agosto 22, 2017

RAINHA DO BOTUCATU TÊNIS CLUBE ...nos anos 50, um ocorrido no topo da cuesta...


RAINHA DO BOTUCATU TÊNIS CLUBE
...nos anos 50, um ocorrido no topo da cuesta...




NO DESFILE DO CENTENÁRIO

É verdade. Na década das mudanças - Brasília, Ibirapuera, Elvis Presley, James Dean, Bossa Nova, Peabiru Hotel - a cidade dos bons ares também evoluía e tinha a noção da importância da sua história... Dela nascia o herói, o vilão, as lembranças alegres e as lembranças tristes, daí vinha o orgulho de pertencer àquele lugar, de ser parte daquele povo.
A História de Botucatu é assim, cheia de conquistas...

Por isso, viva o povo botucatuense! Que é tão rico em seu passado e soube, assim, fazer o seu presente, incomparável!
No início dos anos 50, em Botucatu, o “point” da comunidade era o BTC. Lá é que acontecia tudo... E foi assim que se elegeu a 1ª RAINHA DO BTC, com direito à presença da Miss Brasil, Jussara Marques, para a coroação da vencedora.

Era o ano de 1951, 1º de Maio, e a sociedade botucatuense elegia como sua 1ª RAINHA DO BTC, a jovem Fióca Helena Moraes Delmanto (Barros), a Fióquinha. Já em 1952, a eleita foi Deise Pires de Campos (Zucari). Hoje, brilham na parte social tanto a AAB como a AAF, mas naqueles tempos só estavam voltadas para o futebol e para a rivalidade que tanto empolgou a nossa gente.


Através dos jornais “FOLHA DE BOTUCATU” e “CORREIO DE BOTUCATU”, o grande evento ficou registrado e pesquisado no CENTRO CULTURAL DE BOTUCATU para trazermos as notícias referentes à vinda da Miss Brasil e à coroação da RAINHA DO BOTUCATU TÊNIS CLUBE.
O BTC tinha um reconhecido e competente presidente: JOÃO PASSOS! Sempre com seu parceiro Pepino Lunardi (José Paolini) e uma dedicada Diretoria, estava construindo um Clube Social e Esportivo. A coroação da RAINHA DO BTC em maio e já em 2 de junho, era inaugurada com toda a repercussão para toda a nossa região, as piscinas próprias para o preparo dos futuros campeões. Na ocasião, a presença do Capitão Sylvio Magalhães Padilha, dirigente estadual do esporte e o Campeão Sulamericano, Tetsuo Okamoto, que deu um show de natação na nova piscina.

FOLHA DE BOTUCATU








CORREIO DE BOTUCATU









O GRANDE EVENTO SOCIAL

Através das notícias dos dois jornais é possível dimensionar a grande expectativa e participação, principalmente dos jovens na coleta dos votos das candidatas. Até a última apuração o resultado estava imprevisível.

A PRIMEIRA RAINHA DO BTC
preparada para o Baile de Formatura - 1950

A vitoriosa foi a jovem Fióquinha Delmanto. No ano seguinte, a vitoriosa, como RAINHA DO BOTUCATU TÊNIS CLUBE, foi a jovem Deise Pires de Campos.

MISS BRASIL - JUSSARA MARQUES

“Foi fixada em 1º de maio de 1951, a data para o baile de coroação da rainha, baile animado pela “Orquestra Continental de Jaú”, com a presença de Jussara Marques, Miss Brasil. Foi eleita Rainha do BTC, Fióquinha Delmanto. Houve coquetel na casa de João Passos, às 16 h do dia 1º , estando presente várias autoridades, a rainha eleita e a Miss Brasil, Jussara Marques. O evento foi filmado por empresa cinematográfica do Rio de Janeiro e exibido em jornais que eram apresentados nos cinemas do Brasil, antes dos filmes.” (“Dados para a História do Botucatu Tênis Clube”, livro de Fúlvio José Chiaradia e Joel Spadaro).

Considerada “a personificação da beleza indígena!”, a MISS BRASIL, JUSSARA MARQUES encantou os botucatuenses com a sua simpatia e carisma.

A eleita, Fióquinha Delmanto era uma associada que representou muito bem as conquistas do BTC, desde o seu famoso e concorrido Carnaval, os esportes agora acrescido do conjunto aquático e de seus famosos Bailes, admirados em toda a região.


