janeiro 11, 2022

 

A ELITE. A "VANGUARDA PENSANTE". A "INTELLIGENTZIA BRASILEIRA".

Será que a elite brasileira, a "intelligentzia brasileira" está ciente de seu papel histórico e de suas responsabilidades?
E para que os apressadinhos de sempre não torçam o nariz para a simples citação da palavra elite vamos, mais uma vez, retomar o que entendemos por isso.
É exatamente isso: convocar os melhores!
A elite brasileira precisa sair do falso comodismo e ousar romper as amarras aveludadas desse comodismo que estabiliza a vida das pessoas na mediana mediocridade de uma existência sem sustos, sem riscos e sem lutas...
Para o cumprimento de nossa missão cidadã é necessário a união dos melhores de nossa sociedade, é necessário que a "vanguarda pensante" da elite brasileira se engaje nessa cruzada pela retomada da construção da democracia em nosso país.
Não há a possibilidade - repetimos cm ênfase! - de continuarmos nesta letargia política a que estamos relegados...

Então é preciso mudar. E é possível a mudança. E ela virá com a intelligentzia brasileira mobilizando a nossa elite para a convocação de nossa vanguarda intelectual, de nosso núcleo pensante!

Todos concordamos que é preciso convocar a nossa Elite, MAS é preciso que a própria Elite passe por um processo de reciclagem tendo por foco a construção da Democracia no Brasil, sem falsas ideologias e sem demagogia. O saudoso político Carlos Lacerda deu a sua opinião: 
"A única dificuldade que encontro para formar um grande partido é a mesma que encontram para formar um grande governo. Enquanto o Brasil esticava, a sua elite dirigente encolheu. Existe, mas é insuficiente. O povo está melhor do que a sua elite? Penso que sim. Mas o que é certo é que a elite residual não entende mais o Brasil, estou a dizer, não o conhece mais.E a elite nascente não é elite, é uma sofisticacão, uma improvisação... A elite se desqualifica culturalmente. Há uma desordem de ideias e um correspondente tumulto nas ambições que põem em perigo já não apenas a democracia brasileira, mas o próprio País em suas características, em sua personalidade nacional". ("Rosas e Pedras do Meu Caminho", página 297)

Acho que ele está certo. Então vamos mobilizar a nossa "vanguarda pensante". Vamos organizar a  "intelligentzia" da sociedade brasileira na discussão dos temas fundamentais para a mudança política necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário