É o que temos feito. Reiteradamente. Insistentemente. Procurando dar um novo contorno, mas seguindo com criatividade a busca constante do rumo desejado. Nesta vida não há espaço para os dúbios, os fracos, os falsetas e os homens espoletas... A busca é reiterada e cansativa, mas vale pelo resultado alcançado. Temos insistido na necessidade de mobilização da intelligentzia brasileira, do núcleo pensante de nossa sociedade civil para que o Brasil possa, através da sociedade organizada, convocar uma CONSTITUINTE para a realização das reformas necessárias, a começar pela reforma política – a mãe de todas as reformas!
E quando se fala em sociedade civil, estamos falando das entidades representativas da sociedade brasileira que precisam ser incorporadas nessa mobilização: a OAB, a CNBB, ABI, As. dos Magistrados, As. do Ministério Público, a Maçonaria, os Clubes de Serviço (Rotary, Lions), os Órgãos Estudantis (já que a UNE, há anos, está inerte e atrelada ao Governo), Sindicatos Independentes, a Imprensa livre, as ONGs que lutam pela construção da Democracia e – principalmente, que a REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO (telefonia celular, os blogs, o facebook, o Twitter, os jornais online, etc.), viabilizem a implantação do pleno Estado de Direito e a libertação da população brasileira, oprimida e enganada, enfim, que todas as forças representativas da sociedade civil, unidas, lutem por uma Constituinte Já!
E sempre é preciso REPETIR o que se entende por ELITE. E será que a elite brasileira, a intelligentzia brasileira está ciente de seu papel histórico e de suas responsabilidades?E para que os apressadinhos de sempre não torçam o nariz para a simples citação da palavra ELITE vamos, mais uma vez, buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: de que elite é a vanguarda, é o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário é o Antonio Ermírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.

Revolução Cultural –Anos 60/Frente Ampla/Carlos Lacerda/leia aqui
Mas é preciso ter os pés no chão. Ter a exata visão do cenário nacional. O polêmico e brilhante jornalista e político brasileiro, Carlos Lacerda, nos deixou o seu entendimento sobre a elite brasileira:
"A única dificuldade que encontro para formar um grande partido é a mesma que todos encontram para formar um grande governo. Enquanto o Brasil esticava, a sua elite dirigente encolheu. Existe, mas insuficiente. O povo está melhor do que a sua elite? Penso que sim. Mas o que é certo é que a elite residual não entende mais o Brasil, estou a dizer, não o conhece mais. E a elite nascente não é elite, é uma sofisticação, uma improvisação... A elite se desqualifica culturalmente. Há uma desordem nas idéias e um correspondente tumulto nas ambições que põem em perigo já não apenas a democracia brasileira, mas o próprio País em suas características, em sua personalidade nacional".
Ele está certo. Basta ver a passividade dos nossos partidos e dos nossos parlamentares... Lacerda afirma, com razão, que “...o Brasil ainda é atrasado demais para pretender ser uma democracia adiantada. Mas é um país adiantado demais para se conformar a viver sob tutela. É melhor ter a democracia atrasada e melhorá-la do que não a ter, e não a melhorar.” E sobre a mobilização do povo, arremata: “penso que o povo brasileiro tomou consciência das coisas boas da vida. Acho que a grande maioria do meu povo está ansiosa para participar desse banquete da vida. É por isso que eu penso que a luta de classes não terá sucesso no Brasil, que a revolução social tornou-se um anacronismo e que há uma revolução tecnológica. A tecnologia fará por nós o que Karl Marx queria fazer para o mundo.”

O mais importante discurso do maior Orador do Brasil/veja vídeo aqui
Com uma visão que só a experiência e a cidadania proporciona, Lacerda afirma que “a grande batalha do Brasil é contra a miséria, contra o seu atraso, contra o desperdício de oportunidades, de energias, de recursos e de vida. O nosso amor, devemos concentrá-lo nisso e não no culto a este ou àquele herói.”
E completa com sua perfeita visão sobre o nosso povo: “como é hoje esse fundo de cultura ameríndio e africano sobre o qual se forma a civilização mestiça tropical de que somos, no Brasil, a primeira e grande demonstração... Por isto, o Brasil entrará no século XXI como um novo fator da civilização mundial, capaz de absorver toda novidade porque não tem muito lastro a retê-lo senão o medo do seu próprio destino.”

Pensamentos de Carlos Lacerda/leia aqui
Foi proposital a busca do pensamento de Carlos Lacerda para a motivação de todos na busca das reformas necessárias. Já não está entre nós e deixou – acima das polêmicas sobre ele – a certeza de quem não passou pela vida na omissão e no comodismo. E mais: o povo, mais do que a elite, está pronto para ser mobilizado para a construção da Democracia no país. E com a autoridade moral de quem, em 1935, após ser o orador oficial do Manifesto Comunista da Aliança Nacional Libertadora, como porta-voz do líder Luiz Carlos Prestes – transformando-se na grande promessa jovem do movimento comunista ! – bastava que continuasse atrelado ao cabresto rígido e castrador do Partidão, que teria futuro...Bastava, em 1964, após a vitória do Movimento Militar, do qual era o maior líder civil e candidato a Presidente da República, em 1966, que continuasse engajado ao esquema que dia a dia se distanciava dos compromissos iniciais, para que tivesse um futuro melhor.
Partiu para a formação da Frente Ampla pelo restabelecimento da Democracia no país. Aliou-se a Juscelino Kubistchek e João Goulart. Foi cassado pelos militares. E os três faleceram de modo a não convencer o país de que, por traz de tudo, não houvesse uma grande conspiração reacionária...
RESUMINDO: apesar da ausência de Estadistas e de partidos políticos fortes e definidos, o povo brasileiro está evoluindo apesar de tudo...E está pronto para atender e entender uma mobilização da sociedade organizada para a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte! Será o Brasil com sua civilização mestiça tropical entrando no século XXI como UM NOVO E IMPORTANTE FATOR DA CIVILIZAÇÃO MUNDIAL!!!
Obs.: Ler em textos anteriores, os artigos “A Intelligentzia Brasileira”, 27/01/2011; “Regime Parlamentarista”, 30/01/2011; “A Revolução da Informação”, 27/02/2011; "Desconstrução de Certezas”, 12/04/2011.


