agosto 23, 2017

TODAS AS PESSOAS RENASCEM AO VIRAR DA ESQUINA...



TODAS AS PESSOAS RENASCEM AO VIRAR DA ESQUINA...




“...Se for de valer a pena, a gente morre por amor...”
“...Que maravilha, saber que somos sempre alguém para alguém...”
“Todas as pessoas renascem ao virar da esquina. Todas as pessoas renascem ao descer de um transporte público. A oportunidade de voltar a ser feliz está na base de cada instante...”

Essas frases, caçadas de um texto, me impressionaram muito. Há muito tempo não lia um artigo tão impactante. Foi no “Estadão” de domingo (25/05/2014): “País compacto”, de Valter Hugo Mãe, escritor português nascido em Angola.
Na verdade, havia passado batido na leitura de sempre no domingão. Um alerta dado no facebook sobre o texto chamou a minha atenção e despertou a minha curiosidade. Todo o texto é bom. É um estrangeiro falando da cidade de  São Paulo que tanto o encantou...

Vejam este parágrafo: “São Paulo é um país assim. De valer a pena. Contendo tudo, os perigos enrolados nas coisas boas, as aventuras, as esperanças, a inexistência da fealdade, a sensação intensa de estarmos vivos, de termos sempre alguém. Em São Paulo temos sempre alguém...”

O artigo nos remete a uma São Paulo que conhecemos bem e há muito tempo, mas não a víamos com esse olhar... Foi preciso o olhar poético de um escritor lusitano para clarear esse cenário verdadeiro...

E no artigo positivo, num português impecável, ele faz, de forma reiterada, o desenho da capacidade que temos de renascermos a cada instante, apesar de tudo, sempre, sempre, sempre...

É a oportunidade de viver feliz que está ao nosso alcance em cada amanhecer, em cada novo passo: “A oportunidade de voltar a ser feliz está na base de cada instante...”

É isso.

Valeu a leitura e a mensagem.

TODAS AS PESSOAS RENASCEM AO VIRAR DA ESQUINA...

REGISTRO:

Abaixo, o que me alertou no Facebook:

clique na imagem para ampliá-la
E mais:

clique na imagem para ampliá-la

3 comentários:

Delmanto disse...

Na base de cada instante...
Uma crônica num português impecável e bonito.
Sem FEALDADE!
É isso.
Todas as pessoas renscem ao virar da esquina...

Anônimo disse...

Ora, ora. Pois, pois...
Gostei. É estiloso, gostoso de ler. E romântico...
A “sensação de termos sempre alguém...” Hummm...
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

O texto do Valter Hugo Mãe é de fato belíssimo...o que me impressiona é ele ser tão jovem! eu tenho estado muito próxima de professores de Coimbra e do Porto e ando aprendendo uma barbaridade! É, a "oportunidade de ser feliz está na base de cada instante...", belo! Bete Adami Santos (Facebook).

Postar um comentário