junho 11, 2013

Faculdade de Medicina:
Ontem e Hoje!
Desmascarados os Traidores!!!

REAJA! BOTUCATU ESTÁ SENDO TRAÍDA!

PONTO DE VISTA:

Peço a Palavra.

Como diria alguém mais sereno: “é preciso muita calma nessa hora...”

Primeiramente, quero deixar claro que Bauru tem o direito de pleitear uma Faculdade de Medicina. Só NÃO pode querer ganhar na “gambiarra”, ou seja, através da Faculdade de Medicina de Botucatu, que tem 50 anos de bons serviços prestados e nível de excelência médica.

Em segundo lugar, um pouco de humildade não faz mal a ninguém: Bauru precisa aprender a administrar os seus hospitais. É um escândalo atrás do outro. A FAMESP, de Botucatu, já administra 2 hospitais e, agora, acaba de assumir mais 2 hospitais, o Hospital de Base e uma Maternidade: ambos em estado de insolvência com a acusação de malversação do dinheiro público.

Depois, daí sim, pleitear uma Faculdade de Medicina. E que seja particular, como a maioria das Faculdades de Bauru. Até o campus da UNESP de Bauru é resultado da estatização de um grupo de faculdades particulares que estavam em situação muito difícil, quase na insolvência.

Ora, o que defendemos aqui em Botucatu é que PAREM DE QUERER USAR A FMB para atingir os seus objetivos!!! E, para isso, contam com docentes da UNESP que são de Bauru e estão trabalhando contra Botucatu, num “passa-moleque” muito mal feito e que beira o ridículo.

Bauru que lute por SEUS MÉRITOS. Não queira entrar numa jogada do nível de seu idealizador: o deputado Pedro Tobias (aquele que fala o português errado num desrespeito ao Brasil, pois até o Papa teve aulas de fonoaudiologia e falou o português muito bem!) que já foi afastado da presidência do PSDB e que NÃO consegue eleger um prefeito do PSDB em Bauru há mais de 15 anos!!!

É isso. Simples assim!


ARMANDO MORAES DELMANTO.


Já dissemos e repetimos:
a SOCIEDADE ORGANIZADA sempre VENCE!

Então, vamos aos fatos:
o histórico da conquista e instalação da Faculdade de Medicina (FCMBB) está completo:
aqui e aqui
Abaixo, o trecho que fala da mobilização de Botucatu + os apoios recebidos:
clique na imagem para ampliá-la
             “ CHEGADA AO PORTO SEGURO
CRIADA E INSTALADA A FACULDADE
         Mas para finalizar o histórico da criação da Faculdade de Medicina é preciso que destaquemos que o conceito do curso de medicina, com a criação da Universidade de Brasília, pelo Professor Darcy Ribeiro, havia ampliado o conceito dos cursos médicos para uma visão mais global, reunindo matérias biomédicas em um núcleo único inicial. As Faculdades de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (Medicina, Medicina Veterinária e Biologia) - FCMBB -, foram criadas em cima dessa nova visão. As faculdades de Botucatu e Campinas seriam o embrião de duas modernas universidades regionais. Campinas seguiu esse caminho traçado. Botucatu foi engolida pela UNESP, fruto da unificação dos Institutos de Ensino Superior do Estado espalhados por todo o interior...
         Em 1962, o Governo Carvalho Pinto tinha como Secretário da Educação, o Prof. Sólon Borges dos Reis, como Presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado Roberto Costa de Abreu Sodré e como Reitor da USP, área inicialmente responsável por nossa faculdade, o Prof. Ulhôa Cintra.
 PAI/PROTETOR/PADRINHO
         No registro histórico da conquista da Faculdade de Medicina de Botucatu é necessário darmos crédito a quem de direito. O Governador Jânio Quadros CRIOU a nossa Faculdade, em1958. Foi o PAI da Faculdade de Medicina. O Professor Zeferino Vaz, atuou na fase que antecedeu a sua criação em 1958 e, posteriormente, no Governo Carvalho Pinto, teve atuação decisiva, garantindo a viabilidade técnica da Faculdade até a sua definitiva instalação, em 1963.O Prof. Zeferino, sem sombra de dúvida, foi o PROTETOR da Faculdade de Medicina de Botucatu. Tudo isso está fartamente registrado nos jornais da época, trazidos como parte integrante deste trabalho. Finalmente, a atuação do Governador Carvalho Pinto que foi beneficiado com a criação da Faculdade em 1958, ano de sua eleição, como nosso PADRINHO, que viabilizou a Faculdade e ampliou o conceito inicial para Faculdades de Ciências Médicas e Biológicas, em1962.
         Foram 8 anos de lutas! Nos 4 anos do Governo Jânio Quadros e nos 4 anos do Governo Carvalho Pinto.
Botucatu foi a grande vencedora.
LIDERANÇAS ESTADUAIS
 Na fase do Governo Jânio Quadros, a atuação dos deputados estaduais Jayme de Almeida Pinto, Roberto de Abreu Sodré, Ciro Albuquerque e Geraldo de Barros está registrada. Da mesma forma, a atuação do ex-deputado estadual constituinte Dante Delmanto e do ex-secretário estadual da saúde e educação, Dr. Cantídio de Moura Campos.
Sempre contamos com a presença do Prof. Zeferino Vaz. Ex-diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, o prof. Zeferino Vaz viria a ser o PROTETOR que viabilizou tecnicamente a Faculdade de Medicina de Botucatu. Posteriormente, Campinas conseguiria atrair o Prof. Zeferino Vaz.  Eles, de Campinas, o combateram e sabiam de seu inestimável valor. Foi por 10 anosREITOR da Universidade de Campinas-UNICAMP que ele idealizou e criou tendo por base, exatamente, a FCMBC - Faculdades de Ciências Médicas e Biológicas de Campinas... Hoje, com justiça, a cidade universitária leva o nome de Cidade Universitária "Prof. Zeferino Vaz".
Na fase do Governo Carvalho Pinto, ainda as atuações dos ex-deputados Jayme de Almeida Pinto e Dante Delmanto e a atuação do deputado estadual Roberto de Abreu Sodré, como Presidente da Assembléia Legislativa.
         Nessa fase, o apoiamento de inúmeras cidades do interior à pretensão de Botucatu precisa ser destacada. Foi a força do interior a contrabalançar a força política de Campinas.
                   LIDERANÇAS DE BOTUCATU
1º Arcebispo (4º Bispo) Dom Henrique Golland Trindade
(Do livro "Memórias de Botucatu I", 1990)
          Primeiro, a que viabilizou a luta, unificando as várias e inconciliáveis correntes políticas: Dom Henrique Golland Trindade, Arcebispo Metropolitano.
         Já destacamos que, num clarão de lucidez, nossos políticos entregaram a Dom Henrique o comando da ação em prol da criação da nossa Faculdade.
         Dissemos que é infantil e provinciana a opinião de alguns de que a Faculdade de Medicina é devida a este ou aquele político de Botucatu. O Governador Jânio Quadros era grande admirador de Dom Henrique e via com bons olhos a unificação política sob o comando absolutamenteNEUTRO de nosso Pastor.
         Os prefeitos que participaram da luta, primeiro com Jânio e depois com Carvalho Pinto: Dr. João Queiroz Reis e Emílio Peduti. Os dois vice-prefeitos: Progresso Garcia e Plínio Paganini. Os presidentes da Câmara Municipal: Sebastião de Almeida Pinto, Alberto Laurindo, Vasco Bassoi, Abílio Dorini, Progresso Garcia e Laurindo Izidoro Jaqueta.
Os líderes partidários Dr. Antônio Delmanto (UDN), João Batista Domene (PTB), Plínio Paganini (PSP), Dr. Mario Rodrigues Tôrres (PSD) e outros.
         Lideranças do comércio, da industria, do Poder Judiciário, enfim, a comunidade botucatuense reunida em torno de suas autoridades constituídas, sob a liderança NEUTRA de seu Arcebispo. Papel de destaque foi exercido por nossa imprensa falada e escrita. Em homenagem à comunidade como um todo, nada mais justo que destaquemos a figura, sempre presente, do então Juiz de Direito da Comarca, Dr. Antonio Gabriel Marão, da mesma forma o destaque para os jovens pioneiros José Faraldo e Hernâni Donato.
         Finalizamos, destacamos a atuação do ex-prefeito Emílio Peduti que foi um incansável batalhador e que não chegou a ver a grande vitória. O prematuro falecimento de Emílio Peduti ocorreu alguns dias antes da aula inaugural do curso de Medicina.”
clique na imagem para ampliá-la

clique na imagem para ampliá-la

BOTUCATU + DE 50 ANOS DEPOIS...

Já denunciamos a TRAIÇÃO A BOTUCATU que está em curso, com o apoio da vice-reitora da UNESP, Marilza (nascida e ligada a Bauru) + vice-diretor FMB, Peraçoli (subordinado da atual vice-reitora no Depto da FMB) + e principalmente do apoio e coordenação do deputado estadual e ex-presidente estadual do PSDB, PEDRO TOBIAS e – ISSO É QUE É GRAVE!!! - + o silêncio comprometedor do PREFEITO DE BOTUCATU, JOÃO CURY, eleito vice-presidente do PSDB estadual + o silêncio de TODOS  os VEREADORES DO PSDB + o silêncio daquele que se diz deputado da região, MILTON MONTI que colocou estratégicamente o irmão como Diretor Regional da Saúde em Bauru (Diretoria levada de Botucatu!!!), Fernando Monti!!!

RESUMINDO: É grande o número dos traidores e inimigos de Botucatu e, some-se a esses, os DOCENTES DA FMB colocados em cargos de confiança na Secretário Estadual da Saúde.

DIFERENÇA: de 1962 para 2013!

As redes sociais estão fazendo o seu papel. Mas o PT, a meu ver, não!
Não ouvi uma palavra sobre o assunto do ex-prefeito e que é ou foi assessor do atual MINISTRO DA EDUCAÇÃO, ALOÍSIO MERCADANTE. E desde meu primeiro post sobre o caso (Atenção Botucatu: Traição! Traição Traição!) fiz a devida comunicação à vereadora Rose Ielo.
O vereador Lelo Pagani tem um requerimento solicitando 60 vagas para o Curso de Medicina de Botucatu. Estranho. Quase ao mesmo tempo em que os “outros” estão tornando pública a pretensão de Bauru... Na quinta-feira haverá uma audiência pública para que o assunto seja debatido...pelo amor de Deus!!!
Não quero fazer injustiça, mas essa postura “marcha-lenta”, lentíssima, mais parece um “me engana que eu gosto...”

URGÊNCIA URGENTÍSSIMA!!!

É preciso mobilizar o Ministro da Educação, os Deputados Estaduais do PT, levar o assunto para a Assembléia Legislativa!
Não dá para ficar discutindo dúvidas cruéis”... Não quero fazer ilação ou acusação, mas pelo fato do vereador Lelo Pagani ser funcionário da UNESP, ele não é a pessoa ideal para tratar do assunto pelo PT. 
Aonde está o ex-prefeito Mário Ielo?!?

RESUMO DA ÓPERA:

Não dá para ser “bonzinho” nesta altura do campeonato e lidando com o tipo de gente que estamos tendo que enfrentar, tipo "PEDRO TOBIAS”!!!

QUEREMOS:

- APOIO DO PREFEITO JOÃO CURY!

- APOIO DE DEP MILTON MONTI!

-APOIO DOS VERADORES!

