maio 17, 2011

PMDB: É A VOLTA ÀS ORIGENS?!?!

Matéria publicada no jornal “O Estado de S. Paulo”, de 15/05/2011, reascende a esperança dos brasileiros na política brasileira, ou melhor, nos políticos brasileiros. Com o título “Rebeldes do PMDB se unem para tomar o poder de Sarney e Renam”, traz relato da movimentação política comandada pelos senadores Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon. Somados aos senadores Roberto Requião e Casildo Maldaner – formam o “grupo dos quatro” – que critica a dupla Sarney/Renan e planejam reunir uma frente para assumir o poder no partido e isolar esses dois políticos considerados “carreiristas e fisiológicos”. Esses “Rebeldes do PMDB” trazem ao cenário político a lembrança da luta pelas “Diretas Já!” em seus mega comícios na Praça da Sé, em São Paulo e por todo o Brasil.



Rebeldes se unem para retomar o Poder de Sarney e Renam/leia aqui

Artistas no Comício das Diretas já!/veja aqui

Terá atuação importante para o crescimento dessa frente, a atuação do senador Luiz Henrique(SC) que será o relator do projeto do Código Florestal no Senado. Como esse novo grupo detém a maioria dos senadores do PMDB, podemos esperar mudanças positivas para o futuro. Não é só o povo que NÃO suporta mais tanto fisiologismo, os próprios parlamentares do PMDB estão reagindo a essa política jurássica e adesista que só busca atender ao fisiologismo primata de conhecidos e carimbados políticos que marcam com a chancela da mediocridade a política brasileira.



Jarbas Vasconcelos + Pedro Simon/ Fotografia e texto de Orlando Brito/veja aqui

Senador Jarbas Vasconcelos defende Ulisses de ataque póstumo de Sarney/leia aqui

EXEMPLO POSITIVO

Esse exemplo positivo de que é possível fazer política com coerência e com decência, eu venho relatando em meus artigos desde os anos 90. É animador. Ocorreu em Pernambuco, terra de Miguel Arraes e Jarbas Vasconcelos. Pois bem, após a democratização do Brasil, à partir do movimento das “Diretas Já!” e da eleição de Tancredo Neves, o então PMDB foi invadido, no país todo, por uma leva de oportunistas e carreiristas. Eu tive a honra de pertencer ao primeiro Diretório Municipal do PMDB de Botucatu/SP. E, em Pernambuco, os então chamados fisiológicos dominaram o partido e, suprema coragem e “cara de pau”, negaram espaço e legenda para Jarbas Vasconcelos (do grupo dos autênticos) disputar a eleição majoritária. Jarbas, diante dessa realidade, foi para um partido menor, GANHOU a eleição, VOLTOU para o PMDB e fez uma completa higienização no partido... Exemplo a ser seguido!




A Intelligentzia Brasileira/É histórico/leia aqui

Sarney = Príncipe Salina/É Histórico!/leia aqui

CARREIRISTAS

Exemplo típico de políticos carreiristas e que só se preocupam com o Poder, é o de Gabriel Chalita e o de Paulo Skaf. O primeiro já tendo tido esperiência política executiva como Secretário Estadual da Educação, tendo uma gestão inexpressiva e – muito importante! – nos seus 4 anos NÃO resolveu o problema salarial baixíssimo dos professores e nem implantou o ensino em tempo integral. Só ficou no blá-blá-blá e publicando livros às pencas (estranho, não?), de temas de auto-ajuda à livros infantis...Hum, não sei, não! O segundo, o empresário Paulo Skaf que se lançou na política fazendo gracinha, ou seja, depois que o ex-presidente Lula lhe teria dito: “para mudar a política, entre e a faça diferente”. Mais ou menos foi isso. Então, ele, capitalista de “quatro costados”, ingressou no partido socialista, PSB, e foi candidato ao governo do Estado sem chances e com uma propaganda antipática e pretensiosa (quem foi o “mago” da publicidade?) Agora, muda de partido como alguém “muda de camisa” e vai para o “balaio de gatos” que se transformou o PMDB paulista. Com certeza não fez política diferente, NÃO seguiu o conselho do Lula!
No jornal “O Estado de S.Paulo”, de 15/05/2011, Paulo Skaf deu uma entrevista, onde encontramos estas preciosidades:
“A população hoje não tem essa preocupação tão grande com o aspecto ideológico...As questões ideológicas hoje são confusas mesmo, você encontra de tudo em todos os partidos. Não podemos ser hipócritas e ficarmos com uma discussão ideológica como se ela fosse verdadeira. Partidos e ideologia não andam juntos hoje, não. Eu me sinto bem no PMDB”.

