agosto 02, 2012

ARMANDO DELMANTO:
DOUTORANDO EM MEDICINA

DOUTORADO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Na Medicina, a especialização em GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA, como outras especializações da área da saúde, pertence à idade moderna da Medicina. Assim, muitas doenças e muitos partos passaram a ser tratados de forma correta e com a devida importância exigida à saúde da mulher. Hoje, os partos são predominantemente realizados por Médicos Ginecologistas/Obstetras. Essa realidade só não ocorre em regiões isoladas, remotas e distantes de hospitais, quando se tem apenas a presença de parteiras e mesmo de médicos sem especialização em Ginecologia/Obstetrícia.
Botucatu, hoje, representa importante Centro Universitário voltado à especialização de diferentes áreas da medicina. Assim, a FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU – FMB, pertencente à UNESP teve premiado, a NÍVEL DE EXCELÊNCIA, seu curso de DOUTORADO EM GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E MASTOLOGIA. Essa importante avaliação, que consagra uma instituição como a FMB/UNESP ocorreu, nos dias e 2 de março, durante a Assembléia Geral da Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação (AUIP). Dos 40 programas de pós-graduação de diferentes universidades que se inscreveram para a premiação, apenas 12 conseguiram a pontuação necessária para conquistar o Prêmio AUIP.
Neste contexto positivo para a FMB/UNESP, realizou-se no dia 30 de julho pp., a Defesa de Tese de Doutorado, do médico ginecologista/obstetra Armando Delmanto, com atuação como profissional liberal e também como membro da Equipe de Ginecologia Oncológica da Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB/UNESP.
DA DEFESA DE TESE E A BANCA EXAMINADORA
O médico Armando Delmanto completou mais uma importante etapa de sua vida profissional. Defendendo a tese "Avaliação do Tecido Mamário em Mulheres na Pós-Menopausa Usuárias de Isoflavona da Soja", obteve aprovação da Banca Examinadora.
Na Banca Examinadora (Titulares), o Prof. Dr. Jorge Nahás Neto (Orientador – Depto de Ginecologia e Obstetrícia da FMB da UNESP), o Prof. Dr. Paulo Traiman (Livre Docente de Ginecologia da FMB da UNESP), a Profa. Dra. Lucia Costa Paiva (Livre Docente de Ginecologia da FMC da UNICAMP), o Prof. Dr. Eduardo Carvalho Pessoa (FMB da UNESP) e o Prof. Dr. Jarbas Magalhães (Diretor Científico do Centro Corsini de Campinas e Vice-Presidente da SOGESP – Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).
Como Suplentes: o Prof. Dr. Gilberto Uemura (Depto de Ginecologia e Obstetrícia da FMB da UNESP), a Profa. Dra. Cristina Laguna Benetti Pinto (Faculdade de Medicina de Campinas/UNICAMP), a Profa. Dra. Adriana Orcesi Pedro (Depto de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP).
DO DOUTORANDO E SEU CURRÍCULUM VITAE
Armando Delmanto, 36 anos, formou-se em 2000, pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília – FAMEMA. Fez residência na Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB/UNESP, na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, de janeiro de 2001 a dezembro de 2003, com especialização, no último ano, em Ginecologia Oncológica (cirurgia).
Obteve o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, em 2003 e o título de Especialista em Colposcopia, em 2005, passando a ser membro da Associação Paulista de Medicina- APM, da SOGESP – Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo e da FEBRASGO – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, atuando como Membro do Depto de Ginecologia/FMB/UNESP.
Defendeu, com sucesso, tese de MESTRADO, em dezembro de 2006, pela Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB/UNESP. E, no dia 30 de julho/2012 pp., defendeu, com sucesso, tese de DOUTORADO, com a aprovação da Banca Examinadora.
A tese de seu MESTRADO (“Efeito do Raloxifeno no Epitélio Vaginal de Munlheres na pós-menopausa”) foi publicada pela “Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, volume 29, número 1, de janeiro de 2007 e teve também sua tese (“Effect of raloxifene on the vaginal epithelium of postmenopausal women”) publicada pela revista internacional “European Journal” (“Eur J Obstet Gynecol”), de abril de 2008.
Com consultório na cidade de Botucatu desde 2004, atua nos hospitais locais e da região. Foi Representante Credenciado da SOGESP da Regional de Botucatu/Região, no biênio 2010/2011.
VOCAÇÃO PROFISSIONAL E TRADIÇÃO FAMILIAR
Armando Delmanto vem construindo a sua caminhada profissional em Botucatu, tendo sempre como exemplo seu inesquecível avô paterno, Dr. Antônio Delmanto, que exerceu por 60 anos a medicina em Botucatu, realizando cerca de 80 mil cirurgias e com uma atuação benemérita em nossos hospitais e em seu consultório médico.
Dr. Antônio Delmanto
Como herdeiro dessa vocação e sem a pretensão comparativa, Armando Delmanto tem procurado manter-se sempre atualizado e capacitado, quer como Membro da Equipe de Ginecologia Oncológica da FMB/UNESP quer como profissional liberal, como especialista em Ginecologia e Obstetrícia, em sua atuação na cidade de Botucatu e região.

Antônio Delmanto – Médico Cidadão – Parte III /aqui

7 comentários:

Delmanto disse...

É muito difícil falar da família. Mas é preciso. No momento em que meu filho Armando conclui um importante ciclo profissional em sua vida, alcançando o Doutorado em Medicina, revejo o perfil de minha família na área da saúde e vejo, com orgulho, que o objetivo de bem servir, com humanismo e competência, vem sendo mantido.
Meu avô paterno, Pedro Delmanto veio da Itália para o Brasil (1887), como tantos outros imigrantes para construir com muito entusiasmo um sonho...
Começou com uma oficina de calçados, chegou a ter a sua fábrica de calçados com loja comercial. Não satisfeito, montou curtume especialmente para o preparo de couro para a fabricação de calçados. Curtume, Fábrica de Calçados e Loja Comercial: completava o ciclo produtivo. Vencera o imigrante sonhador... Mas seu sonho maior era a família: queria que todos seus filhos estudassem, completassem um curso superior, ou como se dizia antigamente, virassem “doutor”. Ele trabalhara com afinco para que seus filhos tivessem um horizonte mais florido e uma caminhada mais segura...
Com esse objetivo, mandou seu primogênito, Aleixo, para estudar na Itália com seus primos Botti. Aleixo fez todo o curso básico e intermediário em Parma/Itália. Naquela época era comum os pais mandarem seus filhos para estudar na Europa. Aleixo Delmanto voltou médico, formado pela Faculdade de Medicina de Parma.
E voltou para Botucatu como o primeiro “oriundo” formado em medicina! Foi uma vitória da família e, com certeza, de toda a numerosa colônia italiana de Botucatu.
E Pedro Delmanto preparou uma surpresa na volta de seu primogênito: construiu uma CASA DE SAÚDE (1928), denominada “SUL PAULISTA”, trazendo também o Prof. Dr. Ludovico Tarsia, Titular da Cadeira de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Nápoles que, por motivos políticos, estava exilado no Brasil.
Assim, Aleixo Delmanto atuou na direção, juntamente com o prof. Tarsia, da Casa de Saúde “Sul Paulista”. Aleixo ainda voltou, por 1 ano, para a Itália para sua especialização em Radiologia, na Faculdade de Medicina de Bolonha. Primeiramente, na Casa de Saúde e depois na Misericórdia Botucatuense (por 40 anos), Aleixo se dedicou à medicina. Nos primeiros anos de nossa Faculdade de Medicina pode colaborar com seus ensinamentos para o engrandecimento dessa modelar instituição.
Antônio Delmanto, segundo filho de Pedro Delmanto, formou-se em Farmácia pela USP (1924) e em Medicina pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (1935), logo assumindo a Direção Clínica da Misericórdia Botucatuense, o Dr Antoninho como era chamado, realizou mais de 80 mil cirurgias, entre grandes, médias e pequenas, sempre dedicando a mesma atenção aos clientes particulares ou carentes. Os amigos diziam que exercia a medicina como um sacerdócio.
Agora, esta história está seguindo em frente. Armando Delmanto, neto do Dr. Antônio e sobrinho/neto do Dr Aleixo, acaba de concluir o seu Doutorado em Ginecologia e Obstetrícia e segue sua caminhada como Membro da Equipe de Ginecologia Oncológica da Faculdade de Medicina/UNESP e como profissional liberal, em seu consultório e nos hospitais de Botucatu e região.
É isso: um orgulho este registro familiar. Importante para mim e para toda a Família Delmanto.

Anônimo disse...

Dalva Gomes da Silva (Facebook): Armando, parabéns pelo filho dedicado, é de médicos como ele que o nosso país precisa, abraços.

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook): OK. ESSE MOMENTO ENCHE TODO PAI DE ORGULHO E VOCE NAO FICA ATRAS... QUE SIGA ENFRENTE .. ABRAÇO

Anônimo disse...

 Elaine Bueno (Facebook): olha meu ginecologista aí, hj estarei lá as 5:30 rsrs

Anônimo disse...

Prezado Armando,
nossos parabéns pelo seu filho, ficamos muito alegres!
Sebastião e Terezinha.(jspmendes@hotmail.com)

Anônimo disse...

Maria Helena Sanches Rapello (Facebook): Parabéns! Só escuto falarem que é um excelente médico.

Anônimo disse...

Caro Delmanto,

Você, como eu, adoramos a história da pátria pequena. A história é mestra da vida. E, como mestra, nos espelhamos em seus ensinamentos, voltamos ao passado, à vida morta, tentando tirar frutos da vida vivida.
A história da família Delmanto, em todas as suas ramificações - comércio, medicina e advocacia - pertence à história da pátria pequena : Botucatu!
Tudo isso não estaria registrado se não houvesse a atuação da célula-mater : a família! A família é importante. E esse ditado era regiamente respeitado pelos velhos italianos.
A família Delmanto, como todas as famílias avoengas, transmitiram aos seus filhos o gosto pelo trabalho, pela tradição, pelo estudo, pela finura e pela elegância. A tradição matriarcal foi sempre marcante; sinto-me à vontade em afirmar que, além de doutores: Advogado( Marcelo ) e Médico ( Armando ) são educadíssimos e elegantes!
Portanto, caros amigos Armando e Elisabeth : Por momentos assim, de alegria, de jubilo, de conquistas, que o mel da vida tem substância."
Olavo Pinheiro Godoy – Membro da Academia Botucatuense de Letras – ABL e ex-presidente do Centro Cultural de Botucatu (olavogodoy@yahoo.com.br)

Postar um comentário