agosto 12, 2011

ARTHUR VIRGÍLIO: GUERREIRO DA DEMOCRACIA!


Já faz algum tempo que quero falar sobre o ex-senador Arthur Virgílio. Líder do PSDB no Senado Federal, foi o maior opositor do ex-presidente Luís Ignácio Lula da Silva e do PT, durante os 8 anos dos seus dois mandatos. Foi um guerreiro corajoso. No escândalo do “Mensalão”, era a voz abalizada do partido a fazer colocações acertadas na cobrança da cidadania e da punição dos culpados. Juntamente com os ex-senadores Marco Maciel e Mão Branca teria sido objeto de vingativo projeto político de Lula nas eleições de 2010: IMPEDIR que esses três líderes da oposição conseguissem a reeleição. Essa batalha, Lula ganhou...Já o futuro...

E justamente nestes dias de grande ebulição econômica no mundo todo, com o Brasil ainda distante das mínimas providências de corte de despesas e adequação a esse momento difícil, o ex-senador nos traz a sua análise competente da realidade econômica por que passa o Brasil e do perigo que é a postergação de medidas firmes e decididas de contenção do gasto público. Seu trabalho merece ser lido, discutido e divulgado!

Artigo de Arthur Virgílio sobre a Crise Financeira/Blog do Noblat/ leia aqui

Arthur Virgílio descende de família tradicionalmente ligada à área jurídica. Seu avô, Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro pertenceu também à Academia Amazonense de Letras. Seu pai, Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, também advogado, foi deputado estadual, secretário de estado, deputado federal e senador. Como Deputado Federal, durante o governo de Jânio Quadros, mesmo sendo de oposição, apoiou a política externa do Governo Jânio Quadros, sustentando os princípios de autodeterminação, não-intervenção e não-alinhamento do Brasil nas disputas entre os blocos hegemônicos internacionais. Já no Governo Goulart, em novembro de 1961, apoiou o reatamento das relações diplomáticas com a União Soviética, rompidas em 1947, e a Emenda Constitucional nº 5, que ampliou a participação dos municípios na renda tributária nacional.



Uma de suas principais batalhas de seu pai, como Deputado Federal, foi pela criação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Com a aprovação do seu projeto de lei, a quase centenária Universidade Livre de Manaos – primeira instituição de ensino superior do País – transformou-se em Universidade Federal. Em fevereiro de 2009, a Ufam, pelo Reitor Hidembergue Frota e pelo seu Conselho de Administração homenageou seu criador dando o nome de Arthur Virgílio Filho ao seu campus universitário. O Regime Militar não permitira que se lhe fizesse esse reconhecimento.



E o ex-Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, seguiu a vocação da família. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro , onde foi o orador do Centro Acadêmico e, em 1976 ingressou, por concurso, no Instituto Rio Branco. Diplomata do Itamaraty, também seguindo a vocação da família, elegeu-se Deputado Federal (PMDB) em 1982, Prefeito de Manaus (PSB) em 1986, seria líder do presidente FHC e ocuparia o cargo de Ministro-Chefe da Secretária Geral da Presidência. Como Senador do PSDB, partido que ajudou a fundar, seria seu líder no Senado Federal, com um desempenho elogiado pela imprensa, sendo o maior artífice da queda da CPMF. Durante os 8 anos de Lula e do PT, representou uma oposição consciente mas enérgica.

Homenagem ao diplomata e ex-Senador Arthur Virgílio Neto/ leia aqui

No momento, sou diplomata/Tenho Planos/ leia aqui

Hoje, a história continua: seu filho, Arthur Virgílio Bisneto é deputado estadual no Estado do Amazonas e o retorno do ex-senador Arthur Virgílio Neto é aguardado por todos que acompanham a política nacional e tenham esperança de mais firmeza e determinação da classe política brasileira!
Deixou, com certeza, sua marca de guerreiro da democracia!



8 comentários:

Anônimo disse...

