março 26, 2013

Josué de Castro:
o Mestre Esquecido!!!


7 bilhões no Planeta e 1 bilhão passa fome!!!

«Em matéria de luta contra a fome estamos, ainda, infelizmente no domínio do paternalismo, da caridade, da ajuda, do humanismo.»
Josué de Castro

Recentemente, foi comemorado, no mundo todo, o número de habitantes no Planeta atingir a assustadora soma de 7 Bilhões de Habitantes!! E esse dado nos remete aos estudos de Thomas Maltus e de Josué de Castro. A Teoria Malthusiana e do outro lado a Teoria Reformista. É bom recordarmos as duas:

TEORIA POPULACIONAL MALTHUSIANA


Thomas Malthus foi um cientista inglês (economista), estudioso das ciências sociais que elaborou a TEORIA POPULACIONAL MALTHUSIANA, que previa que o crescimento populacional do planeta dobraria a cada 25 anos. Segundo Malthus, a população mundial cresceria em uma progressão geométrica enquanto a produção de alimentos cresceria em uma progressão aritmética. Então, seu estudos se baseavam, fundamentalmente, no crescimento da população e na produção de alimentos.

A Teoria Malthusiana preconizava o controle da natalidade como única forma de se evitar o crescimento desordenado da população, visto que esse acarretaria a falta de alimentos para a população gerando, como conseqüência, a fome.

As previsões de Malthus não se concretizaram. Sua teoria, quando elaborada no século XVIII, o foi em cima de uma realidade limitada da civilização, muito mais rural e sem o grande pool industrial e a descoberta tecnológica que mudariam substancialmente a qualidade e a quantidade na produção de alimentos. Pela Teoria Malthusiana, em 2 séculos, o crescimento da população teria sido 28 vezes maior que o crescimento da produção de alimentos, o que seria uma situação catastrófica para a humanidade. Com o início da Revolução Industrial e, na seqüência, a Revolução Tecnológica, tanto a agricultura quanto a industria tiveram aumentadas as suas capacidades produtivas afastando o temor da falta de produção. Felizmente, Malthus estava errado e as suas previsões não se concretizaram..

TEORIA REFORMISTA

Pela Teoria Reformista, a verdade está exatamente no inverso da Teoria Malthusiana, ou seja, é a pobreza que gera a super população e não a superpopulação como causa da pobreza. Pois a população se tivesse acesso à educação, cultura, saúde, ela própria regularia o seu crescimento. Seriam a falta de condições mínimas de sobrevivência que acarretariam um alto crescimento populacional. Os reformistas atribuem a origem da pobreza à má divisão de renda, advindo daí a exploração dos países sub-desenvolvidos pelos países desenvolvidos.
RESUMINDO: Má distribuição de renda gerando a pobreza que geraria a superpopulação.

A FOME NO MUNDO E JOSUÉ DE CASTRO



Na Escola de Sociologia e Política, em meados dos anos sessenta, nós estudávamos os livros de Josué de Castro, formávamos grupos de estudo e discussão. A Teoria Malthusiana era o instrumento de dominação do imperialismo norte-americano a pregar o controle da natalidade e a manutenção do “status quo” dos países sub-desenvolvidos e o Mestre Josué de Castro, o nosso norte, pregando o combate à pobreza e o desenvolvimento sustentável. Com seus livros, mas principalmente com o “GEOGRAFIA DA FOME”, ele era uma UNANIMIDADE! Tinha sido Presidente da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), Deputado Federal, Embaixador do Brasil na ONU e, depois de 1964, já exilado, foi Professor Estrangeiro Associado na Universidade de Paris. Faleceu em 1973, no exílio, em Paris.


Josué Apolônio de Castro, nasceu no Recife (05/09/1908), médico, professor de geografia, sociólogo, político e ativista brasileiro que dedicou sua vida ao combate à pobreza , contra a fome e pelo desenvolvimento sustentável. Foi crítico feroz das idéias de Malthus que explicavam a fome como conseqüência do crescimento demográfico. Não. A realidade para ele era outra: a pobreza é que levava ao crescimento populacional, como pregava a Teoria Reformista. E mais, Josué de Castro afirmava ( e, no início, assustava a todos) que a carência de proteínas no organismo do ser humano aumentava a sua fertilidade. Essa tese teve a sua confirmação em um estudo realizado por pesquisadores da Harvard Medical School (Escola de Medicina de Harvard) e publicado, em 2007, no livro The Fertility Diet (A Dieta da Fertilidade), que orienta mulheres a reduzir o consumo de proteínas animal e vegetal, entre outros alimentos, para estimular a ovulação.

Josué de Castro lutou pela Reforma Agrária como um dos instrumentos a viabilizar o desenvolvimento sustentável. Para ele “o crescimento populacional deve ser analisado, não como um fenômeno isolado, mas como uma conseqüência de fatores políticos, econômicos e sociais”.

ANO 2011 – 7 BILHÕES DE HABITANTES NO PLANETA



«Em matéria de luta contra a fome estamos, ainda, infelizmente no domínio do paternalismo, da caridade, da ajuda, do humanismo.»
Josué de Castro

Exatamente isso. As palavras de Josué de Castro continuam ABSOLUTAMENTE certas. Em pleno século XXI, a produção pecuária já é suficiente para alimentação de uma população de 9 Bilhões ! Então, com 7 Bilhões de habitantes, NÃO era para existir FOME NO PLANETA TERRA! E vamos pegar o Brasil como exemplo: apesar da grande exportação de alimentos (a base da nossa economia externa) e da grande fartura disponível em nossos supermercados e mercados, a FOME existe simplesmente porque as pessoas NÃO possuem dinheiro para suprir as suas necessidades básicas!

RESUMO FINAL: o BOLSA FAMÍLIA é o retrato da frase de Josué de Castro na abertura deste post. Então, é preciso mudar. É preciso passar do paternalismo que antes era dos coronéis e, hoje, é do Governo Federal, para um desenvolvimento sustentável. E para isso acontecer, o Brasil NÃO pode continuar sendo o CAMPEÃO MUNDIAL dos juros altos. É preciso acabar com o lucro excessivo dos Bancos e apoiar o capital produtivo.
E, como primeiro passo, ESTANCAR A CORRUPÇÃO E ACABAR COM A IMPUNIDADE!!!

Importante Opinião:

Francisco e Josué
Ricardo Dantas Faria
“A eleição do papa Francisco e todo o simbolismo envolvendo o nome que o cardeal Bergoglio determinou ser chamado, além da isenção de vaidades um tanto incomum entre seus pares, trouxeram novamente à tona. Veio-me logo à lembrança uma das figuras mais injustiçadas deste nosso Brasil, e que foi muito mais além nessa questão. Um intelectual cujo trabalho não se restringiu ao conforto dos gabinetes, e que teve a coragem não de se ater aos pobres de um modo corriqueiro, mas de trazer à baila, em toda a sua crueza, a miséria e o fenômeno da fome que, conforme por ele mesmo assinalado, era alvo do silêncio conspiratório da elite social do país.
Refiro-me a Josué de Castro. Relendo seus textos, sou afetado por um misto de admiração e angústia. Admiração por alguém que ousou, do alto do seu saber, denunciar sem medo de réplica o palavreado inútil dos estudiosos de até então, por demais distantes do que, em verdade, interessava aos famélicos – dar um fim a desgraça de cada dia, materializada na dor da fome que transcendia o físico e, simultaneamente, corroía a alma.
Angústia, porquanto passados mais de sessenta anos, a rigor nada mudou. Nada! Perdoem-me os que acreditam que as bolsas disso e daquilo são uma solução Porque a cada vez que vejo crianças brincando na terra seca entre carcaças de animais, “alimentando-se”, quando muito, de um pouco de garapa, meu sentimento imediato é o de repulsa. Repulsa porque compartilho, com os que têm o poder de fazer algo e não o fazem, a qualidade de humano. E um sentimento de impotência que, por piegas que pareça, tende a me levar, num átimo, das lágrimas à raiva. Raiva de certos cínicos que sabem que, para assenhorar-se do poder, nada oferecem além de paliativos – afinal, é do desespero de muitos desses humildes que eles obtêm a sua eternização na política.
Que olhemos para trás. Que não sucumbamos à falácia de que o Brasil é o país do futuro, porque o futuro, a rigor, é uma incógnita para seres e nações. Que voltemos o nosso olhar, mesmo que brevemente, para o passado E que não deixemos morrer a obra de tantos que foram silenciados porque chegaram tão perto da verdade, e cujas sementes continuam aí, ainda possíveis de se semear.
Reflitamos. Às vezes dói. Mas nos revigora.”
(“Tribuna da Imprensa”, 24/03/2013)


13 comentários:

Delmanto disse...

