacou a importância da ABL e sua influência positiva na comunidade botucatuense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário