novembro 12, 2011

USP é prestigiada pela Presidente da República!


“A Universidade cria as elites. E a crise brasileira não é popular, mas das classes superiores; não é das massas, mas dos que devem dirigi-las e não se acham preparados, nem conjugados para lhes imprimir direção...São Paulo compreendeu isso e vai iniciar a grande marcha. A Universidade que estamos fundando, servida por especialistas eminentes, vai formar e disciplinar para a vida pública, para as necessidades de sua política e de sua ciência, a primeira geração homogênea, depois da República...” - Armando de Salles Oliveira -



E a USP foi criada por Armando de Salles Oliveira, através do Decreto Estadual nº 6.283, de 25/01/1934, tendo como seu primeiro Reitor, o prof. Reynaldo Porchat, da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. A nova Universidade era composta por cursos de direito, engenharia, medicina, artes e ciências humanas, contando também com Instituições reconhecidas pela sociedade científica, como o Instituto Biológico e o Instituto Butantã. A FFCL foi planejada para ser o centro da USP e teve sucesso porque para ela foram convidados vários profesores e cientistas estrangeiros. Verdadeira importação dos mais destacados cérebros das melhores Universidades Européias, especialmente da França, da Alemanha e da Itália. Os ensinamentos do Mestre Paul Bastide, por exemplo, na cátedra de Sociologia, nos deu uma plêiade de expoentes da Sociologia que vieram a formar gerações de brasileiros. Os professores Florestan Fernandes, Octávio Ianni, Oliveiros S. Ferreira e Fernando Henrique Cardoso representam o sucesso que foi a criação dessa importante Instituição Educacional Brasileira.

Esse pequeno histórico sobre a USP é necessário para mostrar a importância dessa universidade para o Brasil, eis que para cá acorrem os formandos, de todo o Brasil, em busca de especialização e complementação profissional. Tanto é assim que a USP foi a ÚNICA Universidade brasileira incluída entre as 100 melhores universidades do mundo. A ÚNICA! E entre as 100 melhores universidades da América Latina, a USP ocupa o PRIMEIRO LUGAR, sendo que nesta listagem mais 31 universidades brasileiras são pontuadas.


Assim, o simples ato de posse, do prof. Dr. Roberto Kalil, como Professor Titular do Departamento de Cardiopeumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo coroa todo esse histórico que fizemos. Mas o ato se reveste de especial importância pela presença inédita das mais altas autoridades presentes. Especial porque há poucos dias a USP foi palco de uma movimentação que apenas lhe diminui a importância, fruto de um pequeno grupo de universitários – verdadeiros heróis sem causa! – quando tudo se originou com a prisão de 3 estudantes fumando e portando maconha... Com certeza é uma minoria.

Funcionários da USP cumprimentam a presidenta Dilma


Mas a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff foi emblemática. Mesmo sendo cliente do Dr. Roberto Kalil, a sua presença, na companhia de tantas outras autoridades, desde o Governador Geraldo Alckmin, passando pelo Prefeito Gilberto Kassab e indo até a presença do ex-governador e ex-candidato à presidência da República, José Serra. Era o mundo político representado, suprapartidariamente, na posse do professor e profissional consagrado naquela que é a melhor e mais conceituada UNIVERSIDADE BRASILEIRA: A USP!

Com certeza, a presidenta Dilma deve saber da importância de seu ato. E saiba mais: São Paulo lhe agradece esse prestígio, pouco usual, à nossa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – a primeira universidade instalada do Brasil!




2 comentários:

Anônimo disse...

Uma reunião, um encontro acima dos partidos políticos. A USP, hoje, representa o que há de melhor no ensino e na ciência do Brasil. Daí a importância da presença da presidente da república em uma sessão solene de uma universidade brasileira. Sabe a presidenta Dilma o que representou o seu ato. Não foi uma gentileza a seu médico particular, professor emérito e destacado profissional do Hospital Sírio-Libanês, mas uma visita EMBLEMÁTICA de alguém que sabe que só através da educação e da cultura é que o Brasil conseguirá se ombrear às principais nações do mundo.
E fica – com certeza! – o agradecimento de todos os paulistas a esse gesto maior da presidenta Dilma. Valeu!

Anônimo disse...

Existem pessoas e instituições que estão, sempre, acima de qualquer posicionamento político. É o caso da USP, assim como foi o caso do médico Adib Jatene (também titular da USP). O Dr. Jatene prestou serviços a diferentes partidos, sempre presente como o técnico, o especialista de confiança. O Pelé é outro, foi Ministro dos Esportes no governo de FHC e é, agora, o Embaixador da Copa de 2014, nomeado pela presidente Dilma. Assim ocorre também com a USP. É a melhor e mais tradicional universidade brasileira. E na possa do médico da presidente Dilma e do Lula, o Dr Kalil, estavam presentes políticos de diferentes partidos em homenagem ao médico e professor, mas também como um apoio explícito à Universidade de São Paulo – USP, que foi vítima, dias atrás, de uma “molecagem” de estudantes envolvidos com o narcotráfico que atuava na USP e nas favelas próximas. É preciso deixar uma instituição como a USP, fora dessas “baixarias” que só interessam a esses estudantes profissionais que só estão interessados “naquilo”... Estudar de graça na melhor universidade brasileira deve ser visto como um privilégio de poucos. Gostei da presença da presidente Dilma e da presença do ex-candidato Serra. A USP é nossa!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Postar um comentário