novembro 20, 2012

Alcides Nogueira
ganha o Prêmio Emmy:
o Oscar da televisão!

O DRAMATURGO E NOVELISTA ALCIDES NOGUEIRA GANHA O PRÊMIO EMMY!
Aniversário Feliz + Presente Global / Alcides Nogueira/ leia aqui

É A GLÓRIA DA DRAMATURGIA NACIONAL!
O Prêmio Emmy representa o OSCAR para a televisão mundial. Em 2009, a Rede Globo de Televisão ganhou o Prêmio Emmy com “Caminhos da Índia”, da novelista Glória Peres. O prêmio, dedicado à produções feitas fora dos EUA, recebeu 1.100 inscrições, que foram analisadas por jurados de 67 países. Ao todo, foram selecionados 38 finalistas de 15 países que disputaram títulos em 9 categorias.

Alcides Nogueira e Mauro Mendonça Filho fizeram o remake de “O Astro”, novela exibida em 2011, que arrematou a grande premiação. Isso representa uma conquista que consolida a qualidade das produções da Rede Globo. Alcides Nogueira já está preparando o texto da novela do horário das 18:00 h, que será exibida em 2013.
Mauro Wilson, Mauro Mendonça Filho, Geraldo Carneiro, Alcides Nogueira e Claudio Torres com os troféus do Emmy Internacional (Foto: Luiz Ribeiro/ TV Globo)


No recebimento do prêmio, em Nova York, emocionado, Alcides falou: "Eu sou de uma geração de autores que sempre admirou e desejou o Emmy. Ganhar este prémio, ainda mais na sua 40.ª edição, enche o meu coração com uma alegria indescritível. Sinto-me honrado. Mas o prémio não é só meu, é de Geraldo Carneiro, Roberto Talma e de Mauro Mendonça Filho, e da Rede Globo. É da televisão brasileira". Foi com estas palavras que Alcides Nogueira, autor de O Astro, reagiu ao ver a novela brasileira ser distinguida com um prémio Emmy na categoria de Melhor Telenovela.

Rosamaria Murtinho, Alcides Nogueira, Geraldo Carneiro e Mauro Mendonça Filho recebem o prêmio de O Astro (Foto: Luiz Ribeiro/ TV Globo)


A vitória do botucatuense Alcides Nogueira é também a vitória de sua cidade natal: BOTUCATU. Membro de uma família numerosa e muito benquista na cidade, Alcides leva sempre a lembrança de seus saudosos pais, o médico e professor Dr. Sebastião de Almeida Pinto e da prefessora Dona Lali Nogueira Pinto. Abaixo, um histórico da carreira de Alcides Nogueira, da Wikipedia, que fica como registro histórico:

“Alcides Nogueira Pinto (Botucatu, 28 de outubro de 1949) é um dramaturgo e telenovelista brasileiro. De família tradicional, sendo seu pai médico e também escritor, Alcides cresceu num ambiente culto, tendo mesmo aprendido a ler e escrever antes de começar a frequentar a escola. De início sonhava em ser diplomata, mas termina por formar-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Direito Autoral.
Em 1977, escreve sua primeira peça teatral, chamada A Farsa da Noiva Bombardeada, a qual lhe rende problemas com a Censura. No ano de 1981 acontece o primeiro sucesso, Lua de Cetim, ganhadora de dezesseis prêmios. Porém, o primeiro grande sucesso vem mesmo a ser a adaptação para teatro que Alcides faz do livro Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva.
Os primeiros trabalhos de Alcides para a televisão foram em programas educativos e em textos para o Caso Verdade e para a série Joana (1984). Sua estreia em telenovelas acontece neste mesmo ano, como colaborador de Walter Negrão em Livre Para Voar. No ano seguinte, faz sua estréia como autor-solo em De Quina pra Lua. Ainda na década de 1980 é co-autor de Direito de Amar (1987) e O Salvador da Pátria (1989).
Atua como co-autor de Silvio de Abreu em várias novelas, dentre as quais Rainha da Sucata (1990), Deus nos Acuda (1992), A Próxima Vítima (telenovela) (1995) e Torre de Babel (1998). Em 1997 escreve outra novela-solo, O Amor Está no Ar, lembrada pela abordagem da cultura judaica.
Na década de 2000, estabelece uma parceria com Maria Adelaide Amaral, escrevendo as minisséries de sucesso Um Só Coração (2004) e JK (2006).
Em 2008, escreveu para o horário das 18h a novela Ciranda de Pedra, segunda adaptação do romance de mesmo nome, de Lygia Fagundes Telles. O mesmo já havia sido adaptado anteriormente por Teixeira Filho em 1981.
No teatro, outras obras de Alcides são Pólvora e Poesia, pela qual recebeu o Prêmio Shell de melhor autor, Paris Belfort, Gertrude Stein, Alice Toklas & Pablo Picasso, A Javanesa e Ópera Joyce. Em 2011 escreveu, junto com Geraldo Carneiro e a colaboração de Tarcísio Lara Puiati e Vitor de Oliveira, a novela O Astro, primeira a ser exibida no denominado horário novela das onze, estreou em 12 de julho de 2011, com direção geral de Mauro Mendonça Filho e direção de núcleo de Roberto Talma. A trama é um remake da novela de mesmo nome, exibida no horário das 20h entre 1977 e 1978, de Janete Clair, dirigida por Daniel Filho.Foi seu primeiro sucesso como autor principal em novelas.”

