maio 31, 2012

Recado à Presidenta Dilma: Vamos invadir essa Praia Globalizada ?!?


Quando o mundo todo passa por uma de suas mais radicais transformações, não é possível que a Política Externa continue com a mesma técnica, tática e preceitos da época do Barão do Rio Branco...
Com a REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO que vem transformando, de fato, o mundo em uma ALDEIA GLOBAL, não podemos ficar com uma Chancelaria de Relações Exteriores alheia a essa mudança que tem provocado transformações radicais, com a queda de Ditaduras e uma postura universal contra os “remédios” econômico-financeiros fixados pelo Fundo Monetário Internacional – FMI, para a “recuperação” das economias de países que ultrapassaram os limites da responsabilidade fiscal.
Essa interação do Brasil com o mundo precisa ser no mesmo ritmo exigido pela internet, sob pena de ficarmos muito aquém do que se poderia conquistar com tanto potencial natural e tanta riqueza construída especialmente pelo agro-negócio. E o turismo, sustentáculo de tantos países europeus, não significa nada para os brasileiros, com uma demanda de turistas absolutamente abaixo de sua capacidade real.

A BARREIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Essa é uma realidade que não vai mudar: não estamos entre as cinco línguas mais faladas e prestigiadas nas relações internacionais. O espanhol, sim, está inserido. Mas não nos basta e nem resolve os nossos problemas de  “existência” e divulgação perante os meios de comunicação de todo o mundo. E essa classificação, com o devido destaque para a língua citada, é baseado no número de pessoas que usam essa língua nos diversos países do mundo.
Assim, nas divulgações turísticas e empresariais, salvo algumas poucas exceções, o português está excluído. Quando muito se encontra um “portunhol” sofrível...

INVADINDO ESSA PRAIA GLOBALIZADA...

Qual, então, o caminho a ser seguido?!?
É concentrar os esforços governamentais no objetivo de atingir às programações e a estrutura do TURISMO DE LAZER E EMPRESARIAL.
Hoje, praticamente menos de 10 Grupos Empresariais “controlam” o TURISMO de um modo geral. Sendo certo que os principais “possuem” cerca de 5 mil hotéis. REPETINDO  5 mil hotéis!!!
E, nessa rede hoteleira, existe uma gama de opções a divulgar países e suas respectivas alternativas turísticas. Em nenhuma delas o Brasil está presente.
 Uma das principais opções é através das programações das TVs internas da rede. E aí é que se encontra um bom caminho a ser percorrido pelo Brasil.
CAMINHO SEGURO A SER SEGUIDO:
A tão propalada PPP – Parceria Públíco-Privada é o caminho a ser seguido. Partindo do princípio de que todo hóspede, numa determinada hora de seu tempo no hotel, busca distração via TV, nada mais acertado do que inserir o Brasil nesse contexto, aparentemente tão insignificante.  Hoje, é IMPOSSÍVEL encontrar programação do Brasil, quando muito e de forma pejorativa se encontra, às vezes, a RTP (Portugal) com uma programação muito limitada...
Essa PPP teria que ser coordenada pelo ITAMARATY+ TV BRASIL (Empresa Brasil de Comunicação) que se dedica à parte cultural, documentários, divulgação de filmes nacionais, mas tudo bem alternativo. Criar-se-ia um DEPARTAMENTO DA TV BRASIL/INTERNACIONAL. Através desse instrumento oficial é que se buscaria e se tentaria fazer as negociações com essas mega empresas internacionais.
MODUS FACIENDI
Sem muita complicação: seriam divulgados (a grade de programação) pela TVBRASIL/INTERNACIONAL somente programas musicais (musical brasileiro), documentários ecológicos e históricos, sempre entremeados de noticiário breve e positivo sobre o Brasil.
E essa grade de programação NECESSARIAMENTE seria feita em uma parceria com as TVs Comerciais. Sem maiores discussões, as melhores programações musicais e de documentários seriam fornecidas e, somadas às programações da TV BRASIL (que representa as TVs de Cultura do país), seriam a grade de divulgação desse poderoso instrumento de divulgação e inserção do Brasil nessa fechada estrutura internacional. Uma programação enxuta, dinâmica e positiva!

IMPORTANTE: tudo seria OBRIGATORIAMENTE legendado em inglês. O gerenciamento seria feito por profissionais do turismo e do marketing, excluídas, com certeza, qualquer ingerência político-partidária.

Com esse material, o ITAMARATY e a TV BRASIL/INTERNACIONAL estariam em condições de inserir o Brasil e suas riquezas e potencialidades nesse exclusivo e importante mercado internacional.

A seguir, outros trabalhos poderiam ser direcionados objetivando “nichos” de divulgação nessa grande ALDEIA GLOBAL na  qual está se transformando o mundo...

ESSA PRAIA GLOBALIZADA É QUE SERIA INVADIDA...

5 comentários:

Delmanto disse...

A presidenta Dilma, com certeza, sabe que desde os EUA, Canadá e México, passando por toda a Europa, pelo leste europeu + Austrália e Ásia, a língua portuguesa tem pouquíssima visibilidade e o Brasil não é localizado como a grande nação continental que é. Alcançando o posto de 6ª. economia mundial, passa a ser notado, mas não conhecido.
Já demos destaque à China que projetou alcançar, em poucos anos, uma meta ousada no domínio da língua inglesa: alcançar, dominando, a própria população dos EUA no domínio do inglês. E conseguiu. Hoje, são 350 milhões de chineses com o domínio da língua inglesa, enquanto a população dos EUA é de 315 milhões de americanos.
Isso é VONTADE POLÍTICA. É meta ATINGIDA!!!
Ora, com muito mais modéstia, podemos programar para os estudantes brasileiros uma abordagem e um ensino das línguas inglesas e espanhola como meta de governo. Equipar a nossa juventude desse instrumental (inglês e espanhol) INDISPENSÁVEL para a interação que se fará cada vez mais intensa e com maior facilidade pela internet.
Acredito que preparando a nossa juventude para essa interação global e viabilizando, para o mundo, o conhecimento da realidade brasileira, com todo seu potencial econômico, turístico e cultural, o Governo Federal estará assegurando um futuro promissor e sólido à altura desta grande Nação.

Anônimo disse...

É muito boa essa sua sugestão. Mas é preciso cuidado com os “aloprados” do PT que buscam partidarizar qualquer assunto ou iniciativa do governo. A indicação do Brizola Neto para o Ministério do Trabalho, mostra que a presidente Dilma está procurando dar ao seu governo uma “cara” diferente da “cara” do PT. Além de ser uma executiva, tem mostrado esperteza e firmeza em suas decisões. Tamos de olho!!!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Futebol, Carnaval e Mulata... Isso é muito bom, além de termos o Pelé! Ora, mas o Brasil é muito mais que isso. É preciso divulgar a nossa potencialidade. Temos o maior rebanho bovino do mundo. Somos o maior produtor de suco de laranja do mundo. E por aí vamos podendo citar dados e realizações governamentais e da iniciativa privada. É preciso uma modernização empreendedora no Itamaraty, atuando em parceria com a iniciativa privada. Gostei da idéia. É viável. Pode dar certo, basta ter vontade política!

(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, os tucanos, os petistas, os peemedebistas e os democratas, todos, sem exceção, estarão a favor desse trabalho a ser feito pelo Governo Federal. O Brasil não pode deixar passar uma oportunidade dessas. E nenhum brasileiro, mesmo os da oposição, pode deixar de apoiar um trabalho tão importante. Mesmo porque não é de nenhum partido. É da Nação Brasileira! Vou divulgar. Conte comigo. Abraço.
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

Criada em dezembro de 2007, a TV Brasil é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), entidade também responsável pela Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil Internacional, Rádios MEC AM e FM, além das Rádios Nacional do Rio de Janeiro, AM e FM de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões.

Fonte: http://tvbrasil.ebc.com.br/sobreatv

A TVBrasil tem uma programação que leva à TV aberta conteúdos muito


E já existe a atuação internacional prevista entre as atribuições da TV BRASIL. Ela foi criada em 2007 e está sob a administração da EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC). Essa entidade também dirige a Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil Internacional, Rádios MEC AM e FM. Além das rádios Nacional do Rio de Janeiro, AM e FM de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões.
É CLARO que a presidenta Dilma teria que avocar a gestão da TV BRASIL INTERNACIONAL À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA e, daí sim, passar a estruturar a PPP – PARCERIA PÚBLICO PRIVADA, envolvendo o ITAMARATY e as TVs Comerciais.
Um projeto de tamanha envergadura NÃO pode ficar num “nicho” burocrático eivado de concepções retrógradas, saudosistas e alternativas. É PRECISO muita criatividade, coragem e comando.
O governo da presidenta Dilma pode ficar marcado por sua contemporaneidade com o “mundo moderno” que está em acelerada transformação.
É isso!
Força, presidenta Dilma!

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