maio 17, 2017

O Livro da Cidadania: A HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO POLÍTICA PAULISTA - 1934

O Livro da Cidadania: A HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO POLÍTICA PAULISTA - 1934

Edição de 2010

Revista Botucatuense de Cultura: PEABIRU - nº30 - julho/agosto de 2010



Revista Botucatuense de Cultura: PEABIRU - nº 29 - março/abril de 2010

Nessa obra, o cenário mágico da política em 1934, com a mobilização da intelligentzia paulista e o sucesso do moderno governo de Armando de Salles Oliveira que estavam mobilizando o país.

A derrota política na Revolução Constitucionalista de 1932, quando São Paulo lutou de forma desigual contra o Ditador Getúlio Vargas, resultou na grande vitória paulista ao conquistar a AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, ELEIÇÕES E A CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, ou seja, a volta do país ao pleno ESTADO DE DIREITO!

São Paulo NÃO ganhou a guerra civil, desproporcional sob todos os aspectos, mas saiu VITORIOSA, indiscutivelmente, saiu VITORIOSA: o Ditador Getúlio Vargas teve, essa é a verdade, teve que convocar ELEIÇÕES CONSTITUINTES.

A esperteza e a capacidade do Ditador Getúlio Vargas em cooptar seus adversários políticos sempre foi reconhecida. E Vargas soube compreender a dimensão da patriótica mobilização paulista: um perigo que poderia contaminar todo o povo brasileiro. Assim, em agosto de 1933, em um gesto próprio de quem tem a inteligência e a sagacidade para ficar discricionariamente 15 anos no poder central (1930-1945), estendeu aos paulistas, sem limitações, as reivindicações mais prementes que levaram à deflagração do movimento insurrecional paulista: a autonomia na gestão do governo paulista e a fixação das datas das eleições constituintes.

clique na imagem para ampliá-la

Nas palavras de Getúlio Vargas a realidade política do Brasil:

“Quero que compreendam as extensão e o significado deste ato, pois, com este decreto, entrego o governo de São Paulo aos revolucionários de 32”.



Esse é o exemplo positivo! Agora, na crise por que passa o Brasil PRECISAMOS RESGATAR, RECUPERAR E RETOMAR o Espírito Cívico da Revolução Constitucionalista de 1932!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muita gente não se lembra ou é muito nova. Meu pai sempre comentava com orgulho a atuação de São Paulo contra o ditador Getúlio Vargas. Basta lembrar que ele mandou queimar, em praça pública, as Bandeiras de todos os Estados. Era só o Poder Central, como Hitler e Mussolini. Centralizou as decisões de governo e acabou com a federação. Passou a nomear os governadores e até os prefeitos municipais. Graças à Revolução Constitucionalista , o voto passou a ser secreto nas eleições de 1933 e de 1934. E tem mais, a mulher ganhou o direito de votar. São conquistas que são o alicerce da nossa Democracia ainda em construção. São Paulo precisa voltar a ter força política e estabelecer um grande Plano de Metas para que o Brasil alcance um desenvolvimento sustentável em pleno Estado de Direito. (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

requeri disse...
exemplar o seu trabalho ... o livro, o texto no blogg.

Anônimo disse...

80 ANOS DO MAIOR MOVIMENTO CÍVICO BRASILEIRO!!!
A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 trouxe vitórias para São Paulo e para o Brasil: Eleições Livres, Constituinte, Voto Secreto e Voto Feminino, Autonomia dos Estados. Nunca se esquecer que o Ditador Getúlio Vargas, além de fechar todas as Assembléias Legislativas Estaduais e todas as Câmaras Municipais, passou a nomear os Governadores (Interventores) que nomeavam os Prefeitos Municipais. Não contente, o Ditador festa uma grande festa para QUEIMAR em praça pública TODOS OS PAVILHÕES, ou seja, mandou QUEIMAR TODAS AS BANDEIRAS DO ESTADOS BRASILEIROS! Era o espírito nazista que dominava a Ditadura de Getúlio Vargas. É preciso que o Governo de São Paulo faça grandes eventos por ocasião do aniversário desse grande e patriótico movimento. NÃO PODE CONTINUAR SÓ COMEMORANDO O FERIADO!!! (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

VENTURA disse...
Somente hoje é que tomei conhecimenot de seu blog.
CARO DELMANTO, como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC congratulo-me com o seu interesse em preservar viva a EPOPÉIA DE 32.
No MMDC fazemos isso com certo denodo e ficamos contentes em saber que mais pessoas alimentam a mesma finalidade.Estamos criando núcleos pelo interior de S Paulo e, em um ano e meio conseguimos fundar 16 desses núcleos.
17 de fevereiro de 2013

Postar um comentário