 No baile de formatura com seu pai, Antônio Delmanto

 como formanda do Santa Marcelina

Em um dos Carnavais famosos do BTC


O CENTENÁRIO DE BOTUCATU


As comemorações dos 100 ANOS DE BOTUCATU marcaram as festividades da cidade, em 1955. Sob o comando do PREFEITO EMÍLIO PEDUTI, tivemos concorrido desfile, eleição da Miss Centenário, Baile comemorativo, Sessão Solene, enfim a data máxima do CENTENÁRIO foi coroada pelo BRASÃO DO CENTENÁRIO DE BOTUCATU, brasão oficial, de autoria de Gastão Dal Farra, Hernâni Donato e de Dom Henrique Golland Trindade.




Prefeito Emílio Peduti


 Desfile do Centenário




A Rainha do Centenário - Aparecidinha Vieira (Antonangelo) e suas princesas. À frente a atriz Geória Gomide e a Miss IV Centenário de São Paulo.

 A 1ª Rainha do BTC no desfile do Centenário de Botucatu

As duas primeiras Rainhas do BTC , Fioquinha e Deise, no desfile do Centenário de Botucatu

Sessão Solene

A Rainha do Centenário acompanhada pelo Prefeito Emílio Peduti no Baile do BTC

O Presidente do BTC dançando com a Rainha do Centenário


Na mesma obra citada, encontramos o relato preciso: “Em 02/04/1955 - Rainha do Centenário, no auditório da Rádio Emissora de Botucatu - PRF8, idealizado pelo BTC. As eleitas: rainha - Maria Aparecida Carvalho Vieira (Antonangelo); princesas - Ivanildes Fernandes Vieira e Céres Maria Caccace.”
Fruto de minuciosa pesquisa no CENTRO CULTURAL DE BOTUCATU, esta matéria registra esse momento tão importante para a História de Botucatu.

SALVE O BTC!


SALVE BOTUCATU!

16 comentários:

Delmanto disse...

É uma história que enobrece Botucatu. É a construção, passo a passo, de nossa comunidade, sob a liderança de JOÃO PASSOS! E a jovem Fioquinha Delmanto foi eleita a 1ª Rainha do BTC, em 1951. A interação da sociedade. A Mobilização dos Jovens. É Botucatu inserida nas mudanças dos anos 50!

Anônimo disse...

Maria Vitoria Simoes (Facebook):
Que linda!!!!

Anônimo disse...


Maria Theresa Lunardi (Facebook):
Pompa e circunstância! Linda história! Fatos bonitos de Botucatu! Amei!

Anônimo disse...

Antonina Mendonça (Facebook):
Linda!

Anônimo disse...

Antonina Mendonça (Facebook):
Linda!

Anônimo disse...

Nelson Gasparini Junior (Facebook):
Realmente os clubes faziam a sociedade. Hoje cada qual tem sum piscina, sua casa de campo ,chacara ,os condomínios oferecem todo tipo de lazer ,enfim os clubes não mais tem tanta presença na vida do cidadão. Restaram as academias e alguns esportes como também raros bailes. É o progresso.

Delmanto disse...

Bem observado. Brincadeiras dançantes, bailes, reuniões de jovens, ficaram na poeira do passado...

Anônimo disse...

Lucinha Canto (Facebook):
Mas. .... uma doce lembrança!

Anônimo disse...

Thales Mattos Filho (Facebook):
Linda lembrança mas, não é do meu tempo !

Anônimo disse...

Lucinha Canto (Facebook):
Muito boa reportagem! Parabéns pela pesquisa relacionada ao BTC!

Anônimo disse...

Denise Delmanto Prado (Facebook):
Lembro pouco do desfile do Centenário. Era mto pequena.

Anônimo disse...

Monica Balesteros (Facebook):
Que bacana Armando! E que linda a Fioquinha! Parabéns pela matéria, muito legal!

Anônimo disse...

Neuza Moises Rezende Leite (Facebook):
Parabéns Armando pela matéria ! Os clubes mudaram e esses eventos deixaram de acontecer !!

Anônimo disse...

Luiz Antonio Sampaio Gouveia (Facebook):
Amar a História, é muito amar a vida.

Anônimo disse...

Silvio Poggi Nunes (Facebook):
Um colega de Laranjal Paulista uma vez qdo falei que minha mãe era de Botucatu ele me disse que lá era a cidade das moças bonitas de pernas grossas bem torneadas, grossas de tanto subir e descer ladeira etc. kkk

Anônimo disse...

Fernando Garcis (Facebook):
ISSO NÃO VOLTA MAIS. Q PENA.

Postar um comentário