7 comentários:

Delmanto disse...

É com grande satisfação que presto as minhas homenagens a Alcides Nogueira. Fomos colegas na imprensa botucatuense quando lancei (1970) o jornal “Vanguarda”, reunindo artigos dos jovens. O lema do jornal era “O jornal jovem para a Nova Botucatu”. E o Alcides despontava como uma liderança positiva da nossa juventude, com seus artigos ousados, inteligentes e a “anos luz” do que se pensava em uma cidade de porte médio do interior paulista.
Depois foi para São Paulo concluir seus estudos. Em mais uma coincidência, fomos bacharelandos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Logo depois, Alcides fez especialização em Direito Autoral, na Suíça. E vieram as peças teatrais. Absoluto sucesso. Arrematou os prêmios da dramaturgia. Ao depois, a televisão. No início e até o recebimento do Prêmio Emmy, a carreira de Alcides Nogueira foi repleta de sucesso, em cima de muito trabalho e muita dedicação, sempre com a dose certa de criatividade e ousadia em suas criações.
Em minha atividade jornalística e de escritor, mais uma honrosa coincidência: fui indicado pelo seu pai, o Dr. Sebastião de Almeida Pinto para uma vaga na Academia Botucatuense de Letras, para a cadeira cujo Patrono era Olavo Setubal. Mas a vida quis que houvesse uma mudança. Antes da posse, faleceu o Dr. Sebastião. E eu fui deslocado para ser seu sucessor na cadeira cujo patrono é o folclorista Alceu Maynard de Araújo.
A vida distancia as pessoas mas conserva a amizade que vem de uma vida inteira...
Quero desejar ao Alcides os meus parabéns pelo sucesso. Meus e de minha família. E que ele continue a sua caminhada vitoriosa na literatura e na dramaturgia brasileira.
Salve, Alcides!
Grande abraço!

Anônimo disse...

Viva!!! É a glória de nossa cultura televisiva. Botucatu que prepare as homenagens que esse seu filho especial merece. A Prefeitura, a Câmara Municipal, as Entidades Culturais precisam e devem homenagear esse intelectual que divulga e enaltece a cultura brasileira no exterior mas, sobretudo, o botucatuense que honra seu berço natal e divulga a “Cidade dos Bons Ares e das Boa Escolas” em todo o Brasil.
Parabéns a seus irmãos e familiares!
Parabéns, Alcides, Botucatu tem orgulho do seu trabalho!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook/Venezuela): felicitaciones ALCIDES !! ,no esperava menos de ti . sobra talento ! Me dá muchisima alegria . besos, y, queremos mucho mas.

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Meu irmão é fora de série!

Anônimo disse...

querido armando,
fiquei imensamente emocionado qdo li o artigo em seu blog.
o que mais conta é esse carinho dos amigos....
vc sempre me apoiou... abriu espaço em "vanguarda"... estimulou minha criatividade.
fora a amizade que sempre houve entre nossas famílias, e que preservamos (para sorte minha).
vc é muito especial.
lendo o que escreveu, meu coração ficou aquecido com brasa de madeira boa.
muito muito muito obrigado,
Alcides (Alcides Nogueira)

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha





Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook):
Armandinho, acabei de conversar com o Alcides. Êle está super feliz e emocionado, mas muito cansado. Chegou hoje de New York, ainda sob o impacto do prêmio, das festas, entrevistas e homenagens. Contou que viu o que você postou e gostou muito. Eu também quero mais uma vez agradecer o carinho que você tem demonstrado. Um abração!

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook): Botucatuense ganha Prêmio Emmy. Parabéns Tide, estamos mto orgulhosos e agradecidos

Postar um comentário