junho 02, 2012

Vai Aprender – artigo de Arthur Virgílio

                    
                               VAI APRENDER

                            *ARTHUR VIRGÍLIO

     O ex-presidente Lula perdeu os limites e a noção de escrúpulos. Seus oito anos de governo registram méritos na condução da economia (primeiro mandato, até a demissão de Antônio Palocci, sobretudo) e na aplicação de políticas sociais, prosseguindo e ampliando as linhas que herdou de Fernando Henrique. Mas anotam também irreparáveis deslizes éticos, a começar pelo mensalão e a concluir pela vulgarização das instituições republicanas.

     À medida em que se fortalecia popularmente, favorecido pelo país organizado que recebeu e pela conjuntura econômica internacional benigna, crescia igualmente em arrogância, perdendo o contato com a humildade. Incensado por incontáveis áulicos, tomou a si próprio como um semi-Deus, infalível, senhor das verdades universais.

     Claro que seu governo não inventou a corrupção. Seu período de mando, todavia, permitiu que ela se tornasse endêmica e sistêmica.

     Aproximou-se dos piores elementos da política brasileira, sempre disposto a lhes “conceder”, publicamente, “anistia” e “perdão”, como se fosse, ao mesmo tempo, o executivo, o legislativo e o judiciário. Como se fosse monarca absolutista, a intimidar opositores e submeter “súditos”.

     Prometeu não se intrometer nas decisões do governo de sua afilhada Dilma Rousseff, porém não faz outra coisa. Não consegue desencarnar do poder que não mais pode exercer. Por sinal, aceitava os elogios de Collor e Sarney e detestava as críticas de Itamar e Fernando Henrique. Em miúdos: ex-presidente só deveria falar se fosse para apoiá-lo.

     A cada dia, apequena sua imagem e seu legado. O desastre maior e mais recente foi o pedido indecoroso que fez ao ministro Gilmar Mendes, no sentido de que buscasse adiar o julgamento do mensalão. Mais: em evidente chantagem, ofereceu “proteção” na CPMI do Cachoeira (que alegou “controlar) a esse magistrado, que reagiu com o destemor dos que nada devem.

     De uma só vez, ofendeu a soberania do Parlamento e da Suprema Corte. Expôs o ministro Ricardo Lewandowiski, como se fosse ele mero subordinado seu. Chamou o ministro Joaquim Barbosa de “complexado”. Declarou que iria “conversar” com o ministro Ayres de Brito. Diminuiu o ministro Dias Toffoli, alegando que o pressionaria a não se considerar impedido de julgar o mensalão. Destratou o ex-ministro Sepúlveda Pertence e a ministra Carmen Lucia, anunciando que “mandaria” o primeiro “segurar” a segunda. Inaceitável.

     O tiro saiu pela culatra. Tentava blindar a Delta Construções na CPMI, por se tratar da empreiteira que seu governo mais brindou com obras do PAC. Pois nem seus aliados conseguiram impedir a quebra, em nível nacional, dos sigilos telefônico, fiscal e bancário dessa empresa.

     Abriu a guarda desabridamente para proteger os mensaleiros. Pois agora é que ficou mesmo irreversível que o julgamento comece em agosto.

     O Brasil é democracia sólida. Lula está aprendendo isso na prática.

     *Diplomata, foi líder do PSDB no Senado
         

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha o “puta merda lá vem ele!!!”
Em política não se pode, nunca, perder o senso do limite e do tolerável. O político que passa a se achar o “bam-bam-bam”, acaba caindo em desgraça. O ex-presidente Lula, graças às mágicas do marqueteiro Duda Mendonça, graças ao período excelente que pegou da economia mundial com a nossa toda arrumada, graças à “blindagem” que lhe deu “de graça” a oposição, acabou saindo do governo com ótimo índice de popularidade. Mas é preciso não se esquecer que o Duda Mendonça fez o mesmo com o Maluf (daí a idéia do Lula de contratar o Duda) e o Maluf acabou como está...Então, é bom o Lula aterrissar senão a queda vai ser muito grande. Já está chegando, em cada uma de suas intervenções políticas a ser lembrado o chavão””puta merda lá vem ele!!!”
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Pedir votos para a renovação política em São Paulo, com o ex-ministro Fernando Haddad, acho muito válido! Agora, querer proteger a “banda podre” do PT que usou os mesmos métodos dos “bandidos” da direita, não dá! É uma quadrilha e nem o Lula conseguirá limpar a imagem dessa quadrilha de marginais da política e, principalmente, despreparados porque deixaram o “rabo de fora” em cada “mutreta que fizeram..
Já o Haddad foi Ministro da Educação por 6 anos, formado pela tradicional Faculdade do Largo de São Francisco, passa a ser uma esperança de renovação na administração da maior cidade do país que, infelizmente, está há mais de 20 anos nas mãos desse PSDB sem criatividade, numa mesmise de dar pena...
Acorda, Lula, vá trabalhar pelas boas causas!!!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
Ródrio comentou a notícia Vai Aprender – artigo de Arthur Virgílio.

Comentário:
É, cada governo, cada partido com seus 99,99% de podridão.

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=vai-aprender--artigo-de-arthur-virgilio&c=1567962

Postar um comentário