-APOIO DA SOCIEDADE CIVIL!

-APOIO DA IMPRENSA!

-APOIO DAS RÁDIOS!



26 comentários:

Delmanto disse...


Não entendo atuação política dessa forma. Desde a notícia da TRAIÇÃO à Faculdade de Medicina de Botucatu já se vão 15 dias!
Somente na próxima 5ª feira é que haverá uma Audiência Pública para debater o assunto, dá para acreditar?!?
Era para os políticos estarem mobilizados, falando nas rádios (há 15 dias atrás), mobilizando o comércio na rua Amando, major Mateus, Avenida Dom Lúcio, Avenida Vital Brasil, enfim, onde fosse necessário. A convocação do Centro Acadêmico Pirajá da Silva (ou seu substituto), os Clubes de Serviço, as Lojas Maçônicas, as Igrejas Católica, Protestantes e Evangélicas, enfim, convocando a SOCIEDADE CIVIL BOTUCATUENSE!
Ou não é assim?!?
Quando, em 1982, o Campus da UNESP foi invadido na visita do governador de então, imediatamente trouxemos o deputado Fernando Morais a Botucatu.
Os estudantes que lideravam foram presos. Eu atuei como advogado dos estudantes presos, mas pedi ajuda ao então candidato Franco Montoro que designou o deputado estadual e advogado José Yunes para que viesse a Botucatu atuar pelos estudantes. No ato. Fomos, eu e o deputado José Yunes acompanhar os depoimentos na Delegacia de Polícia. Tudo no momento em que a atuação era necessária e urgente.
Então...
Não entendo. O prefeito disse que não sabia do caso e ia se informar com a UNESP (isso há uns 10 dias) e eu publiquei no Blog que o “não sabia de nada” era exclusividade do Lula! PÔ, não dá para entender!
Essa luta não é partidária! Nem PSDB e nem PT. Mas é uma luta de BOTUCATU!
O professor Herculano Dias Bastos, deu uma entrevista à rádio municipalista, no sábado, fazendo uma crítica firme a essa pretensão de Bauru. E ele já foi Secretário da Saúde de Botucatu, Diretor do Hospital da Clínicas da UNESP, Professor Titular da UNESP, presidente do PSDB de Botucatu e, por muitos anos, foi Assessor da Reitoria da UNESP. É conhecedor e respeitável cidadão prestante!
Então: MÃOS À OBRA! Vamos trabalhar! DEPOIS, DÁ PARA FAZER REUNIÕES E + REUNIÕES PARA BALANÇO DO MOVIMENTO...
AGORA É AÇÃO!!!!

Anônimo disse...

Lia Almeida Lemos (Facebook):
Obrigada Armandinho, posso chamá-lo assim ?, por me adicionar.
Sei que está lutando pelas 60 vagas, nós que participamos da luta pela faculdade, vamos voltar aos anos 60, arregaçar as mangas, vamos com os nossos cabelos brancos ás ruas, fazer panelaço se preciso for, vamos ao palácio falar com o governador, não temos obrigação de cumprir acordos dele !, embora distante, conte com o meu apoio !, um vez um governador já ouviu o nosso apelo, vamos de novo !
De fato não podemos ser bonzinhos, precisamos unir forças !
não podemos aceitar o premio de consolação que o governador deu para o Pedro Tobias, por ele ter sido preterido na presidência do diretório tucano no Estado !,
a população de Botucatu não tem a obrigação de aceitar essa safadeza !

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook):
É isso aí, Armandinho!

Anônimo disse...

Olga Aun (Facebook): Concordo plenamente.

Anônimo disse...


Por coincidência um filho do saudoso Dr. Faraldo é quem está construindo, junto com parceiros, o futuro Shopping de Botucatu.
Que tal se ele desse o apoio, EXPLÍCITO E CLARO, em defesa das vagas para o Curso de Medicina virem para Botucatu?
É um empresário que está ajudando a construir o futuro de Botucatu e, para isso, é INDISPENSÁVEL manter e consolidar as conquistas do passado!
É isso! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O PSDB Não pode estar de acordo com a pretensão do deputado Pedro Tobias e de Bauru. Botucatu está sendo traída! O PSDB sempre teve expressiva votação em Botucatu. Elegeu Jamil Curi, Pedro Losi e João Curi. E o deputado Pedro Tobias NUNCA conseguiu eleger um prefeito do PSDB em Bauru. Isso porque ele é rejeitado! Conseguiu ser presidente estadual do PSDB porque o governador Alckmin queria alguém que boicotasse a candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo.
Ora, essa dívida é do governador Alckmin, Botucatu NÃO PODE ser prejudicada para se fazer “um agrado” no Pedro Tobias.
Bauru NÃO tem condições para abrigar mesmo um curso com 60 vagas. A FAMESP de Botucatu já administrava 2 hospitais em Bauru e, agora, pegou mais 2 Hospitais. Em um deles, o governo do estado vai colocar 350 milhões! Tudo para salvá-lo da falência por má gestão e roubo!
Como uma cidade com PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR pode querer uma Faculdade de Medicina?
O PSDB “limpo”, com certeza, não está apoiando essa barbaridade. A posição do dr. Herculano é prova disso.
Vamos lutar, povo de Botucatu!
Vamos atropelar esses maus políticos!!!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Recebi um telefonema dando apoio à restrição que fiz à atuação do vereador Lelo Pagani. Na verdade, não há nada contra a pessoa dele. Ocorre que por sua ligação profissional com a Faculdade de Medicina fica difícil uma atuação mais presente. Peguei trecho da entrevista, hoje, do vereador à Rádio Criativa e vi seu comentário à atuação da atual direção da FMB. Argumentou que talvez estivessem sendo pressionados pelos superiores...
Olha, não nos interessa esse tipo de argumentação. O problema é grave e imediato. A atual Diretora, Dra Silvana, todos sabem, que não “reza” pela linha política da vice-reitora Marilza. É uma excelente profissional, já seu vice, Peraçoli, é do grupo pró-Bauru. Mas o que nos interessa é que ela, Dra Silvana, também está em silêncio. Isso prejudica Botucatu.
A hora é de luta e de tomada de posições! Claras!

Anônimo disse...

Carlos Ramos (Facebook): Boa tarde Armando, é claro que o PT esta fazendo o seu papel, tanto que o nosso vereador Lelo Pagani vai presidir a audiencia publica que acontecera na proxima quinta feira e que os militantes do Partido estão sendo chamados a participar. Tenha certeza que estamos juntos na defesa da Faculdade de Medicina em Botucatu

Armando Moraes Delmanto: Obrigado por sua atenção, Carlos Ramos. Espero que o PT use os meios que dispõe para evitar que se cometa um ato prejudicial e irreversível a Botucatu.
Urge uma tomada de posição.
Estamos juntos nesta luta!
Grande abraço.

Anônimo disse...

Olha, Delmanto, é preciso ficar esperto. Hoje, no jornal da cidade, mais uma notícia reveladora da molecagem desse pessoal de Bauru que não tem desconfiômetro: eles querem, além da instalação, em Bauru, das 60 vagas da Faculdade de Medicina de Botucatu, também a instalação de 30 vagas, em Bauru, da Faculdade de Enfermagem de Botucatu...
“Mamar na vaca eles não querem?!?”
Isso é passar atestado de INCOMPETÊNCIA!
Isso mostra a “molecagem” que estão querendo fazer com Botucatu. E o deputado Pedro Tobias conseguiu o apoio do governador Alckmin para essa “maracutaia”!
Nem com apoio do governador. Para isso é que existe a autonomia das 3 universidades estaduais: USP, UNICAMP e UNESP.
Aliás, a USP já havia se recusado a instalar um Curso de Medicina em Bauru. Depois é que eles vieram atrás da UNESP, contando com a “cooperação” de alguns docentes nascidos em Bauru e que não conseguem manter a ética profissional.
É preciso um basta!
Que Bauru se vire sozinha e não queira roubar” o que pertence, à custa de muitos anos e muitos sacrifícios, a Botucatu.
(danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): Apoio sua campanha e vou compartilhar para que o assunto saia dos limites de Botucatu !

