abril 26, 2011

ATENÇÃO! PERIGO! NOVO CÓDIGO FLORESTAL!

“A proposta do (deputado) Aldo (Rebelo) postula 15 metros a partir do leito mais estreito. Ou seja: esses 15 na verdade seriam 7, porque as cheias é que fazem com que o leito aumente.”
Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica)

Estamos na eminência da aprovação do Novo Código Florestal. É uma vergonha! E o relator é o Deputado Federal Aldo Rebelo do PC do B: um que se diz comunista e trabalha para o agronegócio e para os grandes proprietários rurais, está atuando em conjunto com a Bancada Ruralista. Deveria haver uma lei que punisse o “estelionato ideológico”. Essa lei, se existisse, condenaria o Dep. Aldo Rebelo por falsidade ideológica, ou seja, por ser um falso comunista... Já escrevi várias vezes que se Fidel Castro e Che Guevara dependessem dos comunistas brasileiros para fazer a Revolução Cubana, estariam até hoje em Sierra Maestra....

É extremamente grave o momento político que está vivendo a Nação Brasileira. O Ministro da Agricultura (talvez um “expert” no ramo???), Sr. Wagner Rossi, afirmou que os ambientalistas são “lideranças superadas, antigas”...

Mobilização contra mudanças no Código Florestal/aqui

Afinal quem é esse Wagner Rossi?

O Sr. Wagner Rossi ficou conhecido quando representava Ribeirão Preto na Assembléia Legislativa de São Paulo (1983). Na mesma época, representava Ribeirão Preto na Câmara dos Deputados o já lendário Deputado Federal João Cunha (aquele que deu o voto decisivo para a eleição de Tancredo Neves) pertencente à linha dos Autênticos do PMDB. Pois vejam só: o Dep. João Cunha não mais conseguiu ser reeleito e o Sr. Wagner Rossi, foi reeleito muitas vezes e, à época, pertencia ao grupo de Orestes Quércia e Michel Temer (PMDB). Vejam que carreira “segura” ele seguiu e que linha de “coerência” em sua especialidade:



Secretário do TURISMO do Estado de São Paulo (1987/1988); Secretário da EDUCAÇÃO do Estado de São Paulo (1989/1990); Secretário dos TRANSPORTES do Estado de São Paulo (1992/1994). Já na “era tucana” (a “fonte” secou...) no Governo de São Paulo, o grupo de Michel Temer “voou” para os cargos do Governo Federal: assim Wagner Rossi foi Presidente da CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo (1999/2000) e Presidente da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento (2007/2010) e, no momento, Ministro da Agricultura – 2011. Que bela carreira! Que político eclético!

Conheça Michel Temer/aqui

Que beleza! Um lugar aqui, outro ali e vamos caminhando... Com o falecimento de Orestes Quércia, assume a presidência do PMDB/SP, com o apoio do Michel Temer, seu filho, o deputado estadual Baleia Rossi. Tá bom assim ou precisa saber mais?!?!?! Mas é preciso completar: O Deputado Federal Sarney Filho (PV-MA), é o líder do PV na Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar do Meio Ambiente. Você acredita que isso tudo está acontecendo no Brasil?!?!?! E a “tucanada” só briga entre eles, quando deveria fazer oposição séria e constante!!!

Então o novo Código Florestal está nas mãos dessa gente! O Brasil corre sério risco de comprometer o seu futuro. E qualquer reclamação, eles já vem com os 80% de aprovação do Lula!!! E dizem: NÃO HÁ OPOSIÇÃO NO BRASIL! E o pior é que é verdade! Não há oposição no Brasil!!!

Na época de FHC, bastava o ex-presidente tossir e os “xiitas” do PT gritavam ( de forma organizada a repercutir em toda a mídia):”FORA FHC ! FORA FHC!” Agora os tucanos só fazem oposição light, inclusive no início de sua campanha à presidência, Serra trancou o FHC no armário e quis passar por amiguinho do LULA. Foi quando o Arnaldo Jabor soltou a frase cortante e humilhante, atribuída a Lula: “O Serra finge que me ama!”

