março 04, 2019

"DEFESAS QUE FIZ NO JÚRI", de DANTE DELMANTO 41 ANOS - 1978 * 2019


"DEFESAS QUE FIZ NO JÚRI",          de DANTE DELMANTO
                  41 ANOS - 1978 * 2019










É sempre difícil falar de si mesmo ou de seus familiares. Mas é tão gratificante que não dá para que não se dê o devido destaque. A começar por DANTE DELMANTO, botucatuense que brilhou na política, nos esportes e na advocacia. Foi eleito deputado estadual, por Botucatu, com 28 anos de idade e com a maior votação de todo o estado: era advogado criminalista do escritório de Marrey Junior, considerado o melhor criminalista de sua época e líder da maçonaria; Dante, na ELEIÇÃO ESTADUAL CONSTITUINTE de 1934, conseguira o tri-campeonato paulista para o Palestra-Itália (Palmeiras) e representava Botucatu e grande parte do interior paulista que havia se mobilizado pela Revolução Constitucionalista de 1932.

Em 1978, lançava pela Editora Saraiva, o livro "DEFESAS QUE FIZ NO JÚRI", revelando como foram realizados os grandes processos criminais e as soluções que tiveram, num estilo claro, que torna atraente até a leitura de aspectos técnicos. Aos advogados e estudantes de Direito, representa verdadeiro manual de defesas penais, indicando, com a vivida experiência do autor, os caminhos da nobre, mas árdua profissão: desde a colheita de provas à inquirição de testemunhas; o emprego da medicina legal, da psicologia, da balística, da anatomia nos processos criminais, enfim, o Direito Penal, como ele se aplica, realmente, aos casos concretos.

É toda uma história de vida...

E com a minha modesta participação, sinto-me extremamente honrado por fazer parte de um clã de destaque na área jurídica e poder comemorar a postura de todos nós sempre dentro da ética e da formação cidadã que nos foi dada por nossos antepassados.

REGISTRO HISTÓRICO:

Em 1978, no mês de outubro, quando dirigíamos o jornal “VANGUARDA DE BOTUCATU”, fizemos uma EDIÇÃO ESPECIAL para homenagear nosso tio e consagrado criminalista DANTE DELMANTO e o lançamento de seu livro “DEFESAS QUE FIZ NO JÚRI”, pela conceituada EDITORA SARAIVA.

Hoje, o livro já é um clássico. Muitas edições já foram editadas e esgotadas... É com orgulho que trazemos ao conhecimento público esse trabalho jornalístico.
Botucatu se orgulha de seu ilustre filho. E o registro de sua obra engrandece a Cultura Jurídica Nacional.








Nenhum comentário:

Postar um comentário