junho 23, 2013

Constituinte Exclusiva =
Reforma Política!

CONSTITUINTE EXCLUSIVA !!!
clique na imagem para ampliá-la

REFORMA POLÍTICA – A MÃE DE TODAS AS REFORMAS!!!

Nós destacamos no post anterior sobre os INDIGNADOS BRASILEIROS que estão se manifestando no Brasil todo por REFORMAS. Vejam o texto:

RESUMINDO: A Revolução da Mobilização Social foi e estará sendo pra valer! Nada mais será como antes! A nossa DEMOCRACIA-MEIA SOLA, a CORRUPÇÃO e a IMPUNIDADE, ficou claro, PRESCISAM de MUNDANÇAS URGENTES! E não será com meras palavras, ditando regras, como fez a presidente Dilma, que se chegará a bom termo. NÃO! É preciso que ela CONVOQUE ou encaminhe ao CONGRESSO NACIONAL a CONVOCAÇÃO DE UMA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE EXCLUSIVA, ou seja, para a REFORMA POLÍTICA! No Senado Federal,Cristovam Buarque já se posicionou a favor!”

Vejam o posicionamento do Senador:

"Cristovam volta a defender mini constituinte para realizar uma reforma política

Apesar de o país praticamente ter parado nas últimas 48h em decorrência de manifestações que ocorreram em várias capitais, entre elas o Recife, poucos senadores apareceram no Congresso para trabalhar.
Um deles foi Cristovam Buarque (PDT-DF) que defendeu num longo discurso a convocação de uma constituinte exclusiva para realizar uma reforma política.
Enquanto o senador discursava, um pequeno grupo de manifestantes tentava invadir o Palácio do Itamaraty, que fica a poucos metros do Congresso. A invasão não se consumou, mas mais de 60 vidros foram quebrados.
Segundo ele, os “ingredientes” dos protestos populares que pipocaram no país inteiro foram os seguintes: tolerância com a corrupção, a impunidade, a justiça morosa, o voto secreto no Legislativo, o analfabetismo, a desigualdade social, as prioridades equivocadas das políticas públicas, a falta de transparência nos gastos públicos, o transporte público caro e deficiente e baixos investimentos em saúde e educação, entre outros.
“Será que a gente não percebeu que um dia cairia a ficha de que o dinheiro gasto nos estádios (da Copa do Mundo) saiu das escolas e dos hospitais? Será que alguém tinha dúvida de que um dia essa ficha iria cair na cabeça do povo, que iria perceber que pagou por um estádio em que não vai conseguir entrar para assistir a um jogo porque não tem dinheiro, e que cada tijolinho dali significou um tijolinho a menos numa escola ou num posto de saúde?”, questionou."
(Blog do Inaldo Sampaio – 23/06/2013)

E no “Estadão” de hoje, o artigo do historiador Carlos Guilherme Mota, na mesma linha:

'Saída é uma constituinte para a reforma política', diz Carlos Guilherme Mota
Para o historiador, não se rompe o divórcio entre governos e governados sem critérios éticos na representação política
"A rebeldia atual nas ruas do Brasil não se prende, é claro, a tarifas de ônibus. Ela é uma grave e profunda denúncia da situação a que chegaram todos os serviços públicos - hospitais, transportes, portos, aeroportos, presídios. Agride o País o fato de não termos escolas nem hospitais "padrão Fifa". Só estádios.
O que esses acontecimentos revelam é que há mais vozes e atores sociais que os tradicionalmente visualizados. Que muito além dos jardins do Palácio do Planalto há gente. E muita, muita gente sofrida, ralada e até irada, vítima de aberrações que ocorrem há mais de 50 anos, por causa da opção automobilística que data dos tempos de Getúlio, JK e militares - e que aumenta até os dias de hoje, dias nefastos em que o automóvel é rei.
Até a tal "classe C" que pôde viajar para o exterior volta da viagem para as 11 horas de espera para atendimento de urgência num hospital, meses para uma cirurgia, tristes horas todo dia dentro de um ônibus.
Esse divórcio entre governados e governantes não é novo. Estava presente no fim da ditadura militar, no fim da ditadura de Vargas em 1945. Só não tínhamos então esses elementos novos, a cultura digital, as redes sociais, que independem de lideranças tradicionais para ter voz. O mundo político não estava preparado para essa súbita chegada da globalização a seus pagos.
A questão é que atravessamos uma crise de regime. Cabe lembrar que a Revolução Francesa, em 1789, eclodiu por causa do custo do pão - mas outros fatores concorreram para se detonar, então, o processo revolucionário: corrupção, injustiça, clientelismo, péssimas condições de vida, alta carga de impostos. Nossos governantes de hoje, de Gilberto Kassab a Geraldo Alckmin, de Eduardo Paes a Sergio Cabral, passando pelos Rui Falcão e Garotinhos, deviam prestar atenção ao que disse o historiador inglês Eric Hobsbawn, que definiu o Brasil como o "campeão da irresponsabilidade social". Mas um dos nossos problemas é que nos faltam estadistas.
Não por acaso, os radicais do movimento foram para cima dos símbolos do poder - Prefeitura e Bandeirantes em São Paulo, Assembleia no Rio, ministérios em Brasília, O susto já foi dado nas classes políticas. Certamente, está todo mundo reavaliando seu discurso, suas atitudes, suas conveniências.
Que a presidente Dilma, leitora de bons livros e conhecedora de exemplos que a História Mundial oferece, fique atenta. Em situações de grave crise nacional, o remédio que a História ensina é o da convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva - voltada especificamente para definir as diretrizes, enfim, de uma reforma política. Não se rompe o atual divórcio entre Estado e cidadãos sem limitação ao número de partidos, sem critérios etico-políticos na representação dos deputados e senadores - que devem atuar na defesa dos cidadãos, hoje reduzidos a meros súditos-contribuintes. E essa reforma poderia estar voltada, também, para melhor controle de gastos públicos, para uma definição mais concreta de obrigações do Estado no campo da saúde, da educação.
A sociedade manifestou-se claramente. Exige transparência, rigor e competência. Que sejam tomadas providências enquanto o quadro nacional não piore!" (“Estadão” – 23/06/2013)

CONSTITUITE: 30 Anos depois!/ Registro Histórico/ leia aqui
A SOCIEDADE CIVIL JÁ ESTÁ NAS RUAS!

E para que seja revestida de sucesso a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte Exclusiva seria indispensável a mobilização da juventude brasileira, especialmente dos estudantes universitários que são formadores de opinião. Hoje, eles já estão nas ruas! É pra já! Agora!

Na história política brasileira, a presença e a luta dos estudantes ajudaram muito a que o Brasil voltasse ao Estado de Direito. Assim foi durante o Estado Novo e durante o Regime Militar. No Regime Militar, durante os chamados “anos de chumbo”, a intelligentzia brasileira e os jovens estudantes se uniram e se mobilizaram.

O Blog do Delmanto se propõe a essa tarefa. Estaremos postando nossas idéias e nossos comentários sobre os mais diversos assuntos que interessem à renovação política e à construção da cidadania. Repetimos: é importante retomarmos a construção da democracia no Brasil. Não é mais possível convivermos com esse arremedo de democracia - verdadeira democracia meia-sola! -, enquanto a nossa população assiste, perplexa, a esse show de civismo, a essa explosão de cidadania. É a VOZ DAS RUAS!
O caminho é um só: a sociedade organizada partir para a Assembléia Nacional Constituinte!

ORGANIZANDO A SOCIEDADE CIVIL:

Os núcleos pensantes da sociedade, a vanguarda da intelligentzia brasileira são os seus centros universitários, a imprensa independente, os jornalistas com colunas ou blogs, os cientistas sociais, as lojas maçônicas, os clubes de serviço (Rotary, Lions), a OAB, a CNBB, a ABI, as Academias de Letras de todo o país, os órgãos representativos dos profissionais liberais e tantas outras entidades representativas e com destaque junto às comunidades às quais prestam serviços.

