janeiro 27, 2011

COM O RABO PRESO

Os ex-governadores devem receber pensão?!?

Na vida pública, os políticos eleitos, portanto servidores públicos eleitos para cargos executivos ou legislativos precisam dar o exemplo de retidão e moralidade. Esse é o múnus público, é a necessidade de bem desempenhar as suas funções e de se recusar a receber benefícios e favores, mesmo que legais, quando o são contrários à boa moral e aos bons costumes.

E os “espertinhos” alegam sempre que isso é legal. É legal mas não é moral. E quem o faz fica, sim, com o rabo preso!

Dou como exemplo, sempre, a postura do ex-presidente Jânio Quadros. E alguém pode dizer: ah, o Jânio é isto e aquilo, não importa...Quero dele, não palavras, acordos políticos ou espertezas, mas, sim, somente os exemplos. Quero os seus atos!

1º ato: Aprovada a lei que estabelecia pensão para os ex-presidentes, de imediato, Jânio recusou a pensão. Foi o único. Ponto e basta!

2º ato: Como Prefeito de São Paulo, teve seu Secretário de Planejamento casando com sua filha Tutu. De imediato, demitiu o Secretário. Isso, neste país onde o nepotismo atinge todos os partidos e, surpresa com a chegada ao poder, o PT também...

Outro exemplo, agora negativo: o ex-Governador de São Paulo, André Franco Montoro, que surgiu na Democracia Cristã e era um político exemplar, sofreu verdadeiro massacre de seus adversários por conta de suas famosas 3 pensões...Foi massacre e bem cruel, pois atingia fundo na alma daquele político ético.

Conclusão: Nem tudo que é legal é ético!

A OAB está ajuizando, junto ao STF, as Adins (Ações Diretas de Inconstitucionalidade), inicialmente contra os Estados (Sergipe, Paraná e Amazonas), depois será ampliada essa iniciativa cidadã para os outros Estados. É uma verdadeira “maracutaia”: tem gente recebendo com apenas alguns meses e até um caso com apenas 10 dias no exercício do cargo, repetimos, recebendo pensão vitalícia completa!!! O valor sempre variando de R$ 15.000,00 a 20.000,00!!!

Os Estados brasileiros gastam, hoje, cerca de R$ 30,5 milhões anuais com aposentadorias e pensões para 127 ex-governadores ou suas viúvas. O famoso Zeca do PT teve a sua aposentadoria cassada e está lutando bravamente para retomá-la!!!

A OAB classifica essas aposentadorias como verdadeiros privilégios espúrios que agridem a sociedade brasileira.

Atualmente é legal? Pasmem todos, mas é legal!!!!

Daí a urgência para as reformas estruturais na sociedade brasileira e, principalmente, a reforma política – a mãe de todas as reformas! – pois dela e sob seus princípios é que será construída a Democracia e estruturada a República Brasileira!

5 comentários:

Anônimo disse...

Danilo: Essa mamata tem que acabar, ficar 4 ou 8 anos e receber o maior salário do estado e ainda integral. Não sabia essa do Jânio, fica como exemplo.

Anônimo disse...

Maria de Lurdes: Agente que trabalha duro, fica revoltada com essas notícias. A gente vive contando o salário do mês e essa turma folgando. O senhor ta certo. Isso tem que mudar de algum jeito.

Anônimo disse...

Haroldo (Leão): GRUMMM. Vamos comer essa gang de oportunistas. Vamos triturar. Precisa mudar essa politicalha brasileira. E viva o Jânio. Ele podia ser louco mas não era filho....

Anônimo disse...

Carlos Antonio: O FHC e o Lula não disseram que iam levar o Brasil para melhor. Iam acabar com a pobreza e com o Marajás? Quero ver a Dilmona como vai fazer...

Anônimo disse...

Prof. Luís Roberto: Só uma reforma política porá fim a esses excessos. Há uma verdadeira “máfia” a fazer essas armações que propiciam, por exemplo, que um governador seja substituído por seu vice. Na segundo vez, o vice estará viajando e, dessa forma, assume o presidente da Assembléia Legislativa. Na terceira vez, a mesma coisa, o vice e o presidente estarão impedidos por motivo justificável, e o vice-presidente da Assembléia assume e todos eles receberão de aposentadoria o salário de governador que é o maior do Estado. E a grande imprensa não faz nada, não denuncia, para poder receber as verbas de publicidade do governo. Olha, se o povo não se movimentar e se unir tudo vai continuar assim.

Postar um comentário