janeiro 20, 2012

Blog do Delmanto: 1º Aniversário!

“Eu sempre acreditei que até a democratização dos meios de comunicação seria uma luta política. Acabei descobrindo que se tornou uma conquista tecnológica. Hoje, todo mundo pode ser o seu próprio Roberto Marinho...”
Fernando Morais

24 mil acessos no Primeiro Ano!!!!!

Desde o início nos propusemos a fazer deste blog um FORUM CULTURAL, voltado à renovação política e à construção da cidadania , tendo a missão de provocar o debate, convocando a intelligentzia” brasileira (emprestemos a expressão russa para definir parte da nossa comunidade intelectual) para a discussão de temas de interesse do país, sempre valorizando o cidadão, despertando valores e delineando novos rumos para a solução dos problemas que estão dormentes há muito tempo...

O Blog do Delmanto pretende ser uma bandeira de luta a favor da cultura nacional, priorizando as nossas coisas, o nosso folclore, a nossa memória histórica, e mais, descortinando o futuro com audácia cívica e muita criatividade, fazendo do presente uma vivência rica no exercício pleno da cidadania.

Eu entendo que é genial a afirmativa do jornalista e escritor Fernando Morais. Longe de mim a pretensão de ser um “Roberto Marinho” mas, com certeza, tenho plena convicção que sou o senhor de meus escritos e tenho o orgulho de fazê-los da melhor maneira possível, exercendo a cada momento, a minha cidadania.
É a democratização da liberdade de imprensa que veio com a Revolução da Informação, que transformou o Planeta Terra, realmente, em uma Aldeia Global.

Temos feito um combate republicano a favor da higienização política do país e procurado divulgar a necessidade da famosa Faxina da Dilma – que na verdade pertence ao povo brasileiro! – chegar a bom termo e concluir esse show macabro de malfeitores a roubarem o patrimônio do Brasil.

Repetimos, mais uma vez, a grande decepção dos brasileiros com esse período da chamada NOVA REPÚBLICA. Pois nos 8 anos do ex-presidente FHC e nos 8 anos do governo Lula, o país NÃO realizou as REFORMAS NECESSÁRIAS (vinculadas à Constituição Cidadã de 1988) e foi implantada uma política econômica NEOLIBERAL que faria inveja a qualquer partido de direita. Ao mesmo tempo, o Brasil tem sido o CAMPEÃO MUNDIAL dos Juros Altos e, por conseqüência, passou a ser o paraíso do CAPITAL ESPECULATIVO INTERNACIONAL!

O ex-primeiro-ministro espanhol, FELIPE GONZALEZ afirmou que é preciso compreender que estamos em um período de mudança para a humanidade, um período de MUDANÇA DE ERA! Um período de MUDANÇA CIVILIZATÓRIA!

CAMINHADA JORNALÍSTICA


Vocacionado para o jornalismo, tive uma longa militância e participação na fundação de jornais, quer como estudante quer como cidadão participante da vida comunitária: “Tribuna do Estudante”, órgão oficial do Colégio La Salle, em Botucatu, 1963; “A Realidade”, órgão oficial da Escola de Sociologia e Política, na Capital, 1966; “Vanguarda de Botucatu”, de 1970/80; “Jornal de Botucatu”, 1980/82; “Folha de Botucatu”, 1988/89; “Jornal da Cuesta”, 2004; e a revista cultural “Peabiru, 1997/2011.

Durante o ano de 1969/70, tive coluna diária no “DCI – Diário do Comércio & Industria”, além de coluna semanal no “Shopping News” e “City News”, cujo tema era sempre a participação dos jovens na renovação política e na construção da cidadania. Atualmente, colaboro com jornais e revistas, além de participar, como colunista, de jornal online.

Com vários livros publicados, sempre escrevi com a atenção voltada para os problemas sociais e a participação da juventude na política. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), atuei de forma efetiva no movimento estudantil. Entusiasta da renovação política, desde jovem participei de movimentos a favor de mudanças na política brasileira. Como profissional, adquiri experiência na administração pública e na iniciativa privada.

Desde o início, busquei fazer um jornalismo investigativo e atuante na defesa dos postulados republicanos. Destaco o jornal “Vanguarda”, em Botucatu, como um jornal emblemático (inspirado no tablóide “O PASQUIM”), sendo o “Jornal de Botucatu”, uma inspiração no moderno e atuante “Jornal da Tarde” (Grupo Estado).

Tive o mesmo empenho profissional com o “JORNAL DA CUESTA” que foi o encontro do ideal com a mais apurada tecnologia na impressão de jornais e a criação de uma revista cultural, com a Peabiru (inspirada na revista “ANHEMBI”)

Em 1997, pudemos editar e apresentar o telejornal da TV SERRANA DE BOTUCATU e, em 1999,  apresentamos o programa de entrevistas “NOSSA CIDADE, NOSSA GENTE”, onde vimos desfilar as pessoas mais representativas da comunidade local.

A MÍDIA VIRTUAL = COMUNICAÇÃO GLOBAL

No início de 2010, lançamos o primeiro livro digital sobre Botucatu, através do nosso site - Armando Moraes Delmanto. Era a cidade de Botucatu com seus personagens, suas lutas, suas conquistas, seu folclore, suas belezas naturais, seus políticos e sua população.

Em janeiro de 2011 iniciamos, juntamente com Marcelo Delmanto, meu filho, colega e braço direito, as atividades do BLOG DO DELMANTO. Fruto da competência técnica e criativa da Web-designer REQUERI owner dos blogs - rebloggando, o mundo é uma assadeira e manga chupada.

O Blog foi estruturado na mais moderna tecnologia da comunicação, linkado aos mais expressivos e respeitados blogs, abrangendo a política, a culinária, a cultura e até blogs do exterior, como o Generacyon Y, de Cuba.

Agora, com o Blog do Delmanto, em uma interação crescente, pretendemos buscar, no cenário político brasileiro, temas e problemas para que a “intelligentzia” brasileira discuta e encontre os caminhos para a retomada da construção da democracia no Brasil, propiciando um desenvolvimento sustentável, positivo e moderno.



19 comentários:

Anônimo disse...

Ufa! Bom trabalho, Delmanto. Pelo jeito a lição de casa foi feita com empenho. Tenho comentado sempre que possível. Acredito que deva ser assim: um tema aberto ao diálogo. Fórum Cultural é isso! Parabéns! (haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Isso é jornalismo atuante, online, investigativo, além de ser um “fórum” aberto ao debate. Muito bom. Tenho mandado meus recados. Continue. Sugiro uma série de matérias sobre São Paulo para abordar a política que será discutida nas eleições para prefeito da capital. Avante! (p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O Blog do Delmanto foi o primeiro a tratar a presidente Dilma com respeito e com o olhar cidadão que está sempre acima das disputas partidárias. Não sendo petista e sem qualquer vínculo com o governo federal, você tem sabido ver o que a grande imprensa internacional e a maioria dos brasileiros já viram: a presidente Dilma representa um momento especial para o Brasil! Um momento de mudanças profundas a nível interno e internacional. E o fato de ser a primeira mulher a representar o Brasil é, sem dúvida alguma, uma realidade a marcar o nosso país. No Blog já saiu que é a CHANCELA DA DILMA... E é isso mesmo. Ela pode até ser, no final de seu mandato, considerada um fracasso. Mas, até aqui, tem se revelado uma “gerentona” pra ninguém botar defeito. Eu estou orgulhosa dessa nossa presidente! E tenho gostado da forma como o Blog tem enfocado os mais variados aspectos da administração federal, inclusive a famosa “FAXINA DA DILMA”. Parabéns e abraço. (carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Caro amigo Delmanto,



A modernidade virou realidade através das imagens e mensagens, via on-line, proporcionado ao jornalismo combativo, dinâmico e sadio, suplantar as imagens direcionadas das cadeias de televisão, mais conhecida como Aldeia Global. Essa Aldeia Global que poderia ser, se os diretores e produtores de TV quisessem, uma globalidade de boas ações, no cômputo das programações ( de fatos sociais, politica, etc ), em destaque na geração permanente dos bons costumes.

Mas não é o que se vê! Portanto a internet propiciou-nos mais um veículo de luta! Pronto para lutar e apresentar as ações contrarias às direcionadas pelos veiculos conhecidos : jornal, radio e televisão.

Portanto, caro jornalista Armando, o primeiro ano do "Blog do Delmanto" está de parabéns, pela atuação firme, denunciando e colocando o "dedo na ferida" daqueles que se acham os donos do poder e mostrando as formas "menos visiveis" da violência dentro da sociedade, dentre elas " a discriminação, a pobreza, a fome e a desesperança".

Vamos em frente!



Olavo Pinheiro Godoy

Anônimo disse...

Como professor e tendo comentado várias vezes em seu blog, acredito que a defesa de um “choque cultural” proposto por você na educação brasileira, além do destaque da atuação do sociólogo Darcy Ribeiro na fundação da Universidade de Brasília e na implantação das escolas de tempo integral (CEIs) no Rio de Janeiro, são a marca principal do seu blog. Sei que hoje é dia de comemoração pelo 1º aniversário, mas não poderia deixar de abordar esses temas.
É preciso que o Brasil desperte para a necessidade de investir maciçamente na Educação. E alertar a população para as farsas feitas nessa área, como a que o ex-secretário Chalita fez em São Paulo. Uma vergonha! Pois na medida que você diz que está implantando uma Escola de Tempo Integral SEM ter as mínimas condições estruturais, docentes e de infra-estrutura, o que se faz é levar o DESCRÉDITO para uma reforma educacional tão importante. Tanto é assim, que as “escolas integrais” falsamente implantadas em São Paulo, estão sendo desativadas por não terem funcionado. Claro, sem condições mínimas!!!
Parabéns, Delmanto! E vamos em frente!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Lutar contra a corrupção e os corruptos não é tarefa fácil, Delmanto! Neste ano todo pude acompanhar o seu trabalho e lhe dou os parabéns! Os partidos políticos, das mais diversas matizes, quando no PODER, não resistem “ao cheiro da brilhantina”...E os malfeitos acontecem...E quando o domínio é por longo tempo, acontece aquela quantidade de privatizações “sem controle de qualidade”, a prática do nepotismo e o abandono dos Planos de Governo...
O Brasil precisa fazer uma reciclagem política. A China e a Coréia do Sul são exemplos de países que apostaram tudo na EDUCAÇÃO para darem o “grande salto” que dignifica os respectivos povos e coloca essas Nações entre as melhores do mundo.
Alô, Alô Brasil! É chega a Hora da Virada!!!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Oi, meu amigo Delmanto. Aqui vai o meu abraço a você. Que 2012 lhe seja um bom ano e que você continue com textos tão importantes para o povo e para o país.
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Tenho acompanhado o seu blog. A abertura que ele nos dá, com link para os mais importantes blogueiros do país é uma boa. Do Arnaldo Jabor, passando pelo Tas, pelo Paulo Henrique Amorim, Reinaldo Azevedo, Noblat, Rebloggando, Tutty Vasques, GeneraciónY, Desde Cuba, Guilherme Fiúza, Sidney Rezende...E mais os temas para debate, este blog é, sim, um Fórum Cultural e Político! Espero que permaneça e aglutine as lideranças dos mais variados segmentos da sociedade. Faço votos de muitos mais anos! Forte abraço e boa sorte! (bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Foi através do seu blog que eu tive meu primeiro contato com a jornalista, blogueira e dissidente cubana, Yoani Sánchez. Que moça corajosa e determinada. Em certo trecho ela diz: “O Egito veio sacudir-nos em nossa mansidão e o arrojo de outros nos defrontou com nossa apatia...” Ela é além de corajosa, firme na visão futura de seu país. Sabe que Che Guevara, se vivo estivesse, estaria a caminho de Sierra Maestra para combater a Ditadura dos irmãos Castro que já dura há mais de 50 anos! A verdade é que Fidel Castro só se sentiu seguro após a saída de Che Guevara de Cuba, quando partiu um tanto decepcionado para outras lutas e outros sonhos. A juventude de todo o mundo e especialmente a cubana não pode esquecer a frase famosa de Che Guevara: “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.” Que ela continue a sua luta e amplie a sua rede revolucionária. Vamos acompanhar essa bonita história de resgate de uma Nação. Obrigada por tudo. Fé e muita luta. Conte comigo!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

requeri disse...

o texto está maravilhoso.
obrigada pela citação gratificante. ter o meu nomezinho colocado lá no seu texto, tem o sabor reconfortante do reconhecimento pelo trabalho bem feito, com muita dedicação.

parabéns!!!

Delmanto disse...

Nesta comemoração natalícia, não podemos deixar de falar sobre a LIBERDADE DE IMPRENSA.
Os nossos artigos revelam a visão que temos da importância da comunicação, da ponte que o escritor, o cronista e o jornalista estabelecem com a população: a mágica de você escrever determinado assunto e, se for preciso, clamar por justiça! E, se for preciso, mudar o seu país! E, se for possível, acabar com mesmice política que vem – há anos! – amortecendo a participação popular em um país chamado BRASIL!
O verdadeiro profissional da imprensa livre nunca se descuida de sua missão e, se não fosse corajoso e não ousasse romper as amarras aveludadas do comodismo que estabiliza a vida das pessoas na mediana mediocridade de uma existência sem sustos, sem riscos e sem lutas, não cumpriria a sua missão cidadã...
O que é importante que se escreva?!?
Tudo é importante. Tudo o que cria, interfere e modifica na sociedade, tem a sua importância. De tudo se tira uma mensagem, um exemplo. E de tudo e em tudo o que vemos é a grandiosidade do universo e a insignificância de nossa presença e de nossa passagem por este mundo. O que vemos é que a futilidade, o comodismo, a malversação do dinheiro público, a arrogância dos poderosos, a corrupção dos pulhas terão o acerto de contas no final da linha... Meditação para todos e especialmente para os que ocupam postos de mando... Tudo é passageiro... E a riqueza, a prepotência e o poder tão efêmeros...
E não somos ingênuos de acreditar que no amplo GUARDA-CHUVA que protege a liberdade de imprensa, não estão acomodados muitos jornais e revistas que representam a LIBERDADE DA EMPRESA! Sim, muitos desses veículos se assumiram como representantes de partidos políticos da direita primata. Explico: aqueles que vêem o mundo sob a ótica distorcida da antiga e distante Guerra Fria...
Isso nos traz a importância da imprensa como fonte de informação e como garantia do pleno exercício da cidadania por parte da população. Nesta fase de globalização mundial, a democratização dos direitos do cidadão tem quer ser a bandeira elevada da nossa geração. E, entre os principais direitos do cidadão, está o direito à informação:
É a LIBERDADE DE IMPRENSA!
E essa liberdade, essa informação quando diz respeito à gestão pública NÃO pode ficar sob segredo de governo. O bom e sério jornalista ou comunicador é o que busca as informações que interessem à população e que lhe dizem respeito ou que estejam relacionadas ao exercício de cargo público. E sempre resguardando o informante. É um direito conquistado. É uma liberdade e é um DIREITO DA SOCIEDADE !
No Brasil, a construção da DEMOCRACIA vem contando com a colaboração de jornalistas que, desafiando o poder e os seus ocupantes temporários, levam à população a verdade dos fatos e, muitas vezes, as mazelas e os mal feitos dos despreparados para o poder.
Ao agradecer a todas as manifestações de apoio e de parabéns pelo 1º Ano do Blog, reitero a disposição para a luta que sempre tivemos.
Valeu! Obrigado!!!

Anônimo disse...

Boa, Delmanto, parabéns! Tive a curiosidade de ler também os links anexados ao post: “Noite de Autógrafos”; “Jornalismo de Vanguarda”; “...e surgiu uma revista Cultural”; e “Constituinte: um livro Pioneiro!”. Que fôlego, heim? É a evolução da imprensa interiorana em qualquer cidade do Brasil. Do tipo, evoluindo para o lynotipo e chegando na off-set. É uma “senhora” caminhada! E passando pela TV... Agora, conectado com o mundo, essa é uma experiência que vem com a exclamação pelo inusitado da mídia virtual, mas vem também com a interrogação sobre como acabará tudo isso? Onde chegaremos nesta Aldeia Global que “retira” da época medieval o árabe escravizado pelos sobas do oriente e o “joga”, de repente, em pleno século XXI !!!
“Ad multos annos!”
Abraços e força!
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Caro, para mim, Armandinho Delmanto. Parabéns pelo seu Blog. Ao ler recordei-me das muitas conversas que tinhamos, antigamente, na seára política. Você sempre gostou desse tema sobre o qual discorria com propriedade; pelo jeito continuas o mesmo. Também sou combativo, você deve se lembrar.
Alguém já disse isso ou algo parecido: "O que preocupa não é a safadeza das corruptos, mas sim,o silêncio dos honestos". Portanto parabéns pela proposta e continue assim. Abraços.
Thales Mattos Filho (Facebook)

Anônimo disse...

Haroldo Amaral:

Olá Armando, muito bom seu blog... nao conhecia... parabens!
O editor da Vanguarda, dos tipos a Era da comunicação digital...
(Facebook)

Anônimo disse...

Essa internet é surpreendente. Pudemos ver a verdadeira revolução da informação com os movimentos populares no Egito e por quase todos os países árabes, culminando com a queda sangrenta do ditador sangrento que era o Kadafi. E a Europa também se levantou pelo humanização das rígidas normas econômicas que só servem ao capital especulativo. Entre nós a luta é contra a corrupção e por uma reforma política que democratize o processo eleitoral e que crie partidos sérios e definidos ideológicamente. E o seu blog tem participado disso tudo, Delmanto. Conte comigo. Vamos em frente! Parabéns! (danilo.gomes@live.com)

Anônimo disse...

O ano de 2012 vai ser decisivo para São Paulo. Já temos dois candidatos a prefeito que já atuaram no setor da educação. O Gabriel Chalita que criou as “falsas” escolas integrais, que é do PMDB do Sarney, do Temer, do Jader Barbalho, do Wagner Rossi e de tantas “figurinhas carimbadas” da política. O outro é o Fernando Haddad, do PT, que foi ministro da educação do Lula e da Dilma, especialista em ENEM... E nós vamos ter que encontrar uma saída. O PSDB só tem o Serra com condições eleitorais, mas já está velhinho e o DEM ainda não se definiu. Já o PSD do Kassab, deve fechar com quem lhe der mais espaço.
É negro ou não é o futuro paulista? Argh! Haja saco...
Nós estaremos firmes no acompanhamento da política paulista e vamos “bombardear” os picaretas que aparecerem. Abraço e força!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

Falar sobre política, cidadania, objetivos cívicos, ao mesmo tempo em que se coloca o “dedo na ferida”, mostrando os malfeitos, desnudando os homens públicos com a “boca na botija” é um ofício que não tem a popularidade de textos mais “lights” e descompromissados...
É tarefa árdua, mas que cumprimos sempre com redobrada disposição, eis que urge providências: o país está – independentemente de seus dirigentes! – vivendo um período “raro de crescimento e desenvolvimento! Já é conhecida a expressão de que “o Brasil cresce à noite, enquanto os seus políticos e dirigentes, dormem”!!!
No mundo todo, as redes sociais estão mobilizando os seus respectivos povos para a solução de seus problemas mais prementes. Assim, na Ásia e na África tivemos a derruba de Ditaduras Medievais enquanto seus povos estão dando um salto “secular”, saindo diretamente do século XIX para o século XXI!!!
Na velha e tradicional Europa e nos EUA, os mais lúcidos estão a exigir uma adequação urgente do Sistema Financeiro às reais necessidades da população, já vivendo o desemprego e a ausência de perspectivas positivas para o futuro... O próprio presidente Barack Obama e o ex-vice-presidente Al Gore (Prêmio Nobel) apóiam o movimento contra Wall Street. Obama disse claramente que é preciso “acabar com a Ditadura Financeira de Wall Street, que privilegia os Bancos, cria falsas crises financeiras (bolha imobiliária!) e adota um “modelito” à “la FMI”, que deixa o doente extremamente debilitado e combalido ao invés de curá-lo. E os Banqueiros...Ah, os Banqueiros nadando em dinheiro!!!
E agora, ao completarmos 1 Ano de existência do Blog do Delmanto, vivemos a satisfação do dever cumprido! Em um ano, preparamos, com pesquisas, fotos e ilustrações, 204 textos postados. Tivemos cerca de mil comentários, substanciosos, que interagindo com a matéria, a enriqueceram e complementaram.
Por fim, saudar os mais de 24 mil visitantes que acessando o blog, lhe deram uma injeção de ânimo, restando-nos a certeza de que estamos em boa companhia. Sempre!
Avante! Vamos continuar! Contamos com vocês!!!

Anônimo disse...

Foi um deleite conhecer seu blog e poder acompanhar sua crítica inteligente e bem humorada sobre os temas e assuntos que dominam o nosso cotidiano.
Este novo olhat tem-me feito refletir de forma mais apropriada sobre tudo o que a mídia gigante quer nos fazer crer sem questionamentos.
Parabéns! e que sejamos sempre mais e mais agraciados com suas aguçadas observações.
denisebertozzo@gmail.com

Anônimo disse...

Tenho afirmado sempre que chegou a hora e a vez das mulheres. A presidente Dilma deve sua eleição ao Lula, todos sabem disso. Mas o Lula poderia ter elegido qualquer outro ou qualquer uma. O negócio é que ele elegeu a Dilma Rousseff, uma mulher de personalidade, de um passado de lutas, sofrida e competente. Agora é ela, só ela. Muito obrigado ao Lula, eterna gratidão. Mas a presidente Dilma tem uma missão histórica. Primeira mulher presidente, está sabendo convocar mulheres competentes para postos chaves. E o povo está gostando. Na última pesquisa divulgada, ela foi a que obteve maior aprovação no primeiro ano de governo do que todos os ex-presidentes. Teve mais que o Lula. Tá bom assim? Tá entendendo?!?
O Brasil está em boas mãos. Ela está indo tão bem que vai até conseguir eleger o Fernando Haddad como prefeito de São Paulo. Será uma nova fase para os paulistanos já cansados da lentidão e da inércia desses tucanos.
Essa visão sobre o Brasil e sobre a presidente Dilma, eu já tenho exposto no seu blog no correr do ano que vc está comemorando. Agora, estou apenas reafirmando minhas posições, aliás, posições que a pesquisa aponta como certas sobre a presidente do Brasil. E vamos continuar. Sem puxa-saquismo, afinal nem do PT eu sou. Mas sou mulher e sei da importância dessa experiência...O Brasil nunca mais será o mesmo!
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Postar um comentário