maio 10, 2011

A VIDA NÃO É BRINCADEIRA...

“A vida não usa borrachas nem escreve a lápis, com linha fácil de apagar. Não há lugar para emendar, voltar atrás, retirar o que se fez, retocar aqui e ali. Há lugar, sim, para ser criativo, improvisar, começar de novo a partir do ponto em que se está, aproveitar as linhas já escritas e dar-lhes um novo contorno...” Carlos Lacerda

É o que temos feito. Reiteradamente. Insistentemente. Procurando dar um novo contorno, mas seguindo com criatividade a busca constante do rumo desejado. Nesta vida não há espaço para os dúbios, os fracos, os falsetas e os homens espoletas... A busca é reiterada e cansativa, mas vale pelo resultado alcançado. Temos insistido na necessidade de mobilização da intelligentzia brasileira, do núcleo pensante de nossa sociedade civil para que o Brasil possa, através da sociedade organizada, convocar uma CONSTITUINTE para a realização das reformas necessárias, a começar pela reforma política – a mãe de todas as reformas!

E quando se fala em sociedade civil, estamos falando das entidades representativas da sociedade brasileira que precisam ser incorporadas nessa mobilização: a OAB, a CNBB, ABI, As. dos Magistrados, As. do Ministério Público, a Maçonaria, os Clubes de Serviço (Rotary, Lions), os Órgãos Estudantis (já que a UNE, há anos, está inerte e atrelada ao Governo), Sindicatos Independentes, a Imprensa livre, as ONGs que lutam pela construção da Democracia e – principalmente, que a REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO (telefonia celular, os blogs, o facebook, o Twitter, os jornais online, etc.), viabilizem a implantação do pleno Estado de Direito e a libertação da população brasileira, oprimida e enganada, enfim, que todas as forças representativas da sociedade civil, unidas, lutem por uma Constituinte Já!

E sempre é preciso REPETIR o que se entende por ELITE. E será que a elite brasileira, a intelligentzia brasileira está ciente de seu papel histórico e de suas responsabilidades?E para que os apressadinhos de sempre não torçam o nariz para a simples citação da palavra ELITE vamos, mais uma vez, buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: de que elite é a vanguarda, é o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário é o Antonio Ermírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.





Revolução Cultural –Anos 60/Frente Ampla/Carlos Lacerda/leia aqui

Mas é preciso ter os pés no chão. Ter a exata visão do cenário nacional. O polêmico e brilhante jornalista e político brasileiro, Carlos Lacerda, nos deixou o seu entendimento sobre a elite brasileira:
"A única dificuldade que encontro para formar um grande partido é a mesma que todos encontram para formar um grande governo. Enquanto o Brasil esticava, a sua elite dirigente encolheu. Existe, mas insuficiente. O povo está melhor do que a sua elite? Penso que sim. Mas o que é certo é que a elite residual não entende mais o Brasil, estou a dizer, não o conhece mais. E a elite nascente não é elite, é uma sofisticação, uma improvisação... A elite se desqualifica culturalmente. Há uma desordem nas idéias e um correspondente tumulto nas ambições que põem em perigo já não apenas a democracia brasileira, mas o próprio País em suas características, em sua personalidade nacional".

Ele está certo. Basta ver a passividade dos nossos partidos e dos nossos parlamentares... Lacerda afirma, com razão, que “...o Brasil ainda é atrasado demais para pretender ser uma democracia adiantada. Mas é um país adiantado demais para se conformar a viver sob tutela. É melhor ter a democracia atrasada e melhorá-la do que não a ter, e não a melhorar.” E sobre a mobilização do povo, arremata: “penso que o povo brasileiro tomou consciência das coisas boas da vida. Acho que a grande maioria do meu povo está ansiosa para participar desse banquete da vida. É por isso que eu penso que a luta de classes não terá sucesso no Brasil, que a revolução social tornou-se um anacronismo e que há uma revolução tecnológica. A tecnologia fará por nós o que Karl Marx queria fazer para o mundo.”



O mais importante discurso do maior Orador do Brasil/veja vídeo aqui

Com uma visão que só a experiência e a cidadania proporciona, Lacerda afirma que “a grande batalha do Brasil é contra a miséria, contra o seu atraso, contra o desperdício de oportunidades, de energias, de recursos e de vida. O nosso amor, devemos concentrá-lo nisso e não no culto a este ou àquele herói.”
E completa com sua perfeita visão sobre o nosso povo: “como é hoje esse fundo de cultura ameríndio e africano sobre o qual se forma a civilização mestiça tropical de que somos, no Brasil, a primeira e grande demonstração... Por isto, o Brasil entrará no século XXI como um novo fator da civilização mundial, capaz de absorver toda novidade porque não tem muito lastro a retê-lo senão o medo do seu próprio destino.”



Pensamentos de Carlos Lacerda/leia aqui

Foi proposital a busca do pensamento de Carlos Lacerda para a motivação de todos na busca das reformas necessárias. Já não está entre nós e deixou – acima das polêmicas sobre ele – a certeza de quem não passou pela vida na omissão e no comodismo. E mais: o povo, mais do que a elite, está pronto para ser mobilizado para a construção da Democracia no país. E com a autoridade moral de quem, em 1935, após ser o orador oficial do Manifesto Comunista da Aliança Nacional Libertadora, como porta-voz do líder Luiz Carlos Prestes – transformando-se na grande promessa jovem do movimento comunista ! – bastava que continuasse atrelado ao cabresto rígido e castrador do Partidão, que teria futuro...Bastava, em 1964, após a vitória do Movimento Militar, do qual era o maior líder civil e candidato a Presidente da República, em 1966, que continuasse engajado ao esquema que dia a dia se distanciava dos compromissos iniciais, para que tivesse um futuro melhor.

Partiu para a formação da Frente Ampla pelo restabelecimento da Democracia no país. Aliou-se a Juscelino Kubistchek e João Goulart. Foi cassado pelos militares. E os três faleceram de modo a não convencer o país de que, por traz de tudo, não houvesse uma grande conspiração reacionária...

RESUMINDO: apesar da ausência de Estadistas e de partidos políticos fortes e definidos, o povo brasileiro está evoluindo apesar de tudo...E está pronto para atender e entender uma mobilização da sociedade organizada para a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte! Será o Brasil com sua civilização mestiça tropical entrando no século XXI como UM NOVO E IMPORTANTE FATOR DA CIVILIZAÇÃO MUNDIAL!!!

Obs.: Ler em textos anteriores, os artigos “A Intelligentzia Brasileira”, 27/01/2011; “Regime Parlamentarista”, 30/01/2011; “A Revolução da Informação”, 27/02/2011; "Desconstrução de Certezas”, 12/04/2011.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ufa! Haja fôlego! Mas o recado foi dado e está muito claro. Será a própria população que se organizará e partirá para as mudanças necessárias. É o que está acontecendo no mundo árabe e africano. Tunísia, Líbia, Iêmen, Egito, Síria, Irã e muitos mais. Qual Ditadura ainda não foi desmontada? Não foi?!? Pois, será!!! Não tem erro: um a um cairão esses exploradores do povo e ladrões do dinheiro público (porque TODOS tem fortuna incalculável no Exterior). E por quê no Brasil seria diferente? Será que os Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, João Paulo Cunha, Delúbio Soares, José Dirceu, José Genuíno e a “tchurma” toda conseguirão “brecar” a onda de conscientização e moralidade que está varrendo o mundo?!? Essa é uma das grandes vitória da REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO. A população mundial está tomando conhecimento do que é certo e do que é errado. Isso há de chegar no Brasil! Vamos confiar! Avante! Avante Brasil!!! (carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Se Carlos Lacerda fosse vivo e ainda atuante na política, como senador ou deputado federal, o famoso “mensalão” não iria acabar como acabou. Vergonha nacional! O Lula teria sido posto para fora, “impeachment” nele!!! O Collor por muito, muito pouco mesmo, caiu...E os malandros, deputados, dirigentes do PT iriam todos pro xilindró. Por aí se vê como o Brasil está “precisado” de homens como Carlos Lacerda. Agora só tem “bundão”, ou esse pessoal de “salto alto” do PSDB. O único que “brigava” no Senado Federal era o Senador Arthur Virgílio que o Lula cercou por todos os lados e conseguiu que El fosse derrotado nas eleições de 2010. Esse é o Brasil que está aí! Dona Dilma presidente da república, dá pra engolir essa? Nem que ela vá mais ou menos, será sempre uma despreparada para o exercício de cargo tão importante. É certo o que dizem que o Brasil anda APESAR dos seus dirigentes. E é verdade. Tivemos 8 anos de Lula passeando pelo mundo afora e o vice internado em UTI de hospital e o Brasil caminhou sozinho... Agora, é preciso por fim nisso tudo e aproveitar essa “onda democrática” que está varrendo as coisas erradas pelo mundo afora e por ordem aqui na Pátria Amada. Salve, salve! Vamos por a “canalhada” pra correr. Chega de ser o país do futuro! Chega de incompetentes e ladrões! (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Prezado Armando, gostei muito de seu artigo. Embora nunca ter me simpatizado muito com o Carlos Lacerda, talvez por causa daquele negócio de ter mandado jogar mendigos no rio, que não sei se foi verdade. Mas o que você transcreveu dito por ele, achei fantástico.
Mando-lhe meu artigo (não sei se leu) publicado no Diário da Serra, há um mês atrás. Recebi críticas por ele, até de quem menos esperava. Como trata de assunto similar, gostaria de saber sua opinião.
Abraços, Sebastião.
jspmendes@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Armando Moraes,
Estela Dias comentou seu link.
Estela escreveu: "Amigo, adoro comentar, mais estou tão brava e revoltada, que se abro o meu vocabulario, ainda vou presa... Estou estarrecida com o descaso, ter que assinar o papel de idiota é demais não acha? E ainda pagar alto, viu o caso da alimentação nas escolas municipais e estaduais, criança com fome, Meu Deus não estou aguentando. E o desvio doação Rio que foi embolsada ah! Não aguento, ninguem faz nada!!!!!!!!!!!!!!!"

Veja o histórico de comentários

Responda a este e-mail para comentar esse link.

Obrigada,
A equipe do Facebook

requeri disse...

era outro brasil.
carlos lacerda ainda mobiliza a população do rio e, claro!!! do brasil. ele não é unanimidade, aliás, sempre esteve muito afastado disso. nas campanhas eleitorais, nos debates, lacerda ainda é referenciado como exemplo positivo e negativo.
essa contradição se faz presente, por exemplo, quando se fala em educação. sua principal ação limitou-se a construir novos prédios no rio de janeiro. isso, apenas isso, não significava alguma mudança de porte, de qualidade, no que se refere a educação.
mas o brasil era diferente, e o lacerda era um obstinado profissional.
lacerda tinha nome bonito, carlos frederico werneck de lacerda e era uma das figuras mais marcantes da vida nacional. envolveu-se em imbroglios com amigos e inimigos.
e sabia que o que dizia, podia espantar as pessoas ao seu redor, mas não deixava de falar. essa era, na minha opinião, a sua melhor qualidade.
ele disse um dia: coleciono inimigos também. sempre pronto a me livrar deles, transformando-os em amigos. é natural, pois, que alguns amigos, às vezes, se
transformam em inimigos, como compensação.

fugi do texto??? não, apenas me empolguei.

é isso.

Postar um comentário