agosto 31, 2011

Modelo neoliberal está falido e Oposição tem que ser Oposição!!!


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente Luís Ignácio Lula da Silva tem mais semelhanças do que se pensa. Não foram iguais apenas no contato prazeroso que tiveram – deslumbrados com o poder! – com muitos Ditadores. Também na política econômica, com o modelo neoliberal que adotaram – traindo as suas origens e roubando as bandeiras da direita mais atrasada! – para o país. Mas esse “modelito reacionário” se esgotou e está esgotando as perspectivas futuras do Brasil. A “Tribuna da Imprensa”, de 31/08/2011, nos traz importante e esclarecedor artigo do jornalista Carlos Chagas:

“A hora de mudar o modelo
Carlos Chagas
A ortodoxia econômica neoliberal ainda vai nos estrangular. Iniciada por Roberto Campos quando ministro do Planejamento do primeiro general-presidente, Castelo Branco, esse modelo alcançou o ponto alto no período de Fernando Henrique. Foi mantido pelo Lula e agora por Dilma Rousseff. A palavra de ordem é cortar gastos, mas onde?
Decidiu o governo derrotar a PEC-300, que estabelecia piso salarial para policiais militares e bombeiros. Também vetou reajustes para os aposentados que recebem mais do que o salário mínimo. Nem quer ouvir falar de vencimentos mais dignos para professores e médicos do serviço público. Além de engavetar a emenda 29, que regulamenta os recursos para a saúde.
Não seria mais fácil aumentar a taxação do lucro dos bancos? Ou cobrar imposto de renda do capital-motel que chega do exterior de tarde, passa a noite e vai embora de manhã? Que tal obrigar os investidores de fora a permancerem um ano no Brasil, aqui reinvestindo seus lucros? E o Imposto Sobre Grandes Fortunas, que foi para a gaveta? Taxar terras improdutivas seria boa solução, assim como a importação de produtos estrangeiros, em especial os supérfluos que vem da China. Pelo menos, acabar com os subsídios dados por diversos estados a esses produtos, via concessão de créditos do ICMS.
Estabelecer mecanismos para o retorno ao país de centenas de bilhões de dólares mandados ao exterior por especuladores e bandidos. Adianta muito pouco o ministro Guido Mantega tirar paliativos da cartola. O que se esgotou foi a estratégia responsável por mais uma crise mundial. O governo já reduz investimentos sociais. Logo estará criando novos impostos para o cidadão comum, reduzindo salários e aumentando o desemprego. Melhor seria mudar o modelo.
***
A CUT, ONDE ESTÁ A CUT?
No meio de perplexidades produzidas pela equipe econômica, indaga-se onde está a Central Única dos Trabalhadores, um dia constituída para defender os que vivem de salário. O Paulo Pereira da Silva ainda movimenta sua organização, a Força Sindical, mesmo cedendo sempre às exigências do palácio do Planalto, mas a CUT, pelo jeito, o gato comeu. Nenhuma campanha reivindicatória, nenhum protesto. Seria porque os trabalhadores estão felizes com a política restritiva do governo? Ou porque a liderança sindical esgotou-se, à maneira da pelegada que saiu sem deixar saudade, quando os militares entraram? A coisa nova, naqueles idos, foi a CUT. Agora, ficou velha”.



Agora, o ex-presidente FHC, sempre inoportuno, vem com a conversa “mole”, verdadeiro “hemhemhem”, oferecendo apoio à presidenta Dilma, com o apoio do Aécio Neves (que até ontem era o traíra do PSDB) e só não veio o Serra porque iria pegar muito mal...Agora dá pra entender porque não existiu OPOSIÇÃO nas eleições passadas para presidente. O PSDB, além de ficar em cima do muro, também amarelou.

NÃO, SENHOR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, OPOSIÇÃO TEM QUE FAZER OPOSIÇÃO. QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO SE ESTABELECE!!!

Acostumado, desde o início à convivência com o pessoal do antigo PSD, Fernando Henrique tem verdadeira admiração por esses políticos que seriam muito “espertos”... Os “nem contra nem a favor, muito pelo contrário...” E foi o que ele fez nos seus 8 anos de governo e FOI O QUE RECOMENDOU À PRESIDENTA DILMA!!!

O Lula, de sua parte e nos seus 8 anos, seguiu com redobrada dedicação esse modelo neoliberal que faz crescer, cada vez mais , a distância cruel entre ricos e pobres! E os banqueiros NUNCA ganharam tanto dinheiro! E adotou – graças ao Duda Mendonça! – o perfil do “Lulinha paz e amor”, convivendo (sem se lembrar dos “300 Picaretas do Congresso”) com todos e, para exemplificar, indo, na saída do governo, com o “companheiro” José Sarney , juntinhos, para São Bernardo do Campo...

