dezembro 14, 2011

São Paulo “estrangula” a Educação!


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

O quadro está definido. A atual administração do PSDB vai continuar “sufocando”, "estrangulando", as novas gerações de paulistas com o DESCASO com que trata a EDUCAÇÃO!

Temos sempre afirmado que NÃO SE BRIGA COM OS NÚMEROS! E exatamente por isso é que SÃO PAULO PRECISA MUDAR!!!

Em artigo já afirmávamos que “não existe outro caminho para o Brasil ter um povo participativo capaz de construir seu próprio destino... É através da educação! Somente com investimento maciço na educação (estrutura física e HUMANA) é que chegaremos ao primeiro mundo em qualidade de vida para a população brasileira.

Investimento maciço em educação, isto é, investimento na estrutura física (escolas, material escolar, quadras de esporte, coordenação e incentivo ao entrosamento escolar, PROFISSIONALIZAÇÃO, tempo INTEGRAL: com refeições e merendas, psicólogos e atendimento médico). Mas não é só: investimento na carreira do magistério. Qualificando e reciclando o PROFESSOR. Dando ao profissional do ensino uma carreira reestruturada de tal forma que transforme em meta para a juventude seguir essa carreira profissional: por ser uma profissão respeitável e por ganhar muito bem!!!”

Inútil... O governador Geraldo Alkmin, ao contrário do que prometeu em campanha, está “achatando” a EDUCAÇÃO em São Paulo. Vamos aos números:

O Governo do Estado de São Paulo tem cerca de 5.183 escolas. Em 2006, eram somente 514 escolas em tempo integral. Ao assumir o Governo neste ano (2011), Geraldo Alkmin encontrou 399 escolas em tempo integral. No governo de José Serra foram desativadas 115 escolas de tempo integral. Durante este ano (2011), esse número foi reduzido para 309 escolas em tempo integral! Vamos repetir: NÃO DÁ PARA BRIGAR COM OS NÚMEROS!!!

RESUMINDO: Primeiro com Geraldo Alckmin governador, depois com José Serra governador e, agora, novamente com Geraldo Alckmin governador. É uma CONTINUIDADE de governos do PSDB. É o que eles entendem por EDUCAÇÃO. É um verdadeiro ENXUGAMENTO, ABSOLUTAMENTE PREJUDICIAL À JUVENTUDE PAULISTA! Chega a ser CRIME DE LESA PÁTRIA, porque impede que o povo paulista receba o preparo – o ÚNICO PREPARO VÁLIDO! - para “...o Brasil ter um povo participativo capaz de construir seu próprio destino... É através da educação! Somente com investimento maciço na educação (estrutura física e HUMANA) é que chegaremos ao primeiro mundo em qualidade de vida”.



A nova diretriz do governo para a implantação de escolas de tempo integral pressupõe “a adesão de pelo menos 60% da comunidade escolar, que será critério para que a unidade ofereça tempo integral. Os familiares que não forem favoráveis poderão manter os filhos no modelo convencional, na mesma unidade. Nos casos em que mais de 90% dos pais optarem pelo programa, as unidades serão mantidas ou se tornarão de tempo integral”. Resumindo: não existe uma política oficial para a educação, TUDO passa a ser um mero jogo de empurra...



No ano que vem haverá eleição para Prefeito da Capital. O candidato do PT e de Lula é o atual Ministro da Educação, Fernando Haddad. É de se perguntar ou de se afirmar: o governador Geraldo Alckmin está fazendo tudo para PERDER as eleições de 2012?!? Fora que o seu protegido, Gabriel Chalita, poderá ser o candidato a vice-prefeito de Fernando Haddad (ou poderá sair candidato pelo PMDB e apoiar Haddad no 2º turno).

ESSE PSDB!!!!!!



8 comentários:

Delmanto disse...

É importante esclarecer que este post é o retrato da realidade educacional que vivemos em São Paulo. Se no estado federado mais rico do país, a educação vive essa realidade é para que nos preocupemos com o Brasil como um todo. Num post anterior, “Educação: Choque de Gestão”, destacávamos a necessidade do Brasil, através da EDUCAÇÃO, chegar a ter um desenvolvimento sustentável e com justiça social.

E dávamos o exemplo da Coréia do Sul que, em 1969, estava abaixo do Brasil em todos os índices de desenvolvimento e, hoje, é essa potência que todos conhecemos. E como conseguiu? Através de um investimento maciço em EDUCAÇÃO!

Mas pode-se alegar que será, então, necessário um investimento gigantesco. E é verdade. Só com uma verdadeira REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO é que chegaremos a um patamar que honre os paulistas e o Brasil. Neste post que citamos, apresentamos esses dados comparativos, é bom rememorar:

“Exemplo: no ano de 1969 -- portanto há 40 anos! -- o Brasil estava bem à frente da Coréia do Sul. No entanto, a Coréia investiu maciçamente na educação e, hoje, é exemplo para o mundo.

Em 1969, O Brasil tinha uma expectativa de vida de 55 anos, contra 43 anos da Coréia. Hoje, a nossa média é de 72 anos superados pelos 78 anos da Coréia!

Em 1969, a mortalidade infantil no Brasil era de 112 óbitos por mil nascimentos e lá era de 50 por mil. Hoje, o nosso índice é de 23 por mil e lá é de apenas 4 por mil!

Em 1969, o Brasil tinha um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 32 bilhões, com 90 milhões de habitantes e a Coréia tinha um PIB de US$ 5,7 bilhões, com 32 milhões de habitantes. HOJE, o Brasil tem 191 milhões de habitantes e um PIB de US$ 960 bilhões e a Coréia com apenas 50 milhões de habitantes tem um PIB de US$ 1,1 trilhão!!!

Em 1969, a renda per capita no Brasil era de US$ 350 e a Coréia não alcançava US$ 200. HOJE, a do Brasil quase chega a US$ 5.000 e a da Coréia é de US$ 21.000!!!”

Repetimos o que dissemos: NÃO DÁ PARA BRIGAR COM OS NÚMEROS!!!

Infelizmente, essa é a realidade educacional do Estado de São Paulo. E o PSDB é o responsável, pois há 20 anos administra o Estado. Queremos mudar essa realidade. Queremos que haja uma reação da sociedade. Sim, a sociedade organizada consegue alcançar esses objetivos. Não estamos propondo a mera troca da gestão do PSDB pela do PT. Já afirmamos em outros textos que é preciso buscar cidadãos do nível de um IVES GANDRA DA SILVA MARTINS ou de um ANTONIO CLAUDIO MARIZ DE OLIVERIA. E esses nomes são referenciais. É por aí que conseguiremos ESCAPAR dessa triste opção entre PT e PSDB! Mas é preciso que os CIDADÃOS PRESTANTES se apresentem para a grande tarefa da mudança!
Eu acredito no povo paulista!

Anônimo disse...

Na revista ISTO É, de 10 de agosto/2011, há uma matéria: ”Escolas sem papel”, assinada por Débora Rubin, que traz dados muito interessantes sobre a educação na Coréia do Sul, país com um dos melhores sistemas de ensino do mundo, que pretende tirar livros e cadernos das salas de aula, substituídos por um ensino digitalizado. Assim, diz a reportagem, para ler um livro ou fazer a lição de casa, bastará ter um tablet ou um smartphone. E traz o bê-á-bá sul coreano para o sucesso educacional: Pacto Social – o governo investe 5% do PIB na educação; Ensino Básico – é prioridade absoluta, com verbas garantidas; Professores – são sempre avaliados e valorizados. O salário médio de professor do ensino básico é de R$ 10mil !!!; Carga Horária – os alunos passam 8 horas na escola; Os Melhores – O sistema incentiva os alunos a buscarem os primeiros lugares.
Não dá para fantasiar: o Brasil está longe, muito longe de colocar a EDUCAÇÃO como prioridade governamental. Ao contrário, tem um Ministro da Educação sem formação para o cargo, mero candidato a político protegido do Lula e que vem cometendo falhas graves na gestão de tão importante pasta. (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Como pode ser vencedor um povo que não come o suficiente e que não vai à escola? Como podem, os jovens brasileiros, levarem adiante o ideal do Brasil progressista, se não tem cultura, educação e nem emprego??? É preciso que os nossos governantes optem por um investimento maciço na educação. Educação em tempo integral: o aluno entra pela manhã, tem as aulas, almoça, tem a hora de lazer, tem auxílio pedagógico na feitura das tarefas escolares, tem a hora da prática de esporte, tem o lanche da tarde, hora de estudo e...pronto! Está sendo formado o CIDADÃO BRASILEIRO! Essa é minha opinião como professor e como cidadão consciente. Obrigado.
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, já é famosa a imagem dos Tucanos (PSDB) SEMPRE EM CIMA DO MURO... E isso pega. O Kassab que é “filhote do Serra” acaba de montar um partido que não é e nem deixa de ser...É a anti-política! Mau exemplo para a nossa juventude. O que o Brasil precisa e, por decorrência, São Paulo precisa é de rumo, de NORTE, expostos de forma clara e precisa. Como o Plano de Ação do Governo Carvalho Pinto. Por exemplo: o PSDB está há quase 20 anos no Poder em São Paulo, e qual foi o seu grande projeto?!? Os professores e os delegados de polícia recebem um dos piores salários de todo o Brasil; a educação não está entre os estados que melhor a desempenham; as estradas, JÁ CONSTRUÍDAS pelo Governo, foram “entregues “ para empresas privadas cobrarem o PEDÁGIO mais caro do Brasil; grandes e tradicionais companhias públicas foram privatizadas e sumiram (FEPASA) e TUDO ISSO nas barbas de uma Assembléia Legislativa completamente DOMINADA pelos TUCANOS.
Que a gestão da primeira mulher presidenta do Brasil sirva de exemplo. Com seriedade e firmeza a presidenta Dilma vai limpando o Governo Federal das “tranqueiras” que lhe foram deixadas pelo ex-presidente Lula. Sem alarde, Dilma vai fazendo a limpeza necessária. Acorda São Paulo! (carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Meu caro Armando, seu comentário sobre a educação paulista está muito bom. Só gostaria de que você pesquisasse um pouco mais sobre as escolas de tempo integral. Elas, no papel, eram maravilhosas; na prática, resultaram num verdadeiro desastre. O governo as criou sem um estudo detalhado. A consequência foram resultados sofríveis. Em Botucatu, existia uma escola de tempo integral - o Sophia Gabriel, na COHAB. Ninguém mais queria estudar ali, os alunos pulavam o muro e fugiam. Para se criar uma escola de tempo integral, é preciso criar antes um espaço físico amplo, no qual caibam muitas atividades. Caso contrário, o aluno se sentirá numa prisão. Concomitantemente, é preciso formar professores para esse tipo de escola, é preciso criar um currículo enriquecido de várias atividades práticas e muitas outras coisas. O número de escolas de tempo integral foi reduzido a pedido dos próprios pais, que não aguentavam mais as reclamações dos filhos. A par disso, o s resultados das avaliações externas foram péssimos. Com isso, não se via vantagem alguma em gastar mais para ter os mesmos resultados das escolas de período parcial de estudos.
Parabéns pelo trabalho.
Continue.
Bahige Fadel

Delmanto disse...

Caro amigo e colega Bahige Fadel. Muito oportuno o seu comentário. Obrigado. Você levantou um problema fundamental. No post “Educação: Choque de Gestão”, que está anexado ao texto, eu apresento todo o histórico da implantação das escolas em tempo integral. A experiência ocorrida no Rio de Janeiro foi positiva: cuidou-se da criação arquitetônica dos CIESPs, adequando-os para receber uma escola de tempo integral, com quadras de esportes, biblioteca, piscinas, áreas verdes, local para estudo e aulas complementares, enfim, com a criatividade e competência do saudoso Darcy Ribeiro, o arquiteto Oscar Niemayer pode idealizar a arquitetura ideal, composta de módulos pré-industrializados, proporcionando a rápida e perfeita implantação desses centros para a convivência escolar.
No Rio de Janeiro, foram 500 CIEPS! Verdadeira revolução pela educação, levando às classes menos privilegiadas os benefícios da escola em tempo integral, velho sonho de Darcy e do educador Anísio Teixeira. E eu vou destacar: foi uma verdadeira revolução na educação. Nos governos seguintes, houve um pouco de abandono dessa idéia. Mas esse ideal permanece. Em São Paulo, a Prefeitura criou os CEUS, dentro dessa perspectiva pedagógica, nas periferias, um sucesso. A experiência continua em São Paulo.
E o projeto de Oscar Niemayer é tão perfeito, que no final de semana os CIEPs se abriam para a comunidade local.
Claro que é um PROJETO REVOLUCIONÁRIO PARA A EDUCAÇÃO. Desde a idealização do modelo arquitetônico, à preparação dos professores e – importante! – e com um plano de carreira que dignifique o profissional do ensino, transformando a profissão em orgulho e desejo para os jovens. A par disso, o preparo e a disponibilidade dos profissionais que complementarão a permanência dos jovens na escola de tempo integral. É o caminho seguido pelos países que deram certo e deram um salto em seu desenvolvimento e na qualidade de vida de seus povos. A Coréia do Sul é o exemplo mais admirado.
Você com a experiência de quem foi professor, diretor, supervisor e diretor regional de ensino sabe bem de nossa realidade educacional. O “Sofia Gabriel”, eu conheço bem, desde o início. A Beth lecionou lá. É uma escola boa, grande, mas não tem nada a ver com uma escola de tempo integral. Não deu certo e não daria certo. A implantação, pura e simples, do período integral não opera milagres. Sem condições, acontece o que você relatou: o aluno fica descrente e até foge da escola. Não pode dar certo.
Só há uma solução para a implantação das escolas em tempo integral: VONTADE POLÍTICA. E ponha vontade nisso! Tem que ser uma verdadeira REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO!
E só o Estado de São Paulo poderia realizar um projeto ousado assim. A nossa juventude nunca mais seria a mesma! Pelo seu relato, as escolas de tempo integral foram implantadas como no “Sofia Gabriel”. É mero “remendão”. Cai no descrédito.
Você e eu somos da época em que era um orgulho estudar nas escolas públicas. Um pouco mais longe, somos da época do ensino básico ter professores bem remunerados e com alto conceito na comunidade local.
Obrigado, Bahige, por seu comentário.
Acredito na viabilidade de uma nova educação.
Grande abraço,
Armando.

Delmanto disse...

O oportuno comentário do prof. Bahige Fadel enseja uma complementação no tema das escolas em tempo integral. O prof. Fadel galgou todos os cargos do Magistério Paulista, terminando como Diretor Regional de Ensino. É um vitorioso! Fomos colegas no ginásio e na Academia de Letras. É uma honra para o meu blog opiniões desse nível intelectual.

Mas é importante afirmar que o artigo “São Paulo “estrangul”a Educação” não é mero ataque a um agrupamento político que dirige o nosso Estado há mais de 20 anos. Não. É a esperança da viabilização de um ousado projeto educacional.
Sempre tive admiração pelo trabalho educacional e social realizado pelo prof. Darcy Ribeiro. Ele estudou na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde eu tive a oportunidade também de estudar. Darcy foi um sociólogo que vivenciou a vida indígena nacional. Morou anos no Xingu, convivendo, aprendendo e registrando a vida dos índios. É uma preciosidade o seu trabalho sobre a miscigenação do povo brasileiro e a qualidade da “raça brasileira” que vem encantando o mundo todo por sua disposição e alegria de viver e ausência de racismo como nos países europeus.
Na seqüência de sua vida, Darcy Ribeiro idealizou, implantou e foi o primeiro Reitor da Universidade de Brasília. A UNB passou a ser modelo para todo o Brasil. E, no Rio de Janeiro, durante o governo de Leonel Brizola, Darcy conseguiu “carta branca” para a implantação de um ousado projeto educacional: as escolas de tempo integral. Brizola, politicamente, tem seus acertos e seus muitos defeitos, mas teve esse “clarão de lucidez” e deu “carta branca” a Darcy Ribeiro.
Foi uma verdadeira Revolução na Educação. O gênio de Niemeyer conseguiu idealizar uma escola padrão, feita em módulos, propiciando, assim, a sua rápida instalação. Foi criada uma FÁBRICA DE ESCOLAS! É isso mesmo: uma FÁBRICA DE ESCOLAS!
Os módulos de concreto eram industrializados em série. Foram construídas (não foram meramente transformadas escolas tradicionais em escolas de tempo integral!) 500 escolas! Não é brincadeira: 500 escolas! E com sucesso. Com remuneração melhor para os professores , além da preparação pedagógica especial. E, em todas as escolas, a presença de profissionais preparados para garantir o nível da alimentação, dos esportes, do suporte psicológico e de monitores para as horas de lazer e estudo.
Não é sem fundamento que Leonel Brizola foi por 2 vezes governador do Rio e também prefeito e, até 2010, quem governava o Rio, era Cesar Maia, que foi Secretário de Planejamento de Brizola e , depois, seguiu vôo solo.
E o que mais marcou a implantação dos CIEPs, foi a postura das comunidades carentes que recebiam aquela preciosidade e passavam a tratar a escola de tempo integral de seus filhos , realmente, como um PRECIOSIDADE. O povo sabe o que é bom. Todos nós sabemos.
Depois de experimentar uma escola desse nível, instalada como se deve, o povo nunca mais será o mesmo e nunca mais aceitará a volta ao atraso e ao descuido educacional do Estado.
Vale a pena lutar por essa NOVA EDUCAÇÃO!

requeri disse...

eu tenho um amigo que diz: vai chegar um tempo, em que vai sobrar cargo, e faltar político.
sonho com esse dia!!!!

só imaginando: se aqui fosse the usa, a coisa seria diferente, como foi com o caso do governador do illinois, preso por tentar, assim mesmo!!! tentar, vender a vaga de senador criada com a eleição do barak.

lá como cá tem dessas coisas, mas o tratamento é diferente.

é isso.

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