abril 21, 2012

Brasília: Capital do Futuro!!!

Brasília é homenageada pelo GOOGLE com os famosos traços de Oscar Niemeyer. Com esses traços criativos e definitivos do nosso Arquiteto, o presidente Juscelino Kubitschek inaugurava – no coração do Brasil! -, em 22/04/1960, a CAPITAL DA ESPERANÇA!
Vamos dar um tempo... Tempo para refletir em cima da frase, divulgada através do Dihitt, pelo blogueiro Aristides (TIDE MONTEIRO BLOGGER). Ela vem da sabedoria de nosso maior arquiteto – construtor de cidades e realizador de sonhos! – OSCAR NIEMEYER. Que para ser bem brasileiro, nasceu em 15 de dezembro de 1907, com o brasileiríssimo nome de Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho.



Oscar Niemeyer/ Uma Vida pela Arquitetura/ leia aqui
Vamos dar um tempo...
Vamos deixar de falar da política e dos políticos, lembrando o que disse Niemeyer! É claro que ele está certo. E é plenamente justificável que ele esteja com essa sensação de que derrubaram sujeira em sua obra de arte... Mas, exatamente por isso e em sua homenagem, vamos rever algumas fotos de Brasília e de Niemeyer:



Novo tempo...
Já idealizando um novo tempo, onde sua criação magistral – Brasília! – será utilizada como a grande capital moderna e planejada para o futuro e para os novos tempos da bonança. Deixamos nosso recado para a presidenta Dilma:

- Continue a FAXINA, presidenta. O Brasil lhe apóia e espera que nos traga novos tempos, de Brasília - a CAPITAL DA ESPERANÇA! - com a sua CHANCELA, com seu “lacre de qualidade” para a política brasileira!


3 comentários:

Anônimo disse...

O arquiteto Oscar Niemeyer – patrimônio brasileiro! – não fala abobrinhas e nem fala palavrão à toa. Essa sua manifestação traz muita mágoa com o que estão fazendo com sua obra magnífica! Estamos atingindo o limite da tolerância. Se a presidente Dilma Rousseff souber “captar” a mensagem das ruas, ela saberá dar continuidade a essa FAXINA indispensável! E ninguém quer que ela vire a mesa, apenas que continue a dar “trela” para esses corruptos descarados caírem de podre... Que vergonha! Que a frase de um brasileiro idealista e CENTENÁRIO (!!!) possa despertar a sociedade brasileira para que passe a fazer as cobranças necessárias. Já li em comentários que em São Paulo, não se ouve UMA VOZ da oposição a bradar contra essa pouca vergonha que estão fazendo em Brasília, coma participação de notórios “paulistas”! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Nessas horas é importante buscar pensamentos e palavras definitivas. E o poema de Rudyard Kipling, com tradução de Guilherme de Almeida está à altura da obra de Niemeyer e do respeito que todos temos por ele:

“Se

Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando,
E para esses no entanto achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretensioso;

Se és capaz de pensar --sem que a isso só te atires,
De sonhar --sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste,
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;

Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe,
E a persistir assim quando, exaustos, contudo
Resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!";

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade,
E se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao minuto fatal todo o valor e brilho,
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que mais --tu serás um homem, ó meu filho!”

E que a presidenta Dilma continue sua FAXINA.
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Com o silêncio covarde dos homens públicos de São Paulo, o “protesto” de Oscar Niemeyer assume o tamanho de seu prestígio. É uma vergonha, como diria o Boris Casoy. O Senador Aloysio Nunes sempre conviveu muito bem com Michel Temer e Wagner Rossi, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira é de Ribeirão Preto (egresso do PFL), o “casal” Marta e Suplicy não abre a boca, o governador Alckmin faz que não é com ele e o Serra, ex-candidato derrotado, silêncio total... Então, VIVA Oscar Niemeyer que com mais de 100 anos dá lição de moral e de política a essa turma que , logo-logo, será passado...triste passado...
(haroldo-leao@hotmail.com)

Postar um comentário