março 23, 2012

A Samaumeira Gro Harlem - artigo de Arthur Virgílio



A SAMAUMEIRA GRO HARLEM

*ARTHUR VIRGÍLIO
         
A árvore que melhor simboliza a resistência natural do caboclo amazônico e da própria Região Amazônica é, sem dúvida, a samaumeira. Ela resiste ao igapó e à várzea. Raízes mergulhada na água ou em solo instável, tem a sabedoria de retirar o melhor alimento possível. Imensa, como o estereótipo montado no filme "Avatar", explode seus frutos na época certa, quando os ventos sopram mais fortes, e joga ao ar as sementes, envoltas em plumas levíssimas, espalhadas pela brisa na imensidão selvagem do território. Uma dessas árvores foi plantada pela ex-primeira-ministra da Noruega Gro Harlem, em 1992, durante visita a Manaus, no Parque Municipal do Mindu.
          Nada mais simbólico e justo.
          Gro é uma ambientalista legítima. O que diz é profundo. Foi a primeira pessoa a utilizar o termo "sustentabilidade" e a incutir-lhe o significado de uso dos recursos naturais sem destruir a natureza. Ela viaja o mundo, visitando locais como minha cidade, despejando sementes em forma de palavras, espalhando lucidez como as plumas da samaumeira.
          Escrevo sobre isso porque Gro esteve em Manaus, esta semana, para participar do 3º Fórum de Sustentabilidade. Quis levá-la, com o presidente Fernando Henrique, na cidade pelo mesmo motivo, na sexta-feira (22/02), às 9h30, ao Parque do Mindu, para que visse de perto como está a pequena árvore que plantou há duas décadas.
          O Mindu, em seus 33 hectares, é o maior parque ecológico urbano do Brasil. Prefeito, estava fechando o expediente no gabinete, fim de tarde, quando me chegou a informação de que um conhecido grileiro estava invadindo a área. Moradores do Parque 10 se mobilizaram para impedi-lo. Ele cercou-se de capangas. Fomos até lá, impedimos a invasão e iniciamos de imediato o processo que levou à criação do parque.
          O Mindu tem para mim significado muito especial. Empresta o nome do igarapé, pequeno curso d'água, que lhe corta as entranhas. Foi lá que meu pai me ensinou a nadar. O macaquinho sauim-de-coleira, hoje sauim-de-Manaus, mascote da capital amazonense, faz de suas matas seu habitat preferencial.
          Sonho com o dia em que verei as águas do Mindu límpidas. Sim, por mais que pareça impossível, não desistirei nunca da ideia de que meus filhos, netos ou bisnetos tenham novamente o prazer refrescante de um banho no local. Mesmo a mentalidade mais estúpida terá que sucumbir à avalanche de consciência ambiental do Planeta e ver que aquele curso d'água, hoje fétido, pútrido, depositário dos dejetos da vida moderna, corre por poucos metros, na nascente, como veio ao mundo – limpo, de um vermelho transparente, fresco, gelado.
          Consegui manter no Mindu suas árvores frondosas, tomando-o das mãos de um celerado acostumado a falsificar documentos e a ludibriar autoridades. Não desistirei da luta por saneá-lo, embora saiba que isso significa luta desigual.
          A samaumeira cresceu, primeira-ministra Gro Harlem. É testemunha da sua epopeia pelo mundo. Volte sempre para vê-la. Leve dela a lição da vida, a explosão dos frutos que dá em novas árvores. Exatamente como suas palavras espalham consciência ambiental.

*Diplomata, foi líder do PSDB no Senado


4 comentários:

Delmanto disse...

Esse artigo do ex-senador Arthur Virgílio é uma ode à nacionalidade. Com riqueza de detalhes, ele discorre com conhecimento de causa sobre a riqueza e a beleza da Floresta Amazônica e de suas características únicas!
O Brasil é poderoso e privilegiado por sua fauna e sua flora!
Valeu, Arthur Virgílio!
Salve a Amazônia!

Anônimo disse...

O guerreiro Arthur Virgílio mostra seu lado poético e cívico! O Estado do Amazonas merece tê-lo como mandatário. E o Brasil bem que poderia começar a considerar a possibilidade de ter Arthur Virgílio no seu comando... Seria a construção de uma nova realidade nacional, sem “picaretagens políticas” e sem a falta de um Projeto Nacional de Desenvolvimento Integrado! Quem sabe... (haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
Porco comentou a notícia A Samaumeira Gro Harlem - artigo de Arthur Virgílio.

Comentário:
muito bom! : )

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=a-samaumeira-gro-harlem--artigo-de-arthur-virgilio&c=1525541

Anônimo disse...

Bom dia, Armando
Muito obrigada
Tenho imensa admiração por Arthur Virgílio
Tudo o que ele escreve tem valor inestimável. Mas, homens como ele não “servem” para este governo petista.
Abraço forte
Neide. (neidesanches@uol.com.br)

Postar um comentário