maio 11, 2013

Surgiu de uma
constelação mágica...

UM BRILHO AZUL, MUITO AZUL!!!
ACONTECÊNCIAS + CONSTELAÇÃO = ANDREA!

É uma ligação sólida e que vem dos bons tempos da juventude. Do meu amigo Ronan, de Uberaba, passando pelos bons momentos com aquela que tinha sabor de “chicabon” nos lábios juvenis...

Na fundação do “JORNAL DE BOTUCATU”, ela viria a ser a secretária. E foi competente e constante, acabando por assinar a badalada coluna “CONSTELAÇÃO”.

Mas a sua vocação literária já tinha sido descoberta em outro jornal, no “VANGUARDA DE BOTUCATU”. Eu já tinha tido o privilégio de ter contado com a Rita Pedroso, depois a Claudia Pedroso e, finalmente, a Totica Pedroso: as 3 irmãs que se sucederam na coluna “ACONTECÊNCIAS”, que mostrava a Botucatu jovem e que queria fazer, conquistar, vencer... E a Andrea passou a comandar (1977) a coluna “ACONTECÊNCIAS” (nome “bolado” pelo Olavo Pupo, o Zé Olavo), primeiramente, com o Fernando Amando de Barros e, depois, sozinha e com muita competência. A juventude botucuda tinha a coluna como seu ideário...

Veja um trecho (com a colaboração da Cely Rezende/outubro de 1977):

“Estamos vendo que a NOSSA FCMBB está indo pouco a pouco prá longe do domínio de nossa população. Ela está sendo levada por oportunistas que vêem qual lado está melhor para poderem embarcar. Temos que lutar, todos juntos, pela nossa FCMBB.
Gente, temos em nossa cidade uma Universidade considerada das melhores do Brasil. Temos também um Hospital Clínico que já salvou muitos dos nossos amigos e parentes, mesmo com grande falta de material, o que acha a nossa população? O que acham os lixeiros, sapateiros, feirantes, padeiros, carteiros e operários? Alguém já procurou saber o que pensa a massa? NÃO. Não, porque atualmente, no ciclo de ouro da política,o que importa é a opinião dos maiorais. À luta que existir, temos que ser unidos “TODOS JUNTOS PELA FACMBB”...”

Na coluna “CONSTELAÇÃO”, manteve o mesmo brilho e exerceu a mesma influência num jornal avançado para a época e que tinha a preferência dos botucatuenses. Assim, em 1981, no Restaurante Tacho, houve o lançamento dos livros “Constituinte”, de minha autoria e do livro “Freguesia do Ó”, do jornalista e deputado estadual Fernando Morais, que assinava o prefácio do "Constituinte". A Andrea deu as notas:


clique nas imagens para ampliá-las

“- No Tacho também aconteceram altos festins constituintes. De parabéns os autores, o Armando (também pelo aniversário do seu restaurante e casa de cultura), os presentes e as lutas, tão no pique deste ano...”(04/04/1981)

“- Recordando: o melhor da noite de autógrafos, sexta passada no Tacho, além dos livros e da presença dos autores, foi a presença exclusiva de gente altamente astral, na maioria do tempo. Didi Chiarelli, Sueli, cacau, Jacob, Nilze, Zé Henrique, e mais e mais duendes.” (08/04)

Depois, seguiu caminho diferente. Assessorou o escritor Francisco Marins e depois passou a fazer parte da equipe do Hospital de Clínicas (UNESP). Em 2004, fui pedir sua ajuda para lançar o moderno e criativo”JORNAL DA CUESTA”. Não pode aceitar por falta de tempo, mas indicou a Ana Flávia Fernandes Mueller: jornalista competente que me ajudou na edição do jornal, com uma diagramação super moderna. Valeu.

Agora, leva seu brilho e suas mensagens positivas na mídia virtual. Vejam algumas delas:

“-Hoje, 19 de março, Nara Leão completaria 71 anos.
Essa cantante faz parte do meu show desde 1966, ô!
Podem acreditar, lembro claramente da apresentação dela com o Chico Buarque no Festival da Canção, huhu!!!!
Forante outras interpretações dela, q amo e fazem parte da minha trilha sonora pessoal.
Valeu, queridona! Sou fã, ad eternum.”

“-Essa foto é da Elis Regina q tive o prazer d assistir no Paratodos no começo dos 70’s.
Show inesquecível pra Andrea ainda adolescendo e sem a menor noção d q vivíamos uma ditadura militar, talvez com 13 ou 14 anos, então.
Também inesquecível ter ouvido Oriente pela primeira vez...
“ Se oriente, rapaz...pela simples razão d q tudo merece consideração...de q tudo depende d determinação...”

