maio 04, 2020

Meu pai, a Velhice e a Bondade Humana...



Meu pai, a Velhice e a Bondade Humana...

Em homenagem de capa, a revista VITRINE prestou, em maio/94, significativa homenagem a meu pai que havia recebido em abril, no aniversário de Botucatu, o título de BOTUCATUENSE EMÉRITO. Faleceu em agosto de 94.





“Há, realmente, certas horas, na vida dos indivíduos e dos cidadãos, em que, qualquer que seja a posição do corpo, a alma se encontra genuflexa, como afirmou, outrora, conhecido filósofo. Genuflexa diante do altar da Pátria, diante da virtude, da fé, do amor, como diante das forças vivas, que representam o amanhã dos povos...”
“Assim me encontro neste momento: Com a alma genuflexa, diante desta cerimônia de colação de grau dos Professores Primários do nosso velho e sempre novo Instituto de Educação “Dr. Cardoso de Almeida”, patrono escolhido pela magnanimidade de vosso gesto...”

Foram dois momentos que meu pai, Antônio Delmanto, interagiu com a sempre ESCOLA NORMAL “DR. CARDOSO DE ALMEIDA”. A primeira vez, em 1950, quando foi convidado pelas professorandas e pelos professorandos para ser o PARANINFO. A segunda vez, e 1968, quando foi convidado para ser o PATRONO. Quanta honra. E em ambos os anos, 1950 e 1968, antecedendo a Sessão Solene de Formatura da Escola Normal, ele participara com muito entusiasmo em duas de suas  mais difíceis disputas políticas... E lá estava ele a postos com seus afilhados...  Na ocasião, em 1968, marcou o seu discurso com uma frase que sempre vou me lembrar com muito orgulho:

“Mas uma coisa é importante. Sumamente séria. Há que depositar confiança naqueles que, como nós, um dia, sonhamos ter e nossas mãos, os destinos da comunidade...”

Esse paralelo entre as duas solenidades é para que tenhamos o cenário de cada uma delas com praticamente 20 anos de diferença: era o  mesmo cidadão escolhido pela juventude de nossa sempre Meiga Escola.



Foto publicada no jornal "FOLHA DE BOTUCATU", de 15 de setembro de 1988 e reproduzida na revista PEABIRU Nº 29, DE 2010.

Então, meu pai teve sua vida marcada pela interação positiva com a comunidade botucatuense... Era um vocacionado como médico e tinha, como político, uma tarefa a ser cumprida... Foi o que ele procurou fazer por toda a sua vida...

Depois, na velhice (faleceu com 89 anos), sempre se manteve com a mesma postura humilde e ia, em seus últimos anos de vida, pessoalmente aos bancos e lá enfrentava as inevitáveis filas...

Aí entra o registro que quero fazer: quem o teve como homem público exemplar e cidadão do bem soube acompanhar sua vida em nossa comunidade. Desde 1937, como Diretor Clínico da Misericórdia Botucatuense (15 anos) e, em 1939, como Presidente da AAB - Associação Atlética Botucatuense (25 anos). Na paralela, construindo o Albergue Noturno que dirigiu por mais de 20 anos e, depois, doou à Prefeitura Municipal.

Então, na velhice, quase aposentado ele ia, como disse acima, pessoalmente aos bancos e lá enfrentava as inevitáveis filas...  E numa de suas idas ao Banespa, estando na fila, viveu um momento especial e inesquecível: saindo de sua posição no caixa, O AMIGO veio em sua direção... e falou do alto de seu 1,90m.: “não quero que o senhor fique na fila, Dr. Antoninho. Mande alguém me trazer os pagamentos a serem feitos que eu os faço e vou levar depois até a sua casa...”

Simples assim... ELE SEMPRE LEMBRAVA DESSE FATO COM EMOÇÃO...Para mim é uma lembrança que carrego de modo especial em minhas lembranças dele, de sua velhice e da bondade humana que existe sim e, o exemplo citado, é a sua prova provada...

Obrigado, amigo bancário! Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário