janeiro 24, 2011

A intelligentzia brasileira

Não há a possibilidade de continuarmos nesta letargia política a que estamos relegados... É preciso que haja uma mobilização nacional para que as reformas necessárias – principalmente a reforma política – possibilite a que o Brasil retome a construção da democracia e alcance o desenvolvimento sustentável, moderno e positivo. E para alcançar esse objetivo é indispensável a convocação da intelligentzia brasileira.
Será que a elite brasileira, a intelligentzia brasileira está ciente de seu papel histórico e de suas responsabilidades?
E para que os apressadinhos de sempre não torçam o nariz para a simples citação da palavra elite vamos, mais uma vez, buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: de que elite é a vanguarda, é o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário é o Antonio Ermírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.
E é exatamente isso: convocar os melhores. A elite brasileira precisar sair do falso comodismo e ousar romper as amarras aveludadas desse comodismo que estabiliza a vida das pessoas na mediana mediocridade de uma existência sem sustos, sem riscos e sem lutas...
Para o cumprimento de nossa missão cidadã é necessário a união dos melhores da nossa sociedade, é necessário que a vanguarda pensante da elite brasileira se engaje nessa cruzada pela retomada da construção da democracia em nosso país.
Não há a possibilidade – repetimos com ênfase! - de continuarmos nesta letargia política a que estamos relegados...
E nem se diga do gabarito do condutor da Nação, o Presidente da República. A pasteurização medíocre da classe política brasileira nos leva a uma realidade em que um sociólogo de gabarito e um simples torneiro mecânico tenham um desempenho tão similar e pequenino que não os diferencia em muita coisa...
É preciso destacar que o PSDB, estatutariamente, prega a social-democracia e o PT, por sua vez, é um partido socialista...No entanto, no exercício do poder, ambos pautaram por executar rigidamente uma política neo-liberal que deixaria qualquer partido político de centro-direita ou de direita com a sensação de lhes terem roubado as bandeiras políticas...E, por outro lado, o crescimento das desigualdades sociais e o aumento absurdo e vergonhoso dos lucros dos bancos nacionais e internacionais...
Então, é preciso mudar. E é possível a mudança. E ela virá com a intelligentzia brasileira mobilizando a nossa elite para a convocação de nossa vanguarda intelectual, de nosso núcleo pensante!

2 comentários:

Anônimo disse...

tá tudo na ponta da língua, bom de ler e não deixa dúvidas.

Anônimo disse...

O ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda, deu a sua opinião de como está a Elite brasileira. Concordo com seu artigo de que é preciso convocar a nossa elite, convocar o que você chama de a “intelligentzia brasileira”, MAS é preciso que a própria Elite passe por um processo de reciclagem tendo por foco a construção da Democracia no Brasil, sem falsas ideologias e sem demagogia. Carlos Lacerda deu a sua opinião: "A única dificuldade que encontro para formar um grande partido é a mesma que todos encontram para formar um grande governo. Enquanto o Brasil esticava, a sua elite dirigente encolheu. Existe, mas insuficiente. O povo está melhor do que a sua elite? Penso que sim. Mas o que é certo é que a elite residual não entende mais o Brasil, estou a dizer, não o conhece mais. E a elite nascente não é elite, é uma sofisticação, uma improvisação... A elite se desqualifica culturalmente. Há uma desordem nas idéias e um correspondente tumulto nas ambições que põem em perigo já não apenas a democracia brasileira, mas o próprio País em suas características, em sua personalidade nacional". (“Rosas e Pedras do Meu Caminho”, página 297).
Acho que ele está certo. Ora, então vamos mobilizar a nossa elite. Vamos organizar o “núcleo pensante” da sociedade brasileira. Vamos à luta!!!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Postar um comentário