O tema deste post é um alerta para a Humanidade! Felizmente a Teoria Malthusiana estava errada. Mas, no entanto, a população do planeta aumentou consideravelmente em 25 anos. Em 1985, a população era de 4.830.979.000, praticamente 5 bilhões de habitantes. E, em 2011, estamos comemorando os 7 bilhões de habitantes no planeta! Malthus pregava que a população DOBRARIA em 25 anos. Não dobrou. Mas, quase!
A verdade está com a Teoria Reformista que afirmava exatamente o contrário de Malthus: que a pobreza que gera a superpopulação e não a superpopulação como causa da pobreza. Josué de Castro afirmava que “a fome não é um fenômeno natural e sim um produto artificial de conjunturas econômicas defeituosas. Um produto da criação humana e, portanto, capaz de ser eliminado pela vontade própria do homem.
Josué de Castro foi um idealista que soube levantar a bandeira do combate à fome e à pobreza. Seus livros formaram gerações de brasileiros, com a certeza de que o desenvovimento sustentável é possível e que a fome e o sub-desenvolvimento são cruéis injustiças. O Brasil comemorou o Centenário de Nascimento de Josué de Castro, em 2008, através de propositura dos Senadores Cristovam Buarque e Jarbas Vasconcelos. Médico, Josué de Castro foi sociólogo, professor de geografia e ativista em pról do desenvolvimento sustentável. Por três vezes foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. E morreu exilado em Paris...
Hoje, somos 7 Bilhões de habitantes na Terra, sendo que 1 Bilhão de pessoas vivem em estado de pobreza e passam fome!
Josué de Castro pregava a evolução do paternalismo para o desenvolvimento sustentável. E, no entanto, estamos vivendo, em pleno Século XXI, com o Governo Federal distribuindo o BOLSA FAMÍLIA. Isso é PATERNALISMO, apenas foram substituídos os Coróneis do passado pelo próprio governo!
Está na hora de mudarmos essa realidade!
Vamos à luta! Participe!

Anônimo disse...

Como as coisas mudam. Há muito tempo não ouço o nome do prof. Josué de Castro. No curso de Ciências Sócias da USP, as teorias dele eram o nosso grande argumento contra a política norte-americana que preconizava sim a teoria malthusiana. Isso, no começo dos anos sessenta. Então, o Brasil teria que fazer o controle da natalidade para poder crescer e se desenvolver. Quer dizer, era uma tremenda sacanagem. Era permanecer pequeno! E o prof. Josué de Castro, com suas teorias muito bem fundamentadas, indo para a FAO, se destacando no mundo inteiro, era um orgulho para nós. E quando ele levantou a tese de que as mulheres que não comiam vegetais e proteínas eram mais férteis, muitos acharam que ele estava apelando. E é verdade. As mulheres das regiões mais pobres, são sub-alimentadas e, portanto, comem muito pouco vegetais e quase nada de proteína. Daí a grande quantidade de filhos dos nordestinos. Muito tempo depois, ele já falecido, as suas teses foram comprovadas por Harvard. Muito bem lembrado o tema, Delmanto. Tem muita gente e muito político que precisa fazer uma reciclagem cultural. O Brasil está precisando de posições mais firmes. O Brasil está precisando ter a sua população motivada e ativa. Abraço. (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

A verdade, Delmanto, é que se Josué de Castro estivesse vivo, ele seria uma voz discordante na esquerda brasileira. Com certeza, ele diria que o PSDB e o PT agiram, em 16 anos, como qualquer partidozinho da direita. Sem fazer reformas e sem acabar com a fome e o sub-desenvolvimento. E diria mais: que o Bolsa Família é a institucionalização da Casa Grande & Senzala, com o poderio econômico dos coronéis e os pobres condenados à pobreza eterna... É lamentável tudo isso. E se ele soubesse que um sociólogo, do nível de Fernando Henrique Cardoso que ele conheceu bem, fosse fazer o papel do almofadinha chegado numa postura pessedista (do antigo, não essa “coisa” do Kassab), ele botaria a boca no trombone. Esse tema é para ser debatido no Congresso Nacional, afinal o que fazem os Senadores e Deputados Federais? Acorda Brasil!!!
(haroldo-leao@hotmail.com)

Delmanto disse...

Vamos buscar um novo mundo mais equilibrado e justo ou vamos cair nas NOVAS SENZALAS DO SÉCULO XXI?!?

Se estivesse vivo, o grande sociólogo brasileiro, Gilberto Freire, diria, acertadamente, que as Senzalas do Século XXI estão na China, com o povo trabalhando pela própria subsistência, sem liberdade e sem assistência governamental. E o que é mais cruel é que na China há o controle da natalidade, MAS só para o sexo feminino. Bebê masculino é futura mão de obra a custo quase zero!!!

