fevereiro 16, 2012

Imoralidade – artigo de Arthur Virgílio

É importante o debate político e este blog deseja, sempre, estar trazendo temas vitais para a saúde da Nação Brasileira. Hoje, temos o artigo do ex-Senador Arthur Virgílio abordando a moralidade pública:



IMORALIDADE

*ARTHUR VIRGÍLIO

          O governo Dilma perdeu, em apenas treze meses, nove Ministros: sete sob pesadas suspeitas de corrupção; um, Nelson Jobim, por discordância da orientação oficial, e a Ministra das Mulheres, cujo nome não decorei, por incompetência. Recorde mundial, se falamos de país sério. Números “normais”, se nos referirmos a ditaduras ou a países sem nenhuma estabilidade política.
          Diz o ingênuo: “Mas a Presidente demitiu quem errou”. Responde o realista: “ela fez tudo para não demitir nenhum dos acusados de malversar a coisa pública. Terminou, isto sim, capitulando diante da pressão da imprensa e da sociedade. E ainda insiste em manter os dois Fernandos: Bezerra, por temer o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e Pimentel, amigo que mantém desde os tempos da luta armada contra a ditadura de 1964.
          Na verdade, o placar será bem mais elástico, quando ela não mais tiver condições de “segurar” Fernando Bezerra e Fernando Pimentel, o amigão do peito. Serão então nove os demitidos por corrupção.
          O Conselho de Ética da República resolveu deliberar sobre a conduta de Fernando Pimentel, que recebeu dinheiro por consultorias que não prestou, inclusive no tempo em que já era coordenador da campanha presidencial de Dilma. Trocando em miúdos: tráfico de influência, nos moldes praticados por seu correligionário Antonio Palocci. Mais em miúdos ainda: sua posição no governo é insustentável, derrubando de vez a “persona” da “faxineira” que a Presidente quis teatralizar perante a nação. Em miúdos mais uma vez: Pimentel deve ser demitido (seria profilático) ou Antonio Palocci teria de ser readmitido – e isso seria o fim da picada.
          Descontente com a decisão do Conselho, Dilma simplesmente ameaça substituir alguns dos seus integrantes por pessoas de “confiança”. Paga qualquer preço para conservar ao seu lado o “consultor” Fernando Pimentel.
          Se ela realmente consumar a nefasta intenção o Conselho passará a ser mera instância homologatória das delinquências palacianas. Rebaixar-se-á a instrumento que Fidel Castro aprovaria para vigorar em Cuba. Não mais servirá de proteção e exigência a padrões de decência na vida pública brasileira.
          No desejo de desfigurar o Conselho, vejo, a um tempo, terrível manifestação de autoritarismo e cumplicidade com atitudes não-republicanas de membros do governo. Na ilusão de que pode tudo, a Presidente confunde as prerrogativas que ganhou das urnas – e que são limitadas pela Constituição Federal – com o poder dos monarcas absolutistas do passado ou dos ditadores ainda remanescentes, que o Brasil, faz nove anos, corteja tão insensatamente pelo mundo afora.
          Desapreço à democracia junto com desapego à ética dá em coquetel perigoso e explosivo demais para o tolerarmos sem reação firme e obstinada.

          *Diplomata, foi líder do PSDB no Senado


3 comentários:

Anônimo disse...

O Conselho de Ética da República já não é tão independente, se for sofrer pressões políticas, a “vaca vai pro brejo...” No STF, o pres. Peluso já tirou a relatoria do ministro Joaquim Barbosa e já nomeou o ministro Fux (o do topete negro) como relator. Assim, não dá! Vamos manter a ÉTICA minha gente, me ajuda aí, meu irmão (como diria o Datena!) Pedro. (p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Está na hora de ser cobrada a “lição de casa”. Vamos dar o crédito para a presidente Dilma DESDE que os ministros afastados – e foram 7 ! – sejam PUNIDOS! Ou só ladrão de galinha é que vai preso neste país? A IMPUNIDADE desmoraliza a Nação e a médio e longo prazos afetará a imagem da presidente Dilma. Não se concebe que não sejam indiciados pela Polícia Federal, tão eficiente para punir e prender os bombeiros e policiais militares... A Nação está a espera de uma atitude. Tudo bem que está proibida pelo PT o uso da palavra Faxina. Mas a Nação está viva e acompanhando tudo. Espero, sinceramente, que haja uma resposta positiva do Governo Federal.
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Tenho lido os artigos do ex-senador Arthur Virgílio. Muito bons, firmes! Que ele sirva de exemplo para os tucanos de São Paulo e, principalmente, para o atual senador Aloísio Nunes que não faz oposição. Numa Democracia a oposição é fundamental, inclusive como contraponto para o Governo. E que o Serra pegue umas aulas de como escolher melhor os seus vices...rsrsrs (luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Postar um comentário