dezembro 08, 2012

Hospital Preventivo do Câncer
de Botucatu

PREVENIR SEMPRE! - PREVENIR SEMPRE!
A boa semente plantada em terra fértil sempre vinga... Foi assim com o HOSPITAL PREVENTIVO DO CÂNCER DE BOTUCATU. No próximo dia 15 de dezembro (próximo sábado!)às 9 horas, estará sendo festivamente comemorado o lançamento da pedra fundamental e a inauguração dos alicerces da tão esperada obra, com 2.900 m2  em um terreno de 22.000 m2, com previsão de um heliporto e de estacionamento para 200  carros.

Inspirado no bem sucedido Hospital do Câncer de Barretos, a iniciativa botucatuense se fez através da Associação Oncológica Santo Agostinho – AOSA. Num primeiro momento, recebeu a visita do Sr. Henrique Prata, diretor presidente do Hospital de Barretos que veio a Botucatu dar uma palestra para os interessados, na residência do escritor Francisco Marins.
Esse primeiro contato pode ser realizado graças ao apoio do saudoso Arcebispo Emérito de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo. Como conseqüência desse encontro, uma comissão da AOSA foi visitar as obras das Unidades Hospitalares de Barretos, todas voltadas para a prevenção e o tratamento do câncer.
Posteriormente, na REDE VIDA DE TELEVISÃO, o próprio Dom Antonio Mucciolo, em seu programa de entrevistas recebeu, por duas vezes, os representantes da AOSA, dando destaque ao projeto do nosso Hospital Preventivo do Câncer, por sua importância para o município de Botucatu e para uma grande região. A revista botucatuense de cultura – PEABIRU, publicou uma edição especial dedicada a essa grande obra.
A caminhada ainda é longa e necessita do apoio da população e dos empresários da região para viabilizar financeiramente esse empreendimento. Agora, os alicerces são inaugurados em uma extensão de 2.900 m2! Já é um grande feito e que precisa ser comemorado. E o lançamento da pedra fundamental representa a firme disposição da diretoria da AOSA em levar à frente essa obra meritória e tão necessária.
Parabéns à Diretoria da AOSA!
Parabéns, Botucatu!



4 comentários:

Delmanto disse...

Não posso deixar de complementar o texto do post. É um reconhecimento ao presidente do Hospital do Câncer de Barretos. Ainda no ano de 2010, em novembro, a pedido de Dom Antonio Mucciolo, o Henrique Prata se prontificou a dar uma palestra para o grupo inicial que estava mobilizado para a construção do Hospital do Câncer de Botucatu.
Henrique Prata veio de Barretos pilotando ele mesmo o seu avião. Reuniu-se conosco, detalhou os passos que dera para a consolidação do Hospital de Barretos. E, na oportunidade, deixou uma advertência clara: sem a cooperação e envolvimento da comunidade é impossível ter sucesso em um empreendimento como esse. Antes de retornar, reafirmou sua disposição para colaborar com o nosso empreendimento. Pouco tempo depois, a primeira surpresa: uma planta modelo de Hospital Preventivo. Graciosamente. E todos sabemos do alto custo de um projeto hospitalar.
Com a doação de um terreno com localização nobre, de 12 mil m2, pelo casal Elvira e Francisco Marins, o projeto começou a tomar corpo. A terraplenagem foi feita pelo empresário Francisco Witzler complementado pelo maquinário pesado da Prefeitura de Botucatu. A Construtora Resiplan, através de seu proprietário, Fernando Borgato, fará todo o alicerce e ajudará na construção. O Prefeito Municipal de Botucatu, Dr. João Cury e sua esposa Raquel participaram desde o início do empreendimento e irá asfaltar a rua Nicola Zapone onde está localizado o terreno. E, a exemplo de Campinas, que teve seu Hospital do Câncer patrocinado pela BOSCH, a cidade de Botucatu espera que uma industria ou um pool delas, façam a somatória necessária de esforços, representem a comunidade industrial organizada a retribuir à sociedade onde está localizada um benefício que será para todos os habitantes de extensa região e, especialmente, para os seus próprios funcionários.

Anônimo disse...

Tudo verdade e muito bonito, Delmanto. Sou da região da “Califórnia Caipira” e tenho acompanhado essa grande obra. Os apoios cada vez crescem mais, além da Xuxa, a dupla Victor e Léo, a Hebe Camargo, o governador Alckmin e sua esposa, o padre Fabio de Melo e até o famoso Garth Brooks, o maior astro da música country norte-americana. Tudo isso tem sido divulgado pela imprensa da região. Eu me recordo que teve uma época em que Campinas tinha a melhor Clínica Oftalmológica do Brasil, à frente de todas as capitais e à frente de tantos hospitais de renome. E porque? Porque lá teve gente que acreditou e realizou sonhos de excelência! Barretos é exatamente assim. É muito orgulho para todos os paulistas. (carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Meu pai e minha avó sofreram muito com essa doença e morreram porque não houve um diagnóstico logo no começo. Mas o atendimento na minha cidade não tinha essa especialidade já estruturada. Até se descobrir a doença ela já estava em estado avançado e os dois sofreram muito. A família toda sofreu junto. Por isso é que eu sei dar valor a obras como essa de Barretos que só conheço por reportagens de jornais e pela televisão. O país todo deveria ter esse tipo sério de tratamento. A saúde infelizmente não é prioritária nesta país. O Hospital das Clínicas de São Paulo atende pacientes do Brasil todo. Tenho fé que os dirigentes do Brasil vão começar a olhar a saúde de forma mais séria, acabando com os casos de corrupção com medicamentos, licitações fraudadas e com o descarte criminoso de lotes de medicamentos desviados por pessoas da própria rede de saúde. (bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olha, Sr Delmanto, eu tenho acompanhado a grande obra de Barretos. Morava na cidade vizinha de Bebedouro antes de vir trabalhar em São Paulo. Barretos é muito famosa por sua Festa do Peão de Boiadeiro que atrai turistas do Brasil todo. Mas a grande obra de Barretos e que é orgulho de toda a região e, hoje, orgulho do Brasil é o Hospital do Câncer de Barretos. É um complexo hospitalar que até assusta à primeira vista, diria que é uma pequena cidade toda ela voltada ao atendimento dos que sofrem dessa terrível doença, sendo atendidas mais de 3.000 pessoas por dia! Lá fazem o diagnóstico, preparam e alojam o paciente, dando-lhe alimentação e assistência psicológica. Depois o tratamento mais avançado do mundo. Sim, do mundo, porque, hoje, o Hospital de Barretos está ligado aos maiores centros de pesquisa e tratamento do mundo, como a Clínica Mayo dos EUA. E um dado interessante é que eles atendem prioritariamente aos pacientes do SUS: era um sonho do Dr Paulo Prata que foi mantido por seu filho, o Sr.Henrique Prata. Então, como todos os hospitais brasileiros que atendem a população pelo SUS é bem deficitário. São milhões que faltam todo mês. E nesse ponto a mão divina foi pródiga. No início, o apoio de alguns artistas ajudava na manutenção, mais os leilões dos gados doados e a manutenção do hospital ia caminhando bem. Mas o Brasil, como um todo, acabou descobrindo a grande importância do Hospital do Câncer de Barretos. Para que se tenha uma idéia, basta destacar que em um programa de televisão estavam a Hebe Camargo, a Xuxa Meneguel e a Adriane Galisteu comandando um programa só para a arrecadação de fundos para o hospital. Dos artistas já participaram, começando com Sérgio Reis, praticamente todas as duplas sertanejas famosas. No estado de São Paulo, nos postos de gasolina nas estradas, nos estabelecimentos comerciais, restaurantes e lanchonetes tem sempre um cofrinho para doação de moedas ao hospital de Barretos.
Com esse apoio unânime, o Sr. Henrique Prata tem viajado o mundo e firmado convênio com os principais centros de tratamento da doença. Lá, em Barretos, o hospital está equipado com os equipamentos mais avançados no tratamento da doença e, também, os mais caros e sofisticados. E como eles conseguem? Eu diria que é uma obra divina.
Recentemente, vi uma reportagem na televisão, que o Hospital de Barretos montou uma Unidade móvel em um ônibus e está percorrendo o interior de Minas Gerais e outros Estados fazendo diagnósticos e encaminhando os doentes para tratamento. E essa é uma atividade acessória, na área da saúde preventiva, que está sendo feito sem nenhum custo para o governo federal, graças à credibilidade que a equipe médica de Barretos adquiriu em todo o Brasil.
Eu me alonguei, mas não poderia deixar de dar o meu depoimento à respeito desse assunto tão importante.
Tenho certeza que seu houver união e trabalho, Botucatu conseguirá levantar seu Hospital do Câncer!
Obrigada. (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Postar um comentário