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Aqui em Cafelândia todo mundo vai ficar sabendo!

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): compartilhou a foto de Armando Moraes Delmanto.
há 2 minutos
política em Botucatu, prejudica o desenvolvimento da cidade..

Anônimo disse...

José Italo Bacchi Filho (Facebook): Esse deputado de Bauru só atravanca Botucatu!!! No passado perdemos muitas coisas para Bauru e agora será que vamos perder mais um embate? Cadê o governador que gosta tanto de Botucatu????? Pura falsidade e demagogia!!!!!

Anônimo disse...

Esse deputado Milton Monti se transformou no rei do nepotismo. Cresceu como o “protegidinho” do Quércia e virou essa coisa feia que é hoje. Levou a Diretoria Regional da Saúde, de Botucatu para Bauru, para colocar o irmão, Fernando Monti que está se perpetuando no cargo. Agora, aparece mais uma dele: quer levar 30 vagas da Faculdade de Enfermagem de Botucatu/UNESP para Bauru, para dar cargo de destaque para sua irmã que ele já colocou na Faculdade de Botucatu no Curso de Enfermagem...
Nepotismo puro. E certo pessoal da UNESP ainda vai na conversa dele. São Manuel já o rejeitou uma vez, tanto que ele teve que mudar seu escritório político para Botucatu.
Seu dia vai chegar “nota de 3”...(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

João Figueiroa (Facebook):
O debate sempre é bom. Aprofundar o entendimento do que vem acontecendo, nunca é demais. Vejam o blog do Delmanto, sem rodeios, sem meias palavras. Sempre haverá quem não acredite em fantasmas, mas que eles existem, existem... Afinal, aqui não é a terra do sacy???
http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2013/06/faculdade-de-medicina-ontem-e-hoje.html

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook); compartilhou sua foto.
Atenção Botucatu e região! Acessem o blog do Dr. Armando Moraes Delmanto para ficarem cientes e esclarecidos sobre nossa Faculdade de Medicina, nosso orgulho

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook): compartilhou sua foto.
É importante estar por dentro das coisas q envolvem Botucatu e, para isso, vamos compartilhar para informar.

Anônimo disse...


José Italo Bacchi Filho (Facebook):publicou em Armando Moraes Delmanto
há 3 horas próximo a Botucatu
Boa noite Dr. Armando! Sei do apreço que o sr. tinha pelo meu pai e ainda mantém pela minha família; quero que saiba que a recíproca é verdadeira. Quem ama esta cidade, não mede esforços para defendê-la e luta para que a mesma não perca ainda as instituições que possui. A Faculdade de Medicina da Unesp foi uma conquista nossa e como tal devemos defender a expansão e a manutenção dessa unidade com todas as forças. Infelizmente, temos políticos que não se interessam pelas nossas coisas e, isso reflete diretamente em tantas outras coisas que Botucatu deixou esvair-se para outras cidades. Chega de perdermos em desenvolvimento para outros municípios. Essa luta é nossa e, como descendemos de famílias pioneiras e que amaram essa terra, temos a obrigação de impormos nosso grito de discordância. Os Bacchi, que pioneiramente aportaram nessa serra e para cá implantaram um parque industrial somente comparado aos da família Matarazzo, conjuntamente com os Delmanto, que firmaram o alicerce político da dignidade, honestidade e empreendedorismo nos diversos segmentos, tem a obrigação e o dever municipalista de lutar e aclamar para que esta terra desenvolva e cresça com responsabilidade. É um prazer ter herdado de meu pai e de minha família, a amizade sua e de sua família. Conte comigo para o que precisar, abçs José Italo

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook): Sorocaba na luta!