E esse senhor é presidente da poderosa FIESP, a mesma que nos deu dirigentes como Francesco Matarazzo, Roberto Simonsen e, mais recentemente, Mário Amato... E se aventura na política, com esse viés carreirista, quando deveria comandar positivamente esse importante braço da economia nacional que é a FIESP, ajudando o país a buscar o seu desenvolvimento sustentável. É exemplo a ser evitado!

A “vida” de Gabriel Chalita/Reinaldo Azevedo/leia aqui

Para entender Gabriel Chalita/Reinaldo Azevedo/leia aqui

Paulo Skaf troca PSB pelo PMDB/Reinaldo Azevedo/leia aqui

AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA...






Emprestando frase da letra “Apesar de Você” de Chico Buarque de Hollanda, vamos deixar expressas as esperanças da cidadania brasileira para que os “Rebeldes do PMDB” sejam o marco positivo de uma reaglutinação das forças democráticas brasileiras, ou seja, da sociedade organizada na convocação de uma Constituinte que traga as reformas necessárias, especialmente a política, para a consolidação da Democracia e do desenvolvimento sustentável.

3 comentários:

Anônimo disse...

O PMDB foi o maior instrumento político na luta pela volta do país ao Estado de Direito. Indiscutível a sua importância na redemocratização do Brasil. Com a morte de Tancredo Neves e a subida de Sarney à presidência da república a coisa começou a mudar...Na presidência, Sarney tentou o tempo todo evitar a liderança natural de Ulisses Guimarães, o “Senhor Diretas Já!” Cinco anos boicotando o PMDB Autêntico e colocando no partido o seu pessoal, ou seja, a “turma da pesada” que sempre o acompanha, conseguiu minar de vez o partido. Agora, sob a liderança desses dois peemedebistas autênticos , “Os Rebeldes do PMDB”, Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon, renascem as esperanças de recuperação do partido para a grande batalha que será a luta da sociedade organizada por uma Constituinte que promova as reformas necessárias. (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Falar na luta pelas “Diretas Já” é uma benção! Lembrar das lideranças de Franco Montoro e Ulisses Guimarães. O país todo mobilizado a caminho da democratização. Tudo pronto com a eleição de Tancredo Neves e, daí, o grande azar: o Sarney “ganhou” a presidência e começou a fazer o que fez a vida toda: boicotar os democratas e a ajudar o seu “grupinho...Deu no que deu...Conseguiu ficar 5 anos no “puder”, quase levou o país ao desastre econômico com seus planos cruzados e deixou o PMDB com a cara que ele tem hoje! É preciso mudar e se depender dos senadores Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon, ainda veremos o PMDB com a cara do “Manda Brasa”, com a cara e a força do antigo MDB. Eu acredito. O Brasil precisa. E esses malandros precisam ser postos para correr. Chega de picaretagem política! (bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

A manchete do jornal lembrando a vitória de Franco Montoro para governador e de Orestes Quércia para vice-governador, em 1982, também me fez lembrar dos candidatos que foram derrotados, o Reinaldo de Barros como candidato a governador e o Guilherme Afif Domingos como candidato a vice-governador, eram os candidatos de Paulo Maluf... Tem um ditado (de uma transportadora de mudanças) antigo que diz “o mundo gira e a Lusitana roda...” E é mesmo: hoje, o Guilherme Afif Domingos foi eleito como vice-governador do Geraldo Alkmin, indicação do José Serra,em 2011. O que será que mudou? A oposição autêntica ou “não era bem assim...” Estamos “de olho” nessa gente. A pasteurização político-partidária neste país é geral. Não se sabe mais quem era certo ou quem é certo agora... (jair.castro66@yahoo.com.br)

Postar um comentário