agosto 25, 2013

Governador Franco Montoro
- O Democrata ! -

GOVERNADOR FRANCO MONTORO (1983/1986)
Em política, eu cheguei naquela fase, daquela musiquinha: “o meu coração é só de Jesus, a minha alegria é a Santa Cruz...”
Quer dizer, o poder, a política... Eu trabalhei com 3 governadores do Estado de São Paulo e com um vice-governador. Foi um privilégio. O Sodré, o Paulo Egydio e o Montoro e com o Almino Affonso (vice). Então, o Poder, esses tapetes vermelhos, poderosos, bonitos, eu conheço cada dobra. O Poder é absolutamente temporário e ilusório. Então, política...
FRANCO MONTORO: 30º ANIVERSÁRIO DE SUA POSSE (1983-2013)
O governador Franco Montoro é uma das exceções em nossa política. Iniciou sua carreira no Partido Democrata Cristão, ao lado de Plínio de Queiroz, Hélio Bicudo, Plínio de Arruda Sampaio, Carvalho Pinto e Jânio Quadros. Sim, Jânio da Silva Quadros. Depois seguiram caminhos diferentes, mas a origem é essa. Coincidentemente, são políticos de uma qualidade superior, leais, idealistas.
O primeiro contato que tive com o então senador Franco Montoro foi em 1982. O governador era Paulo Maluf e, em visita a Botucatu, foi alvo de grande manifestação estudantil contra a presença do governador e a favor da redemocratização do país. Houve agressão, por parte da segurança do governador, aos estudantes e o campus da UNESP foi invadido pela polícia. Após o conflito, assumi como advogado a defesa dos estudantes juntamente com o deputado estadual e advogado José Yunes, por indicação do senador Franco Montoro, no inquérito policial.

O segundo contato foi durante as eleições municipais de 1982. Na luta pela redemocratização, o PMDB tinha a preferência do eleitorado. Mas como o PDS lançou a candidatura do ex-prefeito Plínio Paganini somada à uma sub-legenda com a candidatura do empresário Mario Sartor, o PMDB decidiu lançar também uma sub-legenda. Como o vereador com maior votação no partido, eu sai candidato a Prefeito com Roberto Sogayar, a vice. O PMDB estava em situação privilegiada. A chapa Jamil Cury/Joel Spadaro trabalharia com Severo Gomes para o Senado Federal e com Pacheco Chaves para Deputado Federal. A chapa Armando Delmanto/Roberto Sogayar trabalharia para Almino Affonso para o Senado Federal e com Aldo Rebelo para Deputado Federal.
Foto da campanha para as eleições de 1982, com Franco Montoro e Orestes Quércia.

Foi uma vitória expressiva. Os votos da legenda e da sub-legenda se somaram e o engenheiro Antonio Jamil Cury elegeu-se prefeito municipal. O então candidato Franco Montoro acompanhou essa composição e esteve presente no grande comício de encerramento da campanha. Montoro aproveitou para passar, antes, por São Manoel, terra de seu adversário político, Reynaldo de Barros (o vice era Afif Domingos), onde obteve também a vitória e elegeu, em São Manoel, o mais jovem prefeito do Brasil, Milton Monti, hoje deputado federal.
clique na imagem para ampliá-la
Por fim, o terceiro contato, durante seu governo, tive a oportunidade de assessorar o professor José Goldemberg que foi presidente das empresas de energia do Estado (CESP, CPFL, Eletropaulo e Comgás) e também o seu sucessor, professor Jacques Marcovitch. Atuando na equipe de gestão empresarial da presidência unificada das empresas de energia, participei, por 10 meses, da equipe que atuou na Casa Civil na reestruturação do setor publicitário do Governo Montoro.

E tomo a CESP como referencial da qualidade e da importância que o governador dava para um setor tão vital para o Estado. Os 2 presidentes de sua gestão na CESP, os professores José Goldemberg e Jacques Marcovitch foram, posteriormente, Reitores da USP, tendo o professor Goldemberg sido Secretário Estadual da Educação e Ministro do Meio Ambiente.

