outubro 04, 2012

Eleições:
reduzindo a pó as ilusões...

Vamos emprestar a bela inspiração de Cazuza (O Mundo é Um Moinho) para fazer o nosso cenário das ELEIÇÕES!
O ex-prefeito Cesar Maia, “expert” em pesquisas, economista de renome, tem afirmado em seus artigos que PESQUISAS ELEITORAIS dependem, fundamentalmente, do pedido do cliente...E na Faculdade de Sociologia e Política tínhamos na grade curricular, com destaque, as matérias de Estatística, Ciência Política e Economia. E a análise das pesquisas tinha uma atenção especial, não só as políticas mas, principalmente, as ligadas ao setor produtivo.
Então, o que devemos entender por “pedido do cliente”? Ora, que as pesquisas podem ser direcionadas conforme as espectativas do cliente, ou seja, apenas para exemplificar: na Capital paulista, pesquisa feita no Largo 13 ou na Capela do Socorro tende a beneficiar candidatos da oposição; já a pesquisa feita em bairros tradicionais como Bom Retiro e Higienópolis tendem a beneficiar os candidatos da situação. E as possibilidades de “enfoque” são muito diversas: o eleitorado jovem tende a votar pela renovação; o eleitorado da terceira idade tende a ser mais conservador. Outra: o eleitorado classe A vota, quase sempre, na situação; já o eleitorado dos bairros operários, com certeza, dará seus votos para os candidatos populares e de partidos da oposição...

RESUMINDO: As pesquisas dependem, fundamentalmente, do pedido do cliente... NÃO são infalíveis. E o exemplo histórico aconteceu nas primeiras eleições diretas para Prefeito da Capital de São Paulo (após o Regime Militar), com a disputa polarizada entre Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente Jânio Quadros. Pois bem , TODOS os Institutos de pesquisas davam a vitória CERTA de FHC, só a Rádio Jovem Pan havia feito um levantamento de opinião, nada oficial ou científico, dando um resultado contrário. Jânio ganhou e FHC iludido pelas pesquisas, tirou uma série de fotos sentado na cadeira de prefeito. O governador era Franco Montoro e Mário Covas era o prefeito NOMEADO da Capital, todos apoiando a candidatura de FHC. Isso resultou em mais uma tirada histórica de Jânio: convocou a imprensa e desinfetou a cadeira do prefeito, com o seguinte comentário: “Nádegas indevidas sentaram nesta cadeira...”
ATUAL QUADRO ELEITORAL EM SÃO PAULO:

O IBOPE, tem mostrado uma tendência de Fernando Haddad empatando com Serra. O Data Folha, ao contrário, nunca deixou Haddad empatar com Serra e, na reta final, mostra Serra próximo de Rusomano. E o VOX POPULI, que Serra tem dito que é uma piada, mostra Fernando Haddad passando o Serra e indo para o segundo turno com Russomano...

RESUMO DA ÓPERA: dia 7 de outubro é que saberemos quem irá com Russomano para o segundo turno. Apesar de analistas entenderem que Russomano é mero CANDIDATO LARANJA, ou seja, desde o início com mais de 30% das intenções de voto, seria um “me engana que eu gosto”, estrategicamente colocado à frente para propiciar a subida dos finalistas diante de sua (surpreendente) queda...

Com certeza, as eleições REDUZEM A PÓ OS SONHOS DE MUITOS...

"Preste atenção, o mundo é um moinho.
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos.
Vai reduzir as ilusões a pó..."


COMUNICADO OFICIAL DO DIHITT PELO CRESCENTE NÚMERO DE ACESSOS:

“Olá, Delmanto.

Parabéns!!!

A notícia Eleições: reduzindo a pó as ilusões... que você enviou, foi promovida para a categoria de notícias populares.

Acompanhe no endereço http://www.dihitt.com.br/n/politica/2012/10/04/eleicoes-reduzindo-a-po-as-ilusoes-1”

7 comentários:

Delmanto disse...

É muito complicado o jogo político. E as “espertezas” ou canalhices são encontradas nas situações mais paroquiais...
Na primeira eleição de Leonel Brizola para governador do Rio de Janeiro, a Rede Globo e o Instituto que fazia a coleta dos dados já tinham derrotado o Brizola. Eis que se formou uma Rede Informal da Legalidade e, via Justiça Eleitoral, Brizola teve reconhecida a sua vitória.
A proteção dos Institutos de Pesquisas, geralmente, está atrelada à contratação continuada desses mesmos Institutos para o monitoramente da popularidade dos respectivos governos ou, então, mediante sua contratação por elevada somada de dinheiro.
Nos EUA, por exemplo, onde os direitos sociais e humanos propiciam uma fiscalização efetiva e séria, as pesquisas tendem a corresponder mais à realidade.
Enfim, o Regime Democrático necessita superar essas “artimanhas” dos espertinhos de sempre, “sugadores do dinheiro público”, para alcançar a sua sustentabilidade. É isso.

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Que se há de fazer?

Anônimo disse...

Delmanto, política é essa “meleca”!
O Estadão sempre usou o IBOPE para as suas pesquisas eleitorais. Mas, nos últimos anos, o IBOPE passou a fazer pesquisas para o governo federal, para apurar a situação do então presidente Lula e, na atualidade, da presidente Dilma. Mas faz também pesquisas nos Estados para que o governo federal tenha uma fotografia da realidade brasileira. Assim o IBOPE praticamente está a serviço do governo federal.
O Estadão, nestas eleições, passou a utilizar o DataFolha, Instituto de Pesquisas do jornal Folha de São Paulo, a grande e vencedora concorrente do Estadão. Mas como o Estadão e a Folha estão claramente apoiando o Serra, estão unidos nessa “pesquisa” para a capital paulista. Dando Serra empatado com o Russomano e bem a frente do Haddad.
Já o IBOPE, pelo contrário, dá o Haddad empatado com o Serra e com grande possibilidade de ir para o 2º turno. Inclusive, destacando o alto nível de rejeição do tucano...
Vá entender, ou melhor, DÁ PARA ENTENDER, SIM!
MARACUTAIA VEM AÍ!
Fiquem atentos!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Tânia Yoshi Mukai(Facebook)O: TRISTE REALIDADE!!!!!!

Anônimo disse...

HAHAHA!!!!
O Malufão em disputa pela prefeitura de São Paulo, por 2 vezes, ganhou no primeiro turno, mas NÃO levou, PERDEU no segundo turno. E o Russomano que esteve 14 anos debaixo do mando do Maluf, seu seguidor no PP, NÃO vai levar no 2º turno. Só precisamos saber quem vai com ele pro 2º turno: será o futuro Prefeito de Sampa!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

É precisa, concisa, excelente a opinião abalizada do jornalista Carlos Chagas, na “Tribuna da Imprensa” de 05/10/2012, vejam:
“QUEREM APOSTAR?
Querem apostar como Celso Russomano voltará a crescer na última pesquisa a respeito das eleições para prefeito de São Paulo? Feita na boca da urna, essa derradeira consulta não pode errar tanto como as anteriores. Desmoralizaria os institutos e determinaria a perda de clientes para as próximas eleições.
Importa menos, hoje, quem vai chegar em primeiro lugar e quem vai passar para o segundo turno. Vale registrar a variação nas pesquisas, de uma semana para cá. Seria o eleitor paulistano tão volúvel assim, a ponto de manifestar uma preferência na segunda-feira e outra oposta, na terça?
Tem azeitona nessa empada. Ou os institutos lambuzaram suas primeiras tomadas de opinião ou estão, na reta final, servindo a interesses pouco claros. Aceitar mudança tão drástica assim é impossível. Depois, como sempre, vão dizer que o povo mudou…”
Este post está certísimo! Valeu!
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Haja desinfetante para tantas cadeiras mal ocupadas!!!

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