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook): compartilhou sua foto.
Caro Dr Armando Moraes Delmanto, ouvi pronunciamento do Deputado Milton Monti, sobre o assunto da Unesp, no discurso que fez no Hospital do Bairro...
Sinto que o que tem ocorrido, recentemente, é como um ataque ao que se conquistou até hoje na Unesp de Botucatu.
Por que a Universidade de Harvard só existe lá??? e a Unesp tem que se desdobrar em concretos de 100 em 100 km???
Priorizar os investimentos no que já existe deveria ser questão de honra.
Concordo com os cuidados que devemos ter

Delmanto disse...

Salve, Carmem Lúcia,
Seria tão bom se estivessemos lutando para conseguir faculdades de engenharia, arquitetura, química industrial, física...
E temos que lutar para conseguir manter o que temos...É difícil...
E o silêncio das autoridades é gritante!
Mas ,Botucatu unida vencerá!
Grande abraço

Anônimo disse...

• Marcos Garita (Facebook): DEL,MANTO, VC FOI CLARO, DEMARCOU DATAS E NOMES, E DESSA FORMA, CONTE COM O NOSSO APOIO EM TODOS OS SENTIDOS. COMO VC FRISOU BEM, BAURU PODE LUTAR PARA CONSEGUIR A PRÓPRIA FACULDADE. DESDE QUE SEJA POR VIAS NORMAIS E NÃO DA FORMA TENTADA. ESSE ABSURDO NÃO ACONTECERÁ, MAS TEMOS QUE MANTER OS OLHOS ABERTOS. OS SEUS ESCLARECIMENTOS SÃO IMPORTANTES E TODOS DEVEM LER, POIS SÃO SIMPLES E NOTÁVEIS. UM ABRAÇO.

Anônimo disse...

Waldemar Pessoa (Facebook): PARA QUEM NÃO SABE AQUI VAI UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE: CADA UMA DAS 3 UNIVERSIDADES ESTADUAIS (USP, UNICAMP E UNESP) RECEBEM, MENSALMENTE, UM DETERMINADO PERCENTUAL FIXO DO ESTADO REFERENTE AO ARRECADADO MENSALMENTE DO ICMS. ESSA VERBA TEM VARIAÇÃO PARA MAIS OU PARA MENOS, CONFORME OSCILAÇÕES DE COMSUMO DO MERCADO. SE A UNESP CRIAR MAIS 60 VAGAS SEJA BOTUCATU OU BAURU, O GOVERNO ESTADUAL NÃO IRÁ REPASSAR VERBA MAIOR, PORTANTO TODAS AS UNIDADES DA UNESP SOFRERÃO UMA DIMINUIÇÃO EM SUAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS. E EM VÁRIAS ADMINISTRAÇÕES PASSADAS, CRIARAM-SE PEQUENOS CAMPUS UNIVERSITÁRIOS E ISSO ACABOU OCORRENDO, INCLUSIVE COM A INCAMPAÇÃO E CRIAÇÃO DO CAMPUS DE BAURU. NA VERDADE UMA FACULDADE DE MEDICINA TERIA QUE TER UM HOSPITAL ESCOLA COM NO MÁXIMO 50 LEITOS, ONDE OS DOCENTES REPASSARIAM SEUS ENSINAMENTOS TANTO NA TEORIA COMO NA PRÁTICA AOS ALUNOS. HOJE, O EX-HC DA UNESP, ATUAL HOSPITAL ESTADUAL DE BOTUCATU, VINCULADO A SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO, ESTÁ NUMA FASE DE TRANSIÇÃO MUITO COMPLICADA, E CONCORDO COM O RELATO DA SRA ENI, DEIXANDO MUITO A DESEJAR EM TERMOS DE ATENDIMENTO AOS PACIENTES. SE O GOVERNARDOR DO ESTADO QUIZER CRIAR UMA NOVA FACULDADE DE MEDICINA QUE O FAÇA, NO MUNICIOIO QUE BEM ENTENDER, MAS QUE USE RECURSOS DO PRÓPRIO ESTADO, PARA MANTER UMA ESCOLA DIGNA E UM HOSPITAL ESCOLA. E TEM MAIS: SE A UNESP APROVAR O AUMENTO DE 60 ALUNOS NA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU, OS RECURSOS VINDO DO ICMS DO ESTADO DEVERÃO SER DEVIDAMENTE AUMENTADOS, NÃO SÓ PARA A FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU, MAS TAMBÉM AO INSTITUTO DE BIOCIENCIAS DE BOTUCATU, POIS TERÃO QUE CONTRATAR MAIS DOCENTES PARA MINISTRAR AS MATÉRIAS BÁSICAS AOS ALUNOS DOS 3 PRIMEIROS ANOS DO CURSO DE MEDICINA. E POR AI VAI A COISA. FINALIZANDO, A FAMESP, PRECISA SER REPENSADA E GERENCIADA VISANDO SOMENTE AO ATENDIMENTO FINANCEIRO DAS INSTITUIÇÕES DE BOTUCATU. FINALIZANDO, DIANTE DE TUDO ISSO, ENTENDO AS PREOCUPAÇÕES DO DELMANTO SOBRE O ASSUNTO.

