abril 17, 2013

Meu Pé de Laranja Lima:
Filme novo em 2013!

MEU PÉ DE LARANJA LIMA NO CINEMA!
É o grande lançamento do ano: no próximo dia 19 de abril estará em exibição nos cinemas brasileiros a 2ª versão adaptada para o cinema do livro “Meu Pé de Laranja Lima”, do escritor José Mauro de Vasconcelos. A 1ª versão é de 1970 e foi um sucesso de bilheteria. O livro de Zé Mauro foi traduzido para mais de 30 idiomas e marcou a literatura brasileira. Foi adaptado para o cinema, o teatro e a televisão.
O filme é dirigido por Marcos Bernstein, que fez o roteiro do filme Central do Brasil. Traz no elenco Caco Ciocler (como Zé Mauro), João Guilherme Ávila (ator mirim revelação no papel de Zezé), Emiliano Queiroz e José de Abreu (no papel do “Portuga”). O filme mostra a história de um menino (Zezé) que vive num mundo imaginário todo seu, dessa forma se refugiando da realidade hostil que o cerca. Em sua imaginação, o pé de laranja lima é seu amigo e dialoga com ele. Com 8 anos de idade, incompreendido pelos adultos de casa encontra, no português Manoel (José de Abreu) a quem chama carinhosamente de “Portuga”, o amparo e a interação necessários.
O filme foi rodado em Minas Gerais nos anos de 2011 e 2012, tendo seu lançamento na próxima sexta-feira (19 de abril).
O livro Meu Pé de Laranja Lima foi campeão absoluto de vendas em 1968, adaptado ao cinema, foi sucesso em 1970 e, agora, promete repetir o sucesso anterior.
                   NO TÚNEL DO TEMPO...
Em 1969, eu tinha uma coluna diária, “A Juventude”, no “DCI – Diário do Comércio & Indústria”, da Capital. Cursando Direito na USP e trabalhando, diariamente fazia meu artigo, tendo como tema sempre a participação dos jovens na renovação política e na construção da cidadania. E no artigo “Mensageiro do Amor”, escrevi com todo o entusiasmo e romantismo do jovem universitário sobre o livro lançado por José Mauro de Vasconcelos, “Meu Pé de Laranja Lima”.
Edição de 1970
Por oportuno, reproduzo o artigo “Mensageiro do Amor” que, em 1970, foi incluído e publicado na coletânea de meus artigos no DCI: “A JUVENTUDE: PARTICIPAÇÃO OU OMISSÃO”, editada pela Editora EDIJOR.  
É uma obra especial que irá encantar a juventude atual, como já aconteceu com o livro e com o filme de 1970. Na televisão (foi tema de 3 novelas), sendo que em 1998, Gianfrancesco Guarnieri fez na novela o papel do “Portuga”.


José Mauro de Vasconcelos se firmou como escritor criativo e de qualidade. Com 19 livros, destacamos o Meu Pé de Laranja Lima, Rosinha, Minha Canoa, Doidão e As Confissões do Frei Abóbora.
                                         Mensageiro do Amor
A literatura é a forma de expressão de um povo. Ela retrata uma época. Ela retrata o sentimento do povo. Ela demonstra as tendências sociais. Ela evidência a evolução econômica e política de uma geração. Ela é, enfim, o fruto de uma época..
No Brasil, atualmente, o surto literário se apresenta de forma marcadamente revolucionária: são novas técnicas, novos estilos e uma outra concepção da vida e da finalidade do ser humano.

Em uma época, como a nossa, em que cada vez mais estão a colocar em segundo plano o sentimento entre as pessoas encontramos um escritor que se caracteriza como um defensor do amor, um defensor que, sem ser piegas, consegue em sua simplicidade relatar, com profundo lirismo, as relações entre as pessoas: os dramas familiares, oriundos da incompreensão; as sutilezas e os vazios daqueles que, por motivos os mais variados, se perdem na solidão; a capacidade do ser humano, quando vive com amor e ao amor se dedica, de ver beleza em tudo e com tudo se identificar podendo, assim, completar-se com a natureza, com os animais e com os homens.
Mas um escritor assim precisa falar a linguagem do amor, mas muito mais, ele precisa ser o próprio amor: um profundo ser sensível que vive e em cada ato, em cada participação que tenha consiga ser um porta-voz do amor, um mensageiro do amor.
Pensando no amor e lembrando alguém que com suas obras se caracteriza como um mensageiro do amor, é que nos animamos a escrever este artigo, um artigo-agradecimento a alguém que nos faz acreditar cada vez mais na bondade humana, no sentimento e na sensibilidade dos homens.
O mensageiro do amor, o cavaleiro errante do carinho e da compreensão é José Mauro de Vasconcelos. A capacidade que tem esse escritor de se comunicar com as pessoas e ser por elas compreendido é singular. É comumente afirmado que “Vox Populi, Vox Dei”... Ora, nada mais certo. Logo, a voz de José Mauro, sendo a voz do povo é a voz de Deus. Pois Ele, através de seu filho, foi amor, pregou o amor e falou o amor.
José Mauro é o escritor mais lido do Brasil. Nunca, em matéria de literatura brasileira houve tanto acerto: o povo se encontrando em um grande escritor; um grande escritor que falando a linguagem do povo consegue, sem se vulgarizar, levar mensagens de esperanças, de compreensão e de vida.
Diriam alguns que é um fenômeno. Eu ficaria com a afirmação de que são sinais de novos tempos. A nosso ver é o despertar da população para as boas coisas da vida; é o despertar para um mundo que estava sendo esquecido e olvidado no que mais belo ele tem: o sentimento do ser humano de criar e modificar situações através do amor, inteirando-se com seus iguais, identificando-se com a natureza e estimando os animais.
O Zé Mauro é tudo isso. Ele é global e é um homem total. Ele vive de emoções, ele se limita a apresentar, não a impor as suas convicções. Ele é um escritor modesto, mas profundo; um puro, mas alguém que conheceu as maldades e as impurezas da vida; ele consegue amar, precisa amar e é grandemente amado.
Esse é o grande escritor, revolucionariamente descoberto, nos anos da década de 60 pela nossa juventude.
Quem ainda não leu algum livro do Zé Mauro?
 Quem não leu, leia.

7 comentários:

Delmanto disse...

Eu coloquei que é uma volta no tempo e é mesmo. Mas é uma volta positiva. Quando escrevi o artigo “Mensageiro do Amor”, no DCI – Diário do Comércio & Indústria”, em 1969, expressei toda a satisfação que senti ao ler o livro. E hoje a satisfação se repete. É uma história que encanta em sua simplicidade encontrada em toda cidade deste país. É a vida sendo vivida e sonhada com uma carga muito grande de esperança no amor e no ser humano. É a vida como ela é... A vida com as superações possíveis...
Sim, é possível superar as dificuldades.
Sim, com o “escudo” de um mundo imaginário é possível construirmos um caminho para nossa vida calcado na interação positiva entre as pessoas. “MEU PÉ DE LARANJA LIMA” é um grande filme!
Não percam! Vale a pena!!!

Anônimo disse...


Oi, Armando, que lembrança boa. Esse livro encantou a minha adolescência. O filme, então, foi apaixonante. Não vou perder essa segunda versão da história e o diretor é muito bom. (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Eu gostei do livro e do filme!

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook): Eu tbém gostei dos dois (filme e livro)

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook); compartilhou sua foto.
Vale ler ... principalmente se vc leu o livro quando era jovem rsrsr.

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook); só agora parei para ler e gostei demais. Vc como sempre, me faz voltar no tempo...num tempo bom. Obrigada.

Anônimo disse...

Oscar Francisco Balarin(Facebook):
curti mto, mais antes O Pequeno Principe. kkkkk

Postar um comentário