Enfim, é preciso que os cidadãos prestantes retomem o comando de seus próprios destinos e do destino da Pátria numa cruzada cívica a favor da construção da Democracia e do desenvolvimento sustentável e moderno da Nação Brasileira. Somente assim estaremos dando um RUMO à movimentação dos INDIGNADOS BRASILEIROS!!!

10 comentários:

Delmanto disse...


Não é possível perder essa explosão de civismo que abalou o Brasil! Agora, é preciso dar “corpo” à insatisfação popular e “consistência” às suas reivindicações.
A abordagem por cada pedido vai esvaziando o movimento. É preciso partir para uma MUDANÇA GERAL! DEFINITIVA!
E isso só se consegue com uma REFORMA NA ESTRUTURA DO ESTADO BRASILEIRO.
É através de uma CONSTITUINTE EXCLUSIVA que faremos a REFORMA POLÍTICA – a MÃE de todas as reformas! – para o NOVO BRASIL!
A presidenta Dilma Rousseff DEVERIA, - ouvindo a VOZ DAS RUAS! – enviar ao CONGRESSO NACIONAL uma convocação de uma ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE EXCLUSICA PARA A REFORMA POLÍTICA!
O senador Cristovam Buarque já se posicionou favorável. E mais, segundo o senador Cristovam Buarque, É O ÚNICO CAMINHO PARA REALMENTE MUDAR O BRASIL!
ATENCÃO!
UMA A SUA VOZ PARA A CONVOCAÇÃO DA CONSTITUINTE, JÁ!

Anônimo disse...

Tudo bem que as transformações deveriam ser um processo sem pressa e seguro...Mas a coisa está se arrastando demais. Diria até que está andando de marcha ré! Essa explosão de civismo está mostrando o caminho: COSTITUINTE!
O PT que se dizia um partido revolucionário, do proletariado, está igualzinho a todos os partidos de todos os tempos. O Lula, depois que contratou o publicitário do Maluf pra fazer o “Lulinha paz e amor”, mudou de vez... A Dilma está sem o apoio de seu próprio partido. E assustada com a VOZ DAS RUAS!
A população já está despertando pra realidade. Até a VITÒRIA FINAL!. (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Esse é o caminho. E os eleitos serão deputados constituintes exclusivamente para fazer a NOVA CONSTITUIÇÃO. Poderão ser candidatos pelos partidos políticos e serão permitidas CANDIDATURAS AVULSAS.
Vamos MUDAR A CARA DO BRASIL!
Essa é a grande chance! A Voz das Ruas construindo o NOVO BRASIL!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

O movimento + Eu Voto Distrital que está linkado no seu blog para que as pessoas possam dar o apoio e assinar a lista de apoio, pode ser parte do caminho para as mudanças políticas no Brasil. Com a implantação do voto distrital, o eleitor poderá acompanhar a atuação de seu representante e poderá deixar de apoiá-lo se não tiver uma atuação positiva. Teremos o Deputado/Vereador, porque ele será eleito por determinada região; o seu trabalho poderá ser acompanhado de perto; esse político eleito deputado terá uma convivência real com a comunidade que representa, seus filhos a mesma escola dos filhos de seus eleitores, ele e sua família são encontrados no culto dominical de sua Igreja, enfim, é a certeza de que esse deputado não conseguirá “se esconder” de seus eleitores para fazer as “malandragens” e as “jogadas políticas” que só beneficiam a ele e ao seu bolso. Chega de esperteza política: o mau político é eleito por uma região, não faz nada pela população e, na próxima eleição, sai candidato trabalhando a campanha em outra região e assim sucessivamente. Por isso, acredito eu, o movimento”+ eu voto distrital” está tendo uma receptividade muito grande e anima a todos nós. Vamos enquadrar esses políticos “espertos” mas que na verdade são o “vírus” que está deixando doente, muito doente a Nação Brasileira. (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Delmanto, qdo o povo vota maciçamente no Tiririca ele está mandando um “recado” para os bandidões de Brasília. É uma forma passiva de protesto, mas é protesto. Mas o que estava faltando era uma forma ATIVA de protesto. A Movimentação do INDIGNADOS BRASILEIROS por todo o país já mostrou que está pronta! Com a sociedade organizada é partir para uma Nova Constituinte! Cada um fazendo a reunião com os colegas de trabalho, no comércio, na industria, em qualquer lugar. E botar o pé na rua! Com coragem! Não adianta “xingar a mãe!” de longe. Não adianta fazer “gracinha”. É ponta-pé na bunda! Eles não entendem outra linguagem e ficam esperando que os “frouxos” lhes dêem sobrevida...O mundo está mudando, ô meu! Os Rebeldes Indignados estão abalando a Europa. País de “bundão” merece muitos Tiriricas. Vamos mudar tudo isso! (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

