![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZgE3sdEPCLyVmGskM_SrRDT8A5GhmwMhfep1BzDGi5zE7yNykqMofwn_VwEEc3s-IgONRqHoaZePXy65D3a4nRWqr6AVZMXJKcTli5AXTo6KANnWtfH_Y3mdOuGGvdiLFDhGJBruD6Vle/s400/bor.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhid1Y9JJmpFb0_nnuYEQoXm5RAMac_1Bp9WWWD2a8j3efZI1GsQr7lMM8CX5iVka0ngW96Ah_Cn5J6hS8M-vBkqA5Lts8qSem-fXwroD_LnPRY4rSnKvyR_osPg4EnmitKnRn94zGcwm37/s400/cin.jpg)
Oscar Niemeyer/ Uma Vida pela Arquitetura/ leia aqui
Vamos dar um tempo...
Vamos deixar de falar da política e dos políticos, lembrando o que disse Niemeyer! É claro que ele está certo. E é plenamente justificável que ele esteja com essa sensação de que derrubaram sujeira em sua obra de arte... Mas, exatamente por isso e em sua homenagem, vamos rever algumas fotos de Brasília e de Niemeyer:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaSCl0zRF1P-7pxikdhKbXZEiqNaKZVudeK_q6HwOc-66XEv6_D44LGUxiWnFcD6m1eEd3lJN-U9Dk34PyvgUN4esnmqQBNJsWZT1oCvFWCLXQwTt-OfI2XmMw-IQwgaiRQbpXlhfCe1Ff/s400/bra.jpg)
Novo tempo...
Já idealizando um novo tempo, onde sua criação magistral – Brasília! – será utilizada como a grande capital moderna e planejada para o futuro e para os novos tempos da bonança. Deixamos nosso recado para a presidenta Dilma:
- Continue a FAXINA, presidenta. O Brasil lhe apóia e espera que nos traga novos tempos, de Brasília - a CAPITAL DA ESPERANÇA! - com a sua CHANCELA, com seu “lacre de qualidade” para a política brasileira!
3 comentários:
O arquiteto Oscar Niemeyer – patrimônio brasileiro! – não fala abobrinhas e nem fala palavrão à toa. Essa sua manifestação traz muita mágoa com o que estão fazendo com sua obra magnífica! Estamos atingindo o limite da tolerância. Se a presidente Dilma Rousseff souber “captar” a mensagem das ruas, ela saberá dar continuidade a essa FAXINA indispensável! E ninguém quer que ela vire a mesa, apenas que continue a dar “trela” para esses corruptos descarados caírem de podre... Que vergonha! Que a frase de um brasileiro idealista e CENTENÁRIO (!!!) possa despertar a sociedade brasileira para que passe a fazer as cobranças necessárias. Já li em comentários que em São Paulo, não se ouve UMA VOZ da oposição a bradar contra essa pouca vergonha que estão fazendo em Brasília, coma participação de notórios “paulistas”! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)
Nessas horas é importante buscar pensamentos e palavras definitivas. E o poema de Rudyard Kipling, com tradução de Guilherme de Almeida está à altura da obra de Niemeyer e do respeito que todos temos por ele:
“Se
Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando,
E para esses no entanto achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretensioso;
Se és capaz de pensar --sem que a isso só te atires,
De sonhar --sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste,
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;
Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe,
E a persistir assim quando, exaustos, contudo
Resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!";
Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade,
E se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao minuto fatal todo o valor e brilho,
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que mais --tu serás um homem, ó meu filho!”
E que a presidenta Dilma continue sua FAXINA.
(carla.bueno2011@bol.com.br)
Com o silêncio covarde dos homens públicos de São Paulo, o “protesto” de Oscar Niemeyer assume o tamanho de seu prestígio. É uma vergonha, como diria o Boris Casoy. O Senador Aloysio Nunes sempre conviveu muito bem com Michel Temer e Wagner Rossi, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira é de Ribeirão Preto (egresso do PFL), o “casal” Marta e Suplicy não abre a boca, o governador Alckmin faz que não é com ele e o Serra, ex-candidato derrotado, silêncio total... Então, VIVA Oscar Niemeyer que com mais de 100 anos dá lição de moral e de política a essa turma que , logo-logo, será passado...triste passado...
(haroldo-leao@hotmail.com)
Postar um comentário