maio 08, 2013

Nova Imigração
da Europa é Qualificada!

MAIOR ÊXODO EM 50 ANOS !!!

É A DIÁSPORA EUROPÉIA !!!
1 MILHÃO DESDE 2008 !!!


Cerca de 4 milhões de europeus imigraram para o Brasil entre os séculos 19 e 20. Muitos vieram com suas próprias economias, outros subvencionados por seus países de origem ou pelos fazendeiros brasileiros e mesmo pelo Governo Federal e pelos Governos Estaduais do Brasil. A crise era gravíssima na Europa. Com o fim da escravidão, cresceu a busca por mão de obra, principalmente dos imigrantes. No Brasil estava sendo construída uma nova Nação e a vinda dos imigrantes era saudada como uma boa e importante contribuição.
Eram portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães as principais levas de imigrantes. A grave crise por que passava a Europa e o sucesso do programa de valorização do café e a adoção de uma política de incentivo à imigração pelo Governo Brasileiro resultaram de forma positiva para o desenvolvimento do país. Principalmente a imigração italiana que hoje faz do Brasil o país onde os italianos e descendentes representam a maior presença fora da Itália. Nos links abaixo, a presença dos oriundi na industrialização e na formação cultural brasileira.
A NOVA IMIGRAÇÃO QUALIFICADA
A Europa vive, hoje, o maior êxodo em 50 anos! Com o desemprego atingindo a alta taxa de 27% (54% entre os jovens espanhóis), cerca de 19 milhões de europeus estão desempregados. É a ABSOLUTA FALTA de uma política econômica que favoreça a retomada do desenvolvimento sem sacrificar como está fazendo a atual política econômica da União Européia + FMI – Fundo Monetário Internacional (vide link abaixo).
Sergio Perez/Reuters/Estadão

Com a crise européia, países como o Brasil e África vem recebendo profissionais qualificados profissionalmente. Isso é positivo para o Brasil que, apesar da crise internacional, está com o mais baixo nível de desemprego da última década e com ampla perspectivas para engenheiros, químicos industriais, técnicos da construção civil e de setores da indústria.

Muitos europeus estão migrando para a Alemanha, para o norte europeu e para países asiáticos. Mas a grande maioria está vindo para o Brasil e países de língua espanhola. Portugal por exemplo, consta ter pedido 2% de sua população, cerca de 250 mil portugueses já abandonaram a pátria na busca de oportunidades de trabalho no exterior.

MEIA VOLTA, VOLVER!!!

A crise européia estancou a ida de brasileiros para o velho continente na busca de oportunidade de trabalho. A diminuição foi expressiva de cerca de 10 mil para 3 mil brasileiros por ano. Além de diminuir a ida para o exterior, muitos estão voltando para o Brasil, pois desempregados esperam encontrar aqui os empregos que requerem especialização e que vão levar em conta a experiência que tiveram no exterior.

Meia volta, volver! Os brasileiros estão voltando, trazendo experiência e a vontade de vencer em seu próprio país. E para o Brasil, em fase de crescimento, a vinda de estrangeiros qualificados é positiva, pelo menos até agora.

6 comentários:

Delmanto disse...

Empresários espanhóis e portugueses investindo na paradisíacas praias do nordeste brasileiro. São engenheiros e técnicos procurando as indústrias do sudeste e do sul. São os engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas procurando o centro oeste brasileiro. Essa é a maior diáspora européia. Bom para o Brasil que está recebendo mão de obra qualificada. Diferente da grande imigração dos séculos 19 e 20, quando a mão de obra européia, em sua grande maioria era não qualificada, vindo principalmente para a lavoura do café.
Vamos receber bem esses novos imigrantes que estão vindo à busca de emprego, MAS, também, estarão ajudando na consolidação da Democracia e do Desenvolvimento do Brasil!!!

Anônimo disse...

Boa matéria, Delmanto. Mas é importante destacar o lado negativo das imigrações: a vinda de mão de obra não qualificada que não interessa ao Brasil. Da Bolívia e do Haiti estão entrando clandestinamente no país e criando um problema social gravíssimo. Primeiro para os Estados que estão servindo de rota para a imigração ilegal que precisam de efetiva ajuda do governo federal. Não há como não dar asilo aos bolivianos e haitianos, mas é preciso que o governo federal faça com urgência uma legislação específica para atender essa imigração ilegal que está totalmente sem controle. É isso.
(jair.castro66@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): A gente pensa que só no Brasil é que existem problemas, né?

Anônimo disse...

A vida nos ensina sempre... Lembram de Portugal maltratando os dentistas brasileiros de forma bem madrasta. Agora, estão bebendo água aqui na nossa mão. Dependem dos investimentos dos empresários brasileiros em Portugal e “exportam” seus desempregados com diploma e experiência técnica...
É como dizem: “a roda gira e a lusitana roda...”
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

A situação está gravíssima. Só na Espanha 57% da juventude espanhola está sem nenhuma perspectiva de emprego. Nenhuma! Isso pode explodir a qualquer hora. E os dirigentes da União Européia ficam “apertando o cinto” cada vez mais... Os países estão exauridos em suas forças produtivas. Os países erraram, abusaram do crédito fácil, mas não podem ser condenados à extinção. É preciso uma dosagem: desenvolvimento com responsabilidade fiscal. Cuidado!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O novo primeiro ministro da Itália está pondo empenho pessoal para que os dirigentes europeus atenuem a dureza das medidas e ponham em prática algum projeto que vise o desenvolvimento para contrabalançar a situação desses países endividados e com alta taxa de desemprego. Essa mudança é urgente. O primeiro-ministro Letta tem toda a razão!
Marcelo Delmanto (adv.marcelo.delmanto@gmail.com)

Postar um comentário