“- A coisa mais moderna q existe nessa vida é envelhecer...eu quero é viver pra ver qual é e dizer venha pra o q vai acontecer...eu quero estar no meio do ciclone pra poder aproveitar...”, ahhhhhhhhhh, Carlos Alberto Gardin, como é bom ser amadurescente ao seu lado e d todos os queridos amigos, ui, emocionante. Bjão, amado! — com Carlos Alberto Gardin.”

“-Pessoas queridas,
tenho como uma das n frases preferidas essa: “ Ainda bem q deu tempo.”; ainda bem q deu tempo d mudar d opinião sobre, d conhecer melhor, d refletir sobre, d contar a verdade, d desculpar-se sinceramente, d ter a chance de relacionar-se, uau!, ainda bem q deu tempo.
Uma pessoa de quem me tornei fã, guerreiro, parceiro, companheiro, família, profissa, está indo pro outro plano, está indo descansar...
não, não vai dar pra escrever mais, seria invasivo, ele ainda está lutando, guerreiro q é.
Meus pensamentos do bem pra vc, querido.
Boa noite nublada, boa noite outonal, bom viver, bom coração, boa rota, bons pensamentos, tudo d bom.”

RECADO AMIGO:
Andrea,
Gostei de tê-la entre meus amigos do Facebook. Tenho lido seus escritos e tenho gostado muito. Quem sabe ainda não faremos uma dupla esperta neste jornalismo pequeno e nessa mesmice política assustadora. E para registrar, trago uma frase do Fernando Morais – o mesmo daquela noite no Tacho! – e que tenho repetido sempre com destaque:

“Eu sempre acreditei que até a democratização dos meios de comunicação seria uma luta política. Acabei descobrindo que se tornou uma conquista tecnológica. Hoje, todo mundo pode ser o seu próprio Roberto Marinho...” 
Fernando Morais – jornalista e escritor.
É isso.
Grande abraço.


9 comentários:

Delmanto disse...

Vocação é vocação. E quando se é vocacionado, para o jornalismo por exemplo, nada consegue impedir que se aflore e brilhe. É o que tem acontecido com a Andrea. Em várias oportunidades e das mais variadas formas, ela tem feito brilhar seus pensamentos e fluir sua “conversa” agradável e criativa. Hoje, o post faz um retrospecto de sua caminhada na comunicação positiva.
Eu me orgulho de meu “olho clínico” a descobrir valores para o jornalismo. E a Andrea foi uma das mais gratas revelações.
Avante. Sucesso!

Anônimo disse...

Eu me lembro muito bem do “Vanguarda” e sei da sua importância para a nossa geração. Estiloso, moderno como o “Pasquim”,guardadas as devidas proporções de público e daabrangência. E a coluna “Acontecências” era, sim, muito esperada e acompanhada. Me recordo da Andrea e do Fernando, bons tempos. Bem que poderia voltar o “Vanguarda”, por quê não?
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Andrea Morato disse...

Armando, vc me emocionou às lágrimas, adoreiamei!
Até me encabulei, com tantas loas pra mim, poxa, q emoção.
Por coincidência, eu ouvia Arnaldo Antunes e seu Envelhecer, incrível. E como é bonito envelhecer.
Te agradeço imenso, vc foi arrebatador.
Beijos e todo o meu carinho. Feliz dia dos Pães, obrigada

Anônimo disse...

Andrea Morato (Facebook):
Pessoas do bem, fazia tempo que eu não me emocionava tanto. Sem querer ser piegas ou exibida demais, fui às lágrimas. Ter essa importância pro Armando Moraes Delmanto, é ter a certeza da importância q ele teve e tem na minha vida. 01 de dezembro de 1981, fui registrada no JB, bem no fim do prazo q meu pai me deu pra começar a trabalhar. Diego Morato tinha pouco mais de 1 ano. Escrever a Constelação, assim como o Torpedo Noturno, são meus luxos pessoais. Só tenho a agradecer, queridão.

Anônimo disse...

Legal, pai. É uma história. Fazer jornalismo é idealismo e vocação. Gostei. Abraço. Marcelo Delmanto (adv.marcelo.delmanto@gmail.com)

Anônimo disse...

Shen Nogueira Pinto (Facebook): Muito bom, Andrea!!!

Delmanto disse...

Armando Moraes Delmanto (Facebook):
Que bom que vc gostou.
Foi espontâneo, como tudo que eu faço. Vc merece.
Um grande abraço a você e para a Glória. Bom dias das Mães!!!

Andrea Morato (Facebook):
ah, Armando, minha mãe foi a primeira a saber dessa emoção q vc me proporcionou, lindo demais! agradeço.

Anônimo disse...

Oscar Francisco Balarin (Facebook): Sdd de todos, Rita, Claudia, Totica e Olavo

Anônimo disse...

Teresa Cristina Palmerio Marquez (Facebook):
Que delícia acordar nessa segunda feira e encontrar um amigo tão especial do passado, sempre muito presente nas minhas lembranças... Melhor ainda é constatar que você ainda escreve muito, muito bem!!! Saudades

Postar um comentário