O BRASIL,
precisa de um CHOQUE POLÍTICO NA EDUCAÇÃO E NA
CULTURA DE SEU POVO!
CULTURALMENTE, é preciso que se acredite que é muito bom a
pessoa exercer a sua cidadania e agir com civismo!
CULTURALMENTE, é preciso que se acredite que fazer o mal,
locupletar-se indevidamente, amealhar bens que não lhe pertençam é do
mal, é condenável e Lúcifer lhe dará a mão para o ingresso no mármore ardente
do inferno...
O Brasil NECESSITA - com urgência! - de
um CHOQUE POLÍTICO NA EDUCAÇÃO E NA
CULTURA.
E isso é para ser feito pelo GOVERNO FEDERAL + ESTADUAIS. Seria um PLANO
GOVERNAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA, única forma, único caminho a interromper essa “omissão coletiva” diante da CORRUPÇÃO e criar condições para que cada brasileiro se
vista com sua melhor “roupa cidadã” e
passe a exercer seu civismo com bravura e orgulho nacional!
O EFEITO LUCIFER !!!
Serve como uma “luva” para
a deprimente realidade brasileira, os estudos clássicos realizados
pelo Professor Ph.D, da Universidade de Stanford, Philip Zimbardo. São
dois trabalhos que se tornaram foco de estudos e pesquisas em todo o mundo.
Resumidamente, o próprio prof. Zimbardo nos posiciona na
problemática: "O que leva algumas pessoas a se tornarem
perpetradores do mal, enquanto outros passam a agir heroicamente em nome dosnecessitados?"
O professor emérito da Universidade de Stanford, Dr. Zimbardo, passou 50 anos ensinando e estudando
psicologia Ele é mais conhecido por seu controverso Experimento da Prisão de Stanford, que destacou a facilidade com que os estudantes
universitários, com inteligência normal, poderiam cruzar a linha entre o bem e o mal, quando sujeitos à matriz de forças situacionais
e sistêmicas.
THE LUCIFER
EFFECT
Em 1971,
Zimbardo aceitou um
cargo permanente como professor de psicologia na Universidade de Stanford.
Com um subsídio do GOVERNO, ele conduziu
o Estudo da
Prisão de Stanford , no qual 24 universitários/voluntários, clinicamente sadios, foram aleatoriamente designados para serem "prisioneiros" ou "guardas", em uma prisão
de mentira, localizada
no sub-solo de um edifício na Universidade
de Stanford.
O estudo com previsão para duas semanas, para a observação psicológica da vida na prisão, TERMINOU após apenas seis dias devido ao trauma emocional dos participantes.
Os alunos rapidamente começaram a
atuar em suas funções: como "guardas" e tornaram-se
efetivamente sádicos e, os "prisioneiros",
mostraram uma extrema passividade e depressão .
Deixando de lado a análise religiosa, Zimbardo
oferece uma explicação psicológica de como as pessoas comuns, por
vezes, assumem o mal e cometem atos indescritíveis.
O Efeito Lúcifer (“O Efeito Lúcifer: Entendendo Como Pessoas Boas se
transformam”) é a história completa
do Experimento da Prisão de Stanford, um clássico que realizou em 1971.
Nesse estudo, estudantes universitários normais foram aleatoriamente
designados para desempenhar o papel de guarda ou de preso por duas semanas em uma prisão
simulada, mas os guardas rapidamente
tornaram-se tão brutais e cruéis que o experimento teve
que ser suspenso após apenas seis dias!!!
Como e por que esta transformação ocorre, e o
que isso nos diz sobre acontecimentos recentes, como os abusos de
prisioneiros em Abu Ghraib ,
no Iraque ou a LAMBANÇA PORNOGRÁFICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS ?!?
Igualmente importante, o que dizer sobre a "natureza da natureza humana", e o que ele sugere sobre maneiras
eficazes para prevenir tais abusos no futuro?!?
A lição de casa !
A onda de malfeitos que
assistimos no Brasil, com a corrupção se espalhando como uma metástase
inevitável, nos leva a pensar SERIAMENTE nas CIRCUNSTÂNCIAS que propiciaram
a que tanto mal fosse feito com a maior “cara de pau” e disseminado por todo o Brasil?!