Boa, Delmanto, isso bate com o que eu penso. A política é importante e deveria ser objeto de discussão em família. Assim como temos exemplo ruins, temos exemplos de famílias que se dedicam à política com honra e cidadania. E a tradição de passar de pai para filho é o que todos nós, pais, procuramos fazer ao transmitir aos nossos filhos a importância de uma vida dentro das normas e que é possível vencer sendo honesto e determinado. Acompanhei os debates no Senado Federal durante o escândalo do mensalão e vi a atuação firme e constante do Senador Arthur Virgílio.Que orador brilhante! E não cometia abusos, como às vezes acontece com políticos destemperados. Quando o Brasil está vivenda essa avalanche de denúncias de corrupção, que falta que faz um político do nível de Arthur Virgílio! Não se houve uma palavra da oposição e o ex-presidente Fernando Henrique me vem com aquele artigo no Estadão aconselhando a presidente Dilma a ser leniente com a corrupção, pelo amor de Deus! Era melhor ficar quieto...Hoje, é que estão vendo, os verdadeiros oposicionistas, a falta que faz no parlamento brasileiro homens como o ex-senador. (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Diplomata e político, é fácil?!? Quem via a atuação do Senador Arthur Virgílio na tribuna ficava orgulhoso do Brasil ter homens públicos como ele. E vi, pela TV Senado, ele votando e apoiando assuntos de interesse da Nação, sem qualquer ranço contra o Governo Federal. Ele sempre sabia separar as coisas, nunca radicaliza sem fundamento.
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, o ex-senador Arthur Virgílio Neto foi homenageado pelo PSDB do Amazonas. Uma bela homenagem e imaginem o orgulho e a emoção que sentiu ao ver seu filho, deputado Arthur Bisneto, presente na homenagem! O Arthur Bisneto está seguindo os passos da família na política. Age com competência e prudência, sem perder a “ternura jamais!”... É uma família que honra o Estado do Amazonas e a República do Brasil. Quando vemos o “clã do Sarney” a comprometer a crença no futuro do país é preciso conhecer e divulgar exemplos como os da família Arthur Virgílio a honrar a cidadania e a prática positiva da política. (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
M@riv@n comentou a notícia ARTHUR VIRGÍLIO: GUERREIRO DA DEMOCRACIA!.

Comentário:
Quanto malabarismo para tentar o esconder o óbvio: se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão!
Claro que houve um grande acordo. Os parlamentares são espertos, muito espertos. Uma guerra de denúncias seria uma guerra fratricida. Acreditem, senhores, o Senado é uma confraria.

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=arthur-virgilio-guerreiro-da-democracia&c=1326908

João Bosco Guimaraes Mafra disse...

Olá, Delmanto,
Existe um exemplo fiel de destes casos na política brasileira.
Meu irmão foi exilado junto com os ex-Pres., ex-Gov., ex-Mario Covas etc. quando retornou a São Paulo, Foi convocado para assumir uma posição em um Orgão Público de muita importância aqui em São Paulo.
Sempre ligado ao PMDB e depois PSDB.
Hoje esta esquecido em seu sitio e ninguém mais lembra dele, sabe o porque? Ele era e é HONESTO de mais e não serve para certas maracutaia que acontecem no Congresso Nacional,
Vide caso de Arthur Virgílio.

João Bosco

Delmanto disse...

Acredito, João Bosco. A política tem dessas coisas injustas e que desanimam os idealistas. Mas com a internet, nós estamos aqui pra isso. Resgatar. Fazer justiça. Relembrar e assim, com certeza, possamos reescrever a história política deste país. Desenvolva esse resgate e conte comigo para levá-lo aos homens de bem, como o ex-senador Arthur Virgílio. Grande abraço. Delmanto.

Anônimo disse...

Delmanto, é a persistência, a presença constante na tribuna, os argumentos trabalhados e pesquisados, o debate inteligente, tudo isso é que construiu a imagem de homem público do senador Arthur Virgílio. Porque o senador Aloísio Nunes não abre a boca e não tem destaque? Porque é tão omisso quanto o senador Eduardo Suplicy? São Paulo está muito mal representado no Senado Federal e essa lembrança oportuna do trabalho político e da liderança carismática de Arthur Virgílio nos incentiva a pensar que ainda é possível reverter essa situação que tanto desmerece os paulistas. Temos o “casal” Suplicy, ou seja, NÃO temos voz a nos defender e temos, também, o Aloísio Nunes que, como sempre, está à espreita do que possa ser bom pra ele, afinal já conviveu e muito bem com Temer, Wagner Rossi... (carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Coraci Fernandes disse...

Sr. Delmanto, meu nome é Coraci Fernandes, sou jornalista e assessor do ex-senador Arthur Virgílio. O Arthur é leitor do seu Blog e me pediu para contactá-lo e verificar a possibilidade de publicar, semanalmente, em seu blog os artigos do ex-senador. Caso aceite, lhe enviarei semanalmente os artigos.
Por favor, me envie seus contatos para que possamos nos comunicar.
Abs. Coraci

Postar um comentário