É caso grave o BRASIL ESTÁ DOENTE!!!
Para se mudar uma realidade que impede o país de ingressar no século XXI, nós dependemos dos Deputados Federais e dos Senadores. É uma verdade! Então, sabe quando haverá mudança? NUNCA!!!
Por isso temos insistido na necessidade de mobilizarmos a população para que – com o povo organizado! – possamos partir para a realização de uma Assembléia Nacional Constituinte!
CONSTITUINTE É A ÚNICA SOLUÇÃO: O POVO TOMANDO EM SUAS MÃOS O SEU PRÓPRIO DESTINO!
Após o estelionato eleitoral que foi a subida do PT ao Poder, os brasileiros estão descrentes. Ora, era um partido que prometia mudar tudo e fez uma política neo-liberal mais rígida que seu antecessor. Só os Bancos saíram ganhando (e muito!!!) e os ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram “cabrestados” à vontade política do PT que ocupou, definitivamente, o lugar dos antigos “coronéis” da política nacional no comando do povão...
Agora, FHC propõe que o PSDB busque a clase média. É um bom caminho. Mas que não seja só para ganhar votos e, sim, para caminharmos (via CONSTITUITE) para um futuro de desenvolvimento sustentável, maior justiça social e plena Democracia.
É sonho impossível?!?
Não é NÃO senhor!
As mudanças estão ocorrendo no mundo todo, por que não no Brasil?!?
Só não se pode ir de carona. A sociedade civil já está mobilizada, vamos organizá-la e construiremos umaNova Democracia!. Avante!

Anônimo disse...

• Estela Dias (Facebook): compartilhou sua foto. Já.....

Anônimo disse...

Eliane Lobato (Facebook):compartilhou sua foto.
divulgando.

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook): A REFORMA tem que ser GERAL e IRRESTRITA. Há a necessidade de serem revistos alguns conceitos já institucionalizados. A Constituição Federal, consequentemente a Estadual e as Leis Orgânicas Municipais, estão tão emendadas (conforme o interesse de cd governante) q até parece uma colcha de retalhos. Nossas casas legislativas fazem leis para regular outras leis que devem ser reguladas por outras, além daquelas inócuas. Agora, conforme andei observando, inventaram projetos de lei que autorizam o executivo a fazer isso ou aquilo, e que depois de aprovados são usados com instrumentos políticos. É previso rever mta coisa e vc sabe do que falo. Abração meu querido e bom domingo

Armando Moraes Delmanto: Bom domingo pra vc também. Uma CONSTITUINTE EXCLUSIVA para a Reforma Política que é a mãe de TODAS as Reformas. MUDANÇA TOTAL. É preciso construir a nossa DEMOCRACIA. Por sua experiência legislativa, vc sabe que as Câmaras Municipais e as Assembléias Legislativas há muito deixaram de ser órgãos fiscalizadores e legisladores. Há um acúmulo de poderes ao Poder Executivo.
Uma CONSTITUINTE EXCLUSIVA na época do Lula, como queria o PT, seria muito arriscado e o país poderia virar uma Venezuela. Mas, agora, com a VOZ DAS RUAS – que é irreversível! – acho que é viável.A Sociedade Civil já está atenta. E os candidatos a Constituinte poderão sair através dos partidos políticos ou de candidaturas avulsas.
Valeu. Grande abraço.

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto Nassa (Facebook): há muito a ser moralizado...

Postar um comentário