Isso somado com o que já ocasionou as QUADRILHAS
DO MENSALÃO e do PETROLÃO e, agora, a quantidade de políticos, altos
funcionários e AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS que foram “levados” pela IMENSA CACHOEIRA DO MAL de um bicheiro que está “provando” que “pessoas tidas por normais”, ou seja, TIDAS COMO HONESTAS estão se chafurdando
no lamaçal fétido da corrupção!!!
HEROIC IMAGINATION PROJECT
Preocupado com a assustadora
experiência realizada com o Experimento
da Prisão de Stanford, Philip Zimbardo,
professor emérito de psicologia, se propôs a mostrar o oposto (Projeto Imaginação Heróica): que
essas mesmas pessoas podem agir contra o mal e tornarem-se heróis.
Zimbardo comprovou
esse estudo através da criação do Projeto
de Imaginação Heróica. O projeto, que atualmente inclui um
site completo, bem como programas de educação
para estudantes do nível médio, visa divulgar a "Imaginação Heróica", termo
com que se refere à idéia de que qualquer
um pode se tornar um herói, utilizando a sua imaginação.
DEMOCRATIZAR O HEROÍSMO!
Ele pretende "democratizar o conceito de heroísmo" e apagar
a noção que
os heróis são "pessoas
extraordinárias".
Ele explica que "pessoas
comuns vivendo uma situação particular, podem fazer coisas extraordinárias.”
Dessa forma, ele coloca Ghandi, Madre Tereza de Calcutá e tantos outros heróis da humanidade num
patamar superior, sendo certo que são pessoas
especiais que dedicaram a própria vida pelo bem da humanidade.
Mas, deixa claro, que a grande maioria
é composta de “Heróis à Espera”.
Sim, todos somos, potencialmente,
possíveis HERÓIS!!!
Através do Projeto Imaginação Heróica, Zimbardo quer que as pessoas passem a desafiar essas noções
tradicionais:
1) Você não tem que lutar para ser um herói, você pode ser um herói da paz;
2) Atos
heróicos não
devem ser "extraordinários": eles
podem ser atos que são realizados o tempo
todo, porque
é isso que a nossa sociedade espera, e
3) Qualquer
um pode ser um herói
Segundo Roberto
Donati, uma maneira de “alcançar este objetivo é, alimentando imaginações
heróicas, especialmente em nossos filhos:
1) Propiciar o conhecimento. Tem que ter bom senso de quando as
pessoas estão em apuros. Se sentimos que as coisas estão um
pouco fora do lugar ou não se encaixam, podemos evitar o perigo antes que ele
aconteça, como parar um colega que pratica bullying.
2) Mostrar às crianças que elas têm o poder de
resolver conflitos. Ensine as crianças que é mais heróico para resolver
os conflitos odiálogo do que o combate.
3) Promover a ação em vez da inação. É fácil ser um espectador quando
vemos alguém que está sendo intimidado, mas a pesquisa mostra
que as crianças são mais propensas a fazer algo.”.
Esta
é uma idéia
maravilhosamente representada em uma ilusão de MC Escher.
Quando você olhar de soslaio e foco no branco como as figuras e o
preto como fundo, você vê um mundo cheio de anjos
e tutus dançando alegremente. Mas agora, concentrando-se no preto
como as figuras e os brancos como o fundo: Agora é um mundo
cheio de demônios...
O
que Escher está nos dizendo é que o mundo está cheio de anjos e demônios, bondade emaldade,
e esses aspectos claros e escuros da natureza humana são o nosso yin e yang
básica. Ou seja, todos nós nascemos com a capacidade de ser
qualquer coisa. Por causa dos nossos cérebros incríveis,
tudo o que é imaginável se torna possível, tudo o que se torna
possível pode se transformar em ação, para melhor ou para pior...
RESUMINDO: As pesquisas de Zimbardo nos
mostram, também, que entre os oprimidossempre existe uma mínima
resistência às crueldades. Então...há uma luz no fim do túnel!
O BRASIL,
precisa de um CHOQUE POLÍTICO NA EDUCAÇÃO E NA
CULTURA DE SEU POVO!!!
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