O governador André Franco Montoro foi a grande liderança na campanha das “Diretas Já”, reunindo a preferência para ser indicado o candidato do PMDB nas eleições ainda indiretas. Ele o preferido e também o deputado federal Ulisses Guimarães. No entanto, para que houvesse a união das forças oposicionistas, o indicado foi o governador de Minas Gerais Tancredo Neves, que representava a ala mais moderada vinda do PP – Partido Popular que foi absorvido pelo PMDB. Montoro abriu mão de sua candidatura em histórica reunião no Palácio dos Bandeirantes. Eu tive o privilégio de acompanhar essa decisão que iria mudar o rumo político do país, mesmo sem Tancredo (que faleceu) e apesar de José Sarney que exerceu a presidência da república à frente do PMDB...Mas isso já é uma outra história...

ANDRÉ FRANCO MONTORO, democrata-cristão, professor de direito na PUC/SP, parlamentar correto, administrador competente, soube mobilizar positivamente os paulistas na retomada do comando do Estado. Com postura de Estadista soube governar com controle de qualidade e com idealismo político. Ficou como exemplo. Saudades!

7 comentários:

Delmanto disse...

E FRANCO MONTORO deixou de ser Presidente do Brasil para que houvesse a união das oposições. E Tancredo Neves Não abria mão de ser ele o candidato. No governo de Getúlio Vargas já havia sido ministro. No governo de João Goulart foi Primeiro-Ministro. No governo de Juscelino Kubistchek, tanto em Minas Gerais como na Presidência, NÃO conseguiu espaço. Juscelino tinha restrições a Tancredo.
Enfim, conseguiu ser o candidato do PMDB, tornou-se popular e veio a falecer antes de tomar posse.
A história podia ter sido diferente.
Era seu secretário o atual candidato do PSDB à presidência da república, Aécio Neves (não assina o sobrenome do pai...). Considerado pelo tucanos ligados a Serra como um traíra...
É...a história podia ter sido diferente!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): compartilhou sua foto.
Compartilho e ao mesmo tempo homenageio meu professor de Introdução à Ciência do Direito e Filosofia do Direito... Grande e querido Mestre!!!

Anônimo disse...

Dulce Eugenia Oliveira (Facebook): Ele também foi meu professor, aliás excelente professor. bjs

Anônimo disse...

O PSDB foi idealizado e fundado por Franco Montoro à frente de companheiros idealistas decepcionados com o fisiologismo do PMDB. Se vivo estivesse, Montoro seria oposição ao atual PSDB: nas últimas eleições, o PSDB compôs com o PMDB, que lançou o Orestes Quércia (!!!) como candidato ao Senado. Ele faleceu e o eleito foi Aloísio Nunes que já fora vice do Fleury (!!!).
Ah, como as coisas mudam. Está registrado na imprensa o Alckmin e o Serra chamando o Quércia de grande democrata, competente e...honesto!
Com certeza, se vivo estivesse, Montoro seria RADICALMENTE oposição a esse PSDB!!! (carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...


Vade retro Satanás!!!
Franco Montoro NÃO tinha nada a ver com esse PSDB fracote, omisso e desleal...
O Aécio Neves (o traíra do partido) é o candidato à presidente. Só pode perder...
Êta mundão louco! Me ajuda aí, ô Datena! (haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Wlademir Vicente Salles (Facebook):Os politicos de nossa epoca marcaram epoca. Que saudade do Bragado, do Filo porque Quilo! Benato em tempo tenho historias dessa duas figuracas.

Armando Moraes Delmanto: É preciso registrar essas estórias. Em pouco tempo as pessoas esquecem de tudo e de todos. Outro dia falei do Shumacker para uns meninos (média de 7 e 8 anos) e ninguém sabia quem era esse piloto de corrida, tá bom assim?!?

Anônimo disse...

Carmem Lúcia da Silva (Facebook): Eu tenho grande admiração por Franco Montoro

Postar um comentário