outubro 06, 2011

Na Bulgária é Dilma Família!


“Dilma é dama de ferro global e social”
(mídia búlgara)

Essa viagem internacional da presidenta Dilma Roussef nos mostra, de forma positiva, o perfil do Brasil representado no exterior. Já esteve na ONU, em Nova York. Agora, na Comunidade Européia e numa viagem de trabalho, mas também pessoal à Bulgária.

Os brasileiros já estavam acostumados com as infindáveis viagens internacionais ocorridas nestes 16 anos: primeiro com FHC e depois com Lula. Em cada viagem, era uma exibição de vaidades incontrolável: quer seja pelo jeito de olhar para os fotógrafos, quer seja pela expressão facial, tanto FHC quanto Lula, mostravam, repetidas vezes, o quanto estavam deslumbrados e narcisisticamente satisfeitos...

Quanta diferença! É a primeira observação. Desde a abertura da Assembléia Geral da ONU – pela primeira vez feita por uma mulher! – aos encontros com Obama e outros presidentes presentes ao evento em Nova York. Sempre discreta, altiva, elegante e muito representativa do Brasil. É isso: postura executiva de quem está autoridade máxima do país que representa!

Na Europa, a mesma coisa. Só precisa tomar cuidado com o assessor “pacote fechado” que o Lula lhe deixou: Marco Aurélio Garcia. Se depender da influência dele, Dilma iria passar, como Lula, a fazer “bravatas” da esquerda mais festiva e inconseqüente...Ainda bem que influenciar a presidenta Dilma não é coisa fácil. Portanto, atenção!

Muito bem. Em Nova York, a presidenta Dilma foi saudada como “Dilma Dinamite”. Por sua fama de “durona” e por ter substituído 4 Ministros suspeitos de malfeitos na famosa FAXINA da Dilma. Já na Europa, com a mesma postura e sem deslumbramento, vamos conhecendo uma outra faceta da presidenta do Brasil: seu lado família.


(presidente búlgaro Gueorgui Parvarov entrega, a Ordem Stara Platina, a mais alta condecoração à presidenta Dilma)

Sim, porque tanto se falou da Dilma guerrilheira, da Executiva, da Dilma que dá broncas e pouco se falou da Dilma mãe, da Dilma filha, da Dilma família. E ela estava mandando os seus recados: em sua posse, desfilou em carro aberto com sua filha. Nas comemorações cívicas do 7 de Setembro, ficou um bom tempo com o neto Gabriel no colo. Alô, alô mídia, olhe o “FOCO”!!!

(encontro da presidenta Dilma com o povo búlgaro de Gabrovo)

Agora, em sua ida à Bulgária, terra de seu pai, estamos conhecendo a Dilma família. Com emoção, porque ninguém é ferro, mas com a mesma classe e postura. E é preciso destacar esses fatos. A presidenta Dilma, com sua visita à Bulgária, com essa volta às origens familiares, ela está REPRESENTANDO uma Nação que é a simbiose de muitos povos. Com essa atitude, ela está enchendo de orgulho os descendentes de italianos, de portugueses, de alemães, poloneses, de japoneses, enfim, de tantos brasileiros de hoje que carregam – como ela! – o orgulho da Pátria-Mãe de seus pais! Com essa atitude, a presidenta Dilma REPRESENTOU efetivamente a Nação Brasileira!

(uma rua de Gabrovo, cidade natal do pai de Dilma Roussef)

E suas palavras dizem tudo: “Estou feliz e emocionada por visitar a Bulgária. Desde o momento em que pisei nesta terra, me vejo rodeada de atos e expressões de carinho que me fazem sentir ligada a este país. Tudo é em memória do meu pai".
O lançamento do livro “ROUSSEFF”, escrito pelos jornalistas búlgaro Monchil Indjov e o brasileiro Jamil Chade, vai muito além da trajetória de Dilma: é a saga de duas famílias separadas por uma cortina de ferro durante a Guerra Fria - um drama que foi vivido por milhares de pessoas nessa época crucial da historia do século XX.



RESUMINDO: E volto a insistir: sempre discreta, altiva, elegante e muito representativa do Brasil. Parabéns presidenta Dilma! Valeu!!!


Obs.: Abaixo os links referentes à viagem da presidenta Dilma e – surpreendente! – o número de artigos, escritos neste blog, sobre ela ou sua atuação na Presidência da República.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olha, Delmanto, eu tenho sido um crítico do ex-presidente Lula. Sou professor e acho que ele cometeu um “estelionato eleitoral”. Já havia sido candidato a presidente por 3 vezes e havia perdido, na última tentativa ele contratou o tal de Duda Mendonça que criou a imagem do “Lulinha , paz e amor”! Ele não atacava ninguém e fazia o tipo bonzinho. Chegou à presidência e realmente foi outra pessoa. Nada de combate aos lucros vergonhosos dos bancos, nada de reformas políticas, ou seja, ele queria é o Poder e as suas benesses. Era contra o Plano Real, o PT votou contra, mas quando assumiram tomaram para si essa grande obra do ex-presidente Itamar Franco. O fato é que decepcionado, eu não quero nada com o Lula e o PT. Mas tenho que reconhecer uma grande ajuda que ele deu ao Brasil: indicar e eleger a presidenta Dilma. Que surpresa! Sem alarde, sem blá-blá-blá, sem grosseria ela está pondo a casa em ordem, inclusive se livrando da “bagulhada política” que o Lula lhe deixou.
Realmente, o Brasil está vivendo uma nova fase em sua vida institucional. E cada vez mais ela irá se distanciar do Lula, isto porque são pessoas completamente diferentes. A seriedade da presidenta Dilma está encantando a Nação Brasileira.
Obrigado, Lula...e tchau!!! (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

A primeira presidente da república do Brasil. A primeira mulher a abrir a Assembléia Geral da ONU. Dilma Rousseff representa a evolução da humanidade que dá espaço e credibilidade à atuação feminina nos mais variados setores. Sinceramente, não esperava que a Dilma fosse tão clara e direta no apoiamento que ela está dando à participação das mulheres em seu governo. Não é brincadeira. A presidente Dilma entendeu o papel histórico que lhe cabe. E esse papel é maior do que possíveis compromissos com o PT ou com o ex-presidente Lula. Ela, Dilma Rousseff, é a nova face do País! O seu desempenho à frente do maior cargo da República é que será decisivo para a sua consagração como a revelação da política brasileira. E ela tem sabido “ouvir” a voz das ruas! Isso é extremamente importante. Já se posicionou contra teses defendidas pelo PT, inclusive no último encontro. Sou Dilma e torço por seu sucesso e, por favor, mantendo o Lula e os “petralhas” longe da presidência. (carla.bueno2011@bol.com.br)

Delmanto disse...

