janeiro 13, 2022

COMPLEXO DE JOHN WAYNE 



Estamos numa época farta de bandidos, por todos os lados e em todos os níveis. E é importante destacar que na corrupção há sempre o corrupto e o corruptor. É a iniciativa privada “tão boazinha” que viabiliza o “malfeito” dos que deveriam cuidar bem do dinheiro ou bem público.

Outro dia, um amigo reclamou: “você tem escrito um artigo atrás do outro e todos falando assuntos sérios, assim não dá...” Como se eu gostasse de falar só de coisas e fatos desagradáveis. Não gosto e acho que ninguém gosta.

Falar da bela Marilyn Monroe, ou do Samba na Gamboa do Diogo Nogueira, ou do Centenário do Vinicius de Moraes, ou do Rubem Braga, do Nelson Rodrigues, falar da Bossa Nova, da arquitetura do Niemeyer é muito mais fácil e gostoso...certo?

Mas as “maracutaias” e os “malandros de plantão” estão fazendo e desfazendo no país todo. O Congresso Nacional que deveria funcionar como um fiscal do Executivo e um defensor da sociedade brasileira, pois para isso é que foram eleitos, estão sendo comandados por pessoas condenadas pela sociedade civil e – pior! – não estão ligando para essa “censura” dos cidadãos brasileiros e estão assumindo o que são, tipo aquele personagem do inesquecível Chico Anísio: - “Sou, mas quem não é?!?”


Então, estou escrevendo dia sim e outro dia sim também, temas combatendo a corrupção e falando da necessidade de se realizar as mudanças necessárias – principalmente a Reforma Política! – para que possamos, daí sim, vivenciar o regime democrático, com as garantias republicanas do bom governo e de um poder legislativo eficiente e digno!


É isso. A sociedade organizada exigindo lisura no trato da coisa pública e a classe política (pelo menos em sua maioria) representado o povo brasileiro, aperfeiçoando as leis, fiscalizando e sugerindo melhorias ao poder executivo. Enfim, podermos viver num regime democrático, com um desenvolvimento sustentável e sob um Estado de Pleno Direito.

Então e por enquanto, temos que assumir o “complexo de John Wayne” e cada um de nós, em seu campo de atividade e na interação com seus amigos, somarmos forças para acabarmos com “todos os bandidos da cidade, do estado e do país!”




Vai ser difícil? Vai.

Mas é possível e as redes sociais estão aí para podermos escrever e escrever e escrever...

RESULTADO: a SOCIEDADE ORGANIZADA exigindo seus direitos e a moralidade no serviço público. Pois as grandes reformas NECESSITAM de mudanças na Constituição, daí a necessidade da convocação de uma ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE – SOBERANAMENTE ELEITA PELO POVO! – para realizar as reformas necessárias e urgentes (Reformas Política, Tributária, Eleitoral, Previdenciária, Trabalhista, etc.)


A atual classe política e o atual Senado e Câmara dos Deputados NÃO farão nada que lhes tire “as mamatas” e os “negócios escusos”.


Somente a SOCIEDADE ORGANIZADA e através da CONSTITUINTE é que fará a CONSTRUÇÃO DEFINITIVA DA DEMOCRACIA, com sustentação no desenvolvimento brasileiro e em pleno ESTADO DE DIREITO!!!


É preciso eleger as prioridades e, entre elas, é preciso ficar claro que com o atual sistema político vigente é IMPOSSÍVEL o pleno exercício da democracia: partidos de fachada, verdadeiros “balcões de negócios”; desproporcional representatividade dos Estados FederadosRegime Presidencialista, no qual cada novo Presidente da República é um novo REIZINHO a mandar mais que os antigos Soberanos (não se aboliu a Monarquia para que os despreparados de toda espécie, de sociólogo a líder sindicalista, exercessem um Poder quase que ABSOLUTO!); o voto sendo obrigatório enseja a corrupção da parte dos maus brasileiros; o voto sendo proporcional impede o acompanhamento da atuação dos representantes eleitos; e muito, muito mais pontos negativos...


E o povo só estará organizado, pronto, para uma Constituinte, quando os líderes da oposição se mobilizarem nesse sentido. Da mesma forma, quando as entidades representativas da sociedade brasileira se incorporarem a essa mobilização: a OAB, a CNBBABIAs. dos MagistradosAs. do Ministério Público, a Maçonaria, os Clubes de Serviço (Rotary, Lions), os Órgãos Estudantis (já que a UNE, há anos, está inerte e atrelada ao Governo), Sindicatos Independentes, a Imprensa livre, as ONGs que lutam pela construção da Democracia e – principalmente, que a REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO (telefonia celular, os blogs, o facebook, o Twitter, os jornais online, etc.), viabilizem a implantação do pleno Estado de Direito e a libertação da população brasileira, oprimida e enganada, enfim, que todas as forças representativas da sociedade civil, unidas, lutem por uma Constituinte Já!





Nenhum comentário:

Postar um comentário