outubro 31, 2016

A “ALMA DE BOTUCATU” EM SEU FAMOSO MONUMENTO: O PORTAL DAS TRÊS CRUZES !!!

A “ALMA DE BOTUCATU” EM SEU FAMOSO MONUMENTO: O PORTAL DAS TRÊS CRUZES !!!


S.O.S. Poder público!
Sim, precisamos que a Prefeitura Municipal RESGUARDE essa obra arquitetônica que traz a participação da sociedade civil botucatuense que, mobilizada, contou com seus destacados FILHOS engenheiros ou arquitetos, participando da disputa pública, portanto democrática, para a escolha do projeto que melhor pudesse destacar e exaltar a última morada de nossos entes queridos.

De fato: Glauco de Paiva Pinheiro, Ronaldo Passos, Nadir Cury Mezerani e Eugênio Monteferrante, entre outros, candidatos, trouxeram as suas contribuições para o NOVO PORTAL, com as IMPRESSÕES DIGITAIS de nossa história e dentro da mais apurada técnica arquitetônica. Era a participação entusiástica de botucatuenses...

clique na imagem para ampliar

O projeto escolhido foi o de NADIR CURY MEZERANI (família do Distrito de Vitoriana). Além da Comissão Técnica, estiveram presentes o Arcebispo Metropolitano, o Presidente da Câmara Municipal e os Diretores do Departamento de Turismo Municipal. A presidência coube ao Prefeito Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros. Tudo conforme o Edital publicado no jornal “A Gazeta de Botucatu”, de 13/05/1964.

Como o BLOG DO DELMANTO vem, ano a ano, batalhando pela restauração de tão importante monumento histórico e religioso, recebemos de Nadir Mezerani o material que ilustra a matéria e a seguinte carta:

Prezado  Armando Delmanto , boa tarde!

Há tempos, lendo seu blog , pretendia enviar-lhe material de arquivo sobre a obra Portal das Cruzes.
Anexo material ( também encaminhado recentemente aos engenheiros da Prefeitura)  ratificando seu blog onde você sabiamente alerta ao prefeito João Cury a necessidade de se restituir esta obra à sua imagem original : iluminada e sem "pinturas" nas bases.
Hoje iluminar obras tornou-se desejo simbólico de comunicação da sociedade. 

Iluminar um monumento sempre foi um ato cultural.

Grato
Nadir

Claro que é assunto para o Sr. Prefeito Municipal, João Cury e para o nosso Prefeito Eleito, Engº Mário Pardini que, com certeza, tratarão com a devida atenção o pedido desse técnico botucatuense – de fama internacional! – que ficou consagrado nacionalmente pelo Projeto de rebaixamento da Avenida Paulista.
Avante Botucatu!
Primeiro Botucatu!

Vamos restaurar e iluminar o PORTAL DAS TRÊS CRUZES ! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário