junho 12, 2011

O Auto-Retrato (O homem escreve o que é)

E o homem começou a falar. Claro que como resultado de ser animal inteligente e social. Pensando – único animal pensante – pôde, igualmente, transmitir seus pensamentos, através de sons convencionais, e de outros sinais, igualmente convencionais.

A literatura desde os tempos primitivos é uma forma de o ser humano transmitir suas experiências, seus conhecimentos, sua vivência, enfim, tudo aquilo que pode conhecer e sentir. A prosa e a poesia foram processos de que se utilizou para levar aos seus semelhantes aquilo que, em seu sentimento e o seu cérebro, era digno de ser conhecido pelos outros.

O homem é o que é. O que ele é. Se é sonhador, um vidente, o vate, como diziam os latinos – vaticinador, profeta, em português, torna-se poeta. Se transmite seu raciocínio, sua lógica, é prosador. Se é capaz de dramatizar, no sentido grego da palavra, isto é, se é capaz de dar movimento à ação, então é dramaturgo.


“O Pensador”, de Auguste Rodin (1840 – 1917).
A escultura foi criada inicialmente para ficar sobre "A Porta do Inferno"

Em todos os tempos, admiramos os homens geniais, capazes de transmitir seu “pathos” aos ouvintes ou leitores. Desde Homero, até aos mais modernos escritores, os homens geniais são respeitados, admirados, queridos e, mesmo, amados.

Todos esses pensamentos nos vêem à mente nos dias presentes, quando as autoridades do setor educacional cometem e admitem tantos erros e tantas leviandades. O homem almeja evoluir. Quem não tem educação, quer ter. Degrau a degrau, o ser humano almeja chegar, ele e os seus, ao nível de igualdade com os seus semelhantes. Ou não é isso o que prega a nossa Constituição? Que todos são iguais e com direitos iguais. Mas ao ensinar errado a língua que se fala, o governo está condenando as novas gerações a ficarem sempre um degrau abaixo, inferiorizadas. Uma geração medíocre!

Educação: “apartheid” cultural ! / leia aqui

Ensinar errado é certo?/leia aqui

Boneca na mochila!/leia aqui

Com o pretexto de consolidar “o jeito que o povo fala”, o educador formado na filosofia marxista objetiva, tão somente, “desconstruir” a sociedade para, depois, “implantar” a “verdadeira sociedade socialista”... Ora, Sr Ministro e “Pedagogos do Atraso”: vão fazer experiência às suas custas e com o seu pessoal engajado. Não com o dinheiro do brasileiro! Deixe o brasileiro crescer, evoluir.

A literatura é sempre uma expressão da sociedade, já afirmava o velho De Bonadi. Do íntimo e da formação de cada um é que surgem as obras nos campos da literatura e do teatro: cada um faz, em sua obra, o auto-retrato que merece...

E o brasileiro merece o melhor auto-retrato! Merece a melhor educação, sem erros grosseiros de linguagem e sem picaretagem política!

5 comentários:

Anônimo disse...

Fala sério...Esse pessoal está de brincadeira. Tudo é tão absurdo que nem precisaria do exemplo comparativo entre o Brasil e a Coréia do Sul. O povo SEMPRE quer melhorar a sua cultura e tem orgulho quando aprende as coisas. Quem gosta de pobreza e miséria são esses intelectuais “fajutos”. O brasileiro mais pobre quer falar em igualdade com o de classe média e com o rico. Manter o povo “atrasado” é manobra de regimes autoritários. E o grande exemplo vem dos povos árabes que foram mantidos por décadas na ignorância, totalmente subjugados pelos Ditadores de plantão. Na maioria dos casos “esse buraco negro cultural e de informações gerais” durou de 3 a 4 décadas!!! Só com a REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO” é que passaram a conhecer como vivem os outros povos e quais são os seus direitos (via internet: facebook, orkut, twiter, redes sociais, TV online, etc.). E vem esses “burocratas parasitas” que só conseguem vender seus “livros” para o governo popular, querendo manter a “massa de manobra” com seus erros e impedindo a sua evolução. Vá de retro satanás!!! (p.gomes27@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Como “sofredor” da área educacional, tenho acompanhado a “triste realidade” da Educação Brasileira. Indispensável para a política educacional nos próximos 20 anos, o PNE – Plano Nacional de Educação está no Congresso Nacional e está parado! PARADO! O MEC tem demonstrado reiteradamente o seu desinteresse pelo assunto e, por tabela, conclui-se que a presidência da república, também. E o PNE estipula as diretrizes e as metas a serem atingidas até 2020, ou seja, determina a valorização profissional do professor, notadamente do ensino básico que se encontra em situação gravíssima, enfim, procura destinar recursos suficientes (inclusive do pré-sal) para a Educação, atingindo 7% do PIB. Já tendo recebido cerca de 3 mil emendas na Câmara dos Deputados, está parado. Se isso não bastasse, toda a imprensa vem denunciando que os erros do MEC não se limitam ao desinteresse pelo PNE ou pelos erros de português nos livros distribuídos para mais de 4 mil escolas...Existem falhas nos contratos do MEC que chegam à cifra de 200 milhões! As duas últimas realizações do Enem, com as falhas na impressão e o vazamento de itens da prova; o chamado “kit-gay”, que é o kit anti-homofobia recolhido por determinação da presidente Dilma; uma coleção completa de livros destinados às escolas rurais com erros graves (ex.: 10 – 7 = 4)!!!!!
E o “trapalhão” do Ministro da Educação, Fernando Haddad, continua firme no posto. Sem formação específica, só especialista no estudo do Império Soviético que nem existe mais. Ele precisa responder perante a Justiça por toda essa incompetência. É vital para o país a educação de seu povo. Não pode um QI (protegido do Lula) permanecer impune. Já perdeu toda credibilidade. Agora é hora de prestar contas e...rua!!! Ou teremos que sair às ruas como os bombeiros (com salário de fome) do Rio? Ou teremos que EXIGIR competência e honestidade na gestão de tão importante setor, que é o educacional???
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

No Blog do Pedro Marangoni, encontrei um texto referente Fernando Pessoa: “Fernando Pessoa, 123 anos, atualíssimo...” Com coragem o blogueiro coloca a posição do grande vate português: “Fernando Pessoa nasceu em 13 de Junho de 1888, aniversaria hoje. Um dos maiores, senão o maior poeta da língua portuguesa e como homem de inteligência superior, anti comunista. Ele mesmo em uma espécie de ficha pessoal escreveu: Posição social: Anti-comunista e anti-socialista. (na grafia original, com hífen ,sem interferência de sábios brasileiros). Por sorte não conheceu o Brasil de hoje, nossa esquerda no poder e suas agressões ao idioma que tanto enriqueceu. Também como ser humano soube olhar a podre sociedade de fora para dentro e seus atores, nos transmitindo uma lição válida até os dias atuais no Poema em linha reta (veja o poema completo no blog citado). Leia, medite, olhe ao seu redor e sorria...” Acho que ele está certíssimo: chega de proselitismo na educação, chega de incompetência, chega de atuação política irresponsável e desonesta! O Brasil não merece passar por isso. Acorda DILMA! (carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
João comentou a notícia O Auto-Retrato (O homem escreve o que é).

Comentário:
Delmanto!

Quando se tem o DOM da palavra, da escrita, do conhecimento, o homem poderá escrever o que realmente é.
O que não pode acontecer é ser pretensioso, tentar enganar a si próprio pela própria ignorância, e enganar uma Nação, sem ao menos saber a que veio, e o que vai fazer, porque tudo isto só nos leva a crer que é um daqueles Q.I.s que são postulados no governo e que acalancram o país.

Portanto meu amigo, da próxima vez, faça um AUTO RETRATO DO GOVERNO ( o governo escreve o que é) e assim você como um pensante, como um dramaturgo, como um poeta, como uma pessoa que DEUS deu o DOM DO SABER, poderá descrever e escrever com algumas palavras ( o governo escreve o que é).

João Bosco

requeri disse...

tenho absoluta convicção de que a cultura pessoal, particularmente a leitura é transformadora. sem cultura, não existe a capacidade do entendimento de qualquer situação, por mais corriqueira que seja.
a cultura conquistada através da boa leitura aciona em nosso cérebro um mecanismo de defesa que nos impede de acreditar em falácias, ativa o senso crítico, nos dá independência, nos torna capazes de avaliar, resolver adversidades e, acima de tudo, nos torna livres. o aculturamento através da leitura está em desuso e isto me parece assustador.

sou assim e no dia que manifestei esta teoria, fui elogiada por um grande amigo e escritor matogrossensse.

disse ele:
tá muito bom!
eu sempre defendi essa teoria, a cultura é a unica responsável pela nossa liberdade de pensamento.
vc é uma filósofa.


quem impede que os jovens tenham possibilidade de ler textos corretos, limpos, bem escritos, não merece credibilidade ou confiança. merece arder no mármore do inferno.

é isso.

Postar um comentário