julho 16, 2013

“Redes Sociais
e a Nova Democracia Direta!”

REDES SOCIAIS - NOVA DEMOCRACIA DIRETA!!!
(foto de Rodolfo Preto Jr.)

Os Sindicatos, os Parlamentos, as Associações, enfim, tudo o que diga respeito à representatividade, PRECISA URGENTEMENTE DE MUDANÇAS EFETIVAS! Vamos apoiar os INDIGNADOS BRASILEIROS em seus justos PROTESTOS, em suas MANIFESTAÇÕES A FAVOR DE MUDANÇAS, no entanto, PRECISAMOS ENCONTRAR O NOVO CAMINHO. O Brasil PRECISA que novas formas de representatividade sejam instituídas em substituição ao que está superado, estagnado...

As REDES SOCIAIS estão trazendo TEMPOS REVOLUCIONÁRIOS... O nosso MUNDO transformou-se realmente em uma ALDEIA GLOBAL. É URGENTE que se tenha a adaptação NECESSÁRIA a essa nova realidade. Temos dito que precisa ser convocada a “INTELLIGENTZIA BRASILEIRA”, com seus NÚCLEOS PENSANTES, para que sejam apresentadas, com URGÊNCIA, novas formas e novos modelos de participação popular para a NOVA DEMOCRACIA DIRETA e de limites e adequações a um NOVO CAPITALISMO CIDADÃO.

Um desses pensadores tem sido o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia. Tem pesquisado e procurado entre pensadores (sociólogos e economistas) brasileiros e estrangeiros, novos rumos para essa realidade que a REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO nos trouxe. A entrevista que concedeu a seu ex-Blog é um começo. Vejam:

“REDES SOCIAIS, DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E A NOVA DEMOCRACIA DIRETA!

Ex-Blog entrevista Cesar Maia:

1. Ex-Blog: As redes sociais significam a morte da democracia representativa?
Cesar Maia: Certamente não. Paradoxalmente significam a morte da democracia direta da forma que as organizações de esquerda pensavam e atuavam e ainda acreditam. A democracia direta, para elas, eram plenários de sindicatos, associações de moradores, conselhos deliberativos dentro dos governos, etc. Essa democracia direta, sonhada pela esquerda, está desaparecendo. Agora a dialética entre democracias, representativa e direta, se dará com a nova democracia direta das redes sociais ao lado da democracia representativa. O vetor resultante não será o mesmo.

2. Ex-Blog: Por quê?
CM: As redes sociais são horizontais, empoderam o indivíduo, desierarquizam, não convivem com um plenário onde quase todos ficam no auditório aplaudindo ou vaiando e uma meia dúzia no palco, discursando, decidindo, comandando.

3. Ex-Blog: As ruas mostraram que a mobilização pelas redes sociais é de classe média.
CM: Esse é um olhar de retrovisor. Essa é uma afirmação tautológica. Explico. As redes sociais têm como instrumento e veículo a internet. Seu acesso natural e cotidiano ainda está concentrado na classe média, por seus custos. Mas está menos hoje do que estava ontem. Na medida em que os usuários espontâneos ainda são principalmente de classe média, as redes sociais a mobilizam muito mais hoje. Mas não será assim amanhã. E o perfil dos mobilizados irá correspondendo ao perfil da sociedade.

4. Ex-Blog: Mobilizados?
CM: Sim. Estamos passando do que os sociólogos chamavam e chamam de sociedade civil organizada para outro momento: sociedade civil mobilizada.

5. Ex-Blog: O que mobiliza as pessoas via redes sociais? Quais as demandas?
CM: Essas respostas que os sociólogos e politólogos entrevistados pela imprensa procuram dar (contra a corrupção, por melhores e mais baratos serviços, contra os partidos, contra os políticos) partem da mesma lógica da sociedade civil organizada, racional e reivindicatória. Eles deveriam introduzir em suas análises alguns elementos da pós-modernidade.

