Aí está a diferença. O que o Governo Federal quer fazer com o apoio do Congresso Nacional é um remendão na atual Constituição Brasileira: uma meia sola feita às pressas! O que nós propomos é a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte que fará, com a participação organizada da comunidade brasileira, as mudanças efetivas que o país NECESSITA para a construção da Democracia e para um desenvolvimento sustentável e dinâmico!
O que o governo pretende é adaptar o texto constitucional às necessidades do partido majoritário (PT) que pretende manter-se no Poder por 20 anos! Fora a “suspeita” Comissão criada por Sarney, a Câmara dos Deputados criou, também, a sua Comissão, mais “suspeita” ainda...
sobre João Paulo Cunha /Maluf/etc
/leia aqui
sobre Jaqueline Roriz/leia aqui
É simples assim...Não podemos deixar que essa farsa de Reforma Política seja apresentada como um avanço, uma grande conquista democrática.Não, será de vida curta e de credibilidade zero! Será , apenas, a “reforma política do PT”!
É preciso que o povo tome em suas mãos as rédeas de seu próprio destino... Em uma palavra: é preciso que o povo se organize para vencer os obstáculos e derrotar os fariseus da Democracia e os vendilhões da Pátria.
Aqui chegamos a outro ponto de discórdia daqueles que procuram uma saída para a problemática brasileira: devemos lutar já pela Constituinte ou devemos, antes, organizar o povo? Não há atrito entre as duas posições, muito pelo contrário, há é concordância.
Exato, o que devemos fazer, o que devem fazer os líderes políticos da resistência democrática brasileira é organizar o povo já para que já possamos partir para a Assembléia Nacional Constituinte.
Repetindo: devemos organizar o povo para que ele possa, empunhando a bandeira da Constituinte, lutar pelos seus direitos, pelas reformas necessárias, erradicar as injustiças sociais e implantar uma ordem mais justa e igualitária.
E só o povo pode eleger as suas prioridades e NÃO os atuais parlamentares que estão encastelados em Brasília – a Ilha da Fantasia...
É preciso eleger as prioridades e, entre elas, é preciso ficar claro que com o atual sistema político vigente é IMPOSSÍVEL o pleno exercício da democracia: partidos de fachada, verdadeiros “balcões de negócios”; desproporcional representatividade dos Estados Federados; Regime Presidencialista, no qual cada novo Presidente da República é um novo REIZINHO a mandar mais que os antigos Soberanos (não se aboliu a Monarquia para que os despreparados de toda espécie, de sociólogo a líder sindicalista, exercessem um Poder quase que ABSOLUTO!); o voto sendo obrigatório enseja a corrupção da parte dos maus brasileiros; o voto sendo proporcional impede o acompanhamento da atuação dos representantes eleitos; e muito, muito mais pontos negativos...
E o povo só estará organizado, pronto, para uma Constituinte, quando os líderes da oposição se mobilizarem nesse sentido. Da mesma forma, quando as entidades representativas da sociedade brasileira se incorporarem a essa mobilização: a OAB, a CNBB, ABI, As. dos Magistrados, As. do Ministério Público, a Maçonaria, os Clubes de Serviço (Rotary, Lions), os Órgãos Estudantis (já que a UNE, há anos, está inerte e atrelada ao Governo), Sindicatos Independentes, a Imprensa livre, as ONGs que lutam pela construção da Democracia e – principalmente, que a REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO (telefonia celular, os blogs, o facebook, o Twitter, os jornais online, etc.), viabilizem a implantação do pleno Estado de Direito e a libertação da população brasileira, oprimida e enganada, enfim, que todas as forças representativas da sociedade civil, unidas, lutem por uma Constituinte Já!
Constituinte/importante/leia aqui
E é exatamente isso: a vanguarda, o núcleo pensante da intelligentzia brasileira que deverá, sob o comando de sua ELITE, partir para a mobilização popular para essa grande missão.