E a China está alcançando um desenvolvimento espetacular. A maioria dos países do mundo, onde temos democracia, estão “penando” para estabilizar os lucros do capitalismo com os encargos trabalhistas e sociais que a democracia exige.

É preciso que os líderes democráticos do mundo todo + as vanguardas pensantes da sociedade + as redes sociais virtuais + a imprensa livre comecem um exercício positivo de catarse!

É preciso uma releitura das relações sociais! É preciso que atentemos para os rumos que restarão para a humanidade como um todo.

Delmanto disse...

É muito penoso ter que qualificar a situação sócio-econômica do Brasil. É uma vergonha que entristece qualquer brasileiro.
Alguém pode dizer: mas estamos faturando no exterior! E estamos combatendo a fome e a miséria com o Bolsa Família...
Sim, é verdade. Mas vendendo matérias primas e importando produtos industrializados. A INDUSTRIA BRASILEIRA está sendo seriamente prejudicada, senão inviabilizada, pela política neo-liberal adotada por 16 Anos!!!
8 Anos do Governo de Fernando Henrique Cardoso e 8 Anos do Governo de Lula/PT e + 2 amos da presidenta Dilma!
O Brasil é o país que paga os juros MAIS ALTOS DO MUNDO! É o paraíso dos especuladores internacionais!
Não há setor industrial que resista! E se as indústrias de um país como o Brasil ao invés de crescerem vão diminuindo, então essa será a condenação do Bolsa Família permanecer “ad eternum”. É a consolidação da MISÉRIA e da POBREZA”
A FIESP, por exemplo, é presida pelo Sr. Paulo Skaf que tem se revelado um “aprendiz de político” que não tem dado certo. A sua missão seria reforçar a presença dos empresários nacionais contra o sucateamento de nossa indústria. No entanto, o que vemos é a subserviência ao Governo Federal.
Este dados são absolutamente irrefutáveis! Há uma perda concreta. E o que vemos?!?
O país está investindo na recuperação de nossas indústrias? NÃO!!!
O país está procurando qualificar as famílias que dependem do Bolsa Família para que se libertem dessa dependência e possam construir as suas cidadanias?!?
O país está investindo em EDUCAÇÃO como ÚNICO caminho para conseguirmos uma TECNOLOGIA NACIONAL que nos propicie impulsionar o setor industrial de forma competitiva e auto-sustentável?!? NÃO!!!
Faço uma conclamação a todos os BRASILEIROS:
ESTÁ NA HORA DE COMBATERMOS AMISÉRIA E A FOME DOS BRASILEIROS E, PARA ISSO, É PRECISO COMBATERMOS A CORRUPÇÃO E REALIZARMOS AS REFORMAS QUE PROPICIEM UM DESENVOLVIMENTO ENÉRGICO PARA O BRASIL, UM DESENVOLVIMENTO URGENTE:
-DESENVOLVIMENTO, JÁ!!!!!!!!

Anônimo disse...

Antonina Mendonça (Facebook): Armandinho, o mestre inesquecível estava certíssimo em suas afirmações. Bom dia!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): Compartilho!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): compartilhou sua foto.
Brasil pensado com seriedade!

Anônimo disse...

Carlos Alberto Bernabe (Facebook): Dr. Os mais velhos ensinam os mais novos que querem aprender. Acredito, de verdade, que esse é o caminho que o Brasil precisa seguir. Mas, como fazer isso?

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook): Vivendo e aprendendo. Obrigada Armando

Anônimo disse...

Caro Sr. Delmanto, Obrigado pelo comentário deixado sobre meu artigo, publicado na Tribuna da Imprensa. O que eu lamento profundamente é a TOTAL indiferença, em nosso ambiente universitário, a uma figura como Josué Castro, que deixou uma obra perene, respeitada em quase todo o mundo -- QUASE, pois ironicamente, en seu próprio país, ela pouco mencionada -- quando muito, citam-na de passagem. Cabe, assim, a poucos abnegados não deixar a chama se apagar. Saudações! Ricardo Dantas Faria.

Anônimo disse...

Maria Sylvia Toledo (Facebook): A fome não pode esperar por tudo isto acontecer, se acontecer. Eu e você nunca tivemos FOME. Temos apetite, vontade de comer alguma coisa. Principalmente quando estamos em jejum, antes de um exame médico. Não sabemos o que é a fome crônica!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): Imagino Maria Sylvia, que seja...como um pesadelo sem fim... sem horizonte... e, sem esperança !

Postar um comentário