Anônimo disse...

Jose Antonio Andrade (Facebook): Delmanto...A coisa está mais do que clara...estamos sendo traídos pela classe política..pelos mesmos que aqui tiveram grande votação...felizmente temos pessoas como vc..temos que lutar, senão a maracutaia vai acontecer...

Anônimo disse...

Eni Martin (Facebook): gostaria de entender o que representa 60 vagas a mais pra nossa faculdade. o tamanho do hospital continuará o mesmo, os professores também, entretanto, a fila de gente que precisa da faculdade cada vez é maior. ainda não li o blog do Delmanto, que acho uma pessoa lúcida e sensata, mas acredito que se pudéssemos ter outra faculdade na região (faculdade de medicina exige hospital universitário e atendimento ao público), poderíamos dividir também os doentes(os ônibus que vem lotado de outros municípios são muitos) e as pessoas, muitas vezes sem nenhum recurso, seriam mais bem atendidas. parece que remo contra a maré, mas como já disse num outro comentário, estive na faculdade, quando minha irmã precisou, às 7 da manhã e nunca vi fila tão grande de pessoas necessitadas de atendimento médico. os exames são marcados para meses após as consultas, cirurgias pra anos. talvez seja bom pensar nisso, pois não estão nos tirando nada, se fosse isso sim, teríamos que lutar muito.
Armando Moraes Delmanto: Salve, Eni Martin. Seu comentário é sempre oportuno e importante. Acredito que você encontrará as explicações necessárias em meu último post,
http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2013/06/faculdade-de-medicina-ontem-e-hoje.html
Na verdade não somos contra a que Bauru pleitei uma Faculdade de Medicina e, sim, somos contra a que use, para isso, a nossa tradicional FMB. Antes, eles já tentaram fazer essa “operação” pela USP, criando um Curso de Medicina lá. A USP não concordou. Depois é que vieram tentar pela Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP.
Acho que Bauru deve lutar com seus próprios méritos para tentar conseguir o que deseja, deixando a FMB em paz! É isso.
Obrigado por seu comentário.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Marlene Caminhoto Nassa (Facebook): Parabéns pela ousadia e inteligência de sempre, querido amigo Armando Moraes Delmanto! Assim todos os botucatuenses e brasileiros tivessem um pouquinho do seu entusiasmo, visão crítica e indignação com as coisas erradas na política... Admiradora, sempre... bjs

Postar um comentário