julho 09, 2018

ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS - 09 DE JULHO DE 1972 - 09 DE JULHO DE 2018


ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS - 09 DE JULHO DE 1972 - 09 DE JULHO DE 2018

46 ANOS

ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS está completando, em 2018, seus 46 anos de existência profícua, interagindo com a sociedade botucatuense, consolidando a cultura e a história da cidade e realizando eventos culturais e literários. Nas comemorações de seus 30 anos, a ABL teve seu histórico registrado em uma Edição Especial Comemorativa da revista PEABIRUnº 20, de julho/2002.
Posteriormente, nas edições de nº 27 e de nº 28, a revista PEABIRU registrou o maior evento cultural já realizado na cidade que foi a SESSÃO MAGNA conjunta da APL - ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS e da ABL - ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS, realizada pela primeira vez no interior do Estado.
Academia Paulista realizava, assim, de forma pioneira, uma sessão fora de sua sede, na capital. E, em SESSÃO MAGNA com a ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS marcava o início dessa nova modalidade interativa entre os Acadêmicos Paulistas e os Acadêmicos das cidades do interior que tão bem cultuam e promovem a cultura, a literatura, as artes e o rico folclore brasileiro.
História da ABL - 46 anos!

Tudo começou em 1972 - a data escolhida 09 de julho: homenagem à REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 ! -, conforme podemos ver na Edição Especial Comemorativa da revista PEABIRU, quando da comemoração dos 30 anos da ABL:
Editorial
"O passado nunca conhece o seu lugar.
O passado está sempre no presente".
Mário Quintana
30º aniversário da ABL é um grande marco. É uma vitória! É a Botucatu cultural mostrando a sua sólida formação. Está completada mais uma caminhada peabiruana.
Peabiru - revista botucatuense de cultura - não poderia deixar de participar, trazendo à nossa comunidade uma edição especial comemorativa de tão importante acontecimento. Desde a primeira tentativa, em 1936, até a segunda tentativa, em 1958, quando o idealismo de nossos intelectuais soube escolher o lema da Academia: " Non Omnis Moriar", ou seja, "não morrerei de todo", é que Botucatu vem tentando viabilizar a sua Entidade Cultural Maior: a sua Academia de Letras ! Finalmente, a terceira tentativa, em 1972...
 Surgia, então, a Academia Botucatuense de Letras, sob o comando firme do Dr. Antonio Gabriel Marão à frente de ilustres botucatuenses e - grande privilégio! - contando com 3 Patronos vivos3 botucatuenses que representavam a nossa cultura na Academia Paulista de Letras: Alceu Maynard Araújo, Francisco Marins e Hernâni Donato.
E a ABL surgia com suas particularidades de vanguarda: tinha, além dos 3 Patronos
E a ABL surgia com suas particularidades de vanguarda: tinha, além dos 3 Patronos vivos, a presença inédita de 2 mulheres como Membros Efetivos: Elda Moscogliato e Dinorah Silva e Alvarez (e nesse aspecto, antecedeu em alguns anos iniciativa idêntica da Academia Brasileira de Letras).
ABL tem apresentado uma atuação positiva e constante na vida de nossa sociedade. Quer como parceira do Poder Público nas datas cívicas quer como promotora da cultura, cultuando datas, divulgando nossos intelectuais e resgatando a nossa história e a atuação prestante de nossos antepassados. A ABL tem sabido representar a cultura de Botucatu. A ABL tem sabido bem representar a cultura da "Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas..."
Nesta edição, a Peabiru apresenta matéria especialmente escrita pelo Prof. José Celso Soares Vieira, Presidente da Academia Botucatuense de Letras, além do trabalho elaborado pelo Acadêmico José Antonio Sartori, escrito por ocasião do Jubileu de Prata da Academia e, também em comemoração àquela data, a poesia de Vanice Camargo Alves, Membro Correspondente da Academia. O histórico da implantação da ABL , de autoria do Acadêmico Armando Moraes Delmanto, mostra em detalhes a caminhada intelectual dos botucatuenses nestes quase 70 anos. A Peabiru presta uma homenagem especial destinada à memória da Acadêmica Elda Moscogliato - a maior cronista de Botucatu !  Além do "Concurso de Crônicas Elda Moscogliato", patrocinado pela ABLCentro Cultural e Poder Público, era indispensável a compilação das crônicas de Elda à respeito da ABL. Selecionamos alguns de seus trabalhos que servem como registro das principais características de nossa Entidade Cultural. É preciso sempre lembrar a vitoriosa caminhada intelectual de Elda Moscogliato. Na "Folha de Botucatu", era a única colaboradora a ter os seus escritos indo diretamente para a gráfica sem necessidade de revisão, segundo as ordens do Mestre Pedro Chiaradia. Colaborou com o jornal "Vanguarda de Botucatu". Na "A Gazeta de Botucatu", foi festejada cronista com coluna lida sempre com admiração por seus leitores. Colaborou com a "Folha de Botucatu", em sua 2ª fase no final dos anos 80 e, na Peabiru, foi articulista certa em todos os números da revista. Na ABL foi a alma mater a impulsionar e consolidar nossa Entidade Cultural. Foi, na verdade, uma vencedora! Uma vencedora que dignificou a cultura de Botucatu !
Raridade digna de registro é a Galeria dos Patronos da ABL, trabalho de Mestre de Hugo Pires que retratou, ou melhor, imortalizou os intelectuais que compõem o quadro de patronos da ABL. Essa galeria de quadros pertencente à Academia está na sede provisória localizada no Convivium - Espaço Cultural "Francisco Marins".
Hoje, a ABL é presidida pelo Acadêmico NEWTON COLENCI e secretiada pelo Acadêmico OLAVO PINHEIRO GODOY.




10ª DIRETORIA DA ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS:

Presidente: Newton Colenci;
1ª Vice-Presidente: Carmem Sílvia Martin Guimarães;
2º Vice-Presidente: Armando Moraes Delmanto;
1º Secretário: Olavo Pinheiro Godoy;
2º Secretário: Armando de Jesus Barbieri;
1º Tesoureiro: José Luís Mariano Oliveira;
2º Tesoureiro: Luiz Roberto Coelho Gomes;
1º Bibliotecário: José Sebastião Pires Mendes;
2º Tesoureiro: Humberto Migiolaro.


Fotos inéditas da Sessão Solene da instalação da ABL em parceria com a Câmara Municipal, encerram esta edição comemorativa.















3 comentários:

Unknown disse...

Que honra merecida a ABL nos prrsentear com seu nascimento e vida longa.
Sua matéria está magnífica e nossa fraternidade é para sempre!
Parabéns a todos que a integraram, integram e a integrarão.
Imortalizada nos que alimentam a Cultura de Botucatu, ABL é diamante a brilhar, muitas vezes no anonimato!
Grata e imensamente feliz pelas generosas informações, sempre oportunas, estimado Confrade, Dr Armando Delmanto

Unknown disse...

Que honra merecida a ABL nos presentear com seu nascimento e vida longa.
Sua matéria está magnífica e nossa fraternidade é para sempre!
Parabéns a todos que a integraram, integram e a integrarão.
Imortalizada nos que alimentam a Cultura de Botucatu, ABL é diamante a brilhar, muitas vezes no anonimato!
Grata e imensamente feliz pelas generosas informações, sempre oportunas, estimado Confrade, Dr Armando Delmanto

Luiz Carlos Casemiro disse...

Excelente. Para guardar para a História de Botucatu.

Postar um comentário