6. Ex-Blog: Quais?
CM: A mobilização como um fim. A mobilização como entretenimento. E as demandas vão entrando pela facilidade de mobilizarem. E esse não é um processo racional, mas uma espécie de web-darwinismo, onde sobrevivem na rede as ideias que produzem maior interação e que mobilizam. Que destaques são dados pela imprensa? Claro, aquelas postagens, vídeos..., que têm o maior número de acessos.

7. Ex-Blog: Como os políticos podem participar das redes sociais?
CM: De duas maneiras. Horizontalmente como cidadãos-indivíduos empoderados como todos e, –atenção- atentos diariamente ao web-darwinismo e buscando jogar nas redes sociais suas ideias com a linguagem das redes sociais e, assim, entrando no jogo do multiplicador, com humildade.

8. Ex-Blog: Que livros recomendaria aos que nos acompanham?
CM: Um autor do final do século XIX. O fundador da microssociologia, da micropolítica. O francês Gabriel Tarde, que antecipa tudo isso em seu genial “As leis da imitação” (Les Lois de L’Imitation), publicado em 1890. E, infelizmente, não traduzido para o português. Em português temos um livro que ajuda muito (tese de doutoramento de 1994), de Eduardo Viana Vargas, publicado em 2000: “Antes Tarde do que Nunca: Gabriel Tarde e a Emergência das Ciências Sociais”, Contracapa Editora”.
(Ex-Blog do Cesar Maia, 16/07/2011)


7 comentários:

Delmanto disse...

Inútil querer enganar! Inútil querer empurrar “com a barriga”!
Dona Dilma falou, falou, falou e...resultado: caiu ainda mais nas pesquisas (e o Lula cai junto, não adianta ficar “na moita”)O Congresso propôs, a Câmara vetou, a consulta à população não vai sair e eles vão fazer a REFORMA POLÍTICA deles!!!
PIOR!!!
Eles estão brincando com fogo!
Os protestos VOTARÃO mais fortes e poderosos!
Não vai restar pedra sobre pedra...
ATENÇÃO!
A HORA É AGORA, JÁ!

jotapeh9907 disse...

O povo brasileiro não é aquilo que os políticos pensam que são, ou seja, passivo ao ponto de eles fazerem o que bem entendem a vida toda e o povo continua deitado em berço esplêndido. Chegou o momento do basta. Graças à mídia não manipulada das redes sociais para conseguir alavancar o movimento que forçará mudanças radicais para melhor.

Anônimo disse...

O Dia Nacional do Protesto programado pelas centrais sindicais, CUT e Força Sindical e também a UNE “capacho” serviu para mostrar o completo DIVÒRCIO entre o povo brasileiro e esses sindicatos ultrapassados que dominaram por anos e anos e NUNCA batalhando pelo país e pelo povo brasileiro, apenas fazendo reivindicações para a classe trabalhista (greve do “umbigo”). Com isso, surgiu esse tal de Lula, com a cabeça feita pelo sindicato dos metalúrgicos, e que NÃO tem lugar na realidade atual. Já era... E o mesmo se diga de Fernando Henrique, a “sociologia” dele não captou a mensagem que foi sendo construída por anos...Ele ficou 8 anos e NÃO modernizou o país, não procurou fazer as Reformas de Base, se limitou a governar como todos os outros... Então, pra que eleger um sociólogo capacitado se ele governa como um cidadão com a politização “rasteira”de um político qualquer desse nosso Congresso fajuto?!?
Agora a realidade é outra, as notícias fluem on-line! As redes sociais estão atropelando esse pessoal da presidência da república e do congresso nacional.
Agora é que eu quero ver... As pedras vão rolar...e vai surgir um novo país desse lamaçal. (haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): é isso...

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook/Venezuela): HAY QUE ESTUDIAR UNA SOLUCION RÁPIDA Y EFICIENTE

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook): Acredito na força regrada com bases e temo o abuso na livre exposição.

Anônimo disse...

Ana Maria (Facebook): compartilhou sua foto.
Sim ..também acho isso...esse silencio é estranho...
Vem algo mais forte por ai eu creio...

Postar um comentário