Marina Silva critica Novo Código Florestal/aqui

Então, REPETIMOS: O Novo Código Florestal está nas mãos dessa gente! Ele teria que ser seriamente discutido pela sociedade civil. De forma séria. Com argumentos técnicos, científicos e históricos. Coisa que não se fez. Foi o rolo compressor dos “ruralistas”, tocado por alguém que se diz comunista (!!!)

Mas vamos deixar dois aspectos ainda não abordados de forma clara sobre os ERROS desse Código Florestal: já escrevemos 2 artigos sobre a Amazônia e a confusão que fazem sobre aquela preciosa riqueza nacional. Existe um especialista em Amazônia, é amazonense nato e Almirante Reformado, Roberto da Gama e Silva. Ele deixa muito clara a versão exata sobre a Amazônia Legal X Amazônia Verdadeira:

“Causa perplexidade a leitura do Projeto de Lei nº1.876 , destinado a substituir o “CÓDIGO FLORESTAL”, colocado em vigor pela Lei nº4771, de 25 de setembro de 1965.

A primeira surpresa desagradável, comprovadora da ignorância que viceja entre os responsáveis pela elaboração das leis, surge logo no artigo 2º do Projeto, onde é citada a ficção jurídica denominada “AMAZÔNIA LEGAL”, que nada tem a ver com as regiões naturais em que se divide o território nacional.



Os legisladores deveriam saber que tal denominação foi atribuída à área de concessão dos incentivos fiscais da antiga “Superintendência do Plano de Valorização da Amazônia - SPEVEA”, depois transformada em “Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM”. Tal área engloba todo o “Bioma Amazônico”, mas inclui, também, trechos do “Bioma dos Cerrados” do Brasil Central e trechos da “Zona dos Cocais”, que marca a transição entre a “Hiléia” e os domínios do “Bioma da Caatinga” do Nordeste Brasileiro.

Ora, não se delimitam ecossistemas por decreto, mas por padrões comuns de clima, drenagem, solos e vegetação.

O artigo 2º deveria ser reescrito da seguinte forma:
I – O território brasileiro divide-se em seis (6) Biomas, a saber: o da Amazônia, o do Cerrado, o da Mata Atlântica, o da Caatinga, o do Pantanal e o do Pampa, conforme definido pelo “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”.

E quanto ao corte de 50% da área destinada à mata ciliar (para proteção de qualquer curso de água), deve ficar em 50 metros a resguardar a floresta e os rios. Diz o Almirante Gama e Silva:

“Então, o correto será estabelecer em lei a obrigatoriedade da preservação das matas ciliares, com a largura devidamente ajustada para atenuar o desbordamento periódico dos rios, de modo a diminuir os danos causados pela ação da natureza.. Com tal providência serão atendidas, também, as razões principais da medida preservacionista, qual seja a de evitar a variação do curso das águas, pela diminuição dos desbarrancamentos, e de manter estáveis os regimes hidrológicos dos nossos rios!

Enquanto não se determinar as larguras ajustadas, deveria constar da Lei a largura mínima de 50 metros, em cada margem, como limites do espaço ocupado palas matas ciliares.”

Quero deixar um pedido sincero e cidadão aos políticos brasileiros: DEFENDAM AS NOSSAS FLORESTAS E DIGAM NÃO AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL!!

Obs.: leiam em “Textos Anteriores”, os artigos “A Amazônia é nossa!”, de 07/02/2011; “Amazônia: Perigo!!!”, de 10/02/2011 e “Aqüífero Gigante Guarani”, de 31/03/2011.

