junho 28, 2012

União Européia
contra o Racismo e o Nacionalismo Chucro!

União Européia contra o Racismo e o Nacionalismo Chucro!

Melhor seria dizer que a ALDEIA GLOBAL é contra qualquer espécie de RACISMO e é também contra aquele NACIONALISMO PRIMATA que não encontra lugar entre os povos conectados pela internet e INTERAGINDO pela vontade de dar ao PLANETA TERRA melhores condições para um humanismo fraternal. A INGLATERRA, através da Rainha Elisabeth II deu o exemplo dessa nova postura que deverá ser padrão de procedimento em todo o mundo.

Assim, o ex-guerrilheiro Martin McGuinness do IRA e a rainha Elisabeth II fizeram um ato SIMBÓLICO ao dar um histórico aperto de mãos, em Belfast. É a garantia de um novo período de paz para a Irlanda do Norte. A paz foi celebrada em 1998, acabando com 30 anos de luta violenta entre protestantes e católicos, que teve um saldo trágico de mais de 3.000 mortos.

Foi SIMBÓLICO porque foi com o IRA, mas entendemos que esse gesto pode, muito bem, servir para a PAZ entre os BASCOS e a Espanha e entre esses mesmos BASCOS e a França. Pode servir entre os ITALIANOS DO NORTE e a Itália. Pode servir também para várias etnias do LESTE EUROPEU que ainda reivindicam um novo país... O mesmo ocorrendo na Ásia e na África.

A internet tem mostrado e a UNIÃO EUROPÉIA é o mais perfeito exemplo, que a união de povos e países é possível e recomendável e que os VALORES NACIONAIS, O FOLCLORE E AS TRADIÇÕES CULTURAIS de cada povo PERMANECEM VALORIZADOS E COM MELHORES CONDIÇÕES DE PRESERVAÇÃO! No mundo atual é inconcebível O NACIONALISMO CRUCRO, PRIMATA E MEDIEVAL!

O RACISMO É PRAGA DIFÍCIL DE ESTIRPAR!

Vários países tem procurado combater o racismo. Os Estados Unidos deram o grande exemplo ao consolidarem a luta histórica de MATIN LUTHER KING JR! Graças à persistência desse pastor, os EUA passaram por uma profunda transformação. Hoje, a integração racial e os direitos civis são uma realidade naquele país. Mas ainda há o preconceito? Claro que há! Mas a legislação rígida e a educação das novas gerações tem transformado positivamente esse grave problema do preconceito racial.

Na EUROPA, também o problema está latente. Com o longo período do COLONIALISMO EUROPEU, os povos das antigas colônias da Ásia e da África agora buscam melhores oportunidades nas capitais das antigas metrópoles coloniais. Ainda são considerados cidadãos de segunda classe mas terão, com certeza, a suas integrações efetivadas com os países que tanto lucraram com o colonialismo e a exploração desses povos oprimidos.


Exemplo claro desse racismo, MESMO QUE INDIRETO, ficou explícito na charge feita sobre um jogador negro que defendeu a Itália (já como cidadão italiano) na vitória contra a Inglaterra. Pegou mal... Do jogo da EUROCOPA, na Polônia, entre a Itália e a Inglaterra, o jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, fez uma charge na qual o atacante Mario Balotelli aparece escalando o famoso BIG BEM, lembrando a cena do KING KONG escalando o EMPIRE STATE BUILDING. Pegou muito mal...
 Mário Balotelli, após marcar seu o segundo gol da Itália na Alemanha, fazendo pose de "fortão"! "Gazzetta dello Sport" fica devendo uma reparação a esse jogador negro da Itália!
 (29/06/2012)

NO BRASIL TEMOS A “LEI AFONSO ARINOS”

A chamada “LEI AFONSO ARINOS” foi aprovada em 3 de julho de 1951. De autoria do parlamentar mineiro Afonso Arinos de Melo Franco, proibe a discriminação racial no Brasil. Afonso Arinos foi reconhecido como um grande intelectual e um dos parlamentares republicanos mais importantes do país. Reconhecido também como grande jurista, foi Chanceler da República (ministro das Relações Exteriores) do governo de Jânio Quadros.

RESUMINDO: É importante que fiquemos sempre alerta contra casos de racismo e que participemos de movimentos contrários ao antigo e pernicioso nacionalismo chucro que já provocou tantas mortes e tantas divisões entre nações amigas.


5 comentários:

Anônimo disse...

Claro que o jornal italiano não quis ofender o jogador negro. Acontece que mostrou, sim, o preconceito. Só faltou chamar de “macaco” ou de “gorila” o jogador. Essa foi um “tiro no pé”....rsrsrs (p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

A integração européia é um grande sucesso e é irreversível! As nações sentiram que não perderam nada, só ganharam: o turismo explodiu em toda a Europa. Os países do Leste Europeu que ficaram isolados por muitos anos pelo comunismo, estão vivendo um grande progresso e o turismo está valorizando a cultura e a história desses países. Só o MERCOSUL que não saiu do papel. A Argentina boicota os produtos brasileiros, a Bolívia toma os serviços da Petrobras, o Equador também privatiza empresas brasileiras e o Itamaraty, da dupla dos “pequeninos” Celso Amorim e Antonio Patriota só obedece ao “comandante” Hugo Chaves...
Vê se ACORDA, BRASIL!
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Sou MARIO BALOTELLI. Não sou King Kong mas TENHO A FORÇA! E TIROU A CAMISA, Fazendo pose de “fortão” para ninguém botar defeito. Era só o primeiro tempo do jogo da Itália com a Alemanha e MÁRIO BALOTELLI já tinha feito 2 gols!!!
Itália 2 x 0. Isso deve estar passando pela cabeça desse excepcional jogador italiano, negro com muita honra, para quem a “GAZZETTA DELLO SPORT” fica devendo uma reparação moral!
É isso. Aqui se faz e aqui se paga!!! (carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

E o jornal “La Gazzetta dello Sport”, hoje, 29/06, reparou sua edição anterior e prestou uma grande homenagem ao jogador negro italiano, Mario Balotelli. Agora, é só homenagem: “E NATA UNA STELLA”. A charge do jogador no topo do BIG BEM, em Londres, imitando o KING KONG no Empire State, ficou no passado... Muito bom: NASCE UMA ESTRELA! E viva a Itália! (jair.castro66@yahoo.com.br)

requeri disse...

é abominável qualquer tipo de intolerância como preconceito, racismo, discriminação, ... o preconceito é sombrio, segrega, é a rigidez dos tolos e dos equivocados, dos arrogantes.

os episódios envolvendo o balotelli são horríveis ... no jogo contra a croácia jogaram banana no campo ... atitudezinha mais vulgar, tosca, perversa, pequena ... houveram vários episódios de racismo nesta eurocopa e a uefa está combatendo severamente ... as ofensas verbais são abundantes quando ocorre o preconceito, porém na partida da itália contra a croácia, qdo uma banana foi lançada ao gramado, o preconceito se mostrou autêntico, como o apanágio dos burros, dos limitados intelectualmente, ...

e chega!!!
é isso.

Postar um comentário