janeiro 27, 2012

Guerreira Cubana & ex-Guerrilheira Dilma

“A foto de Dilma é emblemática, me impressionou muito. É como eu me sinto nesse momento: embora não tenha sido condenada nem julgada, eu também me sinto numa prisão em formato de ilha, na qual as grades são o mar”                                                       YOANI SANCHEZ

O post é de 1º de Maio de 2011. Pela primeira vez um blog defendia e divulgava a corajosa cubana, Yoani Sanchez e sua luta contra uma Ditadura esclerosada, envelhecida: verdadeiro túmulo de tantos ideais!


Clique na imagem abaixo, para visualizá-la maior.


Mas vamos dar os dados dessa GUERREIRA CUBANA que é  “a grande heroína da resistência democrática no século XXI”:

Seu nome: Yoani Sanchez.
Seu Blog:   Generación Y
Acessos:    4 milhões de visitas em 1 mês

Coments:   mais de 6 mil coments em um post !!!

É preciso repetir - com destaque!:
SÃO 4 MILHÕES DE ACESSOS E MAIS DE 6 MIL COMENTS EM UM SÓ   POST !!!!!!!!!!!!!!!!!

Yoani Sanchez passou a ser a janela aberta por onde entrava o ar e os cubanos podiam respirar livremente e começar a construção da democracia, mesmo que virtual, naquela bela ilha caribenha.

Abaixo, o comentário preciso  feito em maio de 2011:
”Essa guerreira é a grande heroína da resistência democrática no século XXI. Muitos barbados e calçudos devem estar “envergonhados” por ser uma mulher a tomar a frente na luta pela liberdade do povo cubano e da defesa dos direitos humanos fundamentais. Desde fevereiro, quando a “onda democrática” que está varrendo da Ásia e da África as Ditaduras Sangrentas, que a blogueira Yoani vem mandando os seus corajosos recados. Ela disse na ocasião: !...O Egito veio sacudir-nos em nossa mansidão e o arrojo de outros nos defrontou com nossa apatia...Pois embora o Cairo fique muito longe, há demasiadas analogias entre os cubanos e aqueles rostos que vimos reunidos na marcha de um milhão. Eles gritavam contra Mubarak, mas do lado de cá da tela muitos sentimos que eles nos intimavam, que nos faziam sentir vergonha de nossa inércia.”
Quanta coragem! A onda democrática chegará a Cuba e, para nós brasileiros, que vivemos nesta “falsa” calmaria, a onda democrática há de chegar, através da CONSTITUINTE, e realizar as reformas indispensáveis para o nosso país!” (danilo-gomes40@live.com)
A VISITA DA EX-GUERRILHEIRA DILMA
É muito importante a visita oficial da presidenta Dilma a Cuba. Por seu passado e pela imagem que está consolidando, ela estará passando pelo seu grande teste na política internacional! Será que estaremos diante de UMA NOVA LIDERANÇA MUNDIAL?!?

A visita ainda faz parte da “Herança Maldita” recebida de Lula. E o “aspone jurássico e trapalhão”, Marco Aurélio Garcia, é que deve ter programado a visita e o desembolso de milhões do BNDES, em obra da Odebrecht para construção do porto de Mariel...Se esse assessor tivesse agido com competência e evitado o “calote” que o Governo Argentino está dando no Brasil, sobretaxando os nossos produtos industrializados. O custo/benefício é gritante. E, além do mais, a Argentina é nossa vizinha e Cuba está bem longe! É postura da esquerda jurássica que parou culturalmente nos anos 60...

O QUE SE ESPERA:
Que essa visita não seja apenas de tapete vermelho, que ela se aproxime e consiga escutar a maravilhosa diversidade de vozes cubanas.
Ou seja: é preciso que a presidente Dilma consiga a autorização do Governo Cubano para que Yoani Sanchez possa vir para o Brasil participar, no dia 10 de fevereiro, do lançamento do documentário "Conexão Cuba-Honduras", de Dado Galvão, que acontecerá em Jequié/ Bahia.
A Embaixada do Brasil em Havana concedeu o visto para que Yoani entre no Brasil. Mas o importante é CONSEGUIR SAIR DE CUBA! O visto ela já conseguiu de vários países como Chile e Espanha. A GRANDE TAREFA da presidente Dilma é conseguir a autorização para a saída de Yoani de Cuba!
POLÍTICA EXTERNA INDEPENDENTE


Já vimos esse filme várias vezes...
Fazer a Política Interna Neoliberal e, para compensar, fazer a Política Externa Independente...
“Durante sua breve gestão, Jânio Quadros fazia a política mais à esquerda e independente para o exterior e, no Brasil, a sua gestão pautou pelo conservadorismo. Como copiaram, anos depois, FHC e Lula, com as suas gestões neo-liberais e com a política externa festiva e independente...”
(“Jornal da Cuesta”, de 1º de abril de 2004).
RESUMINDO: Não é novidade e nem é criativa essa política externa do Brasil. O ex-presidente Jânio Quadros, há mais de 50 anos já havia, de forma pioneira, implantado essa política!!!


7 comentários:

Delmanto disse...

A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO, ou seja, a mobilização via mídia virtual através das redes sociais que tem mobilizado o mundo NÃO conseguiu ainda romper o PAREDÃO de Cuba!
Sim! Em Cuba, dos 11 milhões de habitantes , menos de 1 milhão tem acesso à internet e, mesmo assim, de forma precária. Claro que esse problema será suplantado, logo-logo, pela tecnologia.
Mas temos em Cuba, ainda, um ESTADO POLICIAL e muito perigoso para os cubanos totalmente desacostumados com a prática da liberdade e ainda não “tocados” pelas redes sociais que abrem “um mundo de conhecimento e do valor do exercício da cidadania”!
Essa visita da presidenta Dilma a Cuba poderá mostrar a CHANCELA DA DILMA, ou seja, o perfil político de sua gestão. Sem romper com o passado de 8 anos de Lula, a presidenta Dilma está, a pouco e pouco, colocando o seu estilo e as pessoas que julga competente em postos chaves.
Indiscutivelmente, hoje, a jornalista e blogueira YOANI SANCHEZ é a GRANDE HEROÍNA DO SECULO XXI !!!
E o que ela pede (e já o fez em carta para a presidenta Dilma!) não é difícil de conseguir: a autorização do governo cubano para que ela possa viajar para o exterior.
Na minha opinião, a presidenta Dilma NÃO iria a Cuba se JÁ NÃO TIVESSE A CONCORDÂNCIA DO GOVERNO CUBANO. É minha opinião...
Pode até, vamos admitir, que seja um “trunfo” previamente combinado. Que seja! O que importa é a solução para esse caso emblemático desse verdadeiro fenômeno dos direitos humanos chamado YOANI SANCHEZ !!!
Boa sorte em sua viajem, presidenta Dilma, na próxima terça-feira!
Estenda a sua mão a essa GUERREIRA CUBANA que a tem como exemplo de persistência, coragem e sucesso político!

Anônimo disse...

Essa viagem da presidente Dilma a Cuba, a meu ver, será um grande sucesso. E acho que ela vai conseguir a liberação da viagem da blogueira cubana, Essa “carta ela tem na manga”, ou não iria se expor assim... A verdade é que ela está se revelando ser um sucesso. A maior popularidade no primeiro ano de governo, deixando Lula e Fernando Henrique bem longe...Na imprensa internacional ela está sendo vista como um grande fenômeno político que está surgindo e que terá uma grande expressão no mundo todo.
Se nós estamos sabendo disso, imagine ela que tem esses informes pesquisados e entregues a ela em primeira mão!
Acho que a presidenta Dilma está enterrando essa disputa entre PT e PSDB, exatamente por não ser real e já estar superada pela evolução dos fatos, da realidade política internacional e pela mudança que ESTÁ ocorrendo no Brasil!
Vamos aguardar! Boas novidades virão, com certeza!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Nada de falta de modéstia...O Blog do Delmanto mostrou visão e coragem ao postas aquele texto em maio de 2011. Pouca gente conhecia Yoani Sanchez. E Cuba sempre representou uma CAUSA PÉTREA que a esquerda não admitia discutir! Ou não?
E já foi dito nesse blog, acertadamente, que “se vivo estivesse, CHE GUEVARA, já estaria a caminho de SIERRA MAESTRA para combater essa DITADURA FAMILIAR DOS IRMÃOS CASTRO!!!
É uma vergonha o que se transformou Cuba! Milhões de sonhos foram desfeitos! A GRANDE ILUSÃO DO PARAÍSO TERRESTRE foi destruída, com mão de ferro, por essa “falsa esquerda” que ainda conseguia “enganar” quando “mamava” milhões de dólares da ex-União Soviética. Era uma MENTIRA mantida a altíssimo custo.
Fidel Castro sempre teve “inveja doentia” de Che Guevara. Só sossegou quando Che Guevara, decepcionado com a realidade cubana, partiu para outros sonhos...
O Fidel nunca mudou. É o mesmo que recebeu atenção e presente do Ditador Fulgência Batista em seu casamento e que foi como tantos pequenos burgueses passar sua lua de mel nos Estados Unidos.
Já estava na hora da desmistificação de Cuba!
É apenas uma ilha subdesenvolvida , cujo povo não tem liberdade e a Família Castro usa e abusa do poder que deveria ser do povo. É isso!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Viva Yoani Sanchez!!!
É minha bandeira!
Viva! Viva! Viva!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Meu amigo Armando, já passou da hora da grande mentira sobre Cuba, acabar. Ninguém mais se ilude com “El Comandante”...É apenas mais um ditadorzinho que aprisionou o povo cubano e o isolou do mundo. Os cubanos (os que ainda não tem acesso e nem sabem que tem internet) ficaram “parados no tempo”. Estão em 1958...É tipo a brincadeira de “estátua”!. Você fala , e a pessoa fica imóvel. Assim ficaram a mente e a cultura dos cubanos: paralisadas num passado...
Que a presidente Dilma não repita o papelão feito pelo Lula quando equiparou um preso político que havia falecido por greve de fome, a um preso comum. Certas horas, o silêncio é a melhor resposta.
Essa semana, promete.
Estou de “olho aberto”!!!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
Janio comentou a notícia Guerreira Cubana & ex-Guerrilheira Dilma.

Comentário:
Delmanto :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Para Dilma se diferenciar do Lula do Brasil Maravilha,
ela precisa não fazer as bobajadas que seu antecessor fazia
crente que estava abafando.Na verdade, não temos muito o que
dizer sobre direitos humanos, já que é muito fácil chegar botando
marra em terra alheia, como se em seu quintal estivesse tudo limpinho .
Ontem a Folha Online noticiou que em São Paulo de cinco homicídios,um é praticado pela policia assassina e impune. Isso,claro,tem
haver (só tem)com os bolsões de pobreza que nem sabem direito
quem é Dilma.
Quando lula e sua turma viajavam, falava as mais e idiotas coisas,
tanto era assim, que comparou os presos políticos de Cuba aos
bandidos,também presos de São Paulo,veja que diferença.Ele perdeu uma grande chance de ficar calado,ou para não perder de tudo
enquanto esbanjava do dinheiro público,com suas orgias turísticas,
dizer o quanto uma sociedade de direito preza, zela.É guardiam do
pensar livre.Do valor da democracia,e não cuspir obscenidade estú
pida desse calíbre.
Nossas cadeias mais parecem guetos Nazistas.Parece que estou
super dimensionando a situação, mas não estou não, pois onde caberia 100, tem 300 , uma afronta chocante aos direitos humanos. E
me vem a pergunta: o que Dilma vai fazer ,lá,hein!? Ora ,me poupe desse teatro de hipocrisia. Me fez lembrar de quando lulinha
foi ao Irã, comprar o barulho da ONU versos Tio Sam. Se meter na
na briga, sem se quer saber da profundidade dos conflitos milenares do Oriente Médio.E Hilary Clinton, muito puta da vida, no calor e na eminência de uma guerra, disse: "O preseidente lula estragou tudo", noutras palavras: que pateta,meter o bedelho numa briga de titan dessa, com tantos problemas no Brasil, que ele passa de avião, fingindo que não vê. "óh...mundo cão, teu nome é desilusão"
Que Dilma vá, mas que pelo menos consiga falar uma frase que
alguém considere digna de sentido, e para seu próprio bem, se
quer se lembre de um cara que falava como palanqueiro,e gastava como príncipe.
Janio. Uum abração.

Anônimo disse...

“PIMENTA NOS “OLHOS” DOS OUTROS É REFRESCO”!!!!!
O Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota disse que “Direitos Humanos NÃO é prioridade em Cuba”, e mais: “que não há uma situação emergencial na ilha dos irmãos Castro (Há mais de 50 anos no Poder Ditatorial). É muita cara de pau desse baixinho que faz tudo o que seu “chefinho”, Celso Amorim (aquele que foi chamado de MEGALONANICO) e compunha com o “ASSESSOR JURÁSSICO” a famosa dupla dos “TRAPALHÕES DA POLÍTICA EXTERNA DE LULA”.
A presidente Dilma precisa mandar um “cala boca” para esse sem noção! Pô!!!
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

Postar um comentário