ELEIÇÕES:
reduzindo a pó as ilusões...
reduzindo a pó as ilusões...
Vamos emprestar da bela canção do Cazuza (O Mundo é Um Moinho) para fazer o nosso cenário das ELEIÇÕES!
E na Faculdade de Sociologia e Política tínhamos na grade curricular, com destaque, as matérias de Estatística, Ciência Política e Economia. E a análise das pesquisas tinha uma atenção especial, não só as políticas mas, principalmente, as ligadas ao setor produtivo.
Ora, que as pesquisas podem ser direcionadas conforme as espectativas do cliente, ou seja, apenas para exemplificar:
na capital paulista, pesquisa feita no Largo 13 ou na Capela do Socorro tende a beneficiar candidatos da oposição; já a pesquisa feita em bairros tradicionais como Bom Retiro e Higienópolis tendem a beneficiar os candidatos da situação. E as possibilidades de “enfoque” são muito diversas: o eleitorado jovem tende a votar pela renovação; o eleitorado da terceira idade tende a ser mais conservador.
Outra: o eleitorado classe A vota, quase sempre, na situação; já o eleitorado dos bairros operários, com certeza, dará seus votos para os candidatos populares e de partidos da oposição...
RESUMINDO:
As pesquisas dependem, fundamentalmente, do pedido do cliente... NÃO são infalíveis. E o exemplo histórico aconteceu nas primeiras eleições diretas para Prefeito da Capital de São Paulo (após o Regime Militar), com a disputa polarizada entre Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente Jânio Quadros. Pois bem , TODOS os Institutos de pesquisas davam a vitória CERTA de FHC, só a Rádio Jovem Pan havia feito um levantamento de opinião, nada oficial ou científico, dando um resultado contrário. Jânio ganhou e FHC iludido pelas pesquisas, tirou uma série de fotos sentado na cadeira de prefeito. O governador era Franco Montoro e Mário Covas era o prefeito NOMEADO da Capital, todos apoiando a candidatura de FHC.
Isso resultou em mais uma tirada histórica de Jânio: convocou a imprensa e desinfetou a cadeira do prefeito, com o seguinte comentário: “Nádegas indevidas sentaram nesta cadeira...”
Os PAULISTAS querem que o PSDB continue no comando político onde estão há 35 ANOS?!?
SÃO PAULO ESTÁ PARALISADA! Não temos OPOSIÇÃO! Não são apurados pela Justiça as denúncias sobre políticos!
SÃO PAULO PRECISA RETOMAR O SEU DESENVOLVIENTO E VOLTAR A SER A LOCOMOTIVA DO BRASIL!
ENTÃO, VAMOS MUDAR !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário