junho 07, 2012

Conferência Rio+20!
=
Desenvolvimento Sustentável?!?

“Relatório da ONU afirma que o mundo segue um "caminho insustentável"
O relatório GEO 5, produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), lançado no Rio de Janeiro (06/06/2012), faz uma previsão pessimista para o planeta. As conclusões, que certamente darão mais visibilidade à Rio+20, são de que mesmo depois de mais de 500 acordos, leis e convenções assinadas ao longo de 40 anos desde a Convenção de Estocolmo (1972), o mundo segue um “caminho insustentável”, com destaque para três quesitos: perda de biodiversidade, mudança climática e estoques de peixes.”
CAMINHO INSUSTENTÁVEL ou DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?!?

RESUMO HISTÓRICO:
A CONFERÊNCIA DO RIO/92: ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra, realizada entre 3 e 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, reuniu mais de cem chefes de Estado que buscavam meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra. A Conferência do Rio consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos.
Rio+10 – Dez anos depois da RIO/92, a ONU realizou a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em Joanesburgo (África do Sul), a chamada Rio+10 ou Conferência de Joanesburgo. Entre as principais decisões, tivemos: universalizar o saneamento básico nos próximos dez anos, implantar redes de metrô e trens rápidos nas grandes aglomerações, democratizar a Justiça, universalizar o ensino em tempo integral e reestruturar o Proálcool, desvinculando-o dos interesses do velho setor sucroalcooleiro.
RIO+20 - A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, chamada ainda de Rio+20, será uma conferência cujo objetivo é o da renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Ela será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro e, como seu próprio nome indica, sua organização partiu da Nações Unidas, que aprovou a sede brasileira durante a 64ª Sessão de sua Assembleia-Geral, no ano de 2009.
Confirmada a presença de 102 Chefes de Estado ou de governo na Rio+20. Ao todo, 176 países enviarão representantes para a Conferência. Todos os líderes do grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) já anunciaram que vão comparecer, assim como o recém empossado presidente francês, François Hollande.
OPINIÃO: a RIO+20 é a esperança de uma REAÇÃO GLOBAL para esse CAMINHO INSUSTENTÁVEL detectado pela própria ONU e que deixa o PLANETA à beira do caos!
REALIDADE BRASILEIRA: 1 em cada 5 brasileiros sabe o que é a Rio+20. Ou seja: 78% da população brasileira DESCONHECE a Conferência das Nações Unidas para o Desenvovimento Sustentável, a RIO+20! Não é por acaso que estamos neste lamaçal político com a maioria da população completamente alienada dos problemas nacionais...

RIO+20 E A JUVENTUDE BRASILEIRA

O Brasil tem 48 milhões de habitantes entre 15 e 29 anos, dos quais 34 milhões têm entre 15 e 24 anos! Assim, mesmo com a nossa juventude despolitizada e desmobilizada é preciso todos os esforços para que ela tenha presença na RIO+20. Desde que a UNE – de tantas e tão gratas tradições de lutas! – assumiu a sua posição no “peleguismo fisiológico” do governo federal, os jovens brasileiros estão sem uma representatividade positiva.
A esperada participação de quase 2.000 jovens de todo o mundo nas discussões da RIO+20 traz renovado ânimo para os analistas políticos. A Rio+20 pode e deve ser um marco no sentido da construção de uma nova vontade política, do reconhecimento da obsolescência dos arranjos políticos e institucionais vigentes que visam dar sobrevida a um sistema em crise de legitimidade e que está pondo em sério risco a vida no planeta.


“Olhares da Juventude sobre a Rio+20”
Milhares de líderes jovens de todo o mundo se reunirão na Conferência da Juventude, a poucos dias da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O encontro, que será de 8 a 12 de junho, está sendo organizado pelo ‘Major Group’ sobre Crianças e Jovens como evento oficial dos jovens para a Rio+20. O objetivo é capacitar crianças e jovens que estarão presentes na Rio+20.


As metas para a juventude incluem prover informação e treinamento e promover espaço para os jovens partilharem práticas de implementação de soluções, além de participarem na tomada de decisões a nível internacional. A participação dos jovens brasileiros estará sob a coordenação de Severine Carmem Macedo, que é Secretária Nacional de Juventude , da Secretaria Geral da Presidência da República, responsável pela Política Nacional de Juventude que articula e propõe programas e ações voltadas para o desenvolvimento integral da juventude brasileira.

A Primeira "Cúpula Feminina de Chefes de Estado pelo Futuro das Mulheres", dentro da Rio+20:

A presidente Dilma Rousseff ao lado da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e da ex-presidente do Chile e atual diretora-executiva da ONU Mulher, Michelle Bachelet, em encontro da agência ONU-mulheres realizado este ano, em Nova York. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A ONU anunciou a realização da 1ª. Cúpula Feminina de Chefes de Estado pelo Futuro das Mulheres!” Com realização prevista para o dia 21 de junho, contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, como anfitriã, além da presença da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner e da presidenta da Costa Rica, Laura Chinchilla. Estão previstas as presenças das primeiras-ministras de Trinidad Tobago, Kamla Persad-Bissessar, e da Dinamarca, Helle Thorning-Schimidt, assim como as presidentas da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, e da Lituânia, Dália Grybauskaité.
SUCESSO DA RIO+20 E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Com a presença confirmada de mais de 100 Chefes de Estado, a RIO+20 deverá representar uma nova postura política perante o desenvolvimento mundial. Particularmente, com a presença ativa da JUVENTUDE  e das MULHERES/CHEFES DE ESTADO, o mundo acompanhará, atento, as medidas que serão sugeridas e votadas como Metas para o Futuro. E a ausência de Barack Obama (EUA)  e de Ângela Merkel (Alemanha) serão supridas, com certeza, por representantes desses dois países. Ficando com François Hollande, presidente eleito da França, o destaque internacional dos Chefes de Estado presentes.

Lembrando que na pioneira RIO/92, tivemos a presença prestigiosa do então presidente da França, o socialista François Mitterrand.

É REGISTRO HISTÓRICO!





7 comentários:

Anônimo disse...

Está na hora da onça beber água limpa...
Vamos acordar para a gravidade do momento por que passa o planeta. A poluição e a degradação do meio ambiente está atingindo níveis insustentáveis!
A hora é agora!
SOS Planeta Terra!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

GUERRA É GUERRA!!!
Tem que ser TOLERÂNCIA ZERO!
Tolerância Zero para o desmatamento da Amazônia! Estão destruído o TERRITÓRIO NACIONAL, então TEM que haver a DEFESA NACIONAL!
As FORÇAS ARMADAS precisam ser convocadas pela presidenta Dilma para DEFENDEREM a integridade do TERRITÓRIO NACIONAL!
Ora, se o Brasil for invadido por forças estrangeiras, as Forças Armadas prontamente irão defender o Brasil.
Ora, se estamos sendo agredidos com o desmatamento contínuo, É CASO PARA A AÇÃO ARMADA DAS FORÇAS ARMADAS!
Com ordem PARA ATIRAR!
TOLERÂNCIA ZERO!!!
Esse negócio de dar índice dizendo que está diminuindo o desmatamento É INCENTIVO PARA OS BANDIDOS DESTRUIREM AS NOSSAS FLORESTAS!
Nada de tolerância, achando bom que está diminuindo o desmatamento.
É PRECISO UM BASTA1
CHEGA DE DESMATAMENTO!
Tolerância zero!
FOGO NOS PREDADORES!!!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Idéia genial, Haroldo. Guerra é guerra e a tolerância tem que ser zero! Afinal, as Forças Armadas existem para defender o país e a sua integridade física. E a bandidagem tem uma máxima: Risco Zero! A canalhada não fica um mês! Bandido esperto cai fora! É só preciso ter vontade política e isso a presidente Dilma tem, eu acho!
Muito boa a idéia. Genial!
Vamos acabar com essa pouca vergonha de admitir com a maior cara de pau que o desmatamento está diminuindo. Ele não pode é existir!
Tolerância Zero! Fogo na bandidagem!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O Rio de Janeiro passou a ser o referencial para os grandes encontros que buscam a preservação do meio ambiente em um desenvolvimento sustentável. Parece que foi ontem o importante encontro da ECO/92, realizada no Rio e que repercutiu positivamente em todo o mundo. A época, o Prof. José Goldemberg, ex-Reitor da USP e chefiando a pasta do Meio Ambiente polarizou as discussões e mostrou o alto nível dos representantes do Brasil. Agora, 20 anos depois, com o Fórum para a Juventude e o 1º Encontro de Chefes de Estado Mulheres”, a Rio+20 assume uma dimensão bem maior. É preciso que a mídia brasileira dê uma cobertura maior, destacando a importância mundial desse Evento.
O mundo todo está de olho no Brasil. Vamos fazer a nossa parte.
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

A Rio+20 vai mostrar através das pesquisas científicas da Embrapa e do sucesso do Agro-Negócio brasileiro que o nosso país já é o CELEIRO DO MUNDO. Maior produtor de suco de laranja, maior produtor de soja, possue o maior rebanho bovino do mundo, enfim, mesmo tendo suas industrias sucateadas pelo excessivo nº de impostos que oneram a produção nacional, o Brasil consegue representar uma esperança para a humanidade. A Dona Dilma precisa intensificar a recuperação industrial brasileira com a diminuição progressiva dos impostos. A Rio+20 pode ser a grande oportunidade do Brasil fazer parcerias com ONGs sérias e responsáveis na implementação de programas técnicos na busca do desenvolvimento sustentável!
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

requeri disse...

torço pra q as coisas sejam levadas mais a sério no brasil.

ando um tanto sética.

lembro de uma frase de noel clarasó, escritor basco, q poderia vir a calhar:

um político pensa nas próximas eleições; um estadista nas próximas gerações.

é isso.

Anônimo disse...

Acho que a presidente Dilma está se saindo muito bem na presidência. Agora, para a Rio+20, também. Ela sabe o que quer, tem vontade política e vai deixando a sua marca, piano, piano...
Se não fosse o PT e o Lula estarem toda a hora atrapalhando, a imagem do governo dela já seria muito melhor.
O negócio é ir se distanciando desses aloprados. A colocação do Brizola Neto no Ministério do Trabalho já é um referencial emblemático. Só não vê quem não quer...
A Dilma surgiu, politicamente, no PDT do Brizola, pelas mãos dos companheiros do Rio Grande do Sul. Daí... (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Postar um comentário