julho 31, 2013

Educação Integral:
Caminho Único!

EDUCAÇÃO: CAMINHO ÚNICO!!!

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

O Brasil precisa investir maciçamente em Educação. Escolas de tempo Integral, com toda a estrutura necessária, com professores capacitados e bem remunerados. É projeto para duas décadas. Mas é projeto viável. Os famosos CIEPS, idealizados por Darcy Ribeiro, concretizados pela genialidade de Oscar Niemeyer e levados à população do Rio de Janeiro por Brizola: foram 500 escolas de tempo integral. Niemeyer fez o projeto e construíram uma FÁBRICA DE ESCOLAS, com pré-moldados, possibilitando a sua rápida implantação.
Educação: Choque de Gestão!/ leia aqui
RESUMO: Querendo, dá para fazer!!!
Vejam o artigo da “Tribuna da Imprensa”, de 30/07, abaixo:

Quem se propõe a reativar a construção dos Cieps?

Francisco Bendl
Nossos governantes não querem que tenhamos uma boa Educação! Por quê? Este é o nó górdio a ser desatado.
Brizola não foi presidente porque o povo não quis, optou por um discurso que sempre desejou ouvir, e o PT soube aproveitar-se dessa circunstância e galgar o poder.
No entanto, como bem dizia o líder trabalhista, os petistas seriam a esquerda que a direita preferiria, confirmando esta afirmação a atuação do PT à testa do Brasil e sua atenção somente voltada à elite banqueira e apaniguados. Ao povo, esmola, através do Bolsa Família, mas o impedimento desta mesma gente subir na vida pela falta de escolas e de ensino adequado.
Inegavelmente carecemos de líderes verdadeiros e não fabricados pela mídia governamental e falsos sindicatos, como fizeram com Lula, ao colocá-lo em patamares inexistentes e absurdos de comandante desta nação.
JURAMENTO
Meu voto somente irá para o candidato que vier a público JURAR (e não prometer) que a Educação será o marco de seu governo, JUNTAMENTE COM A REIMPLANTAÇÃO DOS CIEPS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL! Concomitantemente a esta medida, o pagamento em nível federal do Piso Nacional de Salário ao Magistério, haja vista que o próprio PT, nos Estados que governa, NÃO CUMPRE com o estabelecido!
Agora, somos obrigados a concordar que, enquanto a população não sair de casa e clamar por mudança na rede pública de educação, continuaremos somente a debater este tema teoricamente, pois ela mesma dá a entender que não é o assunto principal.
Na verdade estamos hoje diante de várias encruzilhadas, diante da falta de objetivos do governo com as questões básicas de um país: Educação, em níveis caóticos; Saúde, em estado de coma; Segurança, inexistente.
Proposital? Incompetência explícita? Interesses estrangeiros para que permaneçamos nesta situação de eternos dependentes de tecnologia?
Inegavelmente que neste mato tem coelho e, lamentavelmente, nossos últimos presidentes se curvam perante tais “conveniências” que os fazem abandonar o povo brasileiro. Portanto, concordo com Almério Nunes, quando diz que Brizola teria sido apeado do poder.
A meu ver, esta é a revolução que temos pela frente, e teremos de lutar e vencer as barreiras que nos impedem sair deste estado de limitação tanto como povo quanto País.
Precisamos de um líder nacional, mesmo que tenha consigo uma pálida imagem do que foi Brizola na Educação, mas este terá o apoio da população, só precisa surgir no horizonte e nos trazer a esperança desta possibilidade, menos com os atuais candidatos à eleição ou reeleição à presidência desta República, tão mal conduzida nas últimas décadas.(Tribuna da Imprensa, 30/07/2013)

9 comentários:

Anônimo disse...

Como pode ser vencedor um povo que não come o suficiente e que não vai à escola? Como podem, os jovens brasileiros, levarem adiante o ideal do Brasil progressista, se não tem cultura, educação e nem emprego??? É preciso que os nossos governantes optem por um investimento maciço na educação. Educação em tempo integral: o aluno entra pela manhã, tem as aulas, almoça, tem a hora de lazer, tem auxílio pedagógico na feitura das tarefas escolares, tem a hora da prática de esporte, tem o lanche da tarde, hora de estudo e...pronto! Está sendo formado o CIDADÃO BRASILEIRO! Essa é minha opinião como professor e como cidadão consciente. Obrigado.
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Que grande verdade. São brasileiros exemplares. Darcy Ribeiro é da esquerda e o Governador Armando de Salles Oliveira é da direita?!? Claro que não! Os dois são somente GRANDES BRASILEIROS! E estamos conversados. É disso que o Brasil precisa e é isso o que o Brasil quer! Ponto e basta!
(haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

requeri disse...
quem conhece a real situação da educação pública no brasil lamenta que professores e estudantes sejam privados dos recurso que deveriam ser aplicados no ensino, na formação de professores, no salário de professores, em todos os recursos materiais e humanos.
isso deveria ser a prioridade indiscutível.
atenção à educação é obrigação, é fundamento pro crescimento e manutenção de uma nação, é fator absoluto.

é isso.

Anônimo disse...

Na revista ISTO É, de 10 de agosto/2011, há uma matéria: ”Escolas sem papel”, assinada por Débora Rubin, que traz dados muito interessantes sobre a educação na Coréia do Sul, país com um dos melhores sistemas de ensino do mundo, que pretende tirar livros e cadernos das salas de aula, substituídos por um ensino digitalizado. Assim, diz a reportagem, para ler um livro ou fazer a lição de casa, bastará ter um tablet ou um smartphone. E traz o bê-á-bá sul coreano para o sucesso educacional: Pacto Social – o governo investe 5% do PIB na educação; Ensino Básico – é prioridade absoluta, com verbas garantidas; Professores – são sempre avaliados e valorizados. O salário médio de professor do ensino básico é de R$ 10mil !!!; Carga Horária – os alunos passam 8 horas na escola; Os Melhores – O sistema incentiva os alunos a buscarem os primeiros lugares.
Não dá para fantasiar: o Brasil está longe, muito longe de colocar a EDUCAÇÃO como prioridade governamental. Ao contrário, tem um Ministro da Educação sem formação para o cargo, mero candidato a político protegido do Lula e que vem cometendo falhas graves na gestão de tão importante pasta. (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Neuza Moises Rezende Leite (Facebook): Que da pra fazer a gente sabe...basta sriedade e recursos bem direciondos!!tem que se sair do discurso!!

Anônimo disse...

na Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): E o medo de enfrentar um povo "educado"?

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva Alguém já disse: "A Educação é o caminho!" Parabéns pela matéria!

Anônimo disse...

Sandoval Nassa (Facebook): Tá bom , mas aonde encontrar um Darcy e um Niemeyer nos dias hoje. Dois genios em uma sópaulada? Não creio

Anônimo disse...

Mariliza Bortolotti(Facebook): EXCELENTE !!!!!!

Postar um comentário