agosto 08, 2016

Igreja da Vila dos Meninos Sagrada Família

Igreja da Vila dos Meninos Sagrada Família


Hoje a VILA DOS MENINOS SAGRADA FAMÍLIA
 ocupa área das mais valorizadas de Botucatu. Na verdade, quando de sua construção essa área era um descampado, hoje, com a moderna Avenida Vital Brasil, com o Boulevard, com o Trade Center e com os seus  estabelecimentos comerciais passou a ser um ponto urbano muito valorizado.

E da planta de todo o conjunto da “Vila dos Meninos” temos, com destaque, a IGREJA. Ainda pouco conhecida de toda a comunidade é um dos mais belos templos religiosos de nossa cidade. No estilo “espartano” que Dom Henrique implantou na reforma e adequação da Catedral Metropolitana aos novos preceitos da Igreja Católica, também encontramos na IGREJA DA VILA DOS MENINOS.

A sua inauguração, em 05/06/1966, com a presença de autoridades municipais e do povo, a "VILA" foi inaugurada, com os 53 meninos internados, sob a direção interna das abnegadas Irmãs Religiosas "Servas do Senhor". Dom Henrique não cabia em si de tão contente, agradeceu a ajuda da população botucatuense e os esforços da Diretoria para dotar a cidade de uma casa para os meninos residirem e serem educados para uma vida melhor. Com a realização da primeira missa na Igreja da Vila dos Meninos, Dom Henrique concluia a sua missão de proteger os meninos desamparados, desde sua passagem pela Bahia e desde a sua chegada a Botucatu.



do livro "Gente de Dantes", de Luiz Baptistão

Dom Henrique sentia que faltava em Botucatu, um teto para abrigar o menino de rua. Assim, em 1953, fundou um lar para eles em sua própria moradia, abrigando 10 meninos. Também, em 1953, foi lançada a pedra fundamental da "VILA" e iniciada a construção de seus alicerces. Foi longa a caminhada, mas com a ajuda firme e dedicada de sua Diretoria, a obra estava concluída em 1966.

Vale uma visita para conhecer a obra meritória de Dom Henrique, hoje sobrevivendo da ajuda da comunidade em eventos beneméritos que realiza.




REGISTRO HISTÓRICO:


VILA DOS MENINOS “SAGRADA FAMÍLIA”



“Desde sua chegada a Botucatu, d. Henrique, Bispo Diocesano, fez uma promessa solene: cuidar dos menores abandonados e construir um abrigo.Penso que de tudo o que soube de nossa gente, foi induzido a estabelecer provisoriamente em sua residência um reduto de meninos desfavorecidos de recursos.”(jornal “DEMOCRACIA”, 26/03/50)

Mais tarde, com o prof. Vieira Novelli se dispôs a fundar uma “Vila”, destinada a amparar meninos abandonados ou faltos de atendimento.

Então, no dia 02/06/53, no Paço Episcopal formou uma comissão sob a sua orientação, composta do Padre João Ramalho Dias, prof. Milton Mariano e das exmas. Senhoras d. Eulalina Rodrigues Torres, Anita Fernandes, Fióca Delmanto e Olinda Thadei, para angariar fundos. Por seu lado, a Mitra Diocesana doou um terreno no valor de Cr$ 80.000,00. Das famílias visitadas, a Comissão arrecadou a importância de Cr$ 192.000,00.


final da construção da "VILA DOS MENINOS"

Dom Henrique designou a primeira Diretoria:

Dr. Antonio de Araújo Azevedo – Presidente (posteriormente substituído por Luiz Baptistão); Fióca Delmanto – Vice; Rosa Maria Peduti Nogueira e Jair Conti – 1ª e 2ª Secretarias; Ignácio de Loyola Vieira Novelli e Antonio Melhado de Campos – 1º e 2º Tesoureiros.  A mesma Diretoria continuou até a inauguração da “Vila dos Meninos” em 1966.

5 comentários:

Delmanto disse...

Dom Henrique veio da Bahia, onde era Bispo, para Botucatu. Mas era gaucho e foi ele quem trouxe os Irmãos Lassalistas para o Ginásio Arquidiocesano que passou a ser Colégio La Salle. Na cultura, era muito amigo dos irmãos João Carlos Martins e Eduardo Martins que sempre vinham dar concertos no Santa Marcelina para as obras de Dom Henrique. É isso. Um franciscano que estaria em sintonia, hoje, com a NOVA Igreja do Papa Francisco.
A IGREJA DA “VILA DOS MENINOS” é uma das grandes realizações de Dom Henrique nos 20 anos que dirigiu a Igreja Católica em Botucatu (10 anos como Bispo e 10 anos como Arcebispo).

Anônimo disse...

Maria Oliveira (Facebook):
Boa tarde!!!! Obrigada Dr. Armando, por mais uma de suas RICAS informações!!!

Anônimo disse...

Nelly Martha Donato (Facebook):
Sabia que Dom Henrique nos casou em sua capela particular no distante ano de 1959? Doces lembranças...

Anônimo disse...

Zilar Pereira (Facebook):
Felizmente as boas histórias de Botucatu não estão perdidas, graças ao trabalho incansável de Armando Moraes Delmanto. O que me resta é apresentar a ele parabéns pela divulgação de fatos que honram a memória de Botucatu. Parabéns

Anônimo disse...

Sergio Araujo de Andrade (Facebook):
Em 1958 uma tia de meu pai esteve em Botucatu e visitou Dom Frei Henrique Golland Trindade que gentilmente retribuiu a visita.À época morávamos ali na rua Curuzu, 459.Tenho a lembrança de Dom Frei Henrique sentado em uma poltrona de madeira conversando e eu beijando seu anel e recebendo sua benção.E na saída corri a segurar uma das mãos de Dom Frei Henrique que me ergueu e deu-me um beijo na testa.Assim como,por analogia, tenho lembranças da alegria que tinha quando encontrava Monsenhor Melhado ali por perto da Catedral de Santana (hoje Basílica), e corria a beijar sua mão e pedir sua benção.E seu doce sorriso e seu "Deus te abençoe meu filho"
E ainda lembrar que Dom Henrique apoiava o Grupo Escoteiro Padre Anchieta que durante algum tempo se reunia em uma das salas da Catedral.

Postar um comentário