Os 300 Picaretas do Congresso/ leia aqui

O bravo comunista de origem e político íntegro, que é o deputado federal Roberto Freire, presidente do PPS, disse que a “fala dos tucanos beira o adesismo” e deixou o seu protesto:


“O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), criticou nesta terça-feira (30) as declarações dos tucanos Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso sobre a faxina do governo da presidente Dilma Rousseff. O senador e o ex-presidente haviam dito que, se o governo quiser mesmo fazer a faxina para combater a corrupção nos órgãos da União, pode convergir com a oposição. Em nota, Freire afirma que a declaração dos tucanos "é um grave equívoco que beira ao adesismo". O deputado disse ainda que "oposição não convoca governo" e que "afirmações como essas [de FHC e Aécio] expõem a oposição ao ridículo, ao deboche do PT e ao desdém da presidente Dilma". Durante um evento em Belo Horizonte, na segunda-feira (29), FHC afirmou que uma aproximação do governo e da oposição em relação ao combate à corrupção não configuraria adesão. "Se quiser avançar mais, acho que é buscar a convergência. Isso não deve ser confundido com adesão, não pode ser. Nós temos pontos de vista diferentes em muitas matérias e vamos manter [esses] pontos de vista [diferentes]", disse FHC. O presidente do PPS lembrou que o PSDB foi chamado pelo então presidente Fernando Collor a colaborar com seu governo. "Se um governo precisar, ele é que chama a oposição e esta estuda a situação antes de tomar uma decisão", disse Freire. O deputado afirmou ainda na nota que a posição dos tucanos "no mínimo causam danos à oposição, desarma-a e arma o adversário". (Folha/30/08/2011)

RESUMINDO: Oposição TEM QUE FAZER OPOSIÇÃO. Quer ajudar o país (não aderir ao governo!), então faça uma oposição competente! Como nos países onde a Democracia já atingiu uma maior maturidade. Crie os Ministérios Paralelos, faça o acompanhamento dos projetos, apresente publicamente as suas soluções para os problemas, critique porque a crítica justa e objetiva só ajuda o governante, enfim, SEJA OPOSIÇÃO!!!

Não tendo sido bom governante, com as privatizações “sem controle de qualidade” e nem conseguindo eleger seu sucessor, SAIBA, AGORA, SER UMA OPOSIÇÃO DIGNA E ATUANTE e...chega de HEMHEMHEM!!!

5 comentários:

Delmanto disse...

É importante reforçar o que foi dito. Todos os brasileiros tem o dever de ajudar o Presidente da República a bem governar o Brasil. Não se discute isso! O que não se pode confundir é o papel da oposição – extremamente importante para o país e para o Presidente da República! – com o adesismo descarado ao presidente temporário do país!
A OPOSIÇÃO tem papel fundamental no norteamento da ação governamental e na colocação explícita de seus pontos de vista à população. Ou seja, se ela realizar uma oposição competente, acompanhando os trabalhos dos órgãos governamentais, passo a passo, colocando sempre, em paralelo e em tempo oportuno, os seus posicionamentos e as soluções que poderia apresentar para os problemas, ela estará cumprindo bem o seu papel cívico.
RESUMINDO: Presidente tem que GOVERNAR e a Oposição tem que fazer OPOSIÇÃO!
Simples assim.
Durante a campanha para as eleições presidenciais, o candidato Serra “tentou” colar a sua candidatura à imagem popular de Lula. Ouviu o que não queria:o Lula declarou “que o Serra finge que me ama...” Não fizeram oposição e, por isso e sem opção, a população elegeu a candidata de quem estava com índice de aprovação bom.
Começa o Governo Dilma e não se vê uma proposta da Oposição, não se vê, sequer, o trabalho rotineiro do que seria ou deveria ser uma OPOSIÇÃO!
Com todo respeito, ex-presidente FHC, tome tento!
Faça OPOSIÇÃO com dedicação, competência e idealismo e estará ajudando – e muito! – a presidenta Dilma e o Brasil.

Anônimo disse...

Olha, Delmanto, esse post está fazenda justiça a atuação sempre coerente e de alto nível do Deputado Roberto Freire. Em várias oportunidades e nos momentos mais críticos da vida política nacional, Roberto Freire tem sempre uma palavra segura e orientadora que nos faz acreditar na classe política. Desde o início da redemocratização do país, ele nunca compactuou com posições que denigrem a imagem política do Brasil. Muito bom. Parodiando o Lula, seria bom que o país tivesse 300 DEPUTADOS FEDERAIS COMO O ROBERTO FREIRE!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Assino embaixo do que falou e fala o companheiro Roberto Freire. E quanto ao sociólogo e ex-presidente da república fica a minha decepção. Qual é a sua? Durante os dois mandatos do Lula, ele não fez uma oposição devida, não apresentou nenhum projeto alternativo para o Governo da República. E recentemente recomendou à Dilma que fosse leniente com os malfeitos. Salve Roberto Freire.Proteste com a sua sabedoria, mesmo quando é para repreender aliados. Saiba que a população o tem em alta estima. (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

requeri disse...

que bom!!! posso falar de amor, em meio a tanta feiura. sempre q há oportunidade, voto no guapo roberto freire.

é isso.

Anônimo disse...

Delmanto, já estamos indo para 17 anos de uma política medíocre que impede o país de fazer as tão sonhadas reformas. Na economia é neoliberal com a maior “cara de pau” e na política externa o deslumbramento dos “carentes sociais” (FHC e Lula) encantados com as viagens e as mordomias que elas proporcionam. E veja que esse “deslumbramento” atinge tanto o sociólogo quanto o torneiro mecânico. Tivemos excelentes presidentes que não viajaram para o exterior: Getúlio Vargas é o grande exemplo e é impossível comparar esses dois citados com Vargas, mesmo sendo caudilho e feito muito mal à formação democrática do Brasil, mas trouxe avanços importantíssimos para a classe operária e para as mulheres, além de ter dado início à industrialização do país a nível nacional. Agora, a coisa tem que mudar e se a presidente Dilma estiver “sintonizada” com a sociedade brasileira, ela vai fazer o seu próprio caminho, longe dos dois ex-presidentes que falharam na missão de alavancar o futuro do país, com uma Constituinte para as reformas necessárias (política, tributária, eleitoral, previdenciária, etc.) Tudo ainda por fazer!
(haroldo-leao@hotmail.com)

Postar um comentário