Certos acontecimentos não são por acaso...O nosso post anterior é uma homenagem ao “Ano da Itália no Brasil (Momento Itália/Brasil), através da figura do Conde Francesco Matarazzo, o Maior Empreendedor do Século XX! Na época, também, o italiano mais rico do mundo...
E eu me recordo de que eu, também, como a presidenta Dilma e TODOS os descendentes de imigrantes, já fui à busca de minhas raízes européias. Fui para Castellabate (Província de Salerno/Itália) de onde imigrou meu avô em 1887. Lá encontrei a casa dos Delmanto, toda de pedra já abandonada e sem Delmantos (Del Manto, a ortografia original). Mas foi uma emoção muito grande. Conversei com conhecidos da família e obtive muitas informações. Meu filho, Marcelo, foi conhecer a região de Parma (origem da família de minha avó, no norte da Itália) e fez especialização na Universidade de Bolonha (através de concurso de bolsa de estudos), na área de Direito. E na Universidade de Bolonha também foi onde meu tio Aleixo (irmão de meu pai) fez sua especialização em Radiologia, há 70 anos atrás, ele que já tinha feito desde o primário ao colegial na cidade de Parma.
E por quê estou dizendo tudo isso?
Porque senti uma grande emoção ao reencontrar minhas raízes e de minha família. Agora , imaginem a emoção de um Conde Matarazzo e da presidenta Dilma...
O Conde Francesco Matarazzo, por coincidência, era também de Castellabate e a nossas famílias eram amigas. Então, quando fui na busca das minhas raízes, fiz questão de conhecer a casa dos Matarazzo, em Castellabate. O pai dele tinha sido médico e faleceu prematuramente e o Conde assumiu as responsabilidades da família até resolver imigrar para o Brasil. E na grande casa da família, a comunidade local mandou colocar uma placa alusiva à vida vitoriosa de Francesco Matarazzo e a sua sempre presente atenção para com aquela pequena cidade, ajudando na infra-estrutura, nas obras sociais e religiosas, enfim, se fazendo presente na “sua” comunidade. E ele ajudou também o país! Tanto assim, que recebeu o título de Conde do Rei da Itália. É um grande orgulho para todos os descendentes de italianos a vida e a obra do Conde Francesco Matarazzo.
Exatamente por isso é que estou acompanhando a visita da presidenta Dilma à Bulgária na busca de suas origens. Um gesto assim marca definitivamente uma pessoa. E tem a minha admiração.
Numa paralela à volta do Conde Matarazzo, a viagem da presidenta Dilma à Bulgária e à pequena cidade onde nasceu seu pai, Gabrovo, foi uma magnífica experiência. E experiência vitoriosa. A Bulgária está orgulhosa de ter uma descendente de búlgaro na presidência de uma nação pujante como o Brasil. Foi condecorada com a mais alta honraria , foi recebida festivamente, publicaram um livro sobre a sua vida e a vida de sua família. Na pequena cidade onde nasceu Pedro Rousseff (Páter), foi recebida entusiasticamente pela multidão. Vitória.
Este testemunho é para que todos os brasileiros, independentemente de filiação partidária, se orgulhem dessa brasileira de fibra, corajosa, discreta mas sempre firme, que tem sabido honrar o cargo que ocupa e bem representar a Pátria que tão bem acolheu seu pai no passado.

Anônimo disse...

CHHEEGGAAAA! Muito que bem, a Dona Dilma desempenhou bonitinho o seu papel, mas não pode entrar nessa de só VIAJAR,VIAJAR... É o mesmo esquema do FHC e do Lula. Pelo amor d’us! Pare com isso! O Brasil tem o Ministro das Relações Exteriores – que é chamado de Chanceler da República – ele é que tem que viajar, a PRESIDENTE tem que trabalhar aqui no Brasil, temos greves e muito mais... Visitou a terra do papai, tudo bem...Agora mãos à obra! Caía fora dessa assessoria “esquerda festiva” (Marco Aurélio Garcia) que não leva a nada. Na gestão do Lula, ele e o megalonanico (é como o Reinaldo Azevedo chama o Celso Amorim) só fizeram “caca”. Vamos TRABALHAR!!!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Agora o Brasil terá duas portas de entrada para a Comunidade Européia: via Portugal e via Bulgária. Sendo que através da Bulgária temos acesso direto ao Leste Europeu com uma produtividade muito grande e uma carência maior de parceiros comerciais. A presidente Dilma pode estar unindo o útil (relações comerciais) ao agradável (reencontro com suas raízes, com parentes e com o búlgaros de um modo geral). Está se saindo muito bem essa nossa presidente. Dá-lhe firme presidente Dilma! É por aí que o Brasil irá expandir as suas relações comerciais. Boa! (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Prezado Senhor,

Registramos o recebimento de sua mensagem. A Presidenta Dilma Rousseff agradece os comentários e sugestões.

Cordialmente,

Claudio Soares Rocha

Diretoria de Documentação Histórica(infoap@planalto.gov.br)

Postar um comentário