E para que os apressadinhos de sempre não torçam o nariz para a simples citação da palavra elite vamos reiterar, mais uma vez e repetindo sempre, buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: de que elite é a vanguarda, é o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol é o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário é o Antonio Ermírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.
E o povo não pode esperar mais. Uma nova Constituição virá de qualquer forma. O que é preciso é que o povo se organize para que ele comande o processo da Constituinte e não seja levado a reboque de interesses estranhos e conflitantes com as aspirações populares.
O perigo está crescendo. Ele está em Brasília, no Congresso Nacional. Urge a união dos cidadãos prestantes para que, afastando de vez essa farsa de Reforma Política que a figura folclórica do presidente do Senado Federal, José Sarney, está “montando” para o Governo Federal... A tão esperada Reforma Política corre um sério risco de ser transformada na “reforma política do PT” ... com vida curta e credibilidade zero, sob os auspícios daquele fiel “companheiro” que acompanhou Lula até São Bernardo!!!
Sarney X Lula/leia aqui
A bandeira das oposições é a CONSTITUINTE !
As oposições precisam, desde já, realizar uma somatória de esforços para levar de vencida os que estão atrelados ao atual Sistema Político que dita normas no país.
Somente com a união das oposições é que conseguiremos motivar a população para a grande missão. É o único caminho. Não há outro sem traumatismo e sem derramamento de sangue.
O que ocorreu na Tunísia, no Egito e o que ainda vai ocorrer no Iran, no Iêmen e em outras Ditaduras, quer sejam, em suas “fachadas”, de direita ou de esquerda...mas são, SEMPRE, IMPLACÁVEIS DITADURAS a oprimirem as suas populações e a deixarem a zero os Direitos Humanos! A Líbia, por ser a revolução mais recente e a mais sangrenta, fica como o principal ALERTA !
A Constituinte é viável ! Ela é possível !
Vamos à CONSTITUINTE !
4 comentários:
Os atuais Senadores e Deputados Federais nunca irão mudar qualquer coisa que possa tirá-los da “mamata” em que vivem. Só vão “aprimorar” esse sistema político para continuarem a explorar o povo e sem ter que dar explicações. E o PT quando gritava “Fora FHC!” dizia que ia mudar essa “pouca-vergonha” que aí está. Que nada. O Lula ficou amigo do Sarney, do Renan Calheiros, do Jader Barbalho, do Michel Temer, da turma toda do PMDB, urgh!
(p.gomes27@yahoo.com.br)
É aquela farsa de sempre: Faça o que eu FALO, MAS não faça o que eu FAÇO!!! Brizola chamava o Lula de “o sapo barbudo”, mas ele era coerente antes de chegar ao Poder... Agora, é só “...eu não sabia de nada...” Imitando-o, vou falar: “...nunca antes neste país tivemos um presidente tão “moeda falsa” como o LULA!!!
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)
Ródrio
comentou 2 horas atrás
Delmanto, essa é a verdade - acho que só o povo mobilizado pode mudar. Não dá pra suportar, por exemplo, Sarney e sua corja que se locupletam em cargos marcados para ele e seus apaninguados. É preciso igualdade para todos e não somente para um pequeno grupo, principalmente de políticos como ocorre no Brasil. Penso que o problema ocorre porque estamos ainda longe do voto consciente, mas não podemos fraquejar - vamos à luta. Bom post.
Abração.
o sul-americano calabar (o andrade)
torcida indígena a favor de um imperialismo "civilizador". leitor pequeno-burguês, não será você?
no brasil há duas correntes de opinião: os que acreditam que a guerra holandesa acabou e os que sabem perfeitamente que ela continua, através de fundings, empréstimos e tomadas de poder por este ou aquele grupo calabarista.
oswald andrade foi um visionário. calabarista, sarneyista, seja qual for a corrente, custará tempo e palavreado, até que a democracia no brasil ocupe seu lugar correto.
não sei mais a quem recorrer pra conseguir provas dos desmandos instalados neste brasil sem dono.
é isso.
Postar um comentário