3 comentários:

requeri disse...

quer mais??? então vamos lá. vamos a um pequeno resuminho dos desmandos ultrajantes:
as rodovias anchieta e imigrantes, quando foram construídas, levaram muitos trabalhadores a migrar pra seus arredores, e morar nos alojamentos nas encostas da serra do mar, lá em cubatão. com o fim das obras, aqueles trabalhadores ficaram desempregados, e muitos sem moradia. a solução foi se apossarem dos alojamentos utilizados nas obras e abandonados, ou construírem barracos em áreas de invasão, nas próprias encostas da serra.
são os chamados bairros-cota, cujos endereços são classificados numericamente, de acordo com a altura em relação ao nível do mar: cota 95, 95 metros de altura em relação ao nível do mar; cota 300, 300 metros de altura em relação ao nível do mar.

são áreas de invasão, em locais de preservação ambiental, sujeitas a deslizamentos que não podem ser oficializadas pelo estado, mas foram institucionalizadas através de melhorias impróprias e deficientes.

além disso, bom saber que, os moradores - 25.000 pessoas ou mais - vivem ali, o mesmo terror que vivem os moradores dos morros do rio de janeiro, em relação a traficantes. a diferença, penso eu de relance, e que amortece a possibilidade de alguma solução, pode ser que os morros do rio ficam sobre a cidade, sobre as cabeças dos moradores da cidade, muitos deles ricos e poderosos, e os morros, em cubatão, ficam alhures, não ameaçam diretamente, as cabeças dos poderosos de santos, cubatão, guarujá, etc ...

o que foi feito até pra evitar ou impedir a instalação e o crescimento dos bairros cota de cubatão???
pra dar uma idéia do tamanho do desaforo, entre 2002 e 2007, o crescimento dos bairros cota -população/barracos - foi explosivo ... além dos 60%.
num curso que eu fiz no instituto oceanográfico da usp, soube que um famoso professor da geografia, chegou ao absurdo de dizer que ali não era serra do mar, que aquele local não era área de preservação. ninguém soube explicar pq a criatura soltou uma blasfêmia dessas.

por outro lado, se formos nos dedicar a pesquisar sobre o abandono e o fragelo da natureza a que o brasil é submetido, e consequentemente o desrespeito ao povo brasileiro e à humanidade, temos que chorar muuuuuuuuuuuuito!!!, inclusive, sobre os manguezais, o berçário da natureza, o ecossistema mais ultrajado que eu conheço.

requeri disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!!! sem contar que nos reinos de alguns deles, nos porões do psdb e nas masmorras do pt, há um olor a podre pairando no ar. é, mais uma vez, a luta pelo poder e pela grana que não inclue graminhas, arvores, rios caudalosos, e outras banalidades naturais.

afinal, que político vai se interessar em 'brigar' pela preservação da natureza se a sua natureza está preservada por grandes benefícios???

debruçar-se sobre leis??? pra quê???
o que dizer da aposentadoria precoce, de 25.000 reais mensais, por ter governado um estado brasileiro???
em defesa dessa regalia financeira, o ex-governador requião, usou da força e do poder agredindo um jornalista, e surrupiando-lhe o gravador.

ô gentinha!!!

quanto mais conheço as intenções dos políticos brasileiros, mais eu admiro a madastra da branca de neve.

Anônimo disse...

Você destaca que a oposição NÃO faz oposição. E é verdade. Olha, a continuar assim, só vai dar PT por muito, muito mais que 20 anos! Será a Ditadura Consentida pela incompetência, vaidade e total falta de objetividade dos políticos “ditos” de oposição. Na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Itália, a oposição faz acompanhamento homem a homem, ou seja, a um grupo acompanhando a aplicação do orçamento, outro acompanha a área da saúde, outro a da educação, etc. E fazendo pronunciamentos , no mínimo, semanais. De críticas objetivas, com base em estudos e pareceres de técnicos que prestam serviços aos partidos... Ou tudo isso é sonho? Será que teremos que fazer como disse um conhecido político: “se a curra é inevitável, relaxe e aproveite!” SAI, SATANÁS!!! VÁ DE RETRO!!!! (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Postar um comentário