agosto 15, 2012

Mazzola: do Palmeiras para o Estrelato Mundial!

Mazzola: do Palmeiras para o Estrelato Mundial!

Eu me recordo muito bem. Mazzola era a “alma” do Palmeiras. A imprensa registrava isso, dando manchetes assim: “MAZZOLA 4 X  2 SÃO PAULO”. Nessa época, interno no Liceu Coração de Jesus, acompanhava, pelo meu radinho de pilha os jogos do Palmeiras e da Seleção Paulista e, em 1958, a vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo! Mazzola e Pelé foram os grandes destaques!

No Palmeiras, ao centro, agachado, Mazzola fez história!


Seleção Paulista de 1957: em pé: Djalma Santos, Gilmar, Olavo, Zito, Ramiro, Mauro e o roupeiro Mateus. Agachados: Mário Américo (massagista), Maurinho, Luizinho, Pagão, Mazzola e Pepe.
Seleção Brasileira de 1957: em pé: De Sordi, Jadir, Nilton Santos, Gilmar, Mauro e Roberto Belangero. Agachados: Mário Américo, Garrincha, Moacir, Mazzola, Pelé e Canhoteiro.

Mazzola foi logo contratado para jogar na Itália, pelo Milan, já que tinha dupla cidadania. Jogou também pelo Napoli e pela Juventus.

Campeão do Mundo em 1958, Mazzola seria convocado novamente em 1962. Mas por ser neto de italianos foi preterido. Na verdade, não foi convocado por jogar no exterior. Jogou, convocado pela Seleção Italiana, juntamente com Sormani: eram os “oriundi” defendendo a Itália. Mazzola, magoado, afirmou à época: "É muito simples. Naquele tempo, o Brasil não chamava quem jogava no exterior. Ninguém. Eu estava no exterior e não seria chamado. Eu, com 23, 24 anos, ficaria muito chateado se perdesse um Mundial”.

CARREIRA DE MAZZOLA NO EXTERIOR

Após a Copa, começou sua carreira na Itália, com o Milan, ainda em 1958. Sua estreia foi em 21 de setembro e, em sua primeira temporada, jogou 32 partidas, marcando 28 gols, ganhando o título italiano. Seu primeiro gol na liga foi em 5 de outubro, em uma vitória contra o Bari. O Milan ganhou o título novamente em 1962, quando Altafini foi um dos artilheiros da competição, com 22 gols em 33 partidas.

Em 1965, Altafini juntou-se ao Napoli, onde ficou até 1972. Naquele ano o Napoli ironicamente perdeu por 2 a 0 na final da Copa da Itália para o clube anterior de Altafini, o Milan.
Depois de jogar pelo Napoli, juntou-se à Juventus e perdeu outra final de copa, em 1973. Ele ganhou, no entanto, mais dois títulos do campeonato: em 1973 e 1975. Quando deixou a Juventus, em 1976, Altafini tinha jogado 459 jogos na Serie A e marcado 216 gols, apesar de tê-los feito em grande parte no começo de sua carreira. De fato, ele apenas marcou 53 gols em suas últimas oito temporadas na Itália, enquanto havia marcado 134 em suas oito primeiras temporadas.

Ele se juntou ao Chiasso e então ao Mendrisio (ambos na Suíça italiana) após deixar a Itália e jogou por mais quatro temporadas antes de se aposentar, aos 42 anos de idade.

Altafini foi Campeão 4 vezes na Itália. Hoje, é comentarista esportivo de muito prestígio.

Mazzola comenta a derrota da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 2012:

Ele foi direto, objetivo: “É preciso injeção de caráter. Firula não conta, o que conta é o gol. Pelé era assim. Ele tinha talento mas também garra. O treinador tem que escolher gente de talento e também quem dá o sangue. Está tudo errado. Com esse time, não teríamos chance se a Copa fosse hoje - afirmou Mazzola, que é comentarista de TV na Itália.

HISTÓRICO:
José João Altafini, também conhecido como Mazzola (nasceu em Piracicaba/SP, em 24/08/1938),é um ex-futebolista ítalo-brasileiro, Campeão do Mundo com a Seleção Brasileira, em 1958.
Revelado nas categorias de base do Palmeiras, Mazzola ganhou este apelido pela sua técnica ser comparada ao craque italiano Valentino Mazzola. Com seu oportunismo e faro de gol, era o responsável pelas vitórias palmeirenses na década de 1950. Jogou pelo Palmeiras, sendo Campeão Paulista Juvenil em 1955 e Campeão Paulista Aspirante em 1956.
Com a venda de seu passe para o Milan, o Verdão montou um verdadeiro esquadrão que ficou conhecido como Academia de Futebol.
Mazzola radicou-se desde a juventude na Itália, onde é o terceiro maior artilheiro da história da Série A, com 216 gols. Deteve por décadas o recorde de gols (jogando pelo Milan) em uma única edição da Liga dos Campeões, até Lionel Messi superá-lo, na edição de 2011-12, com catorze gols marcados.
Casou-se com Eleana D'Addio, em 1959, com quem teve duas filhas: Patricia, casada com o jornalista e escritor Pedro Oswaldo Nastri, e Cristina, casada com Salvatore Marco Pulvirenti. Ambas nasceram em Milão, na Itália, e residem no Brasil.

Jogo na Suécia e os Campeões de 58:

Com o jogo da Seleção Brasileira contra a Suécia, no mesmo estádio onde jogou em 1958, o Brasil ganhou por 3 x 0, com gols de Leandro Damião e Pato (2 gols). Na oportunidade, os Campeões de 1958 foram homenageados, sendo que vários deles estiveram presentes, com destaque para Pelé e Mazzola.
Mazzola, Pelé, Zito e Pepe, na Suécia.

6 comentários:

Delmanto disse...

É uma volta no tempo. O Brasil "despertando" para o mundo o seu melhor futebol!
Pelé e Mazzola fizeram história. Pelé com 17 anos e Mazzola com 19 anos.
Muita garra com muita criatividade!
É esse futebol "arte" que esperamos para a Copa de 2014. Mas esse técnico Mano precisa ir "para casa". Há muito tempo ele vem mantendo na Seleção Brasileira um verdadeiro "rodízio" de jogadores, valorizando os seus passes para a "alegria" dos empresários de futebol.
Está na hora da seriedade. O Marin que não decepcione o Brasil!
Estamos de olho!!!

Anônimo disse...

Como corintiano, Delmanto, eu não poderia deixar de comemorar a foto da Seleção Paulista de 1957, com o jogador mais goleador de todos os tempos: Luizinho do Corinthians!!!
Bons tempos! E o Mazzola, na Seleção Brasileira, foi genial!
Parabéns! (haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Pra frente Brasil, Salve a Seleção!!!!
O Brasil vibrou. O Brasil cresceu. O Brasil passou a ser considerado o país do melhor futebol do mundo!!!
Campeão Mundial de 1958!!!
O “comando” da seleção era de gente competente: PAULO MACHADO DE CARVALHO!!! (carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Grande Mazzola. Eu me lembro muito bem: ele fez o primeiro gol da Seleção Brasileira na Copa de 1958. Jogou os primeiros jogos e foi substituido (pressão dos cariocas) pelo Vavá, também grande goleador. O Mazzola foi Campeão do Mundo em 1958 e nesse mesmo ano o Milan comprou o seu passe. Só que na Itália, ele usava seu nome, Altafini, pois lá Mazzola era o craque de 1940, o Valentino Mazzola, cujo filho já era profissional do futebol e usava o nome Mazzola. José João Altafini fez carreira brilhante na Itália, era goleador e chegou a jogar pela “Squadra Azurra” um campeonato mundial. Até hoje Altafini é famoso na Europa, trabalha como comentarista esportivo na TV. Viva o nosso grande Mazzola! (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Salmabernades/Dihitt: Adorei a frase da semana - "Quando um verdadeiro gênio se mostra ao mundo reconhece-se logo da seguinte maneira: todos os idiotas se juntam e conspiram contra ele." - Jonathan Swift

Anônimo disse...

seu armando, bom dia!!!
muito bom o texto do altafini ... ele foi o primeiro jogador, na minha lembrança, que se pirulitou do brasil.
mesmo não sendo palmeirense ... eca!!! ... eu senti, mas por causa da seleção ... meu pai assistia e gostava muito de futebol, era santista e eu fiquei santista imitando ele, e pq eu gostava, claro!!!
porém, mais tarde, meus dois irmãos se revelaram palmeirenses ... eca!!! ... e foi bom eu ser santista ...
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Postar um comentário