maio 05, 2019

O BRASIL, precisa de um CHOQUE POLÍTICO NA EDUCAÇÃO E NA CULTURA DE SEU POVO!

BRASIL, precisa de um CHOQUE POLÍTICO NA EDUCAÇÃO E NA CULTURA DE SEU POVO!



CULTURALMENTE, é preciso que se acredite que é muito bom a pessoa exercer a sua cidadania e agir com civismo!

CULTURALMENTE, é preciso que se acredite que fazer o mal, locupletar-se indevidamente, amealhar bens que não lhe pertençam é do mal, é condenável e Lúcifer lhe dará a mão para o ingresso no mármore ardente do inferno...

O Brasil NECESSITA - com urgência! - de um CHOQUE POLÍTICO NA EDUCAÇÃO E NA CULTURA.
E isso é para ser feito pelo GOVERNO FEDERAL + ESTADUAIS. Seria um PLANO GOVERNAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURAúnica forma, único caminho a interromper essa “omissão coletiva” diante da CORRUPÇÃO e criar condições para que cada brasileiro se vista com sua melhor “roupa cidadã” e passe a exercer seu civismo com bravura e orgulho nacional!

O EFEITO LUCIFER !!!

Serve como uma “luva” para a deprimente realidade brasileira, os estudos clássicos realizados pelo Professor Ph.D, da Universidade de Stanford, Philip Zimbardo. São dois trabalhos que se tornaram foco de estudos e pesquisas em todo o mundo. Resumidamente, o próprio prof. Zimbardo nos posiciona na problemática"O que leva algumas pessoas a se tornarem perpetradores do mal, enquanto outros passam a agir heroicamente em nome dosnecessitados?"

O professor emérito da Universidade de Stanford, Dr. Zimbardo, passou 50 anos ensinando e estudando psicologia Ele é mais conhecido por seu controverso Experimento da Prisão de Stanford, que destacou a facilidade com que os estudantes universitários, com inteligência normal,  poderiam cruzar a linha entre o bem e  o malquando sujeitos à  matriz de forças situacionais e sistêmicas.
THE LUCIFER EFFECT
Em 1971, Zimbardo aceitou um cargo permanente como professor de psicologia na Universidade de Stanford.  
Com um subsídio do GOVERNO, ele conduziu o Estudo da Prisão de Stanford , no qual 24 universitários/voluntáriosclinicamente sadios, foram aleatoriamente designados para serem "prisioneiros" ou "guardas", em uma prisão de mentira, localizada no sub-solo de um edifício na Universidade de Stanford. 
O estudo com previsão para duas semanaspara a observação psicológica da vida na prisão, TERMINOU após apenas seis dias devido ao trauma emocional dos participantes.  
Os alunos rapidamente começaram a atuar em suas funções: como "guardas" e tornaram-se efetivamente  sádicos e, os "prisioneiros", mostraram uma extrema passividade e depressão .

Deixando de lado a análise religiosa, Zimbardo oferece uma explicação psicológica de como as pessoas comuns, por vezes, assumem o mal e cometem atos indescritíveis. 
O Efeito Lúcifer  (“O Efeito Lúcifer: Entendendo Como Pessoas Boas se transformam”)  é a história completa do Experimento da Prisão de Stanford, um clássico que realizou em 1971.
Nesse estudo, estudantes universitários normais foram aleatoriamente designados para desempenhar o papel de guarda ou de preso por duas semanas em uma prisão simulada, mas os guardas rapidamente tornaram-se tão brutais e cruéis que o experimento teve que ser suspenso após apenas seis dias!!! 
Como e por que esta transformação ocorre, e o que isso nos diz sobre acontecimentos recentes, como os abusos de prisioneiros em Abu Ghraib, no Iraque ou a LAMBANÇA PORNOGRÁFICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS ?!?
Igualmente importante, o que dizer sobre a "natureza da natureza humana", e o que ele sugere sobre maneiras eficazes para prevenir tais abusos no futuro?!?
A lição de casa !
A onda de malfeitos que assistimos no Brasil, com a corrupção se espalhando como uma metástase  inevitável, nos leva a pensar SERIAMENTE nas CIRCUNSTÂNCIAS que propiciaram a que tanto mal fosse feito com a maior “cara de pau” e disseminado por todo o Brasil?! 
Isso somado com o que já ocasionou as QUADRILHAS DO MENSALÃO e do PETROLÃO e, agora, a quantidade de políticos, altos funcionários e AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS que foram “levados” pela IMENSA CACHOEIRA DO MAL de um bicheiro que está “provando” que “pessoas tidas por normais”, ou seja, TIDAS COMO HONESTAS estão se chafurdando no lamaçal fétido da corrupção!!!
HEROIC  IMAGINATION  PROJECT
Preocupado com a assustadora experiência realizada com o Experimento da Prisão de Stanford, Philip Zimbardo, professor emérito de psicologia, se propôs a mostrar o oposto (Projeto Imaginação Heróica): que essas mesmas pessoas podem agir contra o mal e tornarem-se heróis.

Zimbardo comprovou esse estudo através da criação do Projeto de Imaginação Heróica. O projeto, que atualmente inclui um site completo, bem como programas de educação para estudantes do nível médio, visa divulgar a "Imaginação Heróica", termo com que se refere à idéia de que qualquer um pode se tornar um heróiutilizando a sua imaginação.

DEMOCRATIZAR O HEROÍSMO!

Ele pretende "democratizar o conceito de heroísmo" e apagar a noção que os heróis são "pessoas extraordinárias". 
Ele explica que "pessoas comuns vivendo uma situação particular, podem fazer coisas extraordinárias.”

Dessa forma, ele coloca Ghandi, Madre Tereza de Calcutá e tantos outros heróis da humanidade num patamar superior, sendo certo que são pessoas especiais que dedicaram a própria vida pelo bem da humanidade.
Mas, deixa claro, que a grande maioria é composta de “Heróis à Espera”.

Sim, todos somos, potencialmente, possíveis HERÓIS!!!

Através do Projeto Imaginação Heróica, Zimbardo quer que as pessoas passem a desafiar essas noções tradicionais:

1)                  Você não tem que lutar para ser um herói, você pode ser um herói da paz;
2)                   Atos heróicos não devem ser "extraordinários": eles podem ser atos que são realizados o tempo todo, porque é isso que a nossa sociedade espera, e
3) Qualquer um pode ser um herói

Segundo Roberto Donati, uma maneira de “alcançar este objetivo é, alimentando imaginações heróicas, especialmente em nossos filhos:
1)    Propiciar o conhecimento. Tem que ter bom senso de quando as pessoas estão em apuros.  Se sentimos que as coisas estão um pouco fora do lugar ou não se encaixam, podemos evitar o perigo antes que ele aconteça, como parar um colega que pratica  bullying.

2)    Mostrar às crianças que elas têm o poder de resolver conflitos. Ensine as crianças que é mais heróico para resolver os conflitos odiálogo do que o combate.


3)     Promover a ação em vez da inação.  É fácil ser um espectador quando vemos alguém que está sendo intimidado, mas a pesquisa mostra que as crianças são mais propensas a fazer algo.”.

 Esta é uma idéia maravilhosamente representada em uma ilusão de MC Escher. Quando você olhar de soslaio e foco no branco como as figuras e o preto como fundo, você  um mundo cheio de anjos e tutus dançando alegremente. Mas agora, concentrando-se no preto como as figuras e os brancos como o fundo: Agora é um mundo cheio de demônios...




O que Escher está nos dizendo é que o mundo está cheio de anjos e demôniosbondade emaldade, e esses aspectos claros e escuros da natureza humana são o nosso yin e yang básica. Ou seja, todos nós nascemos com a capacidade de ser qualquer coisa.  Por causa dos nossos cérebros incríveis, tudo o que é imaginável se torna possível, tudo o que se torna possível pode se transformar em ação, para melhor ou para pior...
RESUMINDO: As pesquisas de Zimbardo nos mostram, também,  que entre os oprimidossempre existe uma mínima resistência às crueldades. Então...há uma luz no fim do túnel!
BRASIL, precisa de um CHOQUE POLÍTICO NA EDUCAÇÃO E NA